Início

Questões de Concursos Prefeitura de Pindorama SP

Resolva questões de Prefeitura de Pindorama SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2Q485274 | Geografia, Economia, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

A partir de 1970, surgiram novas culturas no espaço agrário brasileiro, como, por exemplo, a soja. Sobre esse produto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q485204 | Geografia, Território, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Uma região produtora de algodão, de café ou trigo. Uma paisagem urbana ou uma cidade de tipo europeu ou de tipo americano. Um centro urbano de negócios e as diferentes periferias urbanas. Tudo isto são paisagens, formas mais ou menos duráveis. O seu traço comum é ser a combinação de objetos naturais e de objetos fabricados, isto é, objetos sociais, e ser o resultado da acumulação da atividade de muitas gerações. Assinale a alternativa que melhor representa o conceito de paisagem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q471549 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Por força de sentido, como devemos tratar da motricidade sendo que ela exige a visão polissêmica, sem a qual não poderíamos estabelecer relações amplas em qualquer nível de reflexão. Talvez seja possível inserir temas filosóficos que possam referendar as questões da motricidade como a atividade humana em sua essência e nela afirmar o conceito de educação física como cultura.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q387016 | Biologia, Biomas e Domínios, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

“Região brasileira de campos alagados que se estende ao Paraguai e a Bolívia; quando as cheias terminam apresentam campos muito férteis.” O trecho citado é do (a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q482957 | Geografia, Energia e Industria, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

A fábrica global instala-se além de toda e qualquer fronteira, articulando capital, tecnologia, força de trabalho, divisão do trabalho social e outras forças produtivas. Acompanhada pela publicidade, a mídia impressa e eletrônica, a indústria cultural, misturadas em jornais, revistas, livros, programas de rádio, emissões de televisão, videoclipes, fax, redes de computadores e outros meios de comunicação, informação e fabulação, dissolve fronteiras, agiliza os mercados, generaliza o consumismo. Provoca a desterritorialização e reterritorialização das coisas, gentes e ideias. Promove o redimensionamento de espaços e tempos. (Octavio Ianni, Teorias da Globalização, 2002). Considerando o conceito metafórico de fábrica global de Octavio Ianni, podemos considerar como características da globalização, à exceção:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q484576 | Geografia, Geopolítica, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Analise o trecho da música abaixo:

Casas pré-fabricadas canadenses

Feitas com madeira colombiana

Multinacionais japonesas Instalam empresas em Hong-Kong

E produzem com matéria prima brasileira

Para competir no mercado americano

O trecho acima, da música “Disneylândia” dos Titãs, evoca uma das principais características do mundo moderno:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q473254 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Qual é a atividade da Educação Física que é uma forma que procura resgatar o movimento humano na sua totalidade, buscando desenvolver suas capacidades físicas e habilidades motoras individualmente, de acordo com as possibilidades do aluno, ela também exige trabalho em grupo, favorecendo odesenvolvimento da criatividade e da socialização, exigindo disciplina, respeito e colaboração (TUBINO, 2000).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q384900 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Para que a gravidez se concretize é necessário que se complete as seguintes fases, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q472927 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

As competições escolares, internas ou externas, ainda mobilizam discussões no campo da educação física escolar. A Revista Movimento dedicou vários números a essa discussão. O fenômeno esportivo está presente no cotidiano e é inegável o fascínio que exerce entre os estudantes. De modo geral, as propostas para a educação física defendem a não reprodução na escola do esporte de rendimento. De fato, as condições e o tempo semanal destinado às aulas de educação física impossibilitam realizar seriamente o treinamento esportivo. A intensidade, o volume, a cobrança e as expectativas sobre um grupo de alto nível em nenhum momento se assemelham à nossa realidade escolar; portanto, sessões de treinamento de alto nível na aula de educação física não podem existir. Teriam que ser criados horários alternativos de treinamento para grupos selecionados. Contudo, a competição escolar é um recurso de animação. O que é que o treinamento requer para que tenhamos uma competição que agrade os alunos e que é difícil para o professor encontrar em uma sala de aula?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q318831 | Artes Cênicas, Professor de Educação Artística, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Sobre o Teatro e a sua origem assinale a alternativa incorreta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q324479 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Não está de acordo com parecer CNE/CEB nº 20/2009:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q472381 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

As aulas de Educação Física é o espaço ideal para se trabalharem os jogos cooperativos e claro que não exclusivamente, pois, a idéia é que todo o universo escolar trabalhe aspectos cooperativos. Atualmente as aulas de Educação Física não utilizam como prioridade esse aspecto cooperativo. Muitas escolas promovem eventos competitivos entre suas próprias turmas, onde até mesmo durante as aulas, não só de Educação Física, utilizam metodologias em que deixando de lado os princípios utilizados pelos jogos cooperativos que podem ser atribuídos de diferentes formas dentro da escola (SOLLER, 2003). Qual é o risco de deixarem de lado os jogos cooperativos e promoverem eventos competitivos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q382721 | Biologia, Microbiologia, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

“O pseudópode apresenta além da função de locomoção, englobar e incorporar alimentos que será digerido dentro da célula, tem como representante mais comum a ameba.” Assim, a palavra “pseudópode” significa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q473688 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

A prática esportiva, mesmo na sua versão inglesa de educativa, esteve associada a valores tais como disciplina, controle e autocontrole, respeito à autoridade do técnico e do juiz, espírito de competição e de equipe. A educação física brasileira, por sua origem militar, foi fortemente associada a uma imagem de disciplina e ordem, de formação de caráter, utilizando-se a ginástica e o esporte como meio de controlar o indivíduo e, no caso dos homens, de formação da masculinidade. Segundo os princípios do treinamento esportivo a aptidão física e a técnica necessitam de quê para que sejam melhoradas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q382951 | Biologia, Zoologia Invertebrados, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Analise a afirmação e preencha a lacuna corretamente. “Os _________________, são seres vivos importantes na decomposição de matéria, apresenta uma enorme capacidade de dispersão graças à presença de esporos e que servem de matéria-prima para a extração de drogas, como a penicilina.”

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q472229 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Qual é a modalidade de atividade física definida como uma ação social institucionalizada, convencionalmente regrada, que se desenvolve com base lúdica, em forma de competição entre duas ou mais partes oponentes ou contra a natureza, cujo objetivo é, através de uma comparação de desempenhos, designar o vencedor ou determinar o recorde; seu resultado é determinado pela habilidade ou estratégia do participante.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q806685 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

De acordo com a lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996:

I - A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

II - Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias.

III - A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.

IV - A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

V - O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; alguma liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de idéias e de concepções antipedagógicas; desrespeito à liberdade e apreço à intolerância; coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; baixo custo do ensino público em estabelecimentos oficiais; desvalorização do profissional da educação escolar; gestão antidemocrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino; pouca garantia de padrão de qualidade; desvalorização da experiência extraescolar; dissociação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q484095 | Geografia, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

A produção do espaço geográfico é um processo histórico e social caracterizado pela apropriação dos recursos naturais pela sociedade e pelo progresso técnico vigente em cada momento histórico. Assim, com o desenvolvimento técnicocientífico- informacional, traço marcante do mundo atual, o espaço geográfico:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q328742 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

De acordo com a resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009 que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil:

I - É dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção.

II - É obrigatória a matrícula na Educação Infantil de crianças que completam 4 ou 5 anos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula.

III - As crianças que completam 6 anos após o dia 31 de março devem ser matriculadas na Educação Infantil.

IV - A frequência na Educação Infantil é pré-requisito para a matrícula no Ensino Fundamental desde que a criança esteja em defasagem idade/série.

V - As vagas em creches e pré-escolas devem ser oferecidas próximas às residências das crianças.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.