Início

Questões de Concursos Prefeitura de Santa Fé do Sul SP

Resolva questões de Prefeitura de Santa Fé do Sul SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q896648 | Biologia, Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Ciências, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

Sobre os transportes de substâncias observados na membrana das células, analise as afirmativas a seguir.


I. Transporte de partículas de gases e de líquidos como, por exemplo, a entrada de oxigênio e a saída de gás carbônico na célula.


II. Passagem de água de uma solução para outra através de uma membrana semipermeável ou de permeabilidade seletiva.


III. Entrada de grandes moléculas orgânicas na célula como, por exemplo, as proteínas, os polissacarídeos.


Os transportes descritos em I, II e III são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q896650 | Biologia, Fotossíntese, Ciências, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

Sobre as etapas da fotossíntese, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Durante a etapa fotoquímica, a energia luminosa é absorvida pela clorofila presente no estroma e armazenada em moléculas de ATP.


( ) A luz promove a transformação da água em hidrogênio e oxigênio, sendo o oxigênio liberado pela planta.


( ) O hidrogênio da água e a energia do ATP são usados na fase que não usa luz para transformar o gás carbônico em glicose.


( ) Na etapa química, por meio de uma série de reações químicas, são sintetizados glicídios a partir do gás oxigênio e dos hidrogênios.



A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q896656 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, História, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

Constate-se que as famílias independentemente da classe social a qual pertencem se organizam das mais diversas maneiras.

Além da família nuclear, que é constituída pelo pai, mãe e filhos, proliferam hoje as famílias monoparentais, nas quais apenas a mãe ou o pai está presente. Existem, ainda, as famílias que se reconstituíram por meio de novos casamentos e possuem filhos advindos dessas relações. Há, também, as famílias extensas, comuns na história brasileira, nas quais convivem na mesma casa várias gerações e/ou pessoas ligadas por parentescos diversos [...]. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) reafirma, em seus termos, que a família é a primeira instituição social responsável pela efetivação dos direitos básicos das crianças. Em relação às crianças, cabe, portanto, às instituições educacionais:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q896654 | Biologia, Platelmintos e Nematódeos, Ciências, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

A lombriga ou uma fêmea adulta de ascáride põe, diariamente, mais de 200 mil ovos, que são eliminados do corpo do hospedeiro nas fezes. As pessoas adquirem ascaridíase ao ingerir ovos fecundados, presentes na água ou em alimentos contaminados com fezes de pessoas ou de porcos infestados pelo verme. No organismo do hospedeiro humano, a casca do ovo é digerida e dele sai uma pequena larva filamentosa. Sobre o processo de migração das larvas, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q896652 | Biologia, Sistema Digestório Humano, Ciências, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

“Os movimentos peristálticos do estômago facilitam a atuação do suco gástrico e empurram o quimo para o intestino delgado. O intestino delgado é dividido em três regiões: o _______________, região mais anterior; o________________, região mediana; e, o _________________, região posterior.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q896678 | Geografia, Categorias de Análise da Geografia, Geografia, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

De acordo com Pierre George, geógrafo francês, a geografia é uma ciência humana que tem por objeto o estudo global e diferencial de tudo o que condiciona e interessa à vida das diversas coletividades humanas que constituem a população do globo. As categorias da geografia são: espaço geográfico, paisagem, território, região e lugar. Essas cinco categorias, que na verdade são conceitos, são muito importantes para os estudos geográficos. Considerando as categorias geográficas, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q896657 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, História, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

O quilombo traz, como experiência, a presença de tecnologias e da cosmovisão africana na sua formação, durante o escravismo, e nas suas práticas de resistência. O jongo, manifestação que surge nas fazendas cafeeiras durante o século XIX, também estabelece essa relação. A representação do quilombo, como território que reorganizou as práticas africanas no Brasil associadas à resiliência, e do jongo, como filosofia de vida e prática organizada a partir de códigos trazidos do continente africano, seguem a linha de compreensão da formação da diáspora africana a partir da epistemologia da ancestralidade.

(Oliveira, 2009.)


Mostrar a presença das tecnologias africanas e afrodescendentes no Brasil implica, entre outros fatores:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q1024062 | Inglês, Formação de Palavras com Prefixos e Sufixos, Inglês, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

Word formation refers to the processes employed to create new words with resources already available within a language enabling its users to enhance lexicon and discourse possibilities. Concerning the words listed, proper content is met in:


brand-new

laptop

salad dressing

into

meatball


editor-in-chief

black eye

hot dog

babysit

cannot

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q896718 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Especial, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) é um campo da ciência que se dedica a apoiar pessoas que estão permanentemente ou temporariamente impossibilitadas de falar, seja por deficiência ou condição de saúde. Considerando os usos na educação inclusiva, NÃO é um recurso utilizado na CAA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q896651 | Biologia, Sistema Digestório Humano, Ciências, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

A massa formada pelo alimento é chamada de bolo alimentar. Para que o bolo alimentar seja conduzido da boca até o estômago, processo conhecido por deglutição, são necessários movimentos peristálticos dos seguintes órgãos, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q896653 | Biologia, Sistema Circulatório Humano, Ciências, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

Sobre a fisiologia do sistema cardiovascular, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q896715 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

A Sala de Recursos Multifuncionais é um espaço fundamental para o Atendimento Educacional Especializado (AEE). De acordo com as Diretrizes Operacionais da Educação Especial (Brasil, 2009), descreve corretamente a caracterização desse espaço:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q1021956 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Inglês, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

Having as reference what is disposed in the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB concerning the teaching and learning of the English language, it is truthfull that:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q896659 | História, Imperialismo e Colonialismo do século XIX, História, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

Evocando o rio Congo (Zaire) como “uma linha de partida”, o geógrafo Gilles Sautter sublinhou notavelmente o papel do majestoso rio da África Central: “o Congo não é apenas, por seus canais e suas grandes ilhas, um mundo original justaposto às áreas [vizinhas]. Ele representa também, para essas últimas, um fator de coordenação e de integração regional. Sua influência é ao mesmo tempo direta, como fonte reguladora de água, e indireta, como grande via navegável, oferecida às iniciativas humanas.”

(Sauter, R, 2010. 1208, p.)


A atual República Democrática do Congo foi uma colônia belga entre 1885 e 1960. Nesse período:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q896649 | Biologia, Mitose, Ciências, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

Ao ministrar uma aula sobre ciclo celular (mitose), o professor de ciências mostrou aos alunos duas figuras. A primeira ilustrava a fase na célula que centríolos, duplicados, migram para os polos rodeados por fibras, que, em conjunto, formam o áster. A segunda figura ilustrava a carioteca e o nucléolo que voltam a se formar. As etapas da mitose evidenciadas na aula são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q896655 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, História, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

A Lei de Diretrizes e Bases, Lei nº 9.394/1996 (LDB), ratificando posição da Constituição Federal de 1988, determina que “[…] o ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia” (Art. 26 §4º). A formação docente e o ensino de história na conjuntura sócio-histórico brasileira segundo a LDB diz respeito, entre outros fatores à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q1021957 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Inglês, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

Texto associado.

Read the text, and analyse the assertives that are introduced.


The field of English language instruction for non-native speakers, commonly referred to as Teaching English as a Second Language (ESL), has experienced significant changes in recent times, due to the emergence of technology and the use of novel pedagogical methods. Conventional approaches, characterised by a focus on memorization and repeated grammar drills, are being replaced by dynamic and interactive methodologies that accommodate a wide range of learning preferences.

The integration of technology has emerged as a prominent transformation in the field of ESL instruction. Digital platforms, such language learning applications and online courses, provide customised learning experiences that may adjust to the unique pace and skill level of each individual learner. The utilisation of gamification is employed to transform the process of language acquisition into an enjoyable and captivating endeavour. In addition, the utilisation of online forums and virtual classrooms enables individuals to engage in real-time communication with native speakers, therefore providing them with valuable opportunities for meaningful language practise.

Content-Based Instruction (CBI) is an increasingly prominent pedagogical technique that has garnered significant attention and recognition. This approach facilitates the integration of English language acquisition with content-based instruction, so students acquire English proficiency by actively interacting with academic topics such as science, history, or literature. The implementation of contextual learning not only enhances the relevance and engagement of the language learning process, but also facilitates the organic acquisition of intricate vocabulary and concepts by students.

Task-Based Learning (TBL) places emphasis on the utilisation of language as a means to achieve certain objectives. Within Task-Based Language (TBL) classes, the conventional approach of introducing a language element followed by practise and production is substituted with the use of activities that require students to employ English in a genuine manner. This may encompass the resolution of problems, the execution of tasks, or the enactment of role-playing scenarios. These activities possess a high level of motivation and accurately reflect the usage of language in real-world contexts.

Flipped Classrooms is a pedagogical approach that combines online and in-person learning, wherein students are assigned to review instructional materials, often in the form of video courses, outside of the classroom, and subsequently participate in interactive activities during class time to consolidate their understanding. This technique facilitates increased engagement during classroom sessions and affords educators the chance to deliver focused assistance in areas requiring the greatest attention.

Cultural Immersion programmes, which involve placing students in English-speaking situations, have been demonstrated to significantly enhance language competence. This approach facilitates learners' exposure to the language within authentic contexts, fostering the acquisition of colloquial idioms and idiomatic use, which are frequently omitted in conventional instructional materials.

In summary, the contemporary approaches to ESL instruction are distinguished by a transition towards enhanced authenticity, interactivity, and individualization in the learning process. Through the use of technology and the implementation of novel pedagogical approaches, educators have enhanced capabilities to adequately equip students for practical English communication in real-life scenarios, making the learning experience more efficacious and pleasant, and at the same time recognising the cultural context meaning in the process of language acquisition.


(Available in: https://www.skylineuniversity.ac.ae/knowledge-update/from-different-corners/. Adapted.)

I. Students’ learning precedences have substantiated and pinpointed the emergence of novel pedagogic methods.

II. Flipped Classrooms foster student independence and also promote undertaking responsibility for their learning process.

III. Cultural Immersion programmes proffer great scope for native-like acquisition.

There is accuracy in what is stated in

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q896680 | Geografia, Industrialização, Geografia, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

A mineração é parte importante da história do Brasil, não só pelo ciclo do ouro do século XVIII, mas também pelo seu papel na colonização e integração de muitas regiões, na consolidação da cultura e da identidade de algumas regiões. Depois desse período, ela muda a sua base de exploração, mas continua a ser fundamental para a economia do país, deixando marcas profundas na paisagem e na cultura brasileira, sendo que seus resquícios fazem parte hoje do patrimônio mineiro. De acordo com Figueiredo et all (2018) o patrimônio mineiro (patrimônio cultural da mineração) vem aparecendo como uma nova área do conhecimento, sendo considerado um desdobramento do que se conhece como geopatrimônio. Como uma ramificação científica interdisciplinar, abarca desde a patrimonialização de prédios e equipamentos da atividade minerária interrompida em décadas passadas, até a inventariação e análise de resquícios da atividade minerária de períodos protoindustriais e pré-industriais (anteriores ao século XIX). Sobre a mineração, seus impactos econômicos, ambientais e o patrimônio mineiro, analise as afirmativas a seguir.


I. O consumo de minerais de interesse social (areia, brita, argilas, cimento) pode ser um indicador de desenvolvimento. O consumo per capita nos países periféricos, por exemplo, é significativamente inferior ao de países desenvolvidos.


II. A mineração deve ser encarada como uma forma temporária de uso do solo. A modificação do relevo causada por ela resulta na criação de novos ambientes.


III. Mineração e geoconservação possuem objetivos diferentes para com os elementos da geodiversidade.


IV. Além de fornecer matérias-primas para inúmeras atividades recorrentes, a extração mineral também é responsável por gerar o que se pode chamar de Patrimônio Mineiro.


V. “Patrimônio” pode ser entendido como coisas ou lugares que queremos manter, aproveitar ou aprender com gerações passadas, muitos aspectos do nosso ambiente cultural, e entre eles, lugares que passaram por mineração.


Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q1021958 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Inglês, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

The different natures of contents that make up a teacher’s plan equip practice, and cover distinct categories integrating reality and understanding. Some kinds of contents refer to knowing how to do things, and are straightforward connected to the possibility of building instruments by establishing ways that enable the performance of actions. Far from being mechanical and deprived from meaning, these contents constitute: key components in child development for they relate to a making decision path; command of human culture tools which are necessary to live; answers to immediate needs for the insertion in a universe that is closer; the base for conquering independence. Dispose oneself to questioning is a fundamental behavior in the learning process, the same way cooperation and respect, for example, are, as well as to learn sets of steps and systems related to essential forms of contributing to the group, ask for help, and help out. The characterization offered refers to content which is:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q896676 | Geografia, Modernização Agrícola, Geografia, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

Em uma pequena propriedade, as galinhas antes ciscavam soltas no terreiro e comiam minhocas e restos de alimento. Punham uma certa quantidade de ovos e depois iam chocá-los durante semanas, quando paravam de botar. Mas logo descobriu-se que a procriação podia ser agilizada pela chocadeira elétrica, permitindo controlar a temperatura e evitar quebra de ovos. Para não perder tempo ciscando, foram colocadas em pequenas gaiolas metálicas e alimentadas à base de ração. Logo percebeu-se que era mais produtivo separar a produção de ovos da de pintinhos. Foram separadas também da produção de matrizes (galos e galinhas). E tudo isso porque galinha comia minhocas [...]


(OLIVA, J. et all de J. Graziano da Silva: O que é questão agrária. Adaptado)


Considerando o texto, é possível afirmar que trata-se do seguinte tipo de transformação sofrida pela agricultura:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.