Questões de Concursos Prefeitura de Pindorama SP

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1Q382721 | Biologia, Microbiologia, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

“O pseudópode apresenta além da função de locomoção, englobar e incorporar alimentos que será digerido dentro da célula, tem como representante mais comum a ameba.” Assim, a palavra “pseudópode” significa:

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2Q389634 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Em quais regiões do mundo o sistema econômico, social, político e jurídico conhecido como Feudalismo esteve presente?

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4Q328969 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil – promulgada em 05/10/88 em seu Artigo 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva;

VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

Assinale:

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7Q472852 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

ORTIZ et al. (1999) constatou que antigamente os adolescentes procuravam na atividade física possibilidades de divertimento, sucesso, prazer, competição, estar com os amigos, melhorar a saúde, e aptidão física. Recentemente, além destes, quais são os outros interesses:

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9Q806685 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

De acordo com a lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996:

I - A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

II - Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias.

III - A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.

IV - A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

V - O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; alguma liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de idéias e de concepções antipedagógicas; desrespeito à liberdade e apreço à intolerância; coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; baixo custo do ensino público em estabelecimentos oficiais; desvalorização do profissional da educação escolar; gestão antidemocrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino; pouca garantia de padrão de qualidade; desvalorização da experiência extraescolar; dissociação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

Assinale:

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10Q386847 | Biologia, Ecologia, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Assinale a alternativa em que está representado corretamente os níveis de organização dos seres vivos, do complexo ao mais simples.

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11Q472613 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, (Brasil, 1997), qual é a concepção de amplia a contribuição da Educação Física escolar para o pleno exercício da cidadania, na medida em que, tomando seus conteúdos e capacidades que se propõe a desenvolver como produtos socioculturais e, afirma como direito de todos o acesso a eles. Além disso, adota uma perspectiva metodológica de ensino e aprendizagem que busca o desenvolvimento da autonomia, a cooperação, a participação social e a formação de valores e princípios democráticos.

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12Q328742 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

De acordo com a resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009 que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil:

I - É dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção.

II - É obrigatória a matrícula na Educação Infantil de crianças que completam 4 ou 5 anos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula.

III - As crianças que completam 6 anos após o dia 31 de março devem ser matriculadas na Educação Infantil.

IV - A frequência na Educação Infantil é pré-requisito para a matrícula no Ensino Fundamental desde que a criança esteja em defasagem idade/série.

V - As vagas em creches e pré-escolas devem ser oferecidas próximas às residências das crianças.

Assinale:

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13Q323113 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

De acordo com parecer CNE/CEB nº 20/2009:

I - a linguagem escrita é objeto de interesse pelas crianças. Vivendo em um mundo onde a língua escrita está cada vez mais presente, as crianças começam a se interessar pela escrita muito antes que os professores a apresentem formalmente.

II – O trabalho com a língua escrita com crianças pequenas não pode decididamente ser uma prática mecânica desprovida de sentido e centrada na decodificação do escrito.

III - A apropriação da língua pela criança se faz no reconhecimento, compreensão e fruição da linguagem que se usa para escrever, mediada pela professora e pelo professor, fazendo-se presente em atividades prazerosas de contato com diferentes gêneros escritos, como a leitura diária de livros pelo professor, a possibilidade da criança desde cedo manusear livros e revistas e produzir narrativas e textos, mesmo sem saber ler e escrever.

IV - Atividades que desenvolvam expressão motora e modos de perceber seu próprio corpo, assim como as que lhe possibilitem construir, criar e desenhar usando diferentes materiais e técnicas, ampliar a sensibilidade da criança à música, à dança, à linguagem teatral, abrem poucas possibilidades de vivências e desenvolvimento para as crianças.

V - Experiências que promovam o envolvimento da criança com o meio ambiente e a conservação da natureza e a ajudem elaborar conhecimentos, por exemplo, de plantas e animais, devem fazer parte do cotidiano da unidade de Educação Infantil.

Assinale:

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14Q322090 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Não está de acordo com parecer CNE/CEB nº 20/2009:

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15Q388141 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Em 1532, o comandante português Martim Afonso de Sousa a serviço de Dom João III, criava as duas primeiras vilas brasileiras. Quais são estas vilas?

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16Q473392 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Conforme citado por Nogueira e Martinez (2004), quando um indivíduo está em recreação significa que está sentindo prazer em realizar alguma coisa. Os seres humanos são movidos, principalmente, pela emoção e pelo prazer; sendo assim, fica muito mais fácil assimilar alguma coisa a partir daquilo nos faz bem, sendo possível englobar os mais altos níveis de conhecimentos e, com crianças, é importante desenvolver e estimular atividades diferentes da vida cotidiana, mas que façam parte da natureza humana. Qual é o período de aprendizado e da assimilação que julgamos necessária para a vida adulta?

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17Q483888 | Geografia, Energia e Industria, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Durante a década de 70 ocorreu grandes mudanças no perfil da indústria paulista: além do aumento da participação das indústrias de bens intermediários, duráveis e de capital em detrimento das de bens não-duráveis, houve a consolidação do processo de industrialização do interior do Estado de São Paulo, com um grande aumento da participação desta região na produção industrial paulista e brasileira (em especial das indústrias de médio e grande porte). Inicia-se, também, o aumento da participação do resto do Brasil nas taxas de crescimento industrial, a índices cada vez maiores (Barjas Negri, 1996). Estes movimentos expressaram de forma inequívoca:

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18Q472625 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Segundo Kunz (2003), o esporte de maior difusão dentro da sociedade atual, é aquele que apresenta características competitivas, hegemônicas, televisivas e que nem sempre traz melhoras a saúde física. O esporte é atualmente um produto cultural altamente valorizado em todo o mundo, pelo menos no sentido econômico. São investidas somas extraordinárias para que os resultados cada vez melhores sejam alcançados. E a ciência que está a sua disposição não é uma ciência com interesse no ser humano ou na dimensão social do esporte. Essa ciência toma os indivíduos praticantes desse esporte como objetos de manipulação, objetos à sua disposição, para “trabalhá-los” de forma externa a eles próprios, ou seja, sem a sua participação efetiva na busca de soluções para o aperfeiçoamento físico-técnico. Para a autora, qual é o interesse de se ter uma maior difusão dentro da sociedade atual?

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19Q473137 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Dentre os vários meios de desenvolver a Educação Física tem-se o esporte e ao contrário do que muitos pensam, a Educação Física escolar não deve ser totalmente dissociada do esporte, já que um de seus objetivos consiste em promover a socialização e interação entre seus alunos BARROS NETO (1997). Qual é o grande questionamento que se faz a respeito do esporte na escola, sabendo que o aluno trabalha a obtenção de resultados?

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