Questões de Concursos Prefeitura de Nazarezinho PB

Resolva questões de Prefeitura de Nazarezinho PB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q955010 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

A classificação de risco é realizada por meio de cores. A cor corresponde ao grau de prioridade clínica no atendimento e o tempo de espera recomendado. Leia as alternativas a seguir e marque a CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q955065 | Atendimento ao Público, Tipos de Comunicação, Atendente, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

A comunicação no local de trabalho é essencial para que a empresa consiga atingir seu objetivo principal, seja ela do primeiro (administração pública), segundo (empresas com fins lucrativos) ou terceiro (instituições sem fins lucrativos) setor da sociedade. Em relação às categorias de comunicação nas organizações, divididas em operacional interna, operacional externa e interpessoal, analise as proposições a seguir.

I- A comunicação que acontece dentro da instituição direcionada à administração e condução do negócio é compreendida como do tipo operacional interna.
II- Para que seja caracterizada a comunicação do tipo operacional interna, as mensagens devem ocorrer de forma presencial entre os funcionários, pois, caso aconteça a interação por meio de redes de computadores, como, por exemplo, o uso de e-mails, passa a ser do tipo operacional externa.
III- Em uma organização, existe a divisão por níveis de planejamento para a condução apropriada das atividades, e nem toda comunicação ou troca de mensagens ocorre no nível operacional. Outro tipo é a comunicação interpessoal, que contribui para a geração de um bom clima organizacional, e ajuda a criar e a manter relações relevantes, pois está ligada à troca de informações e sentimentos entre as pessoas.
IV- A comunicação do tipo operacional externa é aquela em que a empresa troca mensagens com seu público, como fornecedores, empresas de serviços, clientes, agências governamentais, dentre outros.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q955084 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Monitor de Creche, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Sobre os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), analise as afirmativas a seguir.

I- Na BNCC, as brincadeiras e interações são eixos estruturantes das práticas pedagógicas na Educação Infantil, permitindo que as crianças construam significados sobre si, os outros e o mundo ao seu redor.
II- A BNCC para a Educação Infantil estabelece que os direitos de aprendizagem e desenvolvimento devem ser desenvolvidos exclusivamente no espaço escolar, pois os educadores são formados para isso.
III- A BNCC para a Educação Infantil contempla a memorização como um dos seis direitos de aprendizagem, focando no desenvolvimento cognitivo e aprendizagem das crianças.
IV- A BNCC defende que a documentação pedagógica, como registro contínuo do desenvolvimento da criança, ajuda a acompanhar a efetivação dos direitos de aprendizagem.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q955062 | Atendimento ao Público, Qualidade do Serviço, Atendente, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Em uma interação, seja com o cliente interno ou externo, o servidor público precisa prestar atenção ao tratamento e ao atendimento que realiza como forma de oferecer um serviço com qualidade. Assim, é relevante compreender a diferença entre tratamento e atendimento, sendo o primeiro direcionado para a forma com que o funcionário demonstra atenção ao conforto e bem-estar físico e/ou psicológico do cliente, como, por exemplo, o simples gesto de falar um bom dia de maneira cordial; e o segundo (atendimento) se relaciona com a forma com que o funcionário guia a solicitação para uma resposta efetiva e com qualidade sobre a necessidade do cliente, a título de exemplo, quando uma organização disponibiliza diversidade de produtos, para que o cliente consiga encontrar algum produto, serviço ou até mesmo um horário que atenda às suas necessidades.
Dentre as opções abaixo, assinale a alternativa CORRETA que se refere a uma situação de mau tratamento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q954985 | Administração Geral, Decorrências da Teoria Neoclássica Processo Administrativo, Agente Administrativo, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

O planejamento é responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades. O planejamento define o que deve ser feito e como deve ser feito. O planejamento afeta positivamente o desempenho de uma organização, proporcionando benefícios importantes para ela. Arespeito dos benefícios do planejamento, analise as afirmativas a seguir.

I- O planejamento facilita a identificação das pessoas com a organização. Objetivos e planos esclarecem o papel que cada pessoa desempenha na organização, motivando e comprometendo seus membros.
II- O planejamento proporciona critérios de avaliação do desempenho organizacional, dispensando a necessidade da realização de atividades de controle.
III- O planejamento maximiza a eficiência organizacional, permitindo otimizar esforços e recursos organizacionais e ajudando a estabelecer prioridades, de modo a evitar desperdícios e garantir a eliminação de imprevistos e erros.
IV- O planejamento cria um clima propício ao autoconhecimento. Durante o processo de planejamento, a organização busca conhecer seus ambientes externo e interno.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q954968 | Português, Numerais, Agente Administrativo, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Texto associado.
Leia o Texto 3 para responder à questão.

TEXTO 3

O papa vai ao banheiro?

Por Tiago Germano

No terceiro mês do catecismo, o padre nos deu a chance esperada: depois de doze semanas de aulas e de leituras bíblicas, tão pouco frequentadas quanto pouco entendidas, podíamos perguntar o que quiséssemos.
Fui o primeiro a erguer o braço. O padre, encanecido, pediu que eu me levantasse. Com a coragem que hoje, nos eventos de que participo, procuro, mas não acho, arranquei do fundo da alma a dúvida atordoante: “Padre, o Papa vai ao banheiro?”
A morte de João Paulo II, em meio à comoção mundial gerada pelo seu funeral, em 2005, me trouxe de volta essa lembrança distante. Junto com ela, o medo que eu sentia na infância daquele homem, do quadro que minha avó conservava pendurado ao lado da imagem de Jesus.
Eu não sabia a diferença entre Jesus e Deus. Minha avó tentou me explicar que Jesus não era Deus, mas que também podia ser. Que foi humano por 33 anos, mas que depois que morreu virou uma pomba. Nesse dia, descobri que o Papa tinha um papamóvel (o que fazia dele quase um herói de história em quadrinho) e que, se o Papa comia, ele também tinha que ir obrigatoriamente ao banheiro. A minha avó só não conseguiu me esclarecer por que João Paulo II lia os discursos tão devagar, como se não tivesse passado da alfabetização, ele que, segundo ela, era um dos homens mais inteligentes do mundo, sabia todas as línguas faladas por todos os povos. Na verdade, continuei com um medo brutal do Papa. Todos choravam quando se aproximavam dele.
Nunca imaginei, por exemplo, o Papa jovem, até que vi uma foto dele um pouco mais novo do que eu era naquela época. Careca, como sempre. Branco, como sempre. Mas humano, sem a aura de santidade que tanto me assombrava. Décadas depois, quando o vi ali, morto, estendido aos olhos da multidão, compreendi que a humanidade do Papa estava muito além das minhas cogitações infantis.
Ainda hoje me pego imaginando o Papa no banheiro, as vestes santas despidas do corpo enorme, e rio o riso proibido do catecismo. A última imagem que guardarei do Papa João Paulo II, o único e verdadeiro Papa da minha geração, é a de sua dor, que o igualou a cada ser humano neste planeta. Uma dor como a de Jesus, que era humano mas que também era Deus. E que talvez também fosse ao banheiro, mas só de vez em quando.

Fonte: GERMANO, Tiago. Demônios Domésticos. [S. L.]: Le Chien, 2017.
No trecho “Fui o primeiro a erguer o braço”, a palavra “primeiro” é classificada como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q955058 | Arquivologia, Atendente, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Na arquivologia, é essencial ter um suporte voltado à gestão de documentos, considerando que nem todos são relevantes, e, por esse motivo, só serão direcionados a arquivos aqueles que atendem à necessidade de uma pessoa ou instituição pública ou privada.
Analise as afirmações abaixo sobre a gestão de documentos.

I- A Tecnologia da Informação torna o processo de gerenciamento documental mais complexo, lento e inseguro, dificultando seu manuseio e guarda de informações importantes e sigilosas, sendo possível acessá-lo por toda a população, sem restrição, de forma remota.
II- Na gestão de documentos, existem três fases distintas: produção, utilização e destinação.
III- No gerenciamento eletrônico de documentos, o termo capture está relacionado à ação da captação de documentos e formulários, transformando-os em informações confiáveis e recuperáveis.
IV- Records and Information Management (RIM) é uma tecnologia que possibilita converter um documento do meio físico para o digital.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q954970 | Português, Regência, Agente Administrativo, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Texto associado.
Leia o Texto 3 para responder à questão.

TEXTO 3

O papa vai ao banheiro?

Por Tiago Germano

No terceiro mês do catecismo, o padre nos deu a chance esperada: depois de doze semanas de aulas e de leituras bíblicas, tão pouco frequentadas quanto pouco entendidas, podíamos perguntar o que quiséssemos.
Fui o primeiro a erguer o braço. O padre, encanecido, pediu que eu me levantasse. Com a coragem que hoje, nos eventos de que participo, procuro, mas não acho, arranquei do fundo da alma a dúvida atordoante: “Padre, o Papa vai ao banheiro?”
A morte de João Paulo II, em meio à comoção mundial gerada pelo seu funeral, em 2005, me trouxe de volta essa lembrança distante. Junto com ela, o medo que eu sentia na infância daquele homem, do quadro que minha avó conservava pendurado ao lado da imagem de Jesus.
Eu não sabia a diferença entre Jesus e Deus. Minha avó tentou me explicar que Jesus não era Deus, mas que também podia ser. Que foi humano por 33 anos, mas que depois que morreu virou uma pomba. Nesse dia, descobri que o Papa tinha um papamóvel (o que fazia dele quase um herói de história em quadrinho) e que, se o Papa comia, ele também tinha que ir obrigatoriamente ao banheiro. A minha avó só não conseguiu me esclarecer por que João Paulo II lia os discursos tão devagar, como se não tivesse passado da alfabetização, ele que, segundo ela, era um dos homens mais inteligentes do mundo, sabia todas as línguas faladas por todos os povos. Na verdade, continuei com um medo brutal do Papa. Todos choravam quando se aproximavam dele.
Nunca imaginei, por exemplo, o Papa jovem, até que vi uma foto dele um pouco mais novo do que eu era naquela época. Careca, como sempre. Branco, como sempre. Mas humano, sem a aura de santidade que tanto me assombrava. Décadas depois, quando o vi ali, morto, estendido aos olhos da multidão, compreendi que a humanidade do Papa estava muito além das minhas cogitações infantis.
Ainda hoje me pego imaginando o Papa no banheiro, as vestes santas despidas do corpo enorme, e rio o riso proibido do catecismo. A última imagem que guardarei do Papa João Paulo II, o único e verdadeiro Papa da minha geração, é a de sua dor, que o igualou a cada ser humano neste planeta. Uma dor como a de Jesus, que era humano mas que também era Deus. E que talvez também fosse ao banheiro, mas só de vez em quando.

Fonte: GERMANO, Tiago. Demônios Domésticos. [S. L.]: Le Chien, 2017.
No trecho “Minha avó tentou me explicar que Jesus não era Deus”, a regência do verbo “explicar” exige, neste contexto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q955057 | Arquivologia, Tesauros e Terminologia Arquivística, Atendente, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Na arquivologia, compreender as terminologias arquivísticas facilita a tramitação e desempenho das atividades que precisam ser realizadas. Dessa forma, assinale a alternativa que se refere ao termo que tem como função a destruição de documentos julgados sem valor para guarda permanente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.