Sobre o desenvolvimento emocional e social de
crianças neurodivergentes, analise as afirmativas
abaixo, considerando as contribuições de Vygotsky
(1993) sobre mediação social e emocional e pesquisas
contemporâneas na área de neurodesenvolvimento:
I. A interação social mediada é essencial para o
desenvolvimento emocional em crianças
neurodivergentes, promovendo a construção de
habilidades sociais a partir de experiências guiadas.
II. Estratégias de ensino baseadas em modelos de
comportamento, como o Treinamento de Habilidades
Sociais (THS), não são eficazes para crianças com
Transtorno do Espectro Autista (TEA).
III. A inclusão social de crianças neurodivergentes em
grupos heterogêneos de aprendizagem favorece o
desenvolvimento de competências emocionais por
meio da troca entre pares.
IV. Técnicas de mindfulness adaptadas à educação
especial têm demonstrado eficácia na redução de
estresse e ansiedade em alunos com TDAH.
V. As intervenções educativas para o desenvolvimento
social devem priorizar a independência total do aluno,
sem necessidade de apoio externo a longo prazo.
Assinale a alternativa correta:
✂️ a) Apenas os itens I, III e IV estão corretos. ✂️ b) Apenas os itens II, IV e V estão corretos. ✂️ c) Apenas os itens I, II e V estão corretos. ✂️ d) Apenas os itens I, III, IV e V estão corretos. ✂️ e) Todos os itens estão corretos.