Questões de Concursos Prefeitura de Rio Verde GO

Resolva questões de Prefeitura de Rio Verde GO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q886066 | Português, Guarda Municipal, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2024

Assinale a alternativa em que a pontuação esteja correta para um trecho de reportagem da revista IstoÉ Dinheiro:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q886067 | Direito Administrativo, Guarda Municipal, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2024

Assinale a alternativa correta no que se refere ao procedimento administrativo disciplinar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q886068 | Direito Penal, Crimes Por Preconceito Racial, Guarda Municipal, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2024

A Lei nº 7.716/89 estabelece o tratamento dos crimes decorrentes de preconceito de raça ou de cor e prevê que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q886069 | Direito Penal, Lei de Armas Estatuto, Guarda Municipal, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2024

Carlos foi preso em flagrante durante uma operação policial que investigava atividades criminosas em sua vizinhança. Em sua casa, a polícia encontrou uma pistola de uso restrito, para a qual Carlos não tinha autorização. Ele alegou que a arma foi encontrada e guardada por segurança. Considerando a situação de Carlos e a legislação brasileira, analise as afirmativas a seguir:

I. Carlos cometeu o crime de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, conforme previsto no Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003).
II. A posse ilegal de arma de uso restrito é considerada um crime grave e pode resultar em uma pena de reclusão de três a seis anos, além de multa.
III. O fato de Carlos não ter utilizado a arma em nenhum outro crime não elimina a tipicidade do delito de posse ilegal de arma de uso restrito.
IV. Carlos pode ser absolvido se provar que encontrou a arma e estava apenas guardando-a temporariamente para entregar às autoridades.


Está incorreto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q886070 | Direito Penal, Crimes Hediondos e Abuso de Autoridade, Guarda Municipal, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2024

A legislação brasileira evoluiu no que diz respeito ao abuso de autoridade com a edição da Lei 13.869/2019. De acordo com a referida norma, não configura crime a situação descrita apenas na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q913670 | Português, Uso da Vírgula, Auxiliar de Copa e Cozinha, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

Texto associado.
Leia com atenção o texto a seguir para responder à questão.


Cuidado! Leite estragado pode causar intoxicação alimentar


Nutricionista dá dicas de como conservar o leite após ser aberto

Bom dia! O leite é um dos alimentos que fazem parte da mesa de muitos brasileiros, não é mesmo? A bebida agrada desde as crianças até os mais idosos. Mas é preciso tomar cuidado ao armazenar o produto, pois o leite estragado ou adulterado pode causar vários problemas à saúde.
A nutricionista Gisela Peres explica que a bebida estragada pode causar desde uma irritação gástrica até uma intoxicação ou gastroenterite bacteriana severa (intoxicação alimentar que pode ser provocada por diferentes bactérias como a salmonela).
Os sintomas variam de acordo com o tipo de contaminação do produto, que pode ser por adulteração na sua composição original, manipulação inadequada ou armazenamento inadequado.
Segundo a nutricionista, o leite de boa qualidade tem o sabor suave e só deve ser deixado fora da geladeira depois de aberto se for para coagular, para fazer coalhada ou queijo, por exemplo. O importante é observar sempre a data de validade e, mesmo dentro desse prazo, descartá-lo na dúvida de cheiro ou aspecto duvidoso.

Fonte: https://noticias.r7.com/saude/cuidado-leite-estragado-pode-causar-intoxicacao-alimentar25032014
A segunda vírgula, no terceiro parágrafo, é justificada pelo seguinte critério:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q913672 | Geografia, Conceitos Demográficos, Auxiliar de Copa e Cozinha, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

Densidade demográfica, densidade populacional ou população relativa é a medida expressa pela razão entre a população e a área do território, geralmente aplicada a seres humanos, mas também a outros seres vivos. Qual é a densidade demográfica de uma cidade de 1600 km² que possui uma população de 24.000 habitantes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q1015416 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

Leia o fragmento a seguir: “Os __________________ podem vir junto de verbos de movimento e de localização para classificar o sujeito ou o objeto que está ligado à ação do verbo. Eles exercem a função de ______________ de concordância de gênero para pessoas, animais ou coisas. Exercem um papel crucial na ______________, pois eles ajudam a construir sua estrutura sintática através de recursos corporais que possibilitam relações gramaticais abstratas”.
Fonte: https://www.cchla.ufpb.br/libras/wp-content/uploads/2017/02/pdf
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima:


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q1015417 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

Tendo como base o Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005, assinale a alternativa correta quanto ao tempo que todos os cursos de licenciatura de uma determinada instituição tiveram para adequar a disciplina de Libras enquanto obrigatória:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q1015418 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

Em conformidade com o Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005, assinale a alternativa correta sobre a oferta de Libras para as instituições de ensino:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q1015419 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

Uma aluna perdeu parte significativa da audição com o passar dos anos, faz uso de um aparelho de amplificação sonora para auxiliar na audição e utiliza a Libras como meio de comunicação. A nomenclatura correta para fazer referência a tal aluna é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q1015420 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

Sassaki (2009) aborda 6 (seis) dimensões da acessibilidade, quais sejam: arquitetônica, comunicacional, metodológica, instrumental, programática e atitudinal. Assinale a alternativa correta, segundo Sassaki (2009), para designar a acessibilidade que é necessária e predomina na educação dos surdos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q1015421 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) - NBR 15290 refere-se à acessibilidade em comunicação na televisão e visa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q1015422 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

Analise o fragmento de texto a seguir:
“Percebo que muitas pessoas têm dificuldades de entender a realidade e a cultura surda. Precisamos ajudar os que ainda não entendem que nós temos uma cultura diferente. Trata-se de uma questão intercultural. Surdos devem respeitar a cultura dos ouvintes e vice-versa. Essa troca é muito importante e respeitosa”. Karin Strobel Assinale a alternativa que faz a real interpretação do texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q1015423 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

Leia o fragmento a seguir:
Segundo Carlos Skliar (1998), as pessoas que têm ______________ em entender a existência de uma cultura surda geralmente são pessoas que pensam que nada há fora de sua própria referência cultural, então, entendem a _______________ como uma anomalia, um desvio, uma irrelevância. Geralmente estas pessoas desconhecem os processos e os produtos desta cultura surda: desconhecem o que os surdos geram em relação ao teatro, ao brinquedo, à poesia visual, à literatura em _____________, à tecnologia que utilizam para viverem o cotidiano, etc.
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q1015424 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

Texto associado.
Analise o texto a seguir, sobre o caso Inácio, para responder a questão.

Neste ano teve uma matrícula de um estudante surdo usuário de Libras, em uma escola que nunca atendeu este alunado; por isso a novidade causou certo constrangimento por não haver pessoas que soubessem Libras para se comunicar com ele. A presença do estudante surdo, educado e inteligente encanta, mas também causa preocupação. Com ajuda do Núcleo Regional da Educação, a escola recebeu um TILS, que se mostra superior aos professores, carregando junto de si uma “pilha” de livros lançados recentemente sobre surdez, fazendo questão de mostrar a todos por onde passa. Tem sempre uma opinião pronta sobre tudo, desmerecendo as demais. Costuma dizer que somente ele sabe como lidar com os surdos, não interagindo com os funcionários da secretaria, cantina, agentes educacionais, etc. Sua arrogância difere da alegria e simpatia do estudante surdo. Na primeira oportunidade em sala de aula, o TILS questiona o professor por não receber o conteúdo com antecedência, por sua aula não estar adaptada com recursos visuais e que o professor deve falar diretamente com o aluno surdo. Quando questionado pelo professor sobre como seria uma adaptação adequada, ele rispidamente manda o professor pesquisar e indica vários autores. A solução que ele encontra é pedir para fazer uma fala na semana pedagógica e lá enfaticamente explicar toda a história da educação de surdos.

Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/formacao_acao/2semestre2016/fa_tils_anexo1.pdf
O código de ética do intérprete, especificamente no capítulo 3, versa sobre responsabilidade profissional:
“O intérprete deve procurar manter a dignidade, o respeito e a pureza das línguas envolvidas. Ele também deve estar pronto para aprender e aceitar novos sinais, se isso for necessário para o entendimento”.
Tendo como referência o trecho acima e o texto, assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q1015425 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

Texto associado.
Analise o texto a seguir, sobre o caso Inácio, para responder a questão.

Neste ano teve uma matrícula de um estudante surdo usuário de Libras, em uma escola que nunca atendeu este alunado; por isso a novidade causou certo constrangimento por não haver pessoas que soubessem Libras para se comunicar com ele. A presença do estudante surdo, educado e inteligente encanta, mas também causa preocupação. Com ajuda do Núcleo Regional da Educação, a escola recebeu um TILS, que se mostra superior aos professores, carregando junto de si uma “pilha” de livros lançados recentemente sobre surdez, fazendo questão de mostrar a todos por onde passa. Tem sempre uma opinião pronta sobre tudo, desmerecendo as demais. Costuma dizer que somente ele sabe como lidar com os surdos, não interagindo com os funcionários da secretaria, cantina, agentes educacionais, etc. Sua arrogância difere da alegria e simpatia do estudante surdo. Na primeira oportunidade em sala de aula, o TILS questiona o professor por não receber o conteúdo com antecedência, por sua aula não estar adaptada com recursos visuais e que o professor deve falar diretamente com o aluno surdo. Quando questionado pelo professor sobre como seria uma adaptação adequada, ele rispidamente manda o professor pesquisar e indica vários autores. A solução que ele encontra é pedir para fazer uma fala na semana pedagógica e lá enfaticamente explicar toda a história da educação de surdos.

Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/formacao_acao/2semestre2016/fa_tils_anexo1.pdf
Com relação à intencionalidade do texto do caso do TILS C, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O intérprete não tinha uma boa relação com os colegas, de modo a não interagir com a comunidade interna. ( ) O fato de o intérprete levar vários livros para a escola demonstra que ele possui uma ótima capacitação e relações interpessoais. ( ) O egoísmo em pensar que somente o intérprete sabe lidar com os alunos surdos, pode-se dizer que ele tinha uma ignorância de conhecimentos perante os outros.
As afirmativas são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q912528 | Português, Uso da Vírgula, Padeiro, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

Texto associado.
Leia o texto abaixo e responda a questão:

Brasileira sobrevivente de guerra na Síria e terremoto na Turquia recomeça vida no Ceará: 'Difícil ter que ir embora'

Aminah Nahan voltou ao Brasil depois de oito anos morando no Oriente Médio. Ela é enfermeira e prestava serviço humanitário e voluntário na Turquia quando ocorreu o terremoto que matou mais de 41 mil pessoas. Por Isayane Sampaio, g1 CE 16/02/2023 04h50

A cearense Aminah Nahan, sobrevivente do terremoto que atingiu a Turquia e a Síria em 6 de fevereiro, revelou que se sente feliz por voltar ao Brasil após a tragédia. Contudo, a enfermeira, que prestava serviço humanitário na Turquia, relatou que a intenção dela era ter ficado para ajudar voluntariamente outras pessoas, mas precisou deixar o país por questão de sobrevivência.
Aminah conta que pretende voltar a fazer os trabalhos de auxílio que fazia na Turquia. Contudo, neste momento, ela e o marido que precisam de ajuda. Ela voltou à Missão Velha, cidade cearense onde já morou, e lá vai tentar recomeçar a vida ao lado do companheiro, que trabalhava em construção civil. Os dois perderam todos os bens com o desastre. "O mais importante é que meu marido consiga um trabalho", diz.
"Pra mim, foi muito difícil ter que vir embora. Estou feliz por estar aqui, por estar viva e pelo livramento que Deus nos deu a mim e ao meu marido, mas ao mesmo tempo dói muito você ter que deixar pessoas para trás. Porque a minha intenção era ficar para fazer os trabalhos humanitários", contou Aminah.
A enfermeira, casada com um sírio da cidade de Khan Sheikhun, destruída por bombardeios, morava há oito anos no Oriente Médio. A princípio, morou na Síria, mas por conta da guerra, buscou refúgio na Turquia com o marido.
Ela teme pela situação dos sobreviventes principalmente na Síria, onde ela diz que a chegada de ajuda é mais demorada.

https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2023/02/16/brasileira-sobrevivente-de-guerra-na-siria-e-terremoto-na-turquia-recomecavida-no-ceara-dificil-ter-que-ir-embora.ghtml
Leia o segmento a seguir:
“Ela voltou à Missão Velha, cidade cearense onde já morou, e lá vai tentar recomeçar a vida ao lado do companheiro, que trabalhava em construção civil.”
É possível perceber a presença das vírgulas para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q912529 | Arquivologia, Morfologia, Padeiro, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

Texto associado.
Leia o texto abaixo e responda a questão:

Brasileira sobrevivente de guerra na Síria e terremoto na Turquia recomeça vida no Ceará: 'Difícil ter que ir embora'

Aminah Nahan voltou ao Brasil depois de oito anos morando no Oriente Médio. Ela é enfermeira e prestava serviço humanitário e voluntário na Turquia quando ocorreu o terremoto que matou mais de 41 mil pessoas. Por Isayane Sampaio, g1 CE 16/02/2023 04h50

A cearense Aminah Nahan, sobrevivente do terremoto que atingiu a Turquia e a Síria em 6 de fevereiro, revelou que se sente feliz por voltar ao Brasil após a tragédia. Contudo, a enfermeira, que prestava serviço humanitário na Turquia, relatou que a intenção dela era ter ficado para ajudar voluntariamente outras pessoas, mas precisou deixar o país por questão de sobrevivência.
Aminah conta que pretende voltar a fazer os trabalhos de auxílio que fazia na Turquia. Contudo, neste momento, ela e o marido que precisam de ajuda. Ela voltou à Missão Velha, cidade cearense onde já morou, e lá vai tentar recomeçar a vida ao lado do companheiro, que trabalhava em construção civil. Os dois perderam todos os bens com o desastre. "O mais importante é que meu marido consiga um trabalho", diz.
"Pra mim, foi muito difícil ter que vir embora. Estou feliz por estar aqui, por estar viva e pelo livramento que Deus nos deu a mim e ao meu marido, mas ao mesmo tempo dói muito você ter que deixar pessoas para trás. Porque a minha intenção era ficar para fazer os trabalhos humanitários", contou Aminah.
A enfermeira, casada com um sírio da cidade de Khan Sheikhun, destruída por bombardeios, morava há oito anos no Oriente Médio. A princípio, morou na Síria, mas por conta da guerra, buscou refúgio na Turquia com o marido.
Ela teme pela situação dos sobreviventes principalmente na Síria, onde ela diz que a chegada de ajuda é mais demorada.

https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2023/02/16/brasileira-sobrevivente-de-guerra-na-siria-e-terremoto-na-turquia-recomecavida-no-ceara-dificil-ter-que-ir-embora.ghtml
As palavras destacadas abaixo pertencem a que classe morfológica?
“Estou feliz por estar aqui, por estar viva e pelo livramento que Deus nos deu a mim e ao meu marido,”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.