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Questões de Concursos Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB

Resolva questões de Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q978802 | Nutrição, Fisiologia Humana, Nutricionista, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Os processos de digestão e absorção desempenham um papel essencial no crescimento, no desenvolvimento e na manutenção da saúde. Embora muitas vezes recebam menos atenção, essas funções do sistema digestório representam a principal interface entre o ambiente externo e o meio interno do organismo. É durante a digestão que os nutrientes são liberados a partir dos alimentos ingeridos, e, por meio da absorção, esses nutrientes passam a ser disponibilizados para as diversas etapas do metabolismo que ocorrem em diferentes tecidos corporais.
Sobre o processo de digestão e absorção dos macronutrientes, assinale a alternativa INCORRETA:
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2Q975555 | Linguística, Linguística e outras ciências – Neurolinguística, Libras, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A Respeito da aprendizagem de uma primeira língua (L1) e a segunda língua (L2), analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
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3Q978652 | Português, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Texto associado.
Texto 1

'Não vou ter filhos, mas vou ter animais de estimação': por que as pessoas estão cada vez mais tomando essa decisão?

As razões por trás disso variam da falta de comprometimento ao amor pela liberdade individual, estresse econômico e até mesmo consciência social.

Perfis de Instagram dedicados exclusivamente a eles. Creches onde seus donos os deixam durante o dia como se fossem crianças no jardim de infância e hotéis onde se hospedam quando saem de férias. Terapia e treinamento para problemas comportamentais. Roupas para todos os tipos de clima, calçados para caminhada e fantasias. Muitas fantasias. Camas e móveis personalizados — às vezes, quartos inteiros. Festas de aniversário com bolos de carne magra, cortes de cabelo da moda e ensaios fotográficos profissionais. Esses são alguns dos muitos exemplos que demonstram que os animais estão desempenhando um papel cada vez mais central na vida humana e que a relação entre eles está se tornando menos de dono de animal de estimação e mais de pais e filhos. De fato, muitos jovens estão optando por eles ao invés de ter filhos.

“Outro dia estava andando na rua e vi um casal com um carrinho de bebê. Quando chegamos ao semáforo, aproveitei e olhei para fora. E tive uma surpresa. Não havia bebê nenhum, era um cachorrinho”, diz Magdalena Vera Vionnet, de Palermo, Buenos Aires.

“Na rua você vê mais carrinhos de cachorro do que de bebê. Juro, é ridículo”, acrescenta Mariana Kerestezachi.

Embora existam países e cidades onde a tendência de ter animais de estimação em vez de crianças, e tratálos como tal, é mais comum, como: Tóquio, no Japão; Milão, na Itália; e Los Angeles e Miami, nos Estados Unidos, estamos falando de um fenômeno global com milhares de adeptos, especialmente entre as gerações mais jovens. As razões por trás disso variam da falta de comprometimento ao amor pela liberdade individual, estresse econômico e até mesmo consciência social.

“Famílias multiespécies estão se tornando mais comuns”, observa Yulieth Cuadrado, terapeuta especializada em neuropsicologia. De acordo com uma pesquisa da Growth from Knowledge (GfK), a Argentina, juntamente com o México e o Brasil, está entre os países com a maior porcentagem de animais de estimação por família. De fato, segundo um estudo da Kantar, 79% dos lares argentinos têm animais de estimação e 77% os consideram membros da família.


Disponível em: https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2025/06/30/nao-vou-ter-filhosmas-vou-ter-animais-de-estimacao-por-que-as-pessoas-estao-cadavez-mais-tomando-essa-decisao.ghtml Acesso em: 30 de jun. 2025

No trecho:

“De fato, muitos jovens estão optando por eles ao invés de ter filhos.” (2º parágrafo)

A oração destacada nesse período é classificada como:

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4Q975593 | Matemática, Geometria Analítica, Matemática, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A empresa Conecta+ Telecom instalou uma torre de sinal em um terreno plano, cuja localização foi marcada na planta por meio das coordenadas (3,−2), em um sistema cartesiano. Para garantir a cobertura ideal, a área de alcance da torre é definida por uma circunferência de raio 5 unidades, centrada exatamente nesse ponto.

• Um técnico precisa verificar se o ponto P = (7,1) está dentro da área de cobertura do sinal.
• Com base nessas informações, é correto afirmar que o ponto P:
• O ponto P está dentro da circunferência, pois a distância do ponto ao centro é maior que 5 unidades.
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5Q975553 | Legislação Federal, Libras, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A respeito da Lei nº 10.436, ne 24 de Abril ne 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, analise os itens a seguir:

I. É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de expressão a ela associados.

II. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical, própria constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

III. Deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais - Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.

IV. As instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência

V. Parágrafo único. A Língua Brasileira de Sinais - Libras não poderá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa.


Estão CORRETOS:
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6Q978837 | Pedagogia, Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A respeito dos Jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem, analise as alternativas a seguir:

I. As brincadeiras estabelecem a relação entre o mundo interno do individuo - imaginação, fantasia, símbolos - e o mundo externo - realidade compartilhada com os outros. Ao mesmo tempo, as crianças, ao brincarem, vão criando condições de separarem esses dois mundos e de adquirirem o domínio sobre eles.
II. Através da brincadeira, a criança se apropria da realidade, criando um espaço de aprendizagem em que possa expressar, de modo simbólico, suas fantasias, desejos, medos, sentimentos, sexualidade e agressividade.
III. Nos jogos, a criança começa a estabelecer e entender regras constituídas por si e/ ou pelo grupo. Desse modo, estará elaborando e resolvendo conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de entender pontos de vista diferentes do seu ou de fazer-se entender e de coordenar o seu ponto de vista com o do outro.
IV. Os jogos e as brincadeiras ajudam as crianças a vivenciarem regras preestabelecidas. Elas aprendem a esperar a sua vez e também a ganhar e perder. E com isso, incentivam a autoavaliação da criança, que poderá constatar por si mesma os avanços que écapaz de realizar, fortalecendo assim sua autoestima.
V. O lúdico tem caráter de controle e subversão da ordem que contrapõe a lógica da produtividade; indica pistas para definição de papéis éticos e da cultura humana de forma objetiva.

Estão CORRETOS:
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7Q978793 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

O controle sanitário de enfermidades infecciosas de alto impacto na saúde animal e na saúde pública envolve estratégias de vacinação, produção de antígenos diagnósticos e aplicação de soros hiperimunes. A atuação do médico veterinário nesse contexto exige conhecimento técnico sobre os agentes etiológicos, os mecanismos imunológicos envolvidos e as medidas preventivas adotadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com foco em doenças como a brucelose, raiva, peste suína, micoplasmose e doença de Newcastle, entre outras.
Associe as doenças listadas às suas características e aplicações em programas sanitários:

1. Vacinação de rotina obrigatória em cães e animais de produção; vírus neurotrópico, com transmissão por mordedura.
2. Bactéria do gênero Brucella, de importância zoonótica; o controle inclui vacinação de bezerras com cepa B19.
3. Vírus de aves de alta transmissibilidade, com sinais respiratórios e nervosos, controlado com vacina viva ou inativada.
4. Doença bacteriana crônica que compromete o trato respiratório de aves, causada por Mycoplasma gallisepticum.
5. Enfermidade viral de suínos, de notificação obrigatória e erradicada no Brasil, mas com vigilância constante.

( ) Doença de Newcastle ( ) Brucelose ( ) Peste suína clássica ( ) Micoplasmose aviária ( ) Raiva

Assinale a sequência CORRETA:
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8Q978841 | Biologia, Ciências, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

O Sistema nervoso é formado por um conjunto de órgãos e estruturas do corpo humano responsável por captar, interpretar e responder estímulos internos e externos. É um dos sistemas mais importantes porque controla os outros sistemas fisiológicos, como o respiratório, cardíaco, digestório, urinário, entre outros. Também comanda todos os movimentos corporais, voluntários e involuntários. Além de perceber e reagir a situações externas ao corpo, que estejam acontecendo no ambiente onde a pessoa está. É graças ao sistema nervoso que as pessoas são capazes de identificar quando estão com fome ou vontade de usar o banheiro (estímulos internos). O nosso corpo como assim como a nossa própria mente são regulados pelo cérebro e por todas as conexões que ele mesmo contém. O sistema nervoso é encarregado de conduzir sinais entre os neurônios e coordenar, assim, todas as ações do corpo. O sistema nervoso humano pode ser dividido em duas grandes partes: o sistema nervoso central (SNC), formado pelo cérebro e pelos órgãos próximos a este, e o sistema nervoso periférico (SNP), formado pelos nervos e neurônios que se encontram fora do SNC.

Sobre o sistema nervoso, assinale a alternativa CORRETA.
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9Q978746 | Economia, Desenvolvimento e Crescimento Econômico, Auditor Fiscal, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A Paraíba se destaca no cenário econômico de 2025 com a segunda maior expansão industrial do Nordeste (4,4%) e o terceiro do Brasil, com um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) estimado em 3,4%, acima das médias nacional (1,9%) e regional (2,7%), segundo o estudo da Resenha Regional de Assessoramento Econômico do Banco do Brasil, atualizado no último dia 30.
O desempenho é impulsionado pela força do setor da(o):
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10Q978820 | Geografia, Regionalização Brasileira, Geografia, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A Paraíba é um estado com notável diversidade natural, possuindo relevo que inclui planícies litorâneas, depressões e planalto da Borborema. Essa configuração topográfica influencia diretamente seus tipos de clima, que variam entre litoral úmido e interior semiárido. Com base nisso, julgue as assertivas:

I. A Paraíba é um dos estados brasileiros que formam a região Nordeste do Brasil. Situado entre o Ceará, o Rio Grande do Norte e Pernambuco, o estado é composto pelas formas de relevo que caracterizam a Depressão Sertaneja e o Planalto da Borborema, além da planície litorânea a leste.

II. A economia paraibana é liderada pelo setor terciário, seguido da indústria, sobretudo da construção civil e da produção de couros e de calçados. Na agricultura, a cana-de-açúcar se sobressai.

III. Dois tipos climáticos são predominantes na Paraíba: o semiárido, que se distribui na porção ocidental do estado, e o tropical quente e úmido, que se concentra principalmente nas regiões próximas ao litoral.

IV. A Paraíba está inserida em três unidades morfológicas. A primeira delas, que corresponde às terras ocidentais, é a Depressão Sertaneja. A segunda é o Planalto da Borborema, que se estende pela porção leste do estado e por uma faixa litorânea próxima ao Rio Grande do Norte.

Estão CORRETAS:
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11Q978655 | Literatura, Escolas Literárias, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Texto associado.

Texto 2


Na hora do lobo

Quando um homem consome a madrugada

rabiscando umas folhas de papel

e ele sabe que a vida é tonelada

oscilando na ponta de um cordel;

ele sabe que o fim de toda estrada

não desagua no inferno nem no céu,

e ele pensa na feira, na empregada,

água e luz, condomínio e aluguel;

Quando um homem fatiga a voz cansada

com palavras da Torre de Babel

e ele entende que a coisa mais amada

se transmuda na coisa mais cruel;

Quando a taça em que bebe está quebrada,

tanto vidro a boiar em tanto fel

e no peito uma dor desatinada

essa dor que é tão nítida e fiel;

Quando um homem de boca tão calada

sente a mente girar num carrossel,

ele escreve através da madrugada

com cuidados de abelha que faz mel:

sua vida, talvez, foi destinada

a salvar estas folhas de papel.

Braulio Tavares, O homem artificial

O poema “Na hora do lobo”, de Bráulio Tavares, apresenta uma construção lírica que:
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12Q975585 | Matemática, Matemática, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Durante uma campanha publicitária, uma montadora decidiu personalizar modelos de veículos com placas comemorativas formadas pela palavra "MOTORAR", onde cada placa exibe uma permutação das letras dessa palavra. Por uma questão estética, não são permitidas placas com a mesma sequência de letras.

Sabendo que a palavra "MOTORAR" possui letras repetidas, o número de placas distintas que podem ser formadas é:
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13Q978674 | Direito Sanitário, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Com base no Art. 5º da Portaria GM/MS nº 1.526, de 11 de outubro de 2023, que institui Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência (PNAISPD), são diretrizes que regem a PNAISPD:

I. Oferta do cuidado integral à pessoa com deficiência sob a perspectiva interseccional em saúde, com foco na funcionalidade, sob a lógica das Redes de Atenção à Saúde (RAS) e de base territorial;

II. Desenvolvimento de ações intersetoriais visando a promoção dos direitos humanos, a inclusão social e o pleno exercício da cidadania.

III. Promoção da acessibilidade em suas diferentes dimensões.

IV. Estímulo à autonomia da pessoa com deficiência.

V. Enfrentamento ao capacitismo e às distintas formas de violência.

VI. Gestão interfederativa das ações de saúde voltadas à pessoa com deficiência.


Estão CORRETOS:
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14Q978744 | Direito Tributário, Tributos Federais, Auditor Fiscal, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Impostos federais são responsáveis por cerca de 60% (sessenta por cento) do total das arrecadações de impostos no país, sendo os que existem em maior quantidade e também são os mais reconhecidos por suas siglas. Em geral seu destino é a manutenção do Governo Federal.
São Impostos Federais, entre outros, EXCETO:
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15Q978807 | Nutrição, Gestão de Qualidade em Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

No contexto da elaboração e gestão de cardápios institucionais, a prática nutricional requer a integração de múltiplos aspectos técnicos, logísticos e qualitativos para garantir a adequação nutricional, aceitabilidade e viabilidade operacional. Considerando os processos de planejamento, execução e avaliação de cardápios, avalie as afirmativas abaixo:

I. O planejamento de cardápios deve priorizar exclusivamente o atendimento às necessidades nutricionais dos usuários, dispensando a análise das preferências culturais e sensoriais, visto que a adequação técnica garante a efetividade dietética.

II. A execução do cardápio deve considerar o controle rigoroso dos padrões de qualidade e higiene durante o preparo dos alimentos, pois a segurança alimentar é um componente imprescindível para o sucesso da alimentação institucional.

III. A avaliação do cardápio pode ser realizada por meio da análise da aceitação sensorial, do custo-benefício e do impacto nutricional, sendo necessária a coletade dados sistematizada para subsidiar ajustes contínuos que atendam às demandas do público atendido.

IV. A flexibilidade na execução do cardápio, como a substituição de preparações previstas, deve ser evitada para não comprometer a uniformidade nutricional planejada, mesmo diante de limitações na disponibilidade de insumos ou demandas específicas dos usuários.

V. A incorporação de alimentos regionais e sazonais no cardápio contribui para a valorização da cultura alimentar local, além de otimizar o custo e a qualidade nutricional, sendo recomendada em todas as situações, independentemente do perfil da população atendida.


Assinale a alternativa CORRETA:
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16Q975556 | Pedagogia, Libras, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

São as estruturas no processo de aquisição e Desenvolvimento da Linguagem, analise os itens a seguir:

I. COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL: desde muito cedo já pode ser observada, como as variações do tônus (contração/descontração muscular) entre a mãe e o bebê, o olho no olho, as expressões faciais.

II. PRODUÇÃO DOS SONS: os primeiros fonemas da língua são aqueles produzidos com os lábios, como /b/ /m/ /p/. Logo depois surgem /n/ /t/ /l/ , e, em seguida, /d/ /c/ /f/ /s/ e /g/ /v/ /z/ /R/ /ch/ /j/. Só mais tarde observamos a produção adequada de alguns fonemas como /lh/ /nh/ /r/.

III.ESTRUTURA DAS SÍLABAS: as formações silábicas mais simples são consoante-vogal (CV), como PA, LO, etc; ao se inverter essa ordem (vogalconsoante), já se tornam um pouco mais difíceis, como AR, US, etc. Quanto maiores, mais difíceis se tornam.

IV. ESTRUTURA DE FRASES: inicialmente as crianças usam uma única palavra funcionando com frase. Mais tarde, surgem as frases telegráficas, com duas palavras em média. As frases vão se alongando, passando a ter cada vez mais elementos. A complexidade também aumenta e surgem possibilidades de compreender e expressar frases em outras ordenações, como a voz passiva.

V. DIÁLOGO: até atingir a capacidade de estabelecer um diálogo (com) alguém, a criança passa por fases em que depende do adulto para que o mesmo sejapossível. Em um primeiro momento, os adultos tentam adivinhar o que significam as produções pouco compreensíveis da criança (especularidade). Esta fase inicial acontece quando a criança começa a emitir sons e sílabas que podem ser compreendidas como palavras.


Estão CORRETOS:
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17Q978653 | Português, Assistente Social, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Texto associado.

Texto 2


Na hora do lobo

Quando um homem consome a madrugada

rabiscando umas folhas de papel

e ele sabe que a vida é tonelada

oscilando na ponta de um cordel;

ele sabe que o fim de toda estrada

não desagua no inferno nem no céu,

e ele pensa na feira, na empregada,

água e luz, condomínio e aluguel;

Quando um homem fatiga a voz cansada

com palavras da Torre de Babel

e ele entende que a coisa mais amada

se transmuda na coisa mais cruel;

Quando a taça em que bebe está quebrada,

tanto vidro a boiar em tanto fel

e no peito uma dor desatinada

essa dor que é tão nítida e fiel;

Quando um homem de boca tão calada

sente a mente girar num carrossel,

ele escreve através da madrugada

com cuidados de abelha que faz mel:

sua vida, talvez, foi destinada

a salvar estas folhas de papel.

Braulio Tavares, O homem artificial

Nos dois últimos versos da segunda estrofe temos uma figura de linguagem chamada de:
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18Q978740 | História, Auditor Fiscal, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

No período de 1939-1943, o município de São João do Rio do Peixe é constituído dos distritos:
Assinale V para as alternativas VERDADEIRAS e F para as FALSAS:

( )Pilões. ( )Canaã. ( )Rochedos. ( )Antenor Navarro. ( )Sossego.

A sequência CORRETA é:
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19Q978791 | Veterinária, Patologia Clínica Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A atuação clínica do médico veterinário requer habilidades em propedêutica e interpretação de exames complementares, como hemograma, bioquímica sérica, urinálise, exames de imagem e testes específicos, os quais auxiliam no diagnóstico diferencial e no planejamento terapêutico. A análise correta dos parâmetros laboratoriais, associada ao exame físico e à história clínica, é essencial para uma conduta segura e precisa. A interpretação isolada de resultados pode levar a erros diagnósticos, reforçando a importância da avaliação conjunta e criteriosa das informações.
Sobre a interpretação de exames complementares em Medicina Veterinária, analise as afirmativas abaixo e marque V para VERDADEIRO ou F para FALSO:

(   ) A presença de leucocitose com desvio à esquerda no hemograma geralmente indica um processo inflamatório agudo.
(   ) Valores elevados de ureia e creatinina séricas sempre indicam insuficiência renal grave.
(   ) A hipoalbuminemia pode ser observada em casos de perda proteica intestinal, doença hepática ou nefropatia.
(   ) A radiografia torácica é útil apenas para avaliação pulmonar e não tem utilidade na investigação cardíaca.


Assinale a sequência CORRETA:
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20Q978805 | Nutrição, Educação Nutricional, Nutricionista, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A educação nutricional, enquanto estratégia promotora da saúde, deve articular múltiplos elementos conceituais e pragmáticos para ser efetiva.
Considerando os princípios e objetivos que regem essa prática, analise as afirmativas abaixo:

I. A educação nutricional limita-se à transmissão de informações científicas sobre nutrientes e dietas, pois sua eficácia depende exclusivamente do conhecimento técnico repassado ao indivíduo.

II. A autonomia do indivíduo é um princípio central da educação nutricional, implicando em ações que potencializem a capacidade crítica e a tomada de decisões conscientes diante das escolhas alimentares, respeitando contextos culturais e socioeconômicos.

III. A promoção da segurança alimentar e nutricional no âmbito comunitário é um objetivo primordial da educação nutricional, o que exige integração com políticas públicas e intersetoriais para a redução das desigualdades alimentares.

IV. A acessibilidade do conteúdo educativo é secundária, desde que o rigor científico e a tecnicidade das informações sejam preservados, garantindo assim a qualidade do processo educacional.

V. O envolvimento ativo do público-alvo caracteriza um dos princípios da educação nutricional, visto que a participação contribui para a internalização dos conceitos e a efetiva mudança de comportamento alimentar.

Assinale a alternativa CORRETA:
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