Questões de Concursos Prefeitura de Sananduva RS

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8Q1046152 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Sananduva RS, Unoesc, 2024

Segundo as Diretrizes para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), na Rede Regularde Ensino de Santa Catarina (2021), é assertivo afirmar que:
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9Q1046153 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Sananduva RS, Unoesc, 2024

Com base nas Diretrizes para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), na Rede Regular de Ensino de Santa Catarina (2021), avalie as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.


Na Rede Regular de Ensino de Santa Catarina, não poderão ser incluídos no AEE:


() estudantes com idade entre 4 e 5 anos que frequentam o Programa de Estimulação Precoce nas instituições especializadas.


() estudantes com idade superior a 14 anos que estiverem frequentando Programa de Educação Profissional nas instituições especializadas.


() estudantes com idade entre 1 e 5 anos que frequentam o Programa de Estimulação Precoce nas instituições especializadas.


() estudantes de 4 a 17 anos que frequentam as escolas de ensino especializado.



Assinale a sequência correta, considerando de cima para baixo.

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10Q1046154 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Sananduva RS, Unoesc, 2024

As Diretrizes para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), na Rede Regular de Ensino de Santa Catarina (2021), norteiam-se na proposição de cinco dimensões para compreender a deficiência intelectual, seguindo a AAIDD (2010). As cinco dimensões consideradas nas Diretrizes para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), na Rede Regular de Santa Catarina, são:
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11Q1046155 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Sananduva RS, Unoesc, 2024

Considerando a história da Educação Especial, assinale a afirmativa correta.

Fonte: SILVA, Aline Maria da. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba. Ibepx, 2010.

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12Q1046156 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Sananduva RS, Unoesc, 2024

Qualquer modificação que necessite ser feita, por menor que seja, é considerada uma ___________. Assim, podem existir vários níveis de amplitude para favorecer as necessidades educativas especiais dos alunos. Contudo, o mais importante a destacar é que não se trata de elaborar programas paralelos, mas sim a introdução de medidas capaz de flexibilizar os currículos normais estabelecidos no PPP da escola. São medidas que convertem o currículo num instrumento útil para responder à inevitável diversidade que apresentam os alunos quanto aos seus interesses ou ritmos de aprendizagem.

MINETTO, Maria de Fatima. Currículo na educação inclusiva: entendendo esse desafio. Curitiba: InterSaberes, 2012.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

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13Q1046157 | Psicologia, Psicopatologia, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Sananduva RS, Unoesc, 2024

Em relação ao TDAH (transtorno do déficit de atenção/hiperatividade), considerando o Guia para compreensão e manejo do TDAH da World Federation of ADHD, de 2019, avalie as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.

() O transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade éum transtorno doneurodesenvolvimento.

()O transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade é altamente oneroso e traz importantes prejuízos funcionais, como problemas sociais e de vida familiar, baixa escolaridade e abandono escolar, baixa autoestima, prejuízo no desenvolvimento emocional, problemas ocupais e divórcio.

() O diagnóstico do transtorno do déficit de atenção/hiperatividade é estabelecido clinicamente, com base em critérios definidos por sistemas de classificação diagnóstica como DSM e a CID.

() As principais características do transtorno do déficit de atenção/hiperatividade são sintomas de atenção, hiperatividade e impulsividade apropriados para a fase do desenvolvimento.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

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14Q1045228 | Português, Ortografia, Assistente Social, Prefeitura de Sananduva RS, Unoesc, 2024

Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam grafadas corretamente.
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15Q1045229 | Português, Morfologia, Assistente Social, Prefeitura de Sananduva RS, Unoesc, 2024

Identifique, nas frases abaixo, o verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo.
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16Q1045230 | Português, Sintaxe, Assistente Social, Prefeitura de Sananduva RS, Unoesc, 2024

Qual dos períodos indicados a seguir apresenta uma oração coordenada adversativa?
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17Q1045231 | Português, Sintaxe, Assistente Social, Prefeitura de Sananduva RS, Unoesc, 2024

Em qual das alternativas indicadas a seguir a concordância verbal e nominal está plenamente respeitada?
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18Q1045232 | Português, Sintaxe, Assistente Social, Prefeitura de Sananduva RS, Unoesc, 2024

A regência está em consonância com a norma culta em:
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19Q1045233 | Matemática, Funções, Assistente Social, Prefeitura de Sananduva RS, Unoesc, 2024

Considere os conjuntos numéricosA = { x∈R |x² - 3x + 2 = 0} e B = {yR | y² - 2y - 8 = 0}.. SeC = AB., então:
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20Q1045234 | Matemática, Estatística, Assistente Social, Prefeitura de Sananduva RS, Unoesc, 2024

Em um estudo sobre métodos de ensino de leitura para crianças em fase inicial, pedagogos coletaram dados sobre o tempo (em minutos) que um grupo de alunos leva para ler uma história. A análise estatística desses dados é crucial para entender a eficácia dos diferentes métodos utilizados.


Considere o conjunto de dados representado por:

{8, 10, 12, 15, 8, 13, 14, 11, 8, 10}



Com base nos dados coletados sobre o tempo de leitura, é possível afirmar que:

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