Questões de Concursos Prefeitura de Palmas TO

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1Q911278 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Infantil e Séries Iniciais, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A leitura do mundo é fundamental para que todos nós, que vivemos em sociedade, possamos exercitar nossa cidadania. Em relação à temática curricular “o sujeito e seu lugar no mundo”, analise as afirmativas a seguir:
I. Para romper com a prática tradicional da sala de aula, não adianta apenas a vontade do professor, é preciso que haja concepções teórico-metodológicas capazes de permitir o reconhecimento do saber do outro, a capacidade de ler o mundo da vida e reconhecer a sua dinamicidade, superando o que está posto como verdade absoluta. II. O espaço não pode ser estudado como neutro, pois a noção de espaço que a criança desenvolve não é um processo natural e aleatório. III. A noção de espaço é construída socialmente e a criança vai ampliando e complexificando o seu espaço vivido concretamente. IV. Do estudo da localidade emergem saberes históricos, geográficos, políticos, entre outros. V. A capacidade de interlocução (de saber ouvir, falar, observar, analisar, compreender) pode ser desenvolvida desde a educação infantil, e tornar-se assim um método de estudo – de fazer a leitura do mundo.
Assinale a alternativa CORRETA.
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2Q881215 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Técnico Administrativo Educacional, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, instituído pelo Decreto N.º 11.556, de 12 de junho de 2023, em seu artigo 3º e subitens, descreve os princípios do já referido compromisso. Assinale a alternativa CORRETA que descreve um dos princípios contidos no decreto.
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3Q911198 | Química, Transformações Químicas elementos químicos, Ciências Física Biológica, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

O modo como a tabela periódica dos elementos químicos é organizada foi estabelecido em 1869 pelo cientista russo Dmitri Ivanovitch Mendeleyev (1834-1907). Em seus estudos sobre as propriedades dos elementos químicos, ele observou que certas propriedades se repetiam periodicamente conforme a massa atômica dos elementos. Analise os itens a seguir sobre a tabela periódica dos elementos químicos
I. Os elementos químicos estão representados por seus símbolos. Em cada quadro, além do símbolo, há o nome, o número atômico e o número de elétrons. II. As linhas verticais ou colunas são referentes às famílias ou grupos, em que ficam os elementos com propriedades diferentes. III. Apesar de estar na coluna 1, o Hidrogênio não é classificado em nenhuma família. IV. Os átomos de um mesmo período apresentam o mesmo número de camadas eletrônicas (K, L, M...), e o período indica o número de camadas eletrônicas que ele possui.
Assinale a alternativa CORRETA.
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4Q881219 | Pedagogia, Técnico Administrativo Educacional, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

A Lei N.º 10.880, de 09 de junho de 2004, que institui o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar – PNATE e define o Ministério responsável e o órgão executor dos programas. Assinale a alternativa CORRETA que descreve como a lei define a responsabilidade e execução tratada anteriormente.
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5Q869320 | Meio Ambiente, Educação Ambiental, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

Analise as afirmativas a seguir sobre saneamento na zona rural e educação sanitária:

I. o abastecimento de água, esgotamento sanitário e manejo de resíduos sólidos na zona rural apresenta o mesmo nível de implantação que no meio urbano.
II. na zona rural, quando se trata de saneamento básico, a falta de água potável é recorrente.
III. na zona rural, o esgotamento sanitário se faz principalmente através do uso de fossa rudimentar.
IV. a educação sanitária tem como objetivo estimular a população a adquirir costumes que promovam a saúde e evitem doenças.
V. a educação sanitária é importante em nível de comunidade, não tendo importância no contexto escolar ou em casa.

Assinale a alternativa CORRETA.
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6Q881214 | Pedagogia, Direitos Humanos, Técnico Administrativo Educacional, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

O debate sobre os direitos humanos e a formação para a cidadania vem alcançando mais espaço e relevância no Brasil, a partir dos anos 1980 e 1990, por meio de proposições da sociedade civil organizada e de ações governamentais no campo das políticas públicas, visando ao fortalecimento da democracia. Sobre o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, é CORRETO afirmar que são objetivos balizadores deste documento, conforme estabelecido no artigo 2º:
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7Q911196 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Ciências Física Biológica, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Lívia, professora do 6º ano da Escola Municipal Antônio Carlos Jobim está ensinando seus alunos sobre higienização das mãos, dos alimentos e mencionando o avanço da saúde pública em nosso país a partir do tratamento dos esgotos domésticos que tem como objetivo principal remover o material sólido, reduzir substâncias químicas e indesejáveis, exterminar microorganismos entre outros a partir do tratamento preliminar, tratamento primário, tratamento secundário. Meses após ensinar esse conteúdo e fazer a chamada da turma, ao chamar o aluno Miguel, a turma gritou que ele está doente. Ao perguntar o motivo, Livia descobriu que seu estudante estava com uma doença causada por bactérias, logo Miguel estava com:
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8Q911185 | Inglês, Língua Inglesa, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Considerando as Abordagens, Métodos e Técnicas para o ensino de línguas, analise as proposições a seguir:
I. Audiolingual Approach está baseada em uma concepção estruturalista de linguagem e na visão behaviorista de aprendizagem (estímuloresposta). Sua técnica inclui exercícios orais de ouvir e repetir para se alcançar um nível de precisão das formas e padrões linguísticos. II. Communicative Language Teaching (CLT) é uma abordagem centrada no desenvolvimento da competência comunicativa, ou seja, desenvolver a competência comunicativa dos alunos em todas as quatro habilidades. III. Natural Approach é uma abordagem usada para preparar os alunos para leitura de textos. Seu método e técnica dão pouca ênfase na fala, consistindo no aprendizado de regras gramaticais e lista de vocabulário aplicadas à tradução escrita de textos. IV. Content and Language Integrated Learning (CLIL) é uma abordagem que combina a aprendizagem de um assunto específico com a aprendizagem da língua-alvo. As atividades buscam integrar as quatro competências, levando o aluno ao uso significativo da linguagem e ao desenvolvimento de competências transferíveis para utilização no mundo real. V. Dogme é uma abordagem baseada na noção de que a linguagem compreende unidades lexicais (partes, frases fixas, colocações). Seu método concentra-se no aprendizado de vocabulário e quadros linguísticos em nível de frase que podem ser manipulados pelo aluno realizando substituições e adaptações.
Fonte: https://tefl-toolkit.com (adaptado).
Assinale a alternativa CORRETA.
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9Q893452 | Odontologia, Ergonomia na Prática Odontológica, Auxiliar de Consultório Dentário, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

Assinale a alternativa CORRETA. Considerando a importância da ergonomia no ambiente odontológico, qual das seguintes estratégias deveria ser implementada pelo Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) para otimizar a ergonomia e prevenir LER e DORT, levando em conta a complexidade das tarefas e o ambiente de trabalho?
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10Q881216 | Pedagogia, Política Nacional de Alfabetização, Técnico Administrativo Educacional, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

O Decreto N.º 11.556, de 12 de junho de 2023, institui o Compromisso nacional Criança Alfabetizada. Em seu Artigo 5º define dois objetivos do compromisso. Analise as afirmativas a seguir em relação ao tema:
I. Educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. II. Implementar políticas, programas e ações para que crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do segundo ano do ensino fundamental. III. Formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade. IV. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber. V. Promover medidas para a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização e na ampliação e no aprofundamento das competências em leitura e escrita das crianças matriculadas na rede de ensino até o final dos anos iniciais do ensino fundamental, prioritariamente aquelas que não alcançaram os padrões adequados de alfabetização até o segundo ano do ensino fundamental.
Assinale a alternativa CORRETA.
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11Q878331 | Direito Sanitário, Evolução, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

Analise as afirmativas a seguir em relação à vigilância sanitária:


I. envolve um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde.
II. envolve um conjunto de ações capazes de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
III. abrange o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo.
IV. abrange o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.
V. realiza a vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras.


Assinale a alternativa CORRETA.
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12Q911184 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Matemática, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Ainda de acordo com o DCT-TO, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental devem desenvolver, dentre outras, as seguintes habilidades:
• Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, para expressar relação entre duas grandezas, diferenciando-a da ideia de incógnita; • Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um triângulo qualquer, conhecidas as medidas dos três lados; • Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira, entre outros.
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde às unidades temáticas a que essas habilidades estão respectivamente associadas.
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13Q878334 | Direito Sanitário, Evolução, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

Analise as afirmativas a seguir em relação a conceitos básicos em Vigilância:

I. a palavra nocividade vem do latim e significa o que prejudica, ou causa dano. No campo da Vigilância, esse conceito não se relaciona apenas com a delinquência sanitária, levando também em consideração substâncias ou produtos que em determinados contextos podem ser prejudiciais à saúde.
II. o conceito de inocuidade é oposto ao de nocividade, ou seja, refere-se àquilo que não causa dano à saúde.
III. qualidade é um atributo intrínseco esperado de bens relacionados à saúde. Ela é de responsabilidade do consumidor.
IV. risco diz respeito à probabilidade de aparecimento de efeitos nocivos relacionados àquilo que é submetido ao controle sanitário. Refere-se à saúde dos animais, incluindo o homem, e também à saude das plantas.
V. a noção atual de higiene, quando se trata de alimentos, relaciona-se com padrões microbiológicos, além da presença de traços de pesticidas ou de outros contaminantes.

Assinale a alternativa CORRETA.
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14Q911249 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Em relação à mediação e à gestão de conflitos na prática educativa e social, em uma perspectiva democrática, qual das seguintes opções a define CORRETAMENTE:
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15Q881210 | Português, Uso da Vírgula, Técnico Administrativo Educacional, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

Leia o enunciado a seguir e assinale a alternativa CORRETA quanto ao uso adequado dos aspectos gramaticais e da vírgula.
“Para lidar com os desafios potenciais da IA (Inteligência Artificial) na educação, é necessário, em primeiro lugar, regulamentá-la para que seu uso possa ampliar e/ou aprimorar as habilidades intelectuais e sociais humanas.”
Fonte: Disponível em https://revistaeducacao.com.br/2024/07/12/inteligenciaartificial-na-educação. Acesso em: 14 jul. 2024 (adaptado).
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16Q911200 | Biologia, Ciências Física Biológica, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

O professor Thiago, ao ensinar sobre o corpo humano para escolares do 8º ano da Escola Municipal Aurélio Buarque de Holanda mencionou que o número de sistemas do corpo humano pode variar de acordo com os critérios estabelecidos pelos especialistas da área devido à complexidade do corpo humano, como, por exemplo, a interconexão e interdependência entre alguns sistemas. Após ter trabalhado alguns destes temas o professor Thiago notou que alguns estudantes estavam com muitas dúvidas, pois tinham apresentado um entendimento equivocado sobre o seguinte ao afirmar erroneamente que:
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17Q869318 | Biologia, Sistema Imunológico, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

A imunidade é constituída de mecanismos de defesa do organismo e as vacinas contribuem neste processo. Assinale a CORRETA.
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18Q911191 | Inglês, Língua Inglesa, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Marque a alternativa que apresenta apenas preposições.
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19Q911211 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, História, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

“Desde o final dos anos de 1980 as linguagens vêm ganhando destaque em publicações sobre o ensino de história no Brasil. Sob a denominação de ‘linguagens’ ou ‘novas linguagens’, o olhar do professor e do pesquisador do ensino de história tem se ampliado em busca de novas alternativas didáticas para a aula de história”
Fonte: ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo; GONTIJO, Rebeca. O ensino de história em questão: cultura histórica, usos do passado. Rio de Janeiro: FGV, 2015, p. 97(adaptado).
Sobre a perceptiva do ensino e história, o debate sobre a inserção das novas linguagens correspondeu a um contexto em que:
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20Q911195 | Biologia, Características dos seres vivos, Ciências Física Biológica, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A Nomenclatura Biológica é chamada de binomial, pois cada espécie de ser vivo recebe dois nomes, sempre escritos em latim ou adaptados para essa língua. Sobre as regras de Nomenclatura Biológica, assinale a alternativa CORRETA:
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