Questões de Concursos Prefeitura de São João Nepomuceno MG

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1Q895232 | Pedagogia, Multiculturalismo e Educação, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

O multiculturalismo parte do princípio de que não há culturas atrasadas ou evoluídas. Há culturas, e elas estão ligadas a como os grupos habitam um território, como criam valores e significados que dão sentido à vida. Nesse processo de construção de uma educação multicultural, a criação de pontes com os grupos considerados “diferentes” é fundamental, visto que a educação multicultural se realiza a partir da interculturalidade, que investe no diálogo entre as culturas.

(Candau, 2008.)

Sobre o exposto e, ainda, considerando que as relações entre educação e cultura provocam os docentes a situar-se diante das questões colocadas pelo multiculturalismo no âmbito planetário e de cada uma das realidades nacionais e locais, são ações corretas da escola, EXCETO:
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2Q895233 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Carla é professora de uma escola de ensino fundamental I e tem trabalhado com sua turma de 2º ano ao longo do último bimestre sobre os conceitos de adição e subtração de números até 100. Ela utilizou diversas abordagens e atividades, incluindo jogos, exercícios em grupo, e resolução de problemas práticos, para garantir que os alunos compreendam os conceitos. Para encerrar o bimestre, Carla decidiu aplicar uma avaliação para verificar o aprendizado dos alunos e determinar quais ainda precisam de apoio adicional. No dia da avaliação, Carla distribui as provas para os alunos e explica calmamente as instruções. Ela lembra os alunos da importância de ler cada questão com atenção e fazer o seu melhor. A prova contém 10 questões entre objetivas e subjetivas para avaliar diferentes habilidades. Após corrigir as provas, a professora analisa os resultados para identificar padrões de erro e alunos que necessitam de reforço. Sobre a situação hipotética apresentada, infere-se que a professora utilizou a modalidade de avaliação:
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3Q895234 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Desde o século XVIII, a concepção de criança vem sendo modificada lentamente. Em documentos legais atuais no nosso país, a criança é considerada como um ser sócio-histórico e de direitos. No que concerne à concepção de criança na interface com a educação, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN, nº 9.394/1996), que dispõe sobre a educação brasileira, também veio reafirmar o que preconiza a Constituição Federal com relação aos direitos básicos da criança e o seu atendimento.

(Alves; Ribeiro, 2021, p. 131.)

Em relação à concepção de criança e infância, assinale a afirmativa correta.
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4Q895235 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

A reivindicação pela articulação da educação e do cuidado na educação infantil caracteriza-se como um processo histórico que visou garantir, enquanto afirmação conceitual, um lugar para além da guarda e assistência social.
(Brasil, MEC, 2009, p. 68.)


Analise os itens a seguir.

I. O ato de cuidar ultrapassa processos ligados à proteção e ao atendimento das necessidades físicas de alimentação, repouso, higiene, conforto e prevenção da dor.

II. Cuidar e educar significa afirmar na educação infantil a dimensão de defesa dos direitos das crianças, não somente aqueles vinculados à proteção da vida, à participação social, cultural e política, mas também aos direitos universais de aprender a sonhar, duvidar, pensar, fingir, a não saber, a silenciar, a rir e movimentar-se.

III. O ato de cuidar refere-se a colocar-se em escuta às necessidades, aos desejos e inquietações; supõe encorajar e conter ações no coletivo, solicita apoiar a criança em seus devaneios e desafios, requer interpretação do sentido singular de suas conquistas no grupo, implica também aceitar a lógica das crianças em suas opções e tentativas de explorar movimentos no mundo.

IV. Educar refere-se ao total cumprimento do currículo escolar prescrito como forma instrucional e deve ser realizado exclusivamente pelos professores, que não se preocupam com o cuidar, atividade realizada estritamente pelo auxiliar ou profissional correspondente.


Está correto o que se afirma em
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5Q895236 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino parte do pressuposto da própria natureza da escola comum, segundo a qual todos os meninos e meninas de uma comunidade têm o direito de estudar juntos na mesma escola. É importante ressaltar que a escola não pode pedir requisitos, não pode selecionar as crianças para realizar a matrícula.

(Brasil – RCNEI, vol. I, p. 23.)

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) prevê alguns pressupostos para a construção de uma escola inclusiva. Assinale a afirmativa que está INCORRETA quanto a esses pressupostos.
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6Q895237 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

A organização curricular da educação infantil na BNCC está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural.
(MEC, BNCC, 2018, p. 32.)

Analise o contexto a seguir.

O Nepopó é feito de histórias, é feito de gente. É o resultado do esforço de um povo apaixonado pela arte. Desde 2006, no feriado prolongado de Corpus Christi, São João Nepomuceno se torna palco de grandes espetáculos.

(Nepopó, 2023.)

Certa professora leva a turma para participar do festival e assistir a uma peça teatral realizada por artistas locais. No trajeto entre a escola e o festival, que é feito a pé, as crianças vão observando a paisagem da cidade e, intencionalmente, a professora faz perguntas e comentários sobre a vida na cidade em que moram. Após o teatro, a turma participa de uma oficina teatral, onde inventam personagens e representam histórias que conhecem e também que aprendem no momento, além de uma conversa com um artista local que conta como é ser artista de teatro e convida as crianças a aprenderem mais sobre essa arte respondendo a todas as perguntas dos pequenos curiosos. Os campos de experiência da educação infantil experenciados na atividade são:
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7Q895238 | Pedagogia, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Quando consideramos a formação integral da criança, é imprescindível tratar da atividade de brincar, recurso que caracteriza o modo de ação na infância. É por meio do brincar que a criança marca o seu lugar no mundo e interage com os outros construindo suas relações sociais.

(Couto; Couto; Brunherotti, 2019, p. 52.)

Sobre a brincadeira na educação infantil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O brincar pode ensinar muito sobre o modo como a criança aprende, o que é essencial para que o educador compreenda como pode ensinar.

( ) Quando o professor utiliza das brincadeiras e jogos, ele está trabalhando com regras, o que é essencial para ensinar sobre a socialização, já que para interagir com o outro é preciso respeitar o espaço dele.

( ) Do ponto de vista da aprendizagem, é interessante diversificar as brincadeiras, proporcionando novos desafios à criança evitando repetir a brincadeira mesmo quando ela insistir.

( ) O brincar, na primeira infância, deve estar presente como uma atividade conduzida pelos professores para inserir a criança no mundo imaginário e promover o desenvolvimento de habilidades.


A sequência está correta em
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8Q895239 | Pedagogia, PCN's, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) auxiliam o professor na tarefa de reflexão e discussão de aspectos do cotidiano da prática pedagógica, a serem transformados continuamente pelo professor. Dada a abrangência dos assuntos abordados e a forma como estão organizados, os PCNs podem ser utilizados com objetivos diferentes, de acordo com a necessidade de cada realidade e de cada momento.

(Brasil – MEC, 1997.)

Analise o contexto apresentado a seguir.
A professora Júlia, do grupo 4, trouxe para sua roda de conversa, no início da aula, uma questão social do bairro: mosquitos. Era verão e havia muitos mosquitos no bairro, consequentemente, na escola. A professora então perguntou: quem viu mosquito em casa? E cada criança tinha um fato pra contar, desde as providências que as famílias tomavam para eliminar os mosquitos, até relatos de alergias, coceiras sem fim, entre outros. Ela então perguntou se elas sabiam como acabar com os mosquitos em todas as casas. As crianças falaram diversas coisas e a professora pôde, então, identificar qual o conhecimento que elas possuíam acerca do tema. A partir de então, ela organizou uma pesquisa sobre o assunto. Convidou uma pessoa da Secretaria de Saúde para explicar como os mosquitos se reproduzem, o que cada família pode fazer, o que a Prefeitura deve fazer e o que está fazendo. O palestrante também falou sobre as doenças que mosquitos trazem. Além disso, Júlia sugeriu uma aula de campo pelo entorno da escola para verificar possíveis focos de mosquito. Finalizaram o pequeno projeto com uma aula que as crianças organizaram e ministraram para suas famílias e convidados (sob a coordenação e intervenção da professora), explicando tudo o que aprenderam e como devem fazer para não aumentar a quantidade de mosquitos em sua casa e também na escola, entre outras questões. Mostraram cartazes com imagens e fotos que fizeram durante o projeto. A professora escreveu no material o que os alunos ditaram para ela.


Considerando o exposto, é possível afirmar que o trabalho:
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9Q895240 | Pedagogia, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

As escolas de educação infantil ocupam um papel importante na transmissão da cultura oral nas sociedades letradas. Sobre a leitura e a oralidade na educação infantil, assinale a afirmativa correta.
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10Q895241 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Reconhece-se a pluralidade de infâncias e, compreendendo a criança como sujeito histórico e social, atribui-se importância à educação infantil como lugar de experiência e produção de sentidos, lançando novos olhares e sentidos sobre o ser criança e sobre as relações sociais.
(Lazarotto; Bernardi, 2021, p. 2.)

Sobre o olhar da criança na história, assinale a afirmativa correta.
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11Q895242 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Os procedimentos criados pelas instituições de educação infantil para avaliação do trabalho pedagógico e das conquistas das crianças devem ter como meta, de acordo com Parecer CNE/CEB nº 20/2009: servir de instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica na busca de melhores caminhos para orientar as aprendizagens das crianças.

(Ribeiro, 2018, p. 224.)

De acordo com a avaliação da aprendizagem na educação infantil, assinale a afirmativa correta.
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12Q895243 | Pedagogia, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

A formação de professores para a educação infantil é (ou deveria ser) entendida como um processo permanente, que acontece dentro e fora da escola, articulando conhecimentos formalmente estruturados e saberes adquiridos com a prática, pois, para atuar nessa etapa de ensino, é fundamental articular a teoria e a prática no sentido de entender quem são as crianças, os modos como elas se desenvolvem e se constituem enquanto sujeitos.

(Oresten; Vieira; 2022, p. 335.)

Sobre a profissão docente na educação infantil, assinale a afirmativa INCORRETA.
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13Q884021 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Antônia, 48 anos de idade, foi levada ao pronto-socorro após sentir um desconforto súbito no peito e vertigem enquanto preparava o jantar. Ela não possui histórico de doenças anteriores e não faz uso de nenhuma medicação. Na avaliação inicial, o técnico de enfermagem registrou os seguintes sinais vitais: frequência cardíaca de 49 bpm, pressão arterial de 110 x 60 mmHg, frequência respiratória de 18 rpm e temperatura axilar de 36,3°C. Considerando os sinais vitais coletados, pode-se afirmar que Antônia está:
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14Q884022 | Enfermagem, Cálculo de Solução e Medicamentos, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Um técnico de enfermagem é responsável pelo preparo e administração de medicações em uma unidade de saúde. O médico prescreveu 750 mg de Ceftriaxona intravenosa (IV) para um paciente adulto. A medicação disponível na farmácia da instituição é um frasco-ampola contendo Ceftriaxona 1 g em 10 mL de diluente. Ele deve preparar a dose correta de 750 mg. Qual é a quantidade de solução de Ceftriaxona 1 g/10 mL a ser aspirarada para obter a dose prescrita de 750 mg?
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15Q884023 | Enfermagem, Doenças Respiratórias, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Durante a higienização corporal e mobilização de um paciente acamado, é crucial implementar um conjunto de práticas para prevenir várias complicações, como lesões por pressão, Trombose Venosa Profunda (TVP) e problemas respiratórios. Qual das seguintes combinações de práticas é mais abrangente para prevenir tais complicações?
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16Q884024 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Na prática de controle de infecções em ambientes de serviços de saúde, é fundamental classificar os artigos utilizados conforme o risco de causar infecções e seu potencial de contaminação. Qual das seguintes classificações é a mais adequada para os artigos em saúde?
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17Q884025 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

O Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil foi instituído pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pelas Leis nº 8.080/1990 e nº 8.142/1990. O SUS se estrutura em princípios e diretrizes que visam garantir o direito à saúde para todos os cidadãos brasileiros. Com base nesses princípios, assinale a afirmativa correta.
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18Q884026 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Certo paciente internado com insuficiência cardíaca está apresentando sinais de piora clínica. O técnico de enfermagem deverá registrar essas observações no prontuário do paciente. Assinale a afirmativa que descreve a melhor maneira de realizar esse registro.
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19Q884027 | Enfermagem, Lei do Exercício Profissional de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Maria é técnica de enfermagem e trabalha em um hospital público. Durante o plantão, se depara com uma situação em que precisa decidir sobre a administração de um medicamento intravenoso que não está claramente prescrito pelo médico. De acordo com o Decreto nº 94.406/1987, que regulamenta a profissão de técnico de enfermagem, como Maria deverá proceder nessa situação?
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20Q884028 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Com o aumento da utilização de dispositivos invasivos, como cateteres intravenosos, nos cuidados hospitalares, a prevenção de infecções hospitalares se torna uma prioridade crucial para a equipe de saúde. A correta inserção e manutenção desses dispositivos são fundamentais para evitar complicações para os pacientes. Qual medida contribui mais efetivamente para a prevenção de infecções hospitalares durante os procedimentos cirúrgicos?
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