Questões de Concurso Prefeitura de Piedade SP Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Prefeitura de Piedade SP Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q5197 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETROHoje, a maioria das crianças está vivendo sua infância nas instituições de educação infantil. São estes os espaços onde elas podem conviver com outras crianças, com pessoas mais velhas, com objetos socioculturais que lhes são ofertados para que sejam inseridos na sociedade atual. Neste contexto, a brincadeira se transforma em conteúdo de ensino. A brincadeira é uma atividade simultaneamente de ensino e de aprendizagem e é a) um comportamento inato, transmitido geneticamente de geração em geração. b) uma linguagem que tem de ser ensinada, pois permite que as crianças se comuniquem com outras crianças, aprendam a interagir, a imaginar. c) um estorvo, sobretudo na escola, onde temos “coisas” mais importantes para fazer. d) um objetivo de ensino no que se refere à ação do professor. e) uma atividade lúdica desenvolvida espontaneamente pela criança quando não há proibições. Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 2 Q5192 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETROBrincadeira é uma linguagem infantil, é uma imitação transformada, no plano das emoções e idéias, de uma realidade anteriormente vivenciada. Deve-se incentivar e organizar a base estrutural da brincadeira na instituição infantil. Cabe ao auxiliar e ao professor, nessa intervenção intencional, a) permitir a brincadeira, mas não como uma atividade espontânea e imaginativa. b) oferecer material adequado e espaço estruturado, organizando situações para que as brincadeiras ocorram de maneira diversificada. c) apenas observar a brincadeira, sem criar as condições para que ela se realize. d) dirigir a brincadeira, sempre visando a aquisição, pela criança, de um novo conceito. e) não estabelecer o tempo para brincar e nem o espaço de brincar. Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 3 Q5195 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETROAssinale a alternativa correta em relação à afirmação “Pessoas são pessoas através de pessoas” dita por R. Rossetti-Ferreira. a) A criança é reflexo do meio em que vive e com quem aprende. b) A educação depende de um “ensinante” para a criança “aprendente”. c) A sociedade se forma através do conjunto de transformações sociológicas ocorridas em seu interior. d) A criança é vista como protagonista; não um ser passivo que espera que a eduquem. e) O ser humano é um ser histórico e socialmente integrado a um ambiente, sendo, portanto, fruto do mesmo. Resolver questão 🗨️ Comentários 5 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 4 Q5201 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRODe acordo com a LDB (n.º 9394/96), a educação tem como objetivo fundamental desenvolver: a) o educando, assegurar-lhe a formação indispensável para o progresso no trabalho e nos estudos já realizados. b) o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. c) a educação, assegurando-lhe a ampliação de elementos dispensáveis à formação da cidadania. d) o educador, assegurar-lhe a formação para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir na vida. e) a educação, facilitando o processo ensino/aprendizagem e assegurando a formação do cidadão apto para competir no mercado. Resolver questão 🗨️ Comentários 5 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 5 Q5191 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETROBrincando de “Faz-de-conta” com crianças de 0-3 anos, a professora e o auxiliar organizam um jogo de esconder e aparecer. O desenvolvimento desse conteúdo auxilia a criança a a) construir sua auto-estima. b) construir sua autonomia, pois lhe garante o direito de escolha. c) construir a sua identidade. d) elaborar e vivenciar situação de ausência de uma pessoa ou objeto, aprendendo a controlar suas emoções, construindo sua auto-estima. e) elaborar a construção mental da imagem de um objeto ou pessoa ausente. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 6 Q5189 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETROUma nova pedagogia de Educação Infantil voltada para crianças de 0-6 anos, segundo a legislação educacional brasileira, pós-1988, caracteriza-se por ser a) escolarizante (centrada na professora, alfabetizante, seriada, com matérias/disciplinas, etc). b) assistencialista; a criança nessa faixa etária necessita de cuidados. c) higienista e maternal. d) adultocêntrica. e) o cuidar e o educar. Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 7 Q5211 | Pedagogia, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRODefine-se como material–didático: a) todos os recursos que auxiliam uma aprendizagem eficiente. b) todas as dependências da instituição escolar. c) todo e só o material existente na sala de aula. d) todos os elementos do livro didático. e) todos os recursos inseridos na vida do educando. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 8 Q5193 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETROPode-se considerar como objetivos gerais de um planejamento de Educação Infantil; como sendo um princípio orientador: a) atividades dirigidas para o maior número de resultados esperados. b) atividades orientadas previamente, através de currículos, para alcançarmos resultados afins. c) atividades elaboradas sem orientação prévia, para alcançarmos os resultados afins. d) atividades orientadas previamente, através de planejamento, para alcançarmos os resultados esperados. e) atividades elaboradas a longo prazo, através de currículos, para concluirmos eficazmente a avaliação. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 9 Q5194 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRONo livro “Os fazeres na Educação Infantil” de M.C. Rosseti-Ferreira, ao analisar a creche Carochinha em Ribeirão Preto, como são vistos os educadores? a) São os profissionais formados em cursos específicos pedagógicos e que se reciclam constantemente. b) Todos os membros da creche são considerados parceiros da educação, com predominância para os profissionais formados em áreas pedagógicas. c) Todos os membros da creche, desde o pessoal da faxina, até o corpo técnico, são vistos como educadores. d) São os pilares da educação infantil, tendo predominância sobre o papel dos demais envolvidos no trabalho da creche. e) São os pedagogos e psicólogos que trabalham diretamente com a formação da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 10 Q5196 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRODe acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil é importante que os profissionais das instituições sejam capazes de ouvir, observar e aprender com as famílias e suas crianças. Estas habilidades a) são possibilitadas quando há promoção de comemorações festivas e danças típicas pois somente o respeito à diversidade leva ao desenvolvimento dessas habilidades. b) devem pressupor uma adesão incondicional aos valores dessas famílias propiciando apoio real e efetivo às crianças. c) podem ser adquiridas se os profissionais forem submetidos a cuidados psicológicos o que deve ser prática obrigatória nas instituições de ensino. d) podem ser adquiridas informalmente não sendo necessário estabelecer projetos para tal. e) contribuem para o estabelecimento de atitudes pautadas na ética e no acolhimento que tornam gratificantes e enriquecedoras as relações humanas. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDFPróximo →
1 Q5197 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETROHoje, a maioria das crianças está vivendo sua infância nas instituições de educação infantil. São estes os espaços onde elas podem conviver com outras crianças, com pessoas mais velhas, com objetos socioculturais que lhes são ofertados para que sejam inseridos na sociedade atual. Neste contexto, a brincadeira se transforma em conteúdo de ensino. A brincadeira é uma atividade simultaneamente de ensino e de aprendizagem e é a) um comportamento inato, transmitido geneticamente de geração em geração. b) uma linguagem que tem de ser ensinada, pois permite que as crianças se comuniquem com outras crianças, aprendam a interagir, a imaginar. c) um estorvo, sobretudo na escola, onde temos “coisas” mais importantes para fazer. d) um objetivo de ensino no que se refere à ação do professor. e) uma atividade lúdica desenvolvida espontaneamente pela criança quando não há proibições. Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
2 Q5192 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETROBrincadeira é uma linguagem infantil, é uma imitação transformada, no plano das emoções e idéias, de uma realidade anteriormente vivenciada. Deve-se incentivar e organizar a base estrutural da brincadeira na instituição infantil. Cabe ao auxiliar e ao professor, nessa intervenção intencional, a) permitir a brincadeira, mas não como uma atividade espontânea e imaginativa. b) oferecer material adequado e espaço estruturado, organizando situações para que as brincadeiras ocorram de maneira diversificada. c) apenas observar a brincadeira, sem criar as condições para que ela se realize. d) dirigir a brincadeira, sempre visando a aquisição, pela criança, de um novo conceito. e) não estabelecer o tempo para brincar e nem o espaço de brincar. Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
3 Q5195 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETROAssinale a alternativa correta em relação à afirmação “Pessoas são pessoas através de pessoas” dita por R. Rossetti-Ferreira. a) A criança é reflexo do meio em que vive e com quem aprende. b) A educação depende de um “ensinante” para a criança “aprendente”. c) A sociedade se forma através do conjunto de transformações sociológicas ocorridas em seu interior. d) A criança é vista como protagonista; não um ser passivo que espera que a eduquem. e) O ser humano é um ser histórico e socialmente integrado a um ambiente, sendo, portanto, fruto do mesmo. Resolver questão 🗨️ Comentários 5 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
4 Q5201 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRODe acordo com a LDB (n.º 9394/96), a educação tem como objetivo fundamental desenvolver: a) o educando, assegurar-lhe a formação indispensável para o progresso no trabalho e nos estudos já realizados. b) o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. c) a educação, assegurando-lhe a ampliação de elementos dispensáveis à formação da cidadania. d) o educador, assegurar-lhe a formação para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir na vida. e) a educação, facilitando o processo ensino/aprendizagem e assegurando a formação do cidadão apto para competir no mercado. Resolver questão 🗨️ Comentários 5 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
5 Q5191 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETROBrincando de “Faz-de-conta” com crianças de 0-3 anos, a professora e o auxiliar organizam um jogo de esconder e aparecer. O desenvolvimento desse conteúdo auxilia a criança a a) construir sua auto-estima. b) construir sua autonomia, pois lhe garante o direito de escolha. c) construir a sua identidade. d) elaborar e vivenciar situação de ausência de uma pessoa ou objeto, aprendendo a controlar suas emoções, construindo sua auto-estima. e) elaborar a construção mental da imagem de um objeto ou pessoa ausente. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
6 Q5189 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETROUma nova pedagogia de Educação Infantil voltada para crianças de 0-6 anos, segundo a legislação educacional brasileira, pós-1988, caracteriza-se por ser a) escolarizante (centrada na professora, alfabetizante, seriada, com matérias/disciplinas, etc). b) assistencialista; a criança nessa faixa etária necessita de cuidados. c) higienista e maternal. d) adultocêntrica. e) o cuidar e o educar. Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
7 Q5211 | Pedagogia, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRODefine-se como material–didático: a) todos os recursos que auxiliam uma aprendizagem eficiente. b) todas as dependências da instituição escolar. c) todo e só o material existente na sala de aula. d) todos os elementos do livro didático. e) todos os recursos inseridos na vida do educando. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
8 Q5193 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETROPode-se considerar como objetivos gerais de um planejamento de Educação Infantil; como sendo um princípio orientador: a) atividades dirigidas para o maior número de resultados esperados. b) atividades orientadas previamente, através de currículos, para alcançarmos resultados afins. c) atividades elaboradas sem orientação prévia, para alcançarmos os resultados afins. d) atividades orientadas previamente, através de planejamento, para alcançarmos os resultados esperados. e) atividades elaboradas a longo prazo, através de currículos, para concluirmos eficazmente a avaliação. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
9 Q5194 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRONo livro “Os fazeres na Educação Infantil” de M.C. Rosseti-Ferreira, ao analisar a creche Carochinha em Ribeirão Preto, como são vistos os educadores? a) São os profissionais formados em cursos específicos pedagógicos e que se reciclam constantemente. b) Todos os membros da creche são considerados parceiros da educação, com predominância para os profissionais formados em áreas pedagógicas. c) Todos os membros da creche, desde o pessoal da faxina, até o corpo técnico, são vistos como educadores. d) São os pilares da educação infantil, tendo predominância sobre o papel dos demais envolvidos no trabalho da creche. e) São os pedagogos e psicólogos que trabalham diretamente com a formação da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
10 Q5196 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRODe acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil é importante que os profissionais das instituições sejam capazes de ouvir, observar e aprender com as famílias e suas crianças. Estas habilidades a) são possibilitadas quando há promoção de comemorações festivas e danças típicas pois somente o respeito à diversidade leva ao desenvolvimento dessas habilidades. b) devem pressupor uma adesão incondicional aos valores dessas famílias propiciando apoio real e efetivo às crianças. c) podem ser adquiridas se os profissionais forem submetidos a cuidados psicológicos o que deve ser prática obrigatória nas instituições de ensino. d) podem ser adquiridas informalmente não sendo necessário estabelecer projetos para tal. e) contribuem para o estabelecimento de atitudes pautadas na ética e no acolhimento que tornam gratificantes e enriquecedoras as relações humanas. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro