Questões de Concursos Prefeitura de São Lourenço da Mata PE

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1Q877584 | Raciocínio Lógico, Proposições Simples e Compostas e Operadores Lógicos, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

Se "p → q ∨ r" é falso, então
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2Q877587 | Raciocínio Lógico, Negação, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

Qual alternativa abaixo representa a negação lógica da afirmação “Se João estuda, então ele passa no exame”?
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3Q905797 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

De acordo com Art. 56 do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental devem comunicar ao Conselho Tutelar os casos de:

I. elevados níveis de repetência.
II. maus-tratos envolvendo seus alunos.
III. reiteração de faltas injustificadas e evasão escolar, esgotados os recursos escolares.
IV. reiteração de casos de mau comportamento do aluno, esgotados os recursos escolares.

De acordo com o ECA, os casos que, de fato, devem ser comunicados ao Conselho Tutelar são os apresentados em:
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5Q877583 | Raciocínio Lógico, Negação, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

Considere a proposição “Todos os livros importantes possuem, pelo menos, isto é, uma quantidade maior ou igual que, 100 páginas” Qual das seguintes afirmações melhor representa a negativa desta proposição?
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6Q899126 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Texto I
Resumindo as características formais do jogo, poderíamos considerá-lo uma atividade livre, conscientemente tomada como “não-séria” e exterior à vida habitual, mas ao mesmo tempo capaz de absorver o jogador de maneira intensa e total.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: O jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2019
Texto II
A utilização de jogos em sala de aula para o ensino de História tem sido compreendida cada vez mais como um método pedagógico profícuo na medida em que alia o lúdico às tarefas escolares e, dessa forma, consegue promover uma adesão mais entusiasmada dos alunos às práticas de ensino-aprendizagem.
SILVA, Andréa Maria da. A utilização de jogos no ensino de história: uma didática possível. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 1, p. 246–260, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76510. Acesso em: 17 jul. 2024.

Qual é a vantagem oferecida pela estratégica metodológica discuta pelos textos para o ensino de História?
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7Q905802 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

As tendências pedagógicas brasileiras, de acordo com Saviani (1997) e Libâneo (1990), se dividem em duas linhas de pensamento pedagógico: liberais e progressistas. Dentre as liberais, destaca-se a primeira tendência instituída no Brasil. Nela, o professor é a figura central do processo de ensino e de aprendizagem, o detentor do saber, aquele que transmite seus conhecimentos aos estudantes. Essa tendência é denominada de
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8Q905818 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Leia o texto a seguir.

O RIO CAPIBARIBE
FOI DESCAPIBARIZADO
QUEM DESCAPIBARIZOU
FOI O DESCAPIBARIZADOR.
(Domínio Público)

Para desenvolver as habilidades pertencentes ao eixo da oralidade no 1º ano dos anos iniciais, o professor deve trabalhar com a leitura e a escrita de textos como o trava-línguas “O rio Capibaribe”. Dessa forma, a realização do trabalho pedagógico com a oralidade na escola permite o desenvolvimento de algumas habilidades importantes, como:

I. identificar e (re)produzir, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.
II. ler palavras novas em pequenos textos, com precisão na decodificação e compreensão, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização em práticas de linguagem que proporcionem a reflexão sobre o sistema de escrita.
III. Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos e gráficos visuais, em textos multissemióticos e multimodais.

Dessas habilidades, a(s) que pode(m) ser utilizada(s) com o trabalho de trava-línguas no 1º ano do ensino fundamental, é (são):
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9Q868994 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Endemias, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

Dentre as doenças citadas abaixo, uma tida como bacteriana e que está mais associada à higienização domiciliar, a educação sanitária e à falta de alimentação, que, ainda hoje, tem sido muito negligenciada e disseminada pessoa a pessoa no ambiente. Essa doença é, especialmente, a
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10Q877734 | Raciocínio Lógico, Agente de Endemias, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

Em uma estrutura lógica de relações entre eventos, se "Evento X ocorre antes do Evento Y" e "Evento Y ocorre depois do Evento Z", então podemos afirmar que:
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11Q905798 | Pedagogia, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O Art. 32 da Lei complementar n.° 001/2024 – Plano de Carreira do Magistério da Rede Municipal de Ensino de São Lourenço da Mata – é reservado exclusivamente aos deveres do Professor da Rede Municipal. Considerando as incumbências dos docentes da rede municipal de São Lourenço da Mata, de acordo com o artigo citado, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Comparecer ao local de trabalho com assiduidade e pontualidade, executando suas atribuições com eficiência, zelo e presteza.
( ) Apresentar atitudes de respeito e consideração para com os superiores hierárquicos, obedecendo às suas ordens em todas as circunstâncias.
( ) Utilizar processos didático-pedagógicos que acompanhem o progresso científico da educação e sugerir medidas para o aperfeiçoamento dos serviços educacionais.

As afirmativas são, respectivamente,
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12Q899127 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Pode parecer contraintuitivo, mas, naquele tempo, dependendo do lugar que uma mulher ocupava na hierarquia social, ficar viúva não era seu fim [...]. No imaginário da região, essas mulheres eram conhecidas como as matriarcas do sertão. E é com esse epíteto que, uma vez viúva, a partir de 1809, Bárbara passa a atuar e ser reconhecida. [...]
Quando, em 6 de março de 1817, estoura a Revolução em Recife, não à toa, no mês seguinte, em abril de 1817, o rastilho de pólvora é levado até o Ceará pelo filho caçula de Bárbara [...]. A influência da mãe na região seria fundamental para irradiar a revolução. Pela primeira vez, um movimento anticolonial ultrapassava a fase conspiratória e chegava ao poder. Os revolucionários haviam proclamado a República.
PELLEGRINO, Antonia. Bárbara de Alencar e as raízes brasileiras da violência política de gênero. Sesc São Paulo: Revista do Centro de Pesquisa e Formação, nº 15, 2022. Disponível em: https://www.sescsp.org.br/barbara-de-alencar-e-as-raizesbrasileiras-da-violencia-politica-de-genero/. Acesso em: 17 jul. 2024.

No Ensino de História, abordar a temática descrita pelo texto, a partir da análise feita pela autora, se justifica pela necessidade de
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13Q899125 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Ao utilizar um monumento ou sítio histórico no processo educacional, como parte integrante do programa curricular em diferentes disciplinas, estamos propondo uma série de questões, das quais a principal é: como era este lugar no passado e como ele mudou? As questões que ocorrerão podem ser: quão antigo é o lugar? Quem o construiu? Por que o construíram? Como o construíram? Como se relaciona com outros lugares ou construções antigas? O que aconteceu aqui? Como sabemos isto? Na base destas perguntas está a intenção de compreender a evidência física que observamos, com o intuito de conhecer mais sobre ela, sobre a vida no local e as mudanças que ocorreram, de modo a perceber sua importância ou significados no presente.
HORTA, Maria Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia Básico Da Educação Patrimonial. Museu Imperial: IPHAN – MINC, 1999. Disponível em: portal.iphan.gov.br/uploads/temp/guia_educacao _patrimonial.pdf.pdf. Acesso em: 15 jul. 2024.

Ao abordar a temática curricular descrita, propor as questões explicitadas é importante para a prática docente porque
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14Q868996 | Saúde Pública, Agente de Endemias, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

Na atuação do agente de combate às endemias, as doenças têm um foco direcionado no profissionalismo, mas também devem ter a cautela e a observância na ecologia do ambiente de atuação, devido à cautela e aos cuidados com acidentes com animais peçonhentos. Destacamos os ataques com serpentes venenosas, assim como com a inoculação de toxinas, de veneno existente no telso, um ferrão na cauda do escorpião, que poderá causar amputações por necroses teciduais ou até mesmo levar à morte por uma parada cardíaca e respiratória na pessoa molestada, independente da idade. Sobre esse artrópode, os locais que deverão ser evitados, especialmente, são:
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15Q905826 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Ciências, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Em uma aula de Ciências do 1º ano dos Anos Iniciais, uma professora preparou uma atividade em que as crianças localizavam, nomeavam e representavam, por meio de desenhos, as partes do corpo humano e mostravam seus desenhos aos colegas, explicando algumas funções básicas de forma oral. Depois, a professora pediu para que as crianças comparassem as características físicas entre elas, reconhecendo a cor da pele, dos olhos, dos cabelos, entre outras características visíveis, com vistas à valorização, ao acolhimento e ao respeito às diferenças. Os objetos de conhecimento envolvidos nesta aula são:
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16Q877748 | Saúde Pública, Agente de Endemias, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

Existem indicadores de doenças, principalmente para o profissional que atua no combate às endemias que serão usados no dia a dia na comunidade, assim como o processo de informação em saúde e vigilância epidemiológica e vigilância sanitária. Para o ACE se faz necessário, seguir pelo SUS os perfis de acesso com
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17Q877742 | Saúde Pública, Agente de Endemias, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

Nas áreas de atuação existem variadas expectativas de vida entre as pessoas, numa comunidade assistida pela saúde coletiva associada à municipalidade. Dentre os fatores considerados como indicadores de saúde, citamos os recursos; a cobertura; a integração demográfica; as questões sócioeconomicas; os fatores de risco, assim como a morbidade e a mortalidade. Contanto, o agente de combate de endemias deverá focar intensamente nos(as)
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18Q899124 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O valor da experiência de um povo historicamente colonizado, marcado por um presente e passado de violências, é também resistência. O olhar do educador para sua própria história pessoal e social, reconhecendo e inventariando sua cultura, abre possibilidades para a valorização também do outro, o ouvinte, o educando. A troca de saberes se faz possível quando a experiência de cada indivíduo é validada e ganha papel de protagonismo no ensino aprendizagem. [...]
A quem se dispõe ao contato com o lúdico para prática de atividades em educação, portanto, recomenda-se que faça o inventário de suas origens, de seu registro cultural, de sua ancestralidade.
PATO, Ana; ALCANTARA, Aureli Alves de. Educar, contar e brincar para resistir: a ditadura militar e o direito da criança à memória e à verdade. Caderno de Experiências Memorial Da Resistência de São Paulo, 2021. Disponível em: https://memorialdaresistenciasp.org.br/wp-content/uploads/2022/06/caderno-deexperiencia-educar-contar-e-brincar-para-resistir.pdf. Acesso em: 15 jul. 2024.
Considerando o texto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A prática do ensino de história deve levar em consideração a diversidade cultural e individual, admitindo que todos os sujeitos presentes em sala de aula, inclusive o próprio professor ou professora, são agentes ativos no processo de ensino-aprendizagem do ambiente escolar.
PORQUE
II. As fontes históricas, materiais e imateriais, são ótimos recursos didáticos, e, se utilizadas corretamente, podem diminuir preconceitos e estereótipos sobre o que não é conhecido ou experienciado no cotidiano.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
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19Q905817 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Para consolidar o processo de alfabetização e letramento em todas as práticas de linguagem, um grupo de professoras dos anos iniciais destacou como potencializariam a progressão dos seus estudantes na abordagem de cada habilidade, em Língua Portuguesa, do 1º ao 5 ano, na escola em que atuavam. Avalie como (C) certo ou (E) errado as seguintes ações desse grupo de professoras.

( ) Estimar a complexidade do texto e do gênero.
( ) Dar foco ao letramento da letra e ao letramento digital.
( ) Promover abordagem das regularidades da língua para as irregularidades.
( ) Observar o grau de autonomia do estudante.
( ) Verificar o tratamento dado ao conteúdo – mais ou menos complexo.

As afirmativas são, respectivamente
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20Q899190 | Biologia, A origem da vida na Terra, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Um dos conceitos evolutivos do século XIX é o de que a ontogenia reflete a filogenia. Essa frase sugere que, durante o desenvolvimento de um organismo, este irá passar por cada uma das fases adultas da sua história evolutiva. Sobre este tema, aponte a alternativa correta.
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