Questões de Concursos Prefeitura de Nova Venécia ES

Resolva questões de Prefeitura de Nova Venécia ES comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1023036 | Inglês, Formação de Palavras com Prefixos e Sufixos, Língua Inglesa, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

Texto associado.
Read Text I and answer question.


Text I


Stat: Young Americans have been securing the bag since the pandemic, largely thanks to their portfolios popping off. The combined wealth of adults under forty has shot up 80% since 2019, compared to 10% for people 40–54 and 30% for the over-55 set, according to economists at the New York Fed. That’s in part because they were poorer than their elders to start with, so they got more Covid stimulus cash that they put into stocks, which have since had a good run. But money from stocks leaves young people exposed to a volatile asset, since the market…doesn’t always go up.


(Source: https://www.morningbrew.com/daily/issues/slime-bowl)
Based on Text I, choose the correct alternative in which all three words have a suffix.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q1046133 | Matemática, Aritmética e Problemas, Educação Especial, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

Considere que existem três produtos eletrodomésticos em uma loja específica, os quais custam o mesmo valor: R$ 300,00. Entretanto, esses produtos se localizam em setores diferentes dentro dessa loja. Próximo ao período de final de ano, foram ofertados descontos diferentes a cada setor da loja, inclusive para os três produtos citados. Seja que um deles recebeu desconto de 18%, outro de 21%, e o terceiro de 26%. Caso uma pessoa compre os três produtos, com os descontos ofertados, e divida essa compra em 5 parcelas, sendo que devido ao parcelamento, cada parcela custará 10% a mais que o valor dividido, qual das alternativas apresenta o valor da quinta parcela?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q1023040 | Inglês, Determinantes e Quantificadores Determiners And Quantifiers, Língua Inglesa, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

Read the following dialogue.

Bree: Could I lend one of your dresses? I have nothing to wear, and the party is already tomorrow.
Lucy: Yeah! Pick at whatever you like.
Bree: Thanks!
[The next day - Bree arrives at the party]
Bree: Wow! Look at this place. There are too much people here.
Alex: Absolutely! This party is very crowded.

Based on this dialogue, choose the correct alternative.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q1023045 | Inglês, Verbos Verbs, Língua Inglesa, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

Analyze the sentences below.

I. That car went completely out of control; it missed a tree and hit a wall.
II. I lost working with Emily and Beth.
III. Where have you been? I’ve missed you.
IV. Could you repeat it, please? I lost what you just said.
V. I lost my wallet.

It is correct to affirm that the sentences in which the words in italics are grammatically correct are:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q1023042 | Inglês, Preposições Prepositions, Língua Inglesa, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

As regards prepositions, analyze the sentences below.

I. Patrick has to dress ina black suit for work.
II. Listen to me! Too much sugar isn’t good at your health.
III. I can’t believe you’re responsible for all this mess.
IV. I go for a walk on Mondays and Thursdays.

The sentences in which the prepositions in italics are grammatically correct are:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q1046135 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

De acordo com as Diretrizes Operacionais da Educação Especial de Nova Venécia/ES:

“O professor de educação especial que atua com o deficiente visual precisa estar sempre junto dos seus alunos, para favorecer experiências sensoriais e perceptivas (auditivas, olfativas, gustativas, táteis e cinestésicas), dentro de um ambiente escolar adequado às suas necessidades educacionais especiais que tenha professores aptos a compreendê-lo. Garantir a qualidade e a quantidade de luz disponível no ambiente escolar, por exemplo, e o cuidado para que a iluminação proporcione mais eficiência e conforto visual fazem toda a diferença.”

(Fonte: https://sites.google.com/view/educacaoconectadanv/ano-letivo-2023).

São todas consideradas atitudes adequadas por parte do professor, EXCETO:


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q1046139 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva:

“A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais.”

(Fonte: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf).

Desta forma, de acordo com o documento citado, o sistema de ensino deve promover respostas às necessidades educacionais especiais, garantindo todos os aspectos abaixo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q1046131 | Matemática, Aritmética e Problemas, Educação Especial, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

Com base no sistema de numeração decimal, um número pode ser descrito da seguinte forma: centena de milhar igual a 6, dezena igual a 3, unidade de milhar igual a 5, centena igual a 2, dezena de milhar é igual a 1, e unidade igual a 4. Se esse número for somado a um outro número descrito da seguinte forma: unidade igual a 5, dezena igual a 6, centena igual a 7, unidade de milhar igual a 4, dezena de milhar igual a 8, e centena de milhar igual a 3. Qual das alternativas apresenta a descrição do resultado da soma dos dois números anteriormente descritos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q1046137 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

De acordo com as Diretrizes Operacionais da Educação Especial de Nova Venécia/ES,

“ O aluno no ambiente escolar desenvolve sua subjetividade, e por meio da socialização torna-se independente em suas opiniões, o que faz da escola uma das ferramentas que garantem a prática da cidadania”.

(Fonte: https://sites.google.com/view/educacaoconectadanv/ano-letivo-2023).

São todas ações esperadas por parte da escola, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q1046138 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

Leia o fragmento de texto abaixo.

De acordo com Anjos (2011, p.4 e 5), as salas de recursos multifuncionais são [...] um espaço para atendimento educacional especializado (AEE), tendo como objetivo oferecer suporte aos alunos com necessidades educacionais especiais, favorecendo seu acesso ao conhecimento, possibilitando o desenvolvimento de algumas competências e habilidades próprias.”

(Fonte: ANJOS, R. S. O atendimento educacional especializado em salas de recursos. Revista fórum identidades. Itabaiana, ano 5, 2011)

Considerando o contexto acima, as salas de recursos multifuncionais:

I. Potencializam o ensino dos alunos com deficiência e com altas habilidades promovendo condições de acesso, aprendizagem e participação no ensino regular.
II. Atendem, ao mesmo tempo, pessoas com diversos tipos de deficiência, permitindo um olhar singular para cada aluno, e não um enfoque coletivo.
III. Proporcionam treinamento intensivo para um determinado tipo de deficiência, geralmente visual ou auditiva.
IV. desenvolvem estratégias pedagógicas e planos de ensino adaptados, de modo a atender às necessidades específicas dos alunos.
V. Possibilitam apenas o desenvolvimento de atividades recreativas e lúdicas, sem foco em apoio educacional.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q1046140 | Psicologia, Psicopatologia, Educação Especial, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

Sobre a Deficiência Intelectual, assinale a alternativa que apresenta apenas informações corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q1024547 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Língua Inglesa, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

De acordo com as disposições da BNCC de Língua Inglesa para o Ensino Fundamental - Anos Finais, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q1023035 | Inglês, Pronomes Pronouns, Língua Inglesa, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

Texto associado.
Read Text I and answer question.


Text I


Stat: Young Americans have been securing the bag since the pandemic, largely thanks to their portfolios popping off. The combined wealth of adults under forty has shot up 80% since 2019, compared to 10% for people 40–54 and 30% for the over-55 set, according to economists at the New York Fed. That’s in part because they were poorer than their elders to start with, so they got more Covid stimulus cash that they put into stocks, which have since had a good run. But money from stocks leaves young people exposed to a volatile asset, since the market…doesn’t always go up.


(Source: https://www.morningbrew.com/daily/issues/slime-bowl)
In “(…) they were poorer than (…)”, the pronoun “they” refers to:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q1046129 | Texto associado, Ortografia, Educação Especial, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

Texto associado.

Atenção: Leia atentamente o texto a seguir e responda a questão:

Sabia que o detox pode fazer mais mal do que bem ao seu corpo?

Veja o que dizem os especialistas


Nesta época do ano, especialmente por conta do verão, o que não falta é conteúdo que se aproveite da ansiedade causada pelo excesso de açúcar ou de bebida alcóolica que podemos ter consumido ao longo dos dias e das férias – e dos quilos extras que podem ter se seguido.


Basta pesquisar "detox" ou "limpeza" nas redes sociais. É um setor global multibilionário. Embora seja completamente normal que o corpo mude e nenhum alimento seja ruim com moderação, você pode se perguntar: devo experimentar uma dessas “dietas mágicas” de desintoxicação e limpeza do organismo? E será que elas realmente funcionam?


A resposta, como a maioria das coisas que envolvem o corpo, é complicada. Nenhuma pesquisa séria e de qualidade sugere qualquer benefício de longo prazo associado a dietas de limpezas ou detox, de acordo com Melissa Prest, nutricionista certificada e porta-voz da Academy of Nutrition and Dietetics, dos Estados Unidos. Algumas podem, na verdade, ser prejudiciais, especialmente sem supervisão médica.


Por outro lado, algumas pessoas juram que se sentem melhor ao fazer uma dieta de limpeza – com mais energia, pensamento mais claro, menos inchaço. Prest diz que isso não é surpreendente: "Se alguém que talvez esteja comendo muitos alimentos ultraprocessados, com açúcares refinados, sem muita fibra, com pouquíssimas frutas e vegetais, e agora está substituindo esses alimentos, mesmo em quantidades menores, por alimentos ricos em nutrientes, é claro que se sentirá melhor."


Em última análise, certas mudanças em sua dieta podem trazer benefícios a curto prazo, mas mesmo essas mudanças vêm com ressalvas consideráveis.


O que é uma dieta de “limpeza”?


Não há uma definição específica do que é uma limpeza ou detox do organismo, mas a nutricionista Prest diz que ela normalmente envolve a restrição da dieta por um curto período de tempo com a intenção de desintoxicar o corpo – seja de subprodutos naturais, como o ácido lático, ou de forças externas, como mercúrio em frutos do mar ou poluentes.


Fazer uma limpeza pode significar cortar os laticínios ou o glúten por um mês, fazer uma dieta líquida e só beber sucos por uma semana, ou simplesmente jejuar. Até mesmo dietas como Whole 30 ou a dieta cetogênica podem ser consideradas limpezas.


Mas a Academy of Nutrition and Dietetics, a maior organização mundial de profissionais de nutrição e dietética, não recomenda as limpezas. Prest diz que isso se deve ao fato de o corpo já ter seu próprio processo altamente eficaz para se livrar das toxinas, principalmente por meio do fígado, dos rins e do sistema digestivo. Por exemplo, o corpo pode metabolizar o álcool em apenas um dia, dependendo do número de drinques consumidos (e da intensidade deles).


A maioria das dietas de limpeza se enquadra na categoria de "dietas da moda", que geralmente cortam grupos de alimentos, não fornecem nutrição adequada e promovem mudanças de curto prazo que são difíceis de manter, de acordo com um estudo de 2022 na revista científica Frontiers.


Muitas empresas que oferecem limpezas rotulam seus produtos como "apoiados por pesquisas". Mas essas descobertas podem ser manipuladas para se adequar a uma narrativa. Por exemplo, uma "desintoxicação com água com limão" se tornou algo básico para quem se preocupa com a limpeza. Mas um estudo, frequentemente citado como base para essa limpeza, monitorou menos de cem participantes por apenas 11 dias.


"A maioria das mudanças positivas também foi observada entre os participantes de uma dieta com restrição calórica semelhante, sem a mesma mistura de suco de limão", diz Melinda Ring, especialista em medicina interna e integrativa da Northwestern Medicine e diretora do Osher Center for Integrative Health da Northwestern University, nos Estados Unidos.


Muitos desses estudos também são feitos em animais, cujos resultados não são facilmente transferidos para os seres humanos.


Fonte: https://www.nationalgeographicbrasil.com/ciencia/2024/02/

(adaptado).

Analise as seguintes assertivas sobre o emprego de palavras e expressões no texto:

I. A palavra "detox" é um exemplo de empréstimo linguístico do inglês, adaptado ao português para descrever um conceito de dieta.
II. "Álcool" é acentuado graficamente seguindo a regra de acentuação das paroxítonas terminadas em "l".
III. A expressão "dietas da moda" utiliza a forma "da" como uma contração da preposição "de" com o artigo definido "a", indicando posse.

Das assertivas, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q1023037 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Língua Inglesa, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

Texto associado.
Read Text I and answer question.


Text I


Stat: Young Americans have been securing the bag since the pandemic, largely thanks to their portfolios popping off. The combined wealth of adults under forty has shot up 80% since 2019, compared to 10% for people 40–54 and 30% for the over-55 set, according to economists at the New York Fed. That’s in part because they were poorer than their elders to start with, so they got more Covid stimulus cash that they put into stocks, which have since had a good run. But money from stocks leaves young people exposed to a volatile asset, since the market…doesn’t always go up.


(Source: https://www.morningbrew.com/daily/issues/slime-bowl)
Which of the verbs below has an opposite meaning of the phrasal verb “shoot up” in the sentence “The combined wealth of adults under forty has shot up (…)”?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q1046130 | Matemática, Aritmética e Problemas, Educação Especial, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

Durante uma aula, para melhor demonstrar o conteúdo a ser abordado, o professor propôs aos seus alunos que realizassem a medição da superfície das carteiras disponíveis. O primeiro aluno a terminar a medição informou que encontrou como medidas, 90 centímetros de comprimento, e 60 centímetros de largura. Entretanto, este aluno percebeu que na atividade foi solicitado que tais medidas fossem informadas em outra unidade de medida, em metros. Logo, o aluno corrigiu a informação para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.