Questões de Concursos Prefeitura de São Lourenço da Mata PE

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

2 Q877584 | Raciocínio Lógico, Proposições Simples e Compostas e Operadores Lógicos, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

Se "p → q ∨ r" é falso, então
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3 Q905797 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Professor Multidisciplinar para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

De acordo com Art. 56 do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental devem comunicar ao Conselho Tutelar os casos de:

I. elevados níveis de repetência.
II. maus-tratos envolvendo seus alunos.
III. reiteração de faltas injustificadas e evasão escolar, esgotados os recursos escolares.
IV. reiteração de casos de mau comportamento do aluno, esgotados os recursos escolares.

De acordo com o ECA, os casos que, de fato, devem ser comunicados ao Conselho Tutelar são os apresentados em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4 Q905798 | Pedagogia, Professor Multidisciplinar para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O Art. 32 da Lei complementar n.° 001/2024 – Plano de Carreira do Magistério da Rede Municipal de Ensino de São Lourenço da Mata – é reservado exclusivamente aos deveres do Professor da Rede Municipal. Considerando as incumbências dos docentes da rede municipal de São Lourenço da Mata, de acordo com o artigo citado, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Comparecer ao local de trabalho com assiduidade e pontualidade, executando suas atribuições com eficiência, zelo e presteza.
( ) Apresentar atitudes de respeito e consideração para com os superiores hierárquicos, obedecendo às suas ordens em todas as circunstâncias.
( ) Utilizar processos didático-pedagógicos que acompanhem o progresso científico da educação e sugerir medidas para o aperfeiçoamento dos serviços educacionais.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5 Q868994 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Endemias, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

Dentre as doenças citadas abaixo, uma tida como bacteriana e que está mais associada à higienização domiciliar, a educação sanitária e à falta de alimentação, que, ainda hoje, tem sido muito negligenciada e disseminada pessoa a pessoa no ambiente. Essa doença é, especialmente, a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6 Q877734 | Raciocínio Lógico, Agente de Endemias, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

Em uma estrutura lógica de relações entre eventos, se "Evento X ocorre antes do Evento Y" e "Evento Y ocorre depois do Evento Z", então podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7 Q877587 | Raciocínio Lógico, Negação, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

Qual alternativa abaixo representa a negação lógica da afirmação “Se João estuda, então ele passa no exame”?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8 Q899126 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Texto I
Resumindo as características formais do jogo, poderíamos considerá-lo uma atividade livre, conscientemente tomada como “não-séria” e exterior à vida habitual, mas ao mesmo tempo capaz de absorver o jogador de maneira intensa e total.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: O jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2019
Texto II
A utilização de jogos em sala de aula para o ensino de História tem sido compreendida cada vez mais como um método pedagógico profícuo na medida em que alia o lúdico às tarefas escolares e, dessa forma, consegue promover uma adesão mais entusiasmada dos alunos às práticas de ensino-aprendizagem.
SILVA, Andréa Maria da. A utilização de jogos no ensino de história: uma didática possível. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 1, p. 246–260, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76510. Acesso em: 17 jul. 2024.

Qual é a vantagem oferecida pela estratégica metodológica discuta pelos textos para o ensino de História?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9 Q868996 | Saúde Pública, Agente de Endemias, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

Na atuação do agente de combate às endemias, as doenças têm um foco direcionado no profissionalismo, mas também devem ter a cautela e a observância na ecologia do ambiente de atuação, devido à cautela e aos cuidados com acidentes com animais peçonhentos. Destacamos os ataques com serpentes venenosas, assim como com a inoculação de toxinas, de veneno existente no telso, um ferrão na cauda do escorpião, que poderá causar amputações por necroses teciduais ou até mesmo levar à morte por uma parada cardíaca e respiratória na pessoa molestada, independente da idade. Sobre esse artrópode, os locais que deverão ser evitados, especialmente, são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10 Q905818 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Professor Multidisciplinar para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Leia o texto a seguir.

O RIO CAPIBARIBE
FOI DESCAPIBARIZADO
QUEM DESCAPIBARIZOU
FOI O DESCAPIBARIZADOR.
(Domínio Público)

Para desenvolver as habilidades pertencentes ao eixo da oralidade no 1º ano dos anos iniciais, o professor deve trabalhar com a leitura e a escrita de textos como o trava-línguas “O rio Capibaribe”. Dessa forma, a realização do trabalho pedagógico com a oralidade na escola permite o desenvolvimento de algumas habilidades importantes, como:

I. identificar e (re)produzir, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.
II. ler palavras novas em pequenos textos, com precisão na decodificação e compreensão, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização em práticas de linguagem que proporcionem a reflexão sobre o sistema de escrita.
III. Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos e gráficos visuais, em textos multissemióticos e multimodais.

Dessas habilidades, a(s) que pode(m) ser utilizada(s) com o trabalho de trava-línguas no 1º ano do ensino fundamental, é (são):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.