Questões de Concursos Prefeitura de Morro da Garça MG

Resolva questões de Prefeitura de Morro da Garça MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q979973 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Educação Física, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

As atividades rítmicas e expressivas na educação física escolar envolvem práticas corporais que articulam movimento, ritmo, expressão e sensibilidade estética. Essas atividades promovem o desenvolvimento da consciência corporal, da criatividade, da coordenação motora e da comunicação não verbal, sendo fundamentais para uma formação integral dos alunos. Com base nesse entendimento, assinale a alternativa que apresenta uma proposta coerente com as atividades rítmicas e expressivas no ambiente escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q979757 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Supervisor, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Analise as afirmativas a seguir, que tratam da atuação da supervisão pedagógica, dos processos avaliativos e dos princípios que orientam a prática educativa nas instituições escolares. Em seguida, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) O supervisor assessora professores, apoia planos e propõe estratégias.
( ) A avaliação pedagógica articula ensino e aprendizagem continuamente.
( ) O currículo escolar aborda apenas conteúdos obrigatórios e normativos.
( ) A identidade de grupo fortalece vínculos e orienta o trabalho coletivo.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q979979 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Educação Física, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

A educação física no ensino fundamental vai além da prática esportiva, sendo componente essencial para o desenvolvimento integral dos estudantes. Seus objetivos estão relacionados ao reconhecimento do corpo como expressão da identidade, ao respeito às diferenças e à ampliação do repertório cultural por meio das práticas corporais. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que um dos principais objetivos da educação física no ensino fundamental é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q979769 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Professor PEB I, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Com base na abordagem de Edgar Morin (2000) sobre interdisciplinaridade e trabalho com projetos no contexto escolar, analise as afirmativas a seguir. Em seguida, marque V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) A fragmentação do conhecimento, para Edgar Morin, é necessária para aprofundar o conteúdo de cada disciplina, mesmo que isso dificulte a compreensão do todo.
( ) A interdisciplinaridade proposta por Morin busca integrar saberes, promovendo uma visão mais complexa e contextualizada da realidade.
( ) O trabalho com projetos permite que os alunos se tornem sujeitos ativos na construção do conhecimento, relacionando o conteúdo escolar a situações reais.
( ) A abordagem interdisciplinar é incompatível com o currículo escolar, pois exige a eliminação completa das disciplinas tradicionais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q979922 | Atualidades, Atualidades do ano de 2025, Cargos de Nível Alfabetizado, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

No jornal Clima Tempo, no dia 14/04/2025, foi noticiado que “uma frente fria avança e muda o tempo em boa parte do Brasil, traz chuva ao Sudeste e Sul, e provoca queda de temperatura no início da próxima semana”.

O fenômeno descrito trata do(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q979767 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Professor PEB I, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

A relação entre professor, aluno e conhecimento é central na prática pedagógica e assume diferentes significados conforme as concepções de educação. Sobre essa relação na perspectiva de uma pedagogia crítica e emancipadora, analise as afirmativas a seguir:
I- O conhecimento não é uma verdade absoluta a ser transmitida, mas uma construção social mediada pela interação entre sujeitos históricos.
II- O vínculo entre professor e aluno deve ser baseado no diálogo e na problematização da realidade, conforme defende Paulo Freire.
III- A mediação docente implica compromisso ético e político com a formação crítica e reflexiva do educando.
IV- A relação ensino-aprendizagem, na abordagem tradicional, privilegia a experiência prévia do aluno como eixo da construção do saber.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q979921 | Geografia, Urbanização brasileira, Cargos de Nível Alfabetizado, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

No Brasil, a partir de 1950, o crescimento de algumas cidades se intensificou. Com isso surgiram novos problemas e aqueles que já existiram aumentaram. Assinale a alternativa CORRETA sobre a urbanização.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q979763 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor PEB I, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Com base nos estudos de autores, como Paulo Freire e Libâneo, sobre o processo de ensino-aprendizagem, analise as afirmativas a seguir e marque V para as afirmativas e F para as falsas.
( ) O processo de ensino-aprendizagem ocorre apenas de forma unidirecional, em que o professor transmite conhecimentos e o aluno é um receptor passivo.
( ) A aprendizagem significativa, segundo Libâneo, ocorre quando o aluno relaciona o novo conteúdo aos conhecimentos prévios.
( ) A avaliação, conforme defende Libâneo, deve ser parte integrante do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a sua reorientação.
( ) O processo de ensino-aprendizagem, para Paulo Freire, deve ser dialógico e problematizador, centrado na participação ativa do aluno, de forma a promover a autonomia e a consciência crítica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q979976 | Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

A avaliação antropométrica é amplamente utilizada em contextos clínicos, escolares e esportivos para analisar o estado nutricional e o desenvolvimento físico de indivíduos. Um dos métodos mais simples e aplicáveis é o índice de massa corporal (IMC), que relaciona o peso à altura do indivíduo, fornecendo uma estimativa do equilíbrio entre massa corporal e estatura. Considerando suas aplicações e limitações, assinale a alternativa CORRETA sobre o IMC.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q979977 | Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

O treinamento esportivo é um processo sistemático que visa à melhora do desempenho físico por meio da aplicação de estímulos planejados e controlados. Para que os resultados sejam efetivos e seguros, é necessário seguir princípios fundamentais que orientam a sua aplicação. Entre os princípios do treinamento esportivo, assinale a alternativa que apresenta corretamente um desses princípios.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q979909 | Matemática, Cargos de Nível Alfabetizado, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Um estudante pega um pedaço de papel com quatro lados iguais e todos os ângulos retos (de 90 graus), com cada lado medindo 10 cm. Em seguida, ele corta esse papel na diagonal, formando duas partes exatamente iguais.

I- Qual é a figura geométrica inicial?
II- Qual é o formato das figuras obtidas após o corte na diagonal?

Marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q979975 | Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

As habilidades motoras podem ser classificadas de diferentes maneiras, dependendo dos critérios adotados. Segundo a classificação e a dimensão, as habilidades motoras relacionadas à previsibilidade do ambiente podem ser classificadas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q979981 | Biologia, Ciências, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

A esclerose múltipla é uma doença crônica, inflamatória, neurodegenerativa e desmielinizante que afeta o sistema nervoso central e caracteriza-se pela destruição imunoinflamatória da mielina e do axônio dos neurônios, comprometendo a sua capacidade de transmitir impulsos nervosos de forma eficiente. De acordo com o assunto abordado e os seus conhecimentos sobre o tecido nervoso, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) A desmielinização dos neurônios pode resultar em consequências neurológicas, como alterações sensoriais, motoras e visuais.
( ) A predisposição genética, os fatores ambientais e a infecção pelo vírus Epstein-Barr aumentam o risco de acometimento pela doença.
( ) A destruição da bainha de mielina aumenta a velocidade de condução do impulso nervoso ao longo dos axônios dos neurônios.
( ) Os danos às células de Schwann, que produzem a bainha de mielina no sistema nervoso central, são característicos da doença.
Assinale a alternativa CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q979872 | Serviço Social, Pensamento Social, Assistente Social, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

A análise de fatos e acontecimentos societários, sob o crivo de uma perspectiva teórica crítica, possibilita ampliar os conhecimentos quantitativos e qualitativos indispensáveis ao trabalho profissional dos assistentes sociais. Amparada numa determinada visão de mundo, a condição de vida populacional e as escolhas dos sujeitos sociais não são compreendidas isoladamente, ou de única responsabilidade dos indivíduos, porque fazem parte de um todo articulado. A partir de outras perspectivas teóricas, situações, como de pobreza e violências, tendem a ser explicadas como fatos naturais, decorrentes ou potencializadas pelas escolhas individuais. Somente quando essas situações ultrapassam uma dita “normalidade” é que deve ser passível de intervenção e enfrentamento. Com base nesses indicativos, qual perspectiva teórica faz referência a esse tipo de análise e comportamentos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q979983 | Biologia, Ciências, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

O conceito de geração espontânea existe desde os tempos bíblicos, e seu princípio básico pode ser facilmente compreendido. Se um alimento ou algum outro produto perecível for deixado de lado por algum tempo, apodrecerá. Quando examinado microscopicamente, o material putrefato estará repleto de microrganismos. [...]
Fonte: MADIGAN, Michael T. et al. Microbiologia de Brock. Tradução: Alice Freitas Versiani et al. Porto Alegre: Artmed, 2016. p. 14.
Em relação às discussões sobre a teoria da geração espontânea, ou abiogênese, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q979754 | Pedagogia, Supervisor, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, como deve ser compreendida a criança no processo educativo, considerando sua identidade e papel social?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q979762 | Português, Supervisor, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Texto associado.
INSTRUÇÃO:Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda à questão que a ele se refere.
Texto 01
O que fazer para suportar essa tal felicidade?

Um dia me fizeram a pergunta: “Você é sempre assim, insuportavelmente feliz?”. Confesso que fiquei sem ação. Naquele momento não consegui encontrar uma resposta, pois na minha cabeça eu precisava ainda definir: O que seria ser feliz? Qual seria o peso do advérbio sempre? Insuportável para quem?
Na hora só consegui pedir desculpas. Sim, me desculpei por parecer feliz e até insuportável. Para minha sorte, a ausência dessa resposta não pesou no resultado da entrevista. Entrevista? Exatamente. Essa dúvida quanto ao meu estado constante de felicidade aconteceu no meio de um processo seletivo para uma grande empresa. Apesar de não encontrar a resposta, eu fui contratada. Agora, depois de tantos anos, essa pergunta voltou a ressoar em minha mente e resolvi, então, tentar entender as suas partes.
Sou avessa aos determinismos e reducionismos quando se tratam de fenômenos existenciais humanos. Palavras como “sempre” e “nunca” nos aprisionam a uma condição imutável e de permanência. E nos impedem de transitar pelo “quase” ou pelo “talvez”, que nos permitem a dúvida, a crise, a possibilidade de escolher novos caminhos e provocar a mudança. Definitivamente o “sempre” não me representa. No insuportável, evidencia-se o peso da subjetividade. Assim como a dor, o nível de tolerância acontecerá a partir do conteúdo interno de cada um, bem como o impacto que isso gera. De fato, não podemos nos culpar pelo outro não se sentir à vontade com a nossa suposta felicidade. [...]
Com alguns anos de atraso, encontrei a resposta. Se a felicidade está na tomada de consciência de que não existe um estado de permanência e as oscilações acontecem e fazem parte irremediável da existência, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é sentir a minha humanidade, me permitir chorar nas adversidades, rir ou chorar de alegria, e sorrir quando dou de cara com um novo desafio, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é ter uma relação familiar e com amigos, onde cuidamos para que uma convivência de respeito seja a prioridade, apesar das diferenças, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é me permitir o silêncio e as pausas necessárias para que eu possa me escutar e organizar as minhas ideias, mesmo que por alguns minutos, sim, eu sou feliz! Se a felicidade está em viver a fé, exercitando a prática do bem, sim, eu sou feliz! Se a felicidade é um projeto de vida que exige escolhas e ação, sim, eu sou feliz!
Portanto, a felicidade não é uma estética. Não está no sorriso. Está no sentir e no sentido que encontramos para viver, mesmo quando as lágrimas se manifestam. Acredito que a felicidade está em encontrarmos espaços que nos comportem, nos ampliem e não mais tentar entrar em lugares que nos reduzam, porque se é para ser, que sejamos inteiros e de verdade.

Fonte: MORAIS, Elizabeth dos Santos.O que fazer para suportar essa tal felicidade?
Disponível em: vidasimples.co/voce-simples/. Acesso em: 18 abr. 2025. Adaptado.
Analise as afirmativas a seguir, tendo em vista as ideias que se podem inferir do texto 01.
I- O significado do que é ser feliz pode variar de pessoa para pessoa.
II- A demonstração de felicidade é inadmissível quando incomoda o outro.
III- A felicidade de alguém pode deixar algumas pessoas incomodadas.
IV- O sentimento de felicidade está relacionado à transitoriedade.
V- A felicidade como um sentimento permanente é uma meta a ser buscada.
EstãoCORRETASas afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q979900 | Segurança da Informação, Dentista/Dentista ESF, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Um antivírus é um software essencial para a proteção dos dispositivos, pois atua na identificação, quarentena e remoção de ameaças digitais. Para isso, ele utiliza diferentes técnicas de detecção. Qual das alternativas a seguir apresenta uma técnica comumente usada por programas antivírus para identificar arquivos maliciosos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q979906 | Português, Interpretação de Textos, Cargos de Nível Alfabetizado, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Texto associado.
INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda à questão, que a ele se refere.

Texto 01

Por dias mais leves

Mais leves? Como assim, Jack? Você não enxerga a complexidade do mundo? Sei que muitas pessoas podem reagir dessa maneira ao assunto desta nossa conversa. Justamente por isso, aproveito esse tempinho juntos aqui para contar como eu percebo e tento vivenciar a leveza no meu dia a dia.
Ser leve não é ser bobo, irresponsável ou indiferente. Ser leve é saber tirar os pesos desnecessários que nós mesmos colocamos em nossas caminhadas. Se colocamos, podemos tirar, certo? Mas, antes, é preciso ter clareza do que nos sobrecarrega, daquilo que faz a vida parecer mais densa do que precisa ser, entende? 1) Sempre que perco minha leveza, revisito seus sequestradores. Quer saber quais são eles? Te conto as oito atitudes que roubam a leveza no dia a dia: controle: porque quero tudo do meu jeito, no meu tempo. E ainda me iludo achando que posso evitar os imprevistos; 2) senso de justiça: estou sempre indignada, carregando a régua do certo e do errado, como se o mundo tivesse que seguir meu manual pessoal; 3) perfeccionismo: um ideal que me maltrata e me exige mais do que posso dar; 4) mágoa: enquanto o outro segue a vida, eu fico carregando uma mala cheia de pedras que só me machucam; 5) preocupação: minha mente fica viciada no que pode dar errado; 6) busca por aprovação: porque dou muito poder ao externo e ao outro; 7) expectativas: espero demais e me frustro sempre; 8) drama: a vida já tem seus desafios, mas eu coloco uma lente de aumento e transformo em tragédia o que poderia ser só um contratempo. [...]
E você? O que tem pesado aí?
A verdade é que ser leve não significa ignorar responsabilidades ou viver à deriva. Significa entender que não preciso saber tudo, provar tudo, fazer tudo, controlar tudo.
Que posso confiar mais. Que a vida não é um boletim escolar no qual estou sendo avaliada. A vida é um livro, e cabe a mim decidir se será um drama arrastado ou uma história fluida, com algumas doses de comédia.
Ser leve também é parar de buscar informação o tempo todo. Às vezes, o mais libertador é simplesmente admitir: “Só sei que não sei.” Escolho a paz desse momento em vez da fome de informação. Sabe outra coisa que me devolve a leveza? Respeitar o meu ritmo. Porque não adianta tentar seguir o compasso do mundo e esquecer do meu.
A natureza não dá saltos; ela tem uma cadência. E nós também. Ser leve é respeitar a sua natureza. Ser leve é voltar ao seu estado natural, soltando as amarras do que você deveria ser e abraçando o que verdadeiramente é.


Fonte: PEREIRA, Jacqueline. Por dias mais leves. Disponível em: https://vidasimples.co/vida-simples/por-dias-mais-leves/. Acesso em: 15 abr. 2025. Adaptado.
Analise os itens a seguir, tendo em vista os recursos linguísticos usados pela autora para construir o texto.

I- Interrogação.
II- Enumeração.
III- Definição.
IV- Denotação.
V- Conotação.

É CORRETO afirmar que a autora, para construir o texto, fez uso dos seguintes recursos linguísticos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q979683 | Medicina, Médico da Família, Médico ESF, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Caso: Jovem de 22 anos, estudante, procura a UBS para uma avaliação de rotina. Refere apenas cansaço leve e esporádico, que atribui à sua rotina de estudos. Exames laboratoriais solicitados revelam: hemoglobina (Hb) = 11,1 g/dL; volume corpuscular médio (VCM) = 70 fL. Foi realizada suplementação com ferro oral por 60 dias, sem que houvesse alteração significativa no hemograma. A investigação complementar demonstrou cinética de ferro dentro dos parâmetros da normalidade e eletroforese de hemoglobinas sem alterações.
Nesse cenário da Atenção Primária, a hipótese diagnóstica mais provável é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.