Questões de Concursos Prefeitura de Piedade SP

Resolva questões de Prefeitura de Piedade SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q5197 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

Hoje, a maioria das crianças está vivendo sua infância nas instituições de educação infantil. São estes os espaços onde elas podem conviver com outras crianças, com pessoas mais velhas, com objetos socioculturais que lhes são ofertados para que sejam inseridos na sociedade atual. Neste contexto, a brincadeira se transforma em conteúdo de ensino. A brincadeira é uma atividade simultaneamente de ensino e de aprendizagem e é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q5192 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

Brincadeira é uma linguagem infantil, é uma imitação transformada, no plano das emoções e idéias, de uma realidade anteriormente vivenciada.

Deve-se incentivar e organizar a base estrutural da brincadeira na instituição infantil.

Cabe ao auxiliar e ao professor, nessa intervenção intencional,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q5195 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

Assinale a alternativa correta em relação à afirmação “Pessoas são pessoas através de pessoas” dita por R. Rossetti-Ferreira.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q5201 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

De acordo com a LDB (n.º 9394/96), a educação tem como objetivo fundamental desenvolver:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q5191 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

Brincando de “Faz-de-conta” com crianças de 0-3 anos, a professora e o auxiliar organizam um jogo de esconder e aparecer. O desenvolvimento desse conteúdo auxilia a criança a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q5189 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

Uma nova pedagogia de Educação Infantil voltada para crianças de 0-6 anos, segundo a legislação educacional brasileira, pós-1988, caracteriza-se por ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q5211 | Pedagogia, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

Define-se como material–didático:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q5193 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

Pode-se considerar como objetivos gerais de um planejamento de Educação Infantil; como sendo um princípio orientador:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q5194 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

No livro “Os fazeres na Educação Infantil” de M.C. Rosseti-Ferreira, ao analisar a creche Carochinha em Ribeirão Preto, como são vistos os educadores?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q5181 | Português, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

Texto associado.
Atenção: As questões de números 1 a 5 referem-se ao texto que segue.

O cipreste inclina-se em fina reverência
e as margaridas estremecem, sobressaltadas.
A grande amendoeira consente que balancem
suas largas folhas transparentes ao sol.
Misturam-se uns aos outros, rápidos e frágeis,
os longos fios da relva, lustrosos, lisos fios verdes.
Frondes rendadas de acácias palpitam inquietamente
com o mesmo tremor das samambaias
debruçadas nos vasos.
Fremem os bambus sem sossego,
num insistente ritmo breve.
O vento é o mesmo:
mas sua resposta é diferente em cada folha.
Somente a árvore seca fica imóvel,
entre borboletas e pássaros.
Como a escada e as colunas de pedra,
ela pertence agora a outro reino.
Seu movimento secou também, num desenho inerte.
Jaz perfeita, em sua escultura de cinza densa.
O vento que percorre o jardim
pode subir e descer por seus galhos inúmeros:
ela não responderá mais nada,
hirta e surda, naquele verde mundo sussurrante.

(Cecília Meireles. O Vento)
A autora desenvolve o tema do texto em três elementos distintos apresentados pela ordem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q5196 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil é importante que os profissionais das instituições sejam capazes de ouvir, observar e aprender com as famílias e suas crianças. Estas habilidades
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q5177 | Português, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

Texto associado.
Atenção: As questões de números 1 a 5 referem-se ao texto que segue.

O cipreste inclina-se em fina reverência
e as margaridas estremecem, sobressaltadas.
A grande amendoeira consente que balancem
suas largas folhas transparentes ao sol.
Misturam-se uns aos outros, rápidos e frágeis,
os longos fios da relva, lustrosos, lisos fios verdes.
Frondes rendadas de acácias palpitam inquietamente
com o mesmo tremor das samambaias
debruçadas nos vasos.
Fremem os bambus sem sossego,
num insistente ritmo breve.
O vento é o mesmo:
mas sua resposta é diferente em cada folha.
Somente a árvore seca fica imóvel,
entre borboletas e pássaros.
Como a escada e as colunas de pedra,
ela pertence agora a outro reino.
Seu movimento secou também, num desenho inerte.
Jaz perfeita, em sua escultura de cinza densa.
O vento que percorre o jardim
pode subir e descer por seus galhos inúmeros:
ela não responderá mais nada,
hirta e surda, naquele verde mundo sussurrante.

(Cecília Meireles. O Vento)
O cipreste e a margarida se contrastam respectivamente pela:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q5190 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

Luiza leciona para o pré (crianças de 6 anos) em uma escola de educação infantil. Pediu para seus alunos escolherem um livro de histórias. Contou-lhes e depois pediu para que a dramatizassem, dividindo papéis para cada aluno. Após a dramatização, Luiza escreveu na lousa todas as palavras já conhecidas por sua classe, narradas na história. Com esta atividade, Luiza trabalhou, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q5198 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

A creche ou Centros de Educação Infantil, por atender um duplo direito, previsto na Constituição, à educação e dos trabalhadores que precisam compartilhar cuidados de seus filhos, presta seus serviços em período integral, assume assim a responsabilidade por um cuidado partilhado com os pais, e que precisa ser isento de riscos à integridade da criança. Surge a necessidade do planejamento de atitudes e procedimentos com foco
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q5212 | Pedagogia, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

No que concerne à organização do tempo, o Referencial Curricular Nacional apregoa que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q5180 | Português, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

Texto associado.
Atenção: As questões de números 1 a 5 referem-se ao texto que segue.

O cipreste inclina-se em fina reverência
e as margaridas estremecem, sobressaltadas.
A grande amendoeira consente que balancem
suas largas folhas transparentes ao sol.
Misturam-se uns aos outros, rápidos e frágeis,
os longos fios da relva, lustrosos, lisos fios verdes.
Frondes rendadas de acácias palpitam inquietamente
com o mesmo tremor das samambaias
debruçadas nos vasos.
Fremem os bambus sem sossego,
num insistente ritmo breve.
O vento é o mesmo:
mas sua resposta é diferente em cada folha.
Somente a árvore seca fica imóvel,
entre borboletas e pássaros.
Como a escada e as colunas de pedra,
ela pertence agora a outro reino.
Seu movimento secou também, num desenho inerte.
Jaz perfeita, em sua escultura de cinza densa.
O vento que percorre o jardim
pode subir e descer por seus galhos inúmeros:
ela não responderá mais nada,
hirta e surda, naquele verde mundo sussurrante.

(Cecília Meireles. O Vento)
"O verde sussurrante" de que fala Cecília Meireles se aplica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q5199 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

As crianças menores de seis anos de idade ainda dependem de cuidados diretos prestados pelos professores. O cuidado cotidiano da saúde da criança é de competência da família e das instituições educativas, pois o cuidar está integrado ao educar. A partir das interações entre quem cuida e quem é cuidado constrói-se a identidade, a autonomia e a socialização, eixos do âmbito:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q5203 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

Segundo o ECA, em seu artigo 54, é dever do poder público assegurar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q5204 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

A inclusão escolar dos portadores de necessidades especiais é proposta na LDB, garantindo a matrícula destas crianças preferencialmente nas classes comuns do ensino regular e determina a existência, quando necessário, de serviços de apoio especializado. O artigo 58 da LDB – Lei n.° 9394/96, apresenta o entendimento da Educação Especial como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q5209 | Pedagogia, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem uma mudança de enfoque em relação aos conteúdos curriculares, ou seja:

I. Ao invés de o ensino em que o conteúdo seja visto como um fim em si mesmo, o que se propõe é um ensino em que o conteúdo seja visto como meio, para que os alunos desenvolvam as capacidades que lhes permitam produzir e usufruir dos bens culturais, sociais e econômicos.

II. É preciso analisar os conteúdos referentes a procedimentos não do ponto de vista de uma aprendizagem mecânica, mas a partir do propósito fundamental da educação, que é fazer com que os alunos construam instrumentos para analisar, por si mesmos, os resultados que obtêm e os processos que colocam em ação para atingir as metas a que se propõem.

III. É preciso que o aluno aprenda a pesquisar em mais de uma fonte, registrar o que for relevante, relacionar as informações obtidas para produzir um texto de pesquisa.

Das proposições acima
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.