Questões de Concursos: Prefeitura de Nazarezinho PB

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1 Q954985 | Administração Geral, Decorrências da Teoria Neoclássica Processo Administrativo, Agente Administrativo, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

O planejamento é responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades. O planejamento define o que deve ser feito e como deve ser feito. O planejamento afeta positivamente o desempenho de uma organização, proporcionando benefícios importantes para ela. Arespeito dos benefícios do planejamento, analise as afirmativas a seguir.

I- O planejamento facilita a identificação das pessoas com a organização. Objetivos e planos esclarecem o papel que cada pessoa desempenha na organização, motivando e comprometendo seus membros.
II- O planejamento proporciona critérios de avaliação do desempenho organizacional, dispensando a necessidade da realização de atividades de controle.
III- O planejamento maximiza a eficiência organizacional, permitindo otimizar esforços e recursos organizacionais e ajudando a estabelecer prioridades, de modo a evitar desperdícios e garantir a eliminação de imprevistos e erros.
IV- O planejamento cria um clima propício ao autoconhecimento. Durante o processo de planejamento, a organização busca conhecer seus ambientes externo e interno.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

2 Q955010 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

A classificação de risco é realizada por meio de cores. A cor corresponde ao grau de prioridade clínica no atendimento e o tempo de espera recomendado. Leia as alternativas a seguir e marque a CORRETA.

3 Q954968 | Português, Numerais, Agente Administrativo, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Texto associado.
Leia o Texto 3 para responder à questão.

TEXTO 3

O papa vai ao banheiro?

Por Tiago Germano

No terceiro mês do catecismo, o padre nos deu a chance esperada: depois de doze semanas de aulas e de leituras bíblicas, tão pouco frequentadas quanto pouco entendidas, podíamos perguntar o que quiséssemos.
Fui o primeiro a erguer o braço. O padre, encanecido, pediu que eu me levantasse. Com a coragem que hoje, nos eventos de que participo, procuro, mas não acho, arranquei do fundo da alma a dúvida atordoante: “Padre, o Papa vai ao banheiro?”
A morte de João Paulo II, em meio à comoção mundial gerada pelo seu funeral, em 2005, me trouxe de volta essa lembrança distante. Junto com ela, o medo que eu sentia na infância daquele homem, do quadro que minha avó conservava pendurado ao lado da imagem de Jesus.
Eu não sabia a diferença entre Jesus e Deus. Minha avó tentou me explicar que Jesus não era Deus, mas que também podia ser. Que foi humano por 33 anos, mas que depois que morreu virou uma pomba. Nesse dia, descobri que o Papa tinha um papamóvel (o que fazia dele quase um herói de história em quadrinho) e que, se o Papa comia, ele também tinha que ir obrigatoriamente ao banheiro. A minha avó só não conseguiu me esclarecer por que João Paulo II lia os discursos tão devagar, como se não tivesse passado da alfabetização, ele que, segundo ela, era um dos homens mais inteligentes do mundo, sabia todas as línguas faladas por todos os povos. Na verdade, continuei com um medo brutal do Papa. Todos choravam quando se aproximavam dele.
Nunca imaginei, por exemplo, o Papa jovem, até que vi uma foto dele um pouco mais novo do que eu era naquela época. Careca, como sempre. Branco, como sempre. Mas humano, sem a aura de santidade que tanto me assombrava. Décadas depois, quando o vi ali, morto, estendido aos olhos da multidão, compreendi que a humanidade do Papa estava muito além das minhas cogitações infantis.
Ainda hoje me pego imaginando o Papa no banheiro, as vestes santas despidas do corpo enorme, e rio o riso proibido do catecismo. A última imagem que guardarei do Papa João Paulo II, o único e verdadeiro Papa da minha geração, é a de sua dor, que o igualou a cada ser humano neste planeta. Uma dor como a de Jesus, que era humano mas que também era Deus. E que talvez também fosse ao banheiro, mas só de vez em quando.

Fonte: GERMANO, Tiago. Demônios Domésticos. [S. L.]: Le Chien, 2017.
No trecho “Fui o primeiro a erguer o braço”, a palavra “primeiro” é classificada como:

4 Q954980 | Noções de Informática, Windows, Agente Administrativo, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

O nome escolhido para uma pasta pode tornar mais claro para o usuário o contexto, os tipos de arquivos e pastas presentes dentro dela. Sobre esse procedimento, dentro do sistema operacional Windows, analise as seguintes afirmações.

I- O nome da pasta pode conter quaisquer caracteres Unicode, sem restrições.
II- Não é possível criar nomes de pastas apenas com números, pois o sistema operacional pode entender como um cálculo para planilhas presentes.
III- O nome de arquivo não pode conter o caractere '/' ou '' pois estes são comumente usados como separadores de nomes entre pasta e arquivos.

É CORRETO o que se afirma em:

5 Q955084 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Monitor de Creche, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Sobre os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), analise as afirmativas a seguir.

I- Na BNCC, as brincadeiras e interações são eixos estruturantes das práticas pedagógicas na Educação Infantil, permitindo que as crianças construam significados sobre si, os outros e o mundo ao seu redor.
II- A BNCC para a Educação Infantil estabelece que os direitos de aprendizagem e desenvolvimento devem ser desenvolvidos exclusivamente no espaço escolar, pois os educadores são formados para isso.
III- A BNCC para a Educação Infantil contempla a memorização como um dos seis direitos de aprendizagem, focando no desenvolvimento cognitivo e aprendizagem das crianças.
IV- A BNCC defende que a documentação pedagógica, como registro contínuo do desenvolvimento da criança, ajuda a acompanhar a efetivação dos direitos de aprendizagem.

É CORRETO o que se afirma em:

6 Q955092 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Monitor de Creche, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Marque a alternativa CORRETA sobre o brincar e sua contribuição para o desenvolvimento da psicomotricidade, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

9 Q954984 | Direito Administrativo, Princípios, Agente Administrativo, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Os princípios administrativos constitucionais estão estabelecidos em capítulo próprio da Constituição de 1988. Cada um desses princípios deve ser compreendido e aplicado preservando a harmonia e coerência entre si. O entendimento de que a administração pública, em toda a sua atividade, prende-se aos mandamentos da lei e de que o administrador público somente pode fazer aquilo que a lei permite ou autoriza, diz respeito ao princípio da:

10 Q955055 | Atendimento ao Público, Princípios do Atendimento, Atendente, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

No atendimento ao público, é essencial alocar pessoas que atendam a determinadas características para que a função seja bem desempenhada. A paciência, o saber ouvir e a empatia são qualidades que precisam estar interligadas ao perfil do atendente. Considerando essa condição, assinale a alternativa que apresenta um atributo ou uma habilidade que devem estar alinhados ao profissional de atendimento.
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