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Questões de Concursos Prefeitura de São João Nepomuceno MG

Resolva questões de Prefeitura de São João Nepomuceno MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q871062 | Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Sobre o funcionamento da Câmara Municipal de São João Nepomuceno, à Luz da Lei Orgânica Municipal, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Cada Legislatura terá duração de quatro anos, correspondendo cada ano a uma Sessão Legislativa, que se desenvolverá sempre de 1º de janeiro a 30 de junho e de 20 de julho a 20 de dezembro, independentemente de convocação.

( ) As reuniões ordinárias da Câmara Municipal ocorrerão sempre na primeira terça-feira de cada mês, independentemente de convocação.

( ) As reuniões ordinárias, quando recaírem em feriados ou ponto facultativo, deverão ser realizadas entre dois dias úteis imediatamente anteriores ou posteriores.

( ) A Câmara Municipal de São João Nepomuceno se reunirá em sessões preparatórias, ordinárias, extraordinárias, solenes e itinerantes.

A sequência está correta em
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2Q895239 | Pedagogia, PCN's, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) auxiliam o professor na tarefa de reflexão e discussão de aspectos do cotidiano da prática pedagógica, a serem transformados continuamente pelo professor. Dada a abrangência dos assuntos abordados e a forma como estão organizados, os PCNs podem ser utilizados com objetivos diferentes, de acordo com a necessidade de cada realidade e de cada momento.

(Brasil – MEC, 1997.)

Analise o contexto apresentado a seguir.
A professora Júlia, do grupo 4, trouxe para sua roda de conversa, no início da aula, uma questão social do bairro: mosquitos. Era verão e havia muitos mosquitos no bairro, consequentemente, na escola. A professora então perguntou: quem viu mosquito em casa? E cada criança tinha um fato pra contar, desde as providências que as famílias tomavam para eliminar os mosquitos, até relatos de alergias, coceiras sem fim, entre outros. Ela então perguntou se elas sabiam como acabar com os mosquitos em todas as casas. As crianças falaram diversas coisas e a professora pôde, então, identificar qual o conhecimento que elas possuíam acerca do tema. A partir de então, ela organizou uma pesquisa sobre o assunto. Convidou uma pessoa da Secretaria de Saúde para explicar como os mosquitos se reproduzem, o que cada família pode fazer, o que a Prefeitura deve fazer e o que está fazendo. O palestrante também falou sobre as doenças que mosquitos trazem. Além disso, Júlia sugeriu uma aula de campo pelo entorno da escola para verificar possíveis focos de mosquito. Finalizaram o pequeno projeto com uma aula que as crianças organizaram e ministraram para suas famílias e convidados (sob a coordenação e intervenção da professora), explicando tudo o que aprenderam e como devem fazer para não aumentar a quantidade de mosquitos em sua casa e também na escola, entre outras questões. Mostraram cartazes com imagens e fotos que fizeram durante o projeto. A professora escreveu no material o que os alunos ditaram para ela.


Considerando o exposto, é possível afirmar que o trabalho:
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4Q871061 | Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Sobre as vedações ao Município estabelecidas na Lei Orgânica Municipal, é correto afirmar que:
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5Q871060 | Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

O Município, hipoteticamente, vem enfrentando uma crise financeira, sendo incapaz de arcar com todos os seus compromissos financeiros. Diante de tal situação, o Sr. Prefeito resolve estabelecer o aumento nas alíquotas de IPTU, para aquele ano, sem, contudo, observar os trâmites e determinações legais estabelecidos para tal aumento, sem a edição de uma lei que majorasse tal imposto. Considerando a situação narrada e o que determina a Lei Orgânica Municipal, estamos diante de:
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6Q895233 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Carla é professora de uma escola de ensino fundamental I e tem trabalhado com sua turma de 2º ano ao longo do último bimestre sobre os conceitos de adição e subtração de números até 100. Ela utilizou diversas abordagens e atividades, incluindo jogos, exercícios em grupo, e resolução de problemas práticos, para garantir que os alunos compreendam os conceitos. Para encerrar o bimestre, Carla decidiu aplicar uma avaliação para verificar o aprendizado dos alunos e determinar quais ainda precisam de apoio adicional. No dia da avaliação, Carla distribui as provas para os alunos e explica calmamente as instruções. Ela lembra os alunos da importância de ler cada questão com atenção e fazer o seu melhor. A prova contém 10 questões entre objetivas e subjetivas para avaliar diferentes habilidades. Após corrigir as provas, a professora analisa os resultados para identificar padrões de erro e alunos que necessitam de reforço. Sobre a situação hipotética apresentada, infere-se que a professora utilizou a modalidade de avaliação:
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7Q895232 | Pedagogia, Multiculturalismo e Educação, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

O multiculturalismo parte do princípio de que não há culturas atrasadas ou evoluídas. Há culturas, e elas estão ligadas a como os grupos habitam um território, como criam valores e significados que dão sentido à vida. Nesse processo de construção de uma educação multicultural, a criação de pontes com os grupos considerados “diferentes” é fundamental, visto que a educação multicultural se realiza a partir da interculturalidade, que investe no diálogo entre as culturas.

(Candau, 2008.)

Sobre o exposto e, ainda, considerando que as relações entre educação e cultura provocam os docentes a situar-se diante das questões colocadas pelo multiculturalismo no âmbito planetário e de cada uma das realidades nacionais e locais, são ações corretas da escola, EXCETO:
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8Q871064 | Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Compete privativamente ao Prefeito Municipal, EXCETO:
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9Q871068 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Os Indicadores de Saúde devem expressar as condições de saúde de um indivíduo ou de uma população. Quando falamos de Indicadores em Saúde no Brasil, é importante saber um pouco a respeito da Rede Interagencial de Informações para a Saúde (RIPSA), com objetivo de difundir informações a respeito da situação e tendências na saúde nos países da América Latina. Nesse caso, a incidência de sarampo, por exemplo, é considerada um indicador:
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10Q871065 | Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Jucélia, servidora pública efetiva do Município de São João Nepomuceno, foi flagrada por seu superior hierárquico fazendo as unhas durante o horário de expediente, em famoso salão de beleza da cidade. Sua chefia imediata não tinha conhecimento de tal compromisso, acreditando que Jucélia encontrava-se em trabalho externo no momento do ocorrido. Diante de tal situação, Jucélia foi:
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11Q871070 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Um caso suspeito de malária refere-se a toda pessoa residente em (ou que tenha se deslocado para) área onde haja possibilidade de transmissão de malária, no período de 8 a 30 dias anterior à data dos primeiros sintomas, e que apresente febre, acompanhada ou não dos seguintes sintomas: cefaleia, calafrios, sudorese, cansaço, mialgia; ou, toda pessoa submetida ao exame para malária durante investigação epidemiológica. Nesse sentido, a vigilância epidemiológica desempenha um papel crucial na prevenção e controle da malária, monitorando a incidência da doença e implementando estratégias eficazes para reduzir a transmissão e proteger as comunidades afetadas. São considerados objetivos da vigilância epidemiológica em relação à malária:
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12Q916321 | Português, Pronome de tratamento, Agente de Combate a Endemias, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
Feliz aniversário


A família foi pouco a pouco chegando. Os que vieram de Olaria estavam muito bem vestidos porque a visita significava ao mesmo tempo um passeio a Copacabana. A nora de Olaria apareceu de azul-marinho, com enfeite de paetês e um drapejado disfarçando a barriga sem cinta. O marido não veio por razões óbvias: não queria ver os irmãos. Mas mandara sua mulher para que nem todos os laços fossem cortados – e esta vinha com o seu melhor vestido para mostrar que não precisava de nenhum deles, acompanhada dos três filhos: duas meninas já de peito nascendo, infantilizadas em babados cor-de-rosa e anáguas engomadas, e o menino acovardado pelo terno novo e pela gravata.

Tendo Zilda – a filha com quem a aniversariante morava – disposto cadeiras unidas ao longo das paredes, como numa festa em que se vai dançar, a nora de Olaria, depois de cumprimentar com cara fechada aos de casa, aboletou-se numa das cadeiras e emudeceu, a boca em bico, mantendo sua posição de ultrajada. “Vim para não deixar de vir”, dissera ela a Zilda, e em seguida sentara-se ofendida. As duas mocinhas de cor-de-rosa e o menino, amarelos e de cabelo penteado, não sabiam bem que atitude tomar e ficaram de pé ao lado da mãe, impressionados com seu vestido azul-marinho e com os paetês.

Depois veio a nora de Ipanema com dois netos e a babá. O marido viria depois. E como Zilda – a única mulher entre os seis irmãos homens e a única que, estava decidido já havia anos, tinha espaço e tempo para alojar a aniversariante –, e como Zilda estava na cozinha a ultimar com a empregada os croquetes e sanduíches, ficaram: a nora de Olaria empertigada com seus filhos de coração inquieto ao lado; a nora de Ipanema na fila oposta das cadeiras fingindo ocupar-se com o bebê para não encarar a concunhada de Olaria; a babá ociosa e uniformizada, com a boca aberta.

E à cabeceira da mesa grande a aniversariante, que fazia hoje oitenta e nove anos.

Zilda, a dona da casa, arrumara a mesa cedo, enchera-a de guardanapos de papel colorido e copos de papelão alusivos à data, espalhara balões sugados pelo teto, em alguns dos quais estava escrito “Happy Birthday!”, em outros, “Feliz Aniversário!”. No centro havia disposto o enorme bolo açucarado. Para adiantar o expediente, enfeitara a mesa logo depois do almoço, encostara as cadeiras à parede, mandara os meninos brincar no vizinho para não desarrumar a mesa.

E, para adiantar o expediente, vestira a aniversariante logo depois do almoço. Pusera-lhe desde então a presilha em torno do pescoço e o broche, borrifara-lhe um pouco de água-de-colônia para disfarçar aquele seu cheiro de guardado – sentara-a à mesa. E desde as duas horas a aniversariante estava sentada à cabeceira da longa mesa vazia, tesa na sala silenciosa.

De vez em quando consciente dos guardanapos coloridos. Olhando curiosa um ou outro balão estremecer aos carros que passavam. E de vez em quando aquela angústia muda: quando acompanhava, fascinada e impotente, o voo da mosca em torno do bolo.


(LISPECTOR, Clarice. Extraído do livro Laços de Família, Editora Rocco – Rio de Janeiro, 1998.)
A redação de atos oficiais precisa ser exercida por meio de regras que disciplinam toda a atuação pública. Em relação ao emprego dos pronomes de tratamento, assinale a afirmativa INCORRETA.
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13Q871067 | Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Dulce, servidora pública municipal, foi colocada em disponibilidade, tendo em vista que seu cargo efetivo foi extinto. Todavia, recebia integralmente sua remuneração. Após certo período, Dulce foi convocada para retornar à atividade, em novo cargo com atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado, entrando em exercício no prazo legal. A situação vivenciada por Dulce, de retorno ao trabalho, é conhecida como:
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14Q895236 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino parte do pressuposto da própria natureza da escola comum, segundo a qual todos os meninos e meninas de uma comunidade têm o direito de estudar juntos na mesma escola. É importante ressaltar que a escola não pode pedir requisitos, não pode selecionar as crianças para realizar a matrícula.

(Brasil – RCNEI, vol. I, p. 23.)

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) prevê alguns pressupostos para a construção de uma escola inclusiva. Assinale a afirmativa que está INCORRETA quanto a esses pressupostos.
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15Q895237 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

A organização curricular da educação infantil na BNCC está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural.
(MEC, BNCC, 2018, p. 32.)

Analise o contexto a seguir.

O Nepopó é feito de histórias, é feito de gente. É o resultado do esforço de um povo apaixonado pela arte. Desde 2006, no feriado prolongado de Corpus Christi, São João Nepomuceno se torna palco de grandes espetáculos.

(Nepopó, 2023.)

Certa professora leva a turma para participar do festival e assistir a uma peça teatral realizada por artistas locais. No trajeto entre a escola e o festival, que é feito a pé, as crianças vão observando a paisagem da cidade e, intencionalmente, a professora faz perguntas e comentários sobre a vida na cidade em que moram. Após o teatro, a turma participa de uma oficina teatral, onde inventam personagens e representam histórias que conhecem e também que aprendem no momento, além de uma conversa com um artista local que conta como é ser artista de teatro e convida as crianças a aprenderem mais sobre essa arte respondendo a todas as perguntas dos pequenos curiosos. Os campos de experiência da educação infantil experenciados na atividade são:
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16Q895235 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

A reivindicação pela articulação da educação e do cuidado na educação infantil caracteriza-se como um processo histórico que visou garantir, enquanto afirmação conceitual, um lugar para além da guarda e assistência social.
(Brasil, MEC, 2009, p. 68.)


Analise os itens a seguir.

I. O ato de cuidar ultrapassa processos ligados à proteção e ao atendimento das necessidades físicas de alimentação, repouso, higiene, conforto e prevenção da dor.

II. Cuidar e educar significa afirmar na educação infantil a dimensão de defesa dos direitos das crianças, não somente aqueles vinculados à proteção da vida, à participação social, cultural e política, mas também aos direitos universais de aprender a sonhar, duvidar, pensar, fingir, a não saber, a silenciar, a rir e movimentar-se.

III. O ato de cuidar refere-se a colocar-se em escuta às necessidades, aos desejos e inquietações; supõe encorajar e conter ações no coletivo, solicita apoiar a criança em seus devaneios e desafios, requer interpretação do sentido singular de suas conquistas no grupo, implica também aceitar a lógica das crianças em suas opções e tentativas de explorar movimentos no mundo.

IV. Educar refere-se ao total cumprimento do currículo escolar prescrito como forma instrucional e deve ser realizado exclusivamente pelos professores, que não se preocupam com o cuidar, atividade realizada estritamente pelo auxiliar ou profissional correspondente.


Está correto o que se afirma em
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17Q895240 | Pedagogia, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

As escolas de educação infantil ocupam um papel importante na transmissão da cultura oral nas sociedades letradas. Sobre a leitura e a oralidade na educação infantil, assinale a afirmativa correta.
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18Q895238 | Pedagogia, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Quando consideramos a formação integral da criança, é imprescindível tratar da atividade de brincar, recurso que caracteriza o modo de ação na infância. É por meio do brincar que a criança marca o seu lugar no mundo e interage com os outros construindo suas relações sociais.

(Couto; Couto; Brunherotti, 2019, p. 52.)

Sobre a brincadeira na educação infantil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O brincar pode ensinar muito sobre o modo como a criança aprende, o que é essencial para que o educador compreenda como pode ensinar.

( ) Quando o professor utiliza das brincadeiras e jogos, ele está trabalhando com regras, o que é essencial para ensinar sobre a socialização, já que para interagir com o outro é preciso respeitar o espaço dele.

( ) Do ponto de vista da aprendizagem, é interessante diversificar as brincadeiras, proporcionando novos desafios à criança evitando repetir a brincadeira mesmo quando ela insistir.

( ) O brincar, na primeira infância, deve estar presente como uma atividade conduzida pelos professores para inserir a criança no mundo imaginário e promover o desenvolvimento de habilidades.


A sequência está correta em
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19Q895241 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Reconhece-se a pluralidade de infâncias e, compreendendo a criança como sujeito histórico e social, atribui-se importância à educação infantil como lugar de experiência e produção de sentidos, lançando novos olhares e sentidos sobre o ser criança e sobre as relações sociais.
(Lazarotto; Bernardi, 2021, p. 2.)

Sobre o olhar da criança na história, assinale a afirmativa correta.
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20Q871057 | Direito Digital, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Considerando o disposto na Lei Geral de Proteção de Dados – Lei nº 13.709/2018, a sua aplicabilidade e o tratamento de dados pessoais somente poderá ser realizado na seguinte hipótese:
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