Início

Questões de Concursos Prefeitura de Olivedos PB

Resolva questões de Prefeitura de Olivedos PB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q1083425 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Orientador Educacional, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

Segundo Zabala (1998), ao pensar no que os alunos devem aprender, é preciso considerar diferentes tipos de conteúdos. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta apenas exemplos de conteúdos factuais.

Fonte: ZABALA, A. Aprática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1083399 | Fisioterapia, Normas e Legislações de Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

A Classificação Brasileira de Diagnósticos Fisioterapêuticos (CBDF-1) foi objeto de uma atualização realizada em 26 de fevereiro de 2025, através da Resolução do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) nº 610/2025, publicada no DOU em 24 de março de 2025. Acerca dessa recente atualização, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1083428 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

A equipe pedagógica de uma escola está reorganizando suas propostas de avaliação da aprendizagem, discutindo sobre instrumentos relacionados às diferentes concepções e práticas de avaliação, como somativa, formativa e diagnóstica.
A partir deste contexto, analise as assertivas a seguir.

I- A aplicação de provas semanais tem caráter formativo, pois permite acompanhar e mensurar o domínio do conteúdo, compondo assim um registro longitudinal do trajeto dos estudantes.
II- Instrumentos de coleta de dados com fins avaliativos devem considerar especificamente o mapa de conteúdos escolares.
III- Usar rubricas facilita explicitar critérios de avaliação e pode ser caracterizada como prática de avaliação formativa.
IV- A avaliação diagnóstica precisa acontecer somente no começo do ano letivo. V- Provas e exercícios que priorizam a memorização de conteúdo são caracterizados como um ato de examinar, e não de avaliar.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1083398 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Farmacêutico, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

De acordo com o Anexo I da RDC nº 67/2007 da ANVISA, que dispõe sobre as Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano em Farmácias, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1083402 | Medicina, Médico da Família, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

Durante a consulta de rotina, o médico de família observa que uma criança de 2 anos não possui registro completo das vacinas do calendário nacional. Considerando as diretrizes do Ministério da Saúde e da Atenção Primária à Saúde (APS), como melhor proceder visando aos cuidados com a saúde da criança, especificamente acerca da vacinação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1083407 | Nutrição, Técnica Dietética e Gastronomia, Nutricionista, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

A elaboração de cardápios é uma tarefa atribuída ao nutricionista que exige conhecimentos técnicos da nutrição, além de saberes da Antropologia, Sociologia e Economia, considerando também aspectos afetivos, culturais e políticos. Diante disto, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1083408 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Brasileiras e Estrangeiras, Nutricionista, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

O binômio tempo-temperatura é fundamental na conservação de alimentos prontos manipulados e de produtos industrializados abertos visando a um consumo seguro. De acordo com a Portaria CVS-6/99, assinale a alternativa com a temperatura e tempo de conservação CORRETOS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1083409 | Nutrição, Técnica Dietética e Gastronomia, Nutricionista, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

A busca pela praticidade tem elevado o consumo de alimentos prontos para o consumo, por exemplo, as frutas e hortaliças minimamente processadas. Estas passam por operações de pré-preparo e preparo, como seleção, lavagem, descascamento, corte e embalagem, e, durante seu tempo de estoque, sofrem reações enzimáticas. Sobre as transformações causadas pelas reações enzimáticas em frutas e hortaliças minimamente processadas, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1083410 | Segurança e Saúde no Trabalho, Toxicologia, Nutricionista, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

Doenças de origem alimentar em sua maioria são causadas pela ingestão de microrganismos patogênicos, podendo manifestar sintomas gastrointestinais, como dor e diarreia, além de distúrbios no sistema nervoso, circulatório e no fígado. Acerca da caracterização das doenças de origem alimentar, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1083397 | Farmácia, Controle de Qualidade Industrial, Farmacêutico, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

Uma farmácia preparou uma solução oral de maleato de enalapril e dispensou para um paciente idoso hipertenso do sexo masculino. Após 30 dias, o paciente volta à farmácia para reclamar que o medicamento não está fazendo efeito (sua pressão arterial média está 140 x 95 mm Hg) e relata que há, aproximadamente, 15 dias percebeu a formação de um precipitado no fundo do recipiente e a coloração do medicamento ficou mais escura.
A partir deste contexto, analise as assertivas a seguir.

I- Um ensaio de dissolução é necessário ser feito para verificar o porquê do enalapril está precipitando.
II- O efeito terapêutico do medicamento não se altera mesmo com a precipitação do fármaco.
III- Amudança da coloração pode ocorrer devido à exposição do medicamento à luz e ao calor.
IV- Aprecipitação pode ser causada por uma mudança no pH da formulação.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1083403 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

Mulher, 52 anos, relata dificuldade para iniciar o sono e acorda várias vezes durante a noite nos últimos 3 meses. Refere cansaço diurno, irritabilidade e dificuldade de concentração no trabalho. Nega uso de medicamentos, álcool ou substâncias estimulantes recentes. Relata estresse familiar.

Acerca da conduta frente à insônia na Atenção Primária à Saúde (APS), é CORRETO afirmar que compete ao médico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1083421 | Português, Interpretação de Textos, Orientador Educacional, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

Texto associado.
O Texto I deve ser lido para responder à questão.

Texto I

PAÍSES PRECISAM TRATAR A SOLIDÃO COMO UM PROBLEMA PÚBLICO

Sucesso de uma nação não é apenas produzir mais, é perder menos gente para o silêncio

Waldemar Magaldi Filho

20 set. 2025 às 10h10

Quando a vida perde o fio do sentido, até um simples resfriado pode derrubar. Não é exagero poético, é uma descrição precisa do que acontece quando o organismo psíquico se vê sem horizonte, sem pertencimento, sem uma razão que amarre as horas do dia.
Longe de um misticismo nebuloso, essa "tarefa" é o nome clássico de uma experiência cotidiana, a sensação de ter valor para alguém, de que o esforço tem direção, de que o mundo ainda nos pede algo. Quando esse chamado some, o corpo registra, a imunidade cede, a mente fecha e ficamos "bloqueados". O destino de pessoas e de sociedades muda quando o sentido deixa de existir.
É aí que entra um termo incômodo, nascido do esforço de dois economistas, Anne Case e Angus Deaton: "mortes por desespero". A expressão reúne três causas de morte que se expandiram em certas populações ao longo das últimas décadas: suicídio, overdose de drogas e doenças hepáticas relacionadas ao álcool.
Por trás dos números o desenho social de isolamento, perda de propósito, empregos que somem, comunidades que se desfazem, dor crônica tratada como mercadoria. O fenômeno foi fotografado com nitidez em partes dos Estados Unidos. Mas não se trata de um destino americano, é um alerta universal. Quando vínculos esgarçam e perspectivas encolhem, a curva do desespero sobe. E desespero não é só um afeto, é uma política do corpo.
A literatura de saúde pública insiste que o sentido é também um determinante social. Não basta aconselhar resiliência individual quando as estruturas que sustentam a vida comum – trabalho digno, moradia, transporte, escola, cuidado – estão corroídas.
Não se trata de eleger um culpado único – crises têm múltiplas causas, da inovação tecnológica aos choques geopolíticos –, mas de notar um padrão, quando políticas públicas passam a tratar a segurança econômica, a saúde, a educação e o cuidado como linhas de custo a serem comprimidas, a conta aparece em outro lugar.
Aparece na sobrecarga das famílias, na precarização silenciosa de territórios, na medicalização do sofrimento social, na anestesia como resposta. Aretórica da meritocracia sem freios é psicologicamente tóxica porque produz um tipo de vergonha que isola. E isolamento é adubo para o desespero.
Dizer que "a matéria ganhou primazia sobre a alma" não é uma oposição simplista entre economia má e espiritualidade boa. É uma constatação sobre prioridades, quando o preço vira a linguagem, perde estatuto de valor. O resultado é uma sociedade eficiente para produzir coisas e inábil para acolher pessoas. E, no entanto, não há contradição entre prosperidade e sentido, há desordem de metas.
O desafio é civilizatório, alinhar incentivos econômicos a finalidades humanas. Isso significa cinco linhas de ação que cabem na pauta pública e na vida miúda: políticas de emprego que recompensem o trabalho decente; um sistema de saúde que integre cuidado mental desde a atenção primária; regulação e responsabilidade corporativa em mercados que lidam com dor e dependência; investimento em educação continuada e requalificação que devolvam horizonte a trabalhadores em transição; e, por fim, uma agenda de convivência que trate a solidão como problema público, promovendo espaços, tempos e serviços que refaçam a comunidade.


Fonte: MAGALDI FILHO, Waldemar. Países precisam tratar a solidão como um problema público.Folha de São Paulo, 20 set. 2025. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2025/09/uma-sociedade-eficiente-para-produzir-coisas-e-inabil-em-acolher-pessoas.shtml. Acesso em: 20 set. 2025. Adaptado.
O Texto I é um artigo de opinião. Arespeito desse gênero textual, analise as assertivas a seguir.

I- A tipologia textual predominante em um artigo de opinião é a argumentação.
II- Num artigo de opinião, a descrição de um problema é mais importante do que a persuasão do público leitor/ouvinte.
III- O domínio dos elementos da situação comunicativa no texto envolve a compreensão do público-alvo, do contexto de circulação e das normas implícitas que regem o gênero.
IV- No artigo de opinião em análise, o público-alvo precisa dominar a norma padrão da linguagem para compreender o texto.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1083423 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Orientador Educacional, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

Considerando a discussão feita por Libâneo (2017) sobre a prática educativa e a sociedade, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Fonte: Libâneo, J. C. Didática (Livro Eletrônico). São Paulo: Cortez, 2017.

I- As finalidades e meios da Educação subordinam-se à estrutura social e às formas pelas quais a sociedade se organiza, sendo, portanto, socialmente determinada.

PORQUE

II- A prática educativa, incluindo seus objetivos, conteúdos e o trabalho docente, é orientada por finalidades e demandas de ordem social, política e ideológica. Assim, a educação que se desenvolve em diferentes contextos da sociedade reflete os valores, as normas e as características da estrutura social na qual está inserida.

A respeito dessas asserções, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1083392 | Farmácia, Química Orgânica e Farmacêutica, Farmacêutico, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

A classificação dos tensoativos os dividem em: aniônicos, catiônicos e não iônicos. Além dessas três classes, ainda podemos ter os tensoativos anfóteros e os zwiteriônicos. Dessa forma, ao formular um medicamento, o farmacêutico deve conhecer bem os tipos de tensoativos, pois, a depender da classificação, eles podem apresentar finalidades bem específicas.
A partir deste contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I- Os tensoativos anfóteros se comportam como aniônicos ou catiônicos, dependendo do pH do meio.

PORQUE

II- A alteração do pH afeta as propriedades dos tensoativos anfóteros. No ponto isoelétrico, as características físico-químicas são semelhantes àquelas dos tensoativos aniônicos, enquanto, abaixo e acima desse ponto, as respectivas propriedades catiônicas são gradualmente notadas.

A respeito dessas asserções, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1083394 | Farmácia, Farmacologia, Farmacêutico, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

Ao se realizar o planejamento racional para a descoberta e desenvolvimento de um novo medicamento são exigidas competências de diferentes áreas do conhecimento. Após o desenvolvimento da formulação ideal, é necessário realizar estudos não clínicos e clínicos para garantir a segurança destes novos medicamentos.
A partir deste contexto, analise as assertivas a seguir.

I- Os estudos toxicológicos e de farmacocinética são considerados estudos não clínicos.
II- Os estudos não clínicos não podem acontecer em paralelo aos estudos clínicos em humanos.
III- Os estudos clínicos englobam testes de ensaio de eficácia e de genotoxicidade em camundongos.
IV- Os estudos não clínicos englobam estudos exploratórios [estudos in vitro (células, tecidos, enzimas) e estudos in vivo preliminares em animais] e regulados (toxicidade aguda, subcrônica e crônica; e genotoxicidade e mutagenicidade).

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1083422 | Português, Interpretação de Textos, Orientador Educacional, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

Texto associado.
O Texto I deve ser lido para responder à questão.

Texto I

PAÍSES PRECISAM TRATAR A SOLIDÃO COMO UM PROBLEMA PÚBLICO

Sucesso de uma nação não é apenas produzir mais, é perder menos gente para o silêncio

Waldemar Magaldi Filho

20 set. 2025 às 10h10

Quando a vida perde o fio do sentido, até um simples resfriado pode derrubar. Não é exagero poético, é uma descrição precisa do que acontece quando o organismo psíquico se vê sem horizonte, sem pertencimento, sem uma razão que amarre as horas do dia.
Longe de um misticismo nebuloso, essa "tarefa" é o nome clássico de uma experiência cotidiana, a sensação de ter valor para alguém, de que o esforço tem direção, de que o mundo ainda nos pede algo. Quando esse chamado some, o corpo registra, a imunidade cede, a mente fecha e ficamos "bloqueados". O destino de pessoas e de sociedades muda quando o sentido deixa de existir.
É aí que entra um termo incômodo, nascido do esforço de dois economistas, Anne Case e Angus Deaton: "mortes por desespero". A expressão reúne três causas de morte que se expandiram em certas populações ao longo das últimas décadas: suicídio, overdose de drogas e doenças hepáticas relacionadas ao álcool.
Por trás dos números o desenho social de isolamento, perda de propósito, empregos que somem, comunidades que se desfazem, dor crônica tratada como mercadoria. O fenômeno foi fotografado com nitidez em partes dos Estados Unidos. Mas não se trata de um destino americano, é um alerta universal. Quando vínculos esgarçam e perspectivas encolhem, a curva do desespero sobe. E desespero não é só um afeto, é uma política do corpo.
A literatura de saúde pública insiste que o sentido é também um determinante social. Não basta aconselhar resiliência individual quando as estruturas que sustentam a vida comum – trabalho digno, moradia, transporte, escola, cuidado – estão corroídas.
Não se trata de eleger um culpado único – crises têm múltiplas causas, da inovação tecnológica aos choques geopolíticos –, mas de notar um padrão, quando políticas públicas passam a tratar a segurança econômica, a saúde, a educação e o cuidado como linhas de custo a serem comprimidas, a conta aparece em outro lugar.
Aparece na sobrecarga das famílias, na precarização silenciosa de territórios, na medicalização do sofrimento social, na anestesia como resposta. Aretórica da meritocracia sem freios é psicologicamente tóxica porque produz um tipo de vergonha que isola. E isolamento é adubo para o desespero.
Dizer que "a matéria ganhou primazia sobre a alma" não é uma oposição simplista entre economia má e espiritualidade boa. É uma constatação sobre prioridades, quando o preço vira a linguagem, perde estatuto de valor. O resultado é uma sociedade eficiente para produzir coisas e inábil para acolher pessoas. E, no entanto, não há contradição entre prosperidade e sentido, há desordem de metas.
O desafio é civilizatório, alinhar incentivos econômicos a finalidades humanas. Isso significa cinco linhas de ação que cabem na pauta pública e na vida miúda: políticas de emprego que recompensem o trabalho decente; um sistema de saúde que integre cuidado mental desde a atenção primária; regulação e responsabilidade corporativa em mercados que lidam com dor e dependência; investimento em educação continuada e requalificação que devolvam horizonte a trabalhadores em transição; e, por fim, uma agenda de convivência que trate a solidão como problema público, promovendo espaços, tempos e serviços que refaçam a comunidade.


Fonte: MAGALDI FILHO, Waldemar. Países precisam tratar a solidão como um problema público.Folha de São Paulo, 20 set. 2025. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2025/09/uma-sociedade-eficiente-para-produzir-coisas-e-inabil-em-acolher-pessoas.shtml. Acesso em: 20 set. 2025. Adaptado.
No período retirado do Texto I: “Mas não se trata de um destino americano, é um alerta universal. Quando vínculos esgarçam e perspectivas encolhem, a curva do desespero sobe. E desespero não é só um afeto, é uma política do corpo”, do ponto de vista das relações semântico-pragmáticas, tem-se um exemplo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1083431 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

Um estudante demonstra excelente desempenho oral, mas relata ansiedade em provas escritas. Docentes, neste caso, pretendem garantir equidade em um processo de avaliação baseada por uma concepção formativa.
A partir deste contexto, analise as assertivas a seguir.

I- O docente deveria conceder tempo adicional e realizar a prova em ambiente com estímulos reduzidos, mantendo os mesmos critérios de clareza, uso de conceitos adequadamente e coesão para todos.
II- Seria necessário dividir a prova em blocos curtos, realizada em três dias diferentes, e eliminar devolutivas/feedbacks deste estudante, para evitar foco no erro.
III- Substituir a avaliação por participação em aula e reduzir critérios de exigência para minimizar a ansiedade, retirando o critério da correção para não pressionar o estudante.
IV- O ideal seria diversificar instrumentos, considerando apresentação oral gravada e mapa argumentativo, mantendo critérios de avaliação para todos, inclusive para este estudante.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1083401 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Fisioterapeuta, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) “é resultado da experiência acumulada por conjunto de atores envolvidos historicamente com o desenvolvimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), como movimentos sociais, usuários, trabalhadores e gestores das três esferas de governo”. No Brasil, a Atenção Básica é desenvolvida “onde a vida acontece”, ocorrendo no local mais próximo da vida das pessoas, sendo a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. Nesse sentido, a PNAB delimita as atribuições comuns dos profissionais que atuam na Atenção Básica. Dentre as alternativas a seguir, assinale a alternativa CORRETA que descreve a única atribuição comum a todos os profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1083405 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

Paciente masculino, 35 anos, hipertenso desde os 18 anos, apresenta pressão arterial persistentemente acima de 150/95 mmHg, mesmo fazendo uso de enalapril 20 mg/dia, hidroclorotiazida 25 mg/dia e anlodipino 10 mg/dia. Nega sintomas sistêmicos, mas refere cãibras ocasionais e leve fadiga. Exame físico sem achados sugestivos de endocrinopatias evidentes. Exames laboratoriais recentes mostram creatinina normal, potássio sérico levemente baixo e glicemia normal. História familiar positiva para hipertensão em pai e irmãos.

Diante do caso descrito, é CORRETO afirmar que o médico deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1083424 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Orientador Educacional, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

Um grupo de professores de uma escola pública municipal de Ensino Fundamental se reuniu para propor um projeto interdisciplinar a ser desenvolvido na escola. O tema do projeto era “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, conforme sugerido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Assim, foram propostos os seguintes objetivos para o projeto:

1. Valorizar e utilizar o conhecimento científico historicamente construído sobre os oceanos para compreender e explicar a sua importância no equilíbrio climático.
2. Utilizar somente a linguagem verbal científica para se expressar e partilhar informações e experiências nas atividades promovidas pelo projeto , evitando outros tipos de linguagens.
3. Participar de atividades artístic o-culturais que valorizem a água como bem essencial à vida promovidas no âmbito do projeto .
4. Valorizar e respeitar diferentes saberes culturais sobre o uso sustentável da água.
5. Evitar a utilização de tecnologias digitais para produzir conhecimentos e disseminar informações sobre o tema e as atividades do projeto.
6. Desenvolver a empatia e a responsabilidade coletiva em relação aos impactos das ações humanas nos oceanos.

A partir deste contexto, à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da tipologia dos conteúdos utilizada por Zabala (1998), analise as assertivas a seguir.

Fonte: ZABALA, A. Aprática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

I- Os objetivos 1, 3 e 4 foram inspirados em competências que integram as dez competências gerais da Educação Básica, conforme a versão atual da BNCC.
II- Os objetivos 2 e 5 não dialogam com nenhuma das dez competências gerais da Educação Básica previstas na BNCC.
III- Os objetivos 3 e 4 contribuem para a aprendizagem de conteúdos atitudinais, por estarem diretamente relacionados ao desenvolvimento de valores e atitudes.
IV- O objetivo 6 favorece a aprendizagem de conteúdos procedimentais, pois envolve o desenvolvimento de um conjunto de ações organizadas e orientadas para uma finalidade específica.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.