Questões de Concursos Prefeitura de São Lourenço da Mata PE

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1Q1042176 | Ciências, Ensino de Ciências, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Um estudante decide apresentar como projeto na Feira de Ciências da escola um aquário plantado. Ele iniciou seu projeto pela elétrica, pensando nas lâmpadas mais apropriadas para o crescimento de plantas (e não algas), e, a seguir, pensou em montar um sistema de injeção de CO2 para otimizar a fotossíntese e o crescimento vegetal. Após estudo, ele decidiu comprar lâmpadas de espectro _________________ e deixar o temporizador de CO2 ligado durante _________________.
A alternativa que preenche corretamente as lacunas, respectivamente, é:
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2Q1048064 | Português, Morfologia, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

No trecho “Mas, tanto lhe ouviu falar em morte que teve medo, e um dia correu a pedir à minha mãe que lhe fizesse o favor de ver se lhe salvava o marido que se queria matar”, os pronomes átonos destacados estão empregados em posição
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3Q1042177 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Leia o seguinte trecho da reportagem do Instituto Sociedade, População e Natureza intitulada “Ameaças à caatinga”:

Para além de condições naturais adversas, há um histórico de práticas que agravaram a degradação desse bioma. Foram anos de exploração de madeira (para produção de gesso, olarias, carvoarias etc.), desmatamentos, queimadas, pastoreio excessivo de gado, práticas agrícolas inadequadas, como monoculturas e uso de agrotóxicos e adubos químicos, e outras tantas ações que contribuíram para a deterioração da Caatinga, e que têm ocasionado sua desertificação, empobrecimento do solo, redução da biodiversidade e, consequentemente, piora na qualidade de vida da população.
O principal agravante da desertificação é a degradação da vegetação nativa. Nesse sentido, os dados são alarmantes, uma vez que quase 46% da Caatinga foi desmatada até 2008.

Disponível em https://ispn.org.br/biomas/caatinga/ameacas-acaatinga/#:~:text=Desde%20o%20in%C3%ADcio%20das%20ocupa%C3%A7%C3%B5 es,e%20a%C3%A7udes%20e%20pastoreio%20excessivo. Acesso em 16 ago. 2024.

Sobre o processo de desertificação neste bioma, identifique a explicação correta sobre o principal efeito da perda da vegetação nativa neste processo.
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4Q1048065 | Português, Crase, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Considere o trecho reescrito:
(...) um dia correu até minha mãe e pediu ____ ela que lhe fizesse o favor de ver se lhe salvava o marido que queria dar fim ____ própria vida. (...) Pádua obedeceu; confessou que acharia forças para submeter-se ____ vontade de minha mãe.
A alternativa que completa as lacunas, respectivamente, em conformidade com a norma-padrão de emprego do acento indicativo de crase é:
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5Q1042178 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Um agricultor planeja pulverizar sua plantação de café com um inseticida de amplo espectro (capaz de eliminar uma variedade de larvas e insetos). Entretanto, existe a possibilidade de que o produto se espalhe até a área de uma reserva localizada ao redor de sua plantação, na região do cerrado pernambucano. De fato, determinadas flores da região dependem da polinização das abelhas para sua reprodução, assim como as abelhas dependem das flores para manter seu ciclo de vida. A partir das informações, indique qual a correta relação ecológica entre as flores e as abelhas e qual efeito poderia ser observado com a aplicação do inseticida na plantação vizinha à reserva.
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6Q1048066 | Português, Ortografia, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Considere os seguintes grupos de palavras:

1. científico – exército – revólver
2. heroína – ânimo – jornalístico.
3. pôr – Paraná – jacaré

Em relação às regras de acentuação gráfica, é correto afirmar que,
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7Q1042179 | Ciências, Ensino de Ciências, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Para uma vivência prática do processo de separação de misturas e sua aplicação cotidiana, alguns estudantes visitaram a estação de tratamento de água da cidade. Numa das etapas do tratamento de água, esses estudantes observaram que a água é mantida durante um certo tempo em tanques para que os sólidos em suspensão se depositem no fundo. Tal operação é denominada
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8Q1048067 | Português, Morfologia, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Texto associado.

Atenção! Leia a crônica para responder à próxima questão.

Outra coisa que não parece ser entendida pelos outros é quando me chamam de intelectual e eu digo que não sou. De novo, não se trata de modéstia e sim de uma realidade que nem de longe me fere. Ser intelectual é usar sobretudo a inteligência, o que eu não faço: uso é a intuição, o instinto. Ser intelectual é também ter cultura, e eu sou tão má leitora que, agora já sem pudor, digo que não tenho mesmo cultura. Nem sequer li as obras importantes da humanidade. Além do que leio pouco: só li muito, e li avidamente o que me caísse nas mãos, entre os treze e os quinze anos de idade. Depois passei a ler esporadicamente, sem ter a orientação de ninguém. Isto sem confessar que – dessa vez digo-o com alguma vergonha – durante anos eu só lia romance policial. Hoje em dia, apesar de ter muitas vezes preguiça de escrever, chego de vez em quando a ter mais preguiça de ler do que de escrever.

Literata também não sou porque não tornei o fato de escrever livros “uma profissão”, nem uma “carreira”. Escrevi-os só quando espontaneamente me vieram, e só quando eu realmente quis.

O que sou então? Sou uma pessoa que tem um coração que por vezes percebe, sou uma pessoa que pretendeu pôr em palavras um mundo ininteligível e um mundo impalpável. Sobretudo uma pessoa cujo coração bate de alegria levíssima quando consegue em uma frase dizer alguma coisa sobre a vida humana ou animal.

LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. Adaptado.

Assinale a alternativa cujo trecho está redigido na voz passiva.
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9Q1042180 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Em um estudo do meio na reserva ecológica de Tapacurá (PE), área remanescente de Mata Atlântica, a qual abriga mais de 100 mil árvores de Pau-Brasil, um estudante questionou sobre a classificação correta desta planta e a característica morfológica presente neste grupo. Assim, identifique nas opções a seguir a alternativa correta.
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10Q1048068 | Português, Pontuação, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Texto associado.

Atenção! Leia a crônica para responder à próxima questão.

Outra coisa que não parece ser entendida pelos outros é quando me chamam de intelectual e eu digo que não sou. De novo, não se trata de modéstia e sim de uma realidade que nem de longe me fere. Ser intelectual é usar sobretudo a inteligência, o que eu não faço: uso é a intuição, o instinto. Ser intelectual é também ter cultura, e eu sou tão má leitora que, agora já sem pudor, digo que não tenho mesmo cultura. Nem sequer li as obras importantes da humanidade. Além do que leio pouco: só li muito, e li avidamente o que me caísse nas mãos, entre os treze e os quinze anos de idade. Depois passei a ler esporadicamente, sem ter a orientação de ninguém. Isto sem confessar que – dessa vez digo-o com alguma vergonha – durante anos eu só lia romance policial. Hoje em dia, apesar de ter muitas vezes preguiça de escrever, chego de vez em quando a ter mais preguiça de ler do que de escrever.

Literata também não sou porque não tornei o fato de escrever livros “uma profissão”, nem uma “carreira”. Escrevi-os só quando espontaneamente me vieram, e só quando eu realmente quis.

O que sou então? Sou uma pessoa que tem um coração que por vezes percebe, sou uma pessoa que pretendeu pôr em palavras um mundo ininteligível e um mundo impalpável. Sobretudo uma pessoa cujo coração bate de alegria levíssima quando consegue em uma frase dizer alguma coisa sobre a vida humana ou animal.

LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. Adaptado.

A respeito do emprego dos sinais de pontuação no trecho, é correto afirmar que, em
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11Q1042181 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Um dos problemas atuais na perda de biodiversidade marinha é o branqueamento de corais, como pode ser observado no trecho da reportagem a seguir:

“O processo de branqueamento de corais no mar de Pernambuco vai se agravar em 2024, segundo pesquisadores da ONG Projeto Conservação Recifal, que monitora a costa do estado há 10 anos. Levantamentos recentes da ONG projetam uma perda de mais de 30% dos corais por branqueamento em 2024, superando o índice registrado no ano passado. De acordo com os cientistas, esse é o maior processo de morte dessas espécies já registrado no litoral brasileiro.”

FERREIRA, Gustavo. Branqueamento de corais: Pernambuco vai perder cerca de um terço das espécies em 2024, dizem pesquisadores. Disponível em: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2024/05/01/branqueamento-decorais-pernambuco-vai-perder-cerca-de-um-terco-das-especies-em-2024-dizempesquisadores.ghtml. Acesso em 28 jul. 2024.

Confrontados com essa realidade, os estudantes propuseram diferentes medidas para minimizar tal problema. Entre as práticas listadas a seguir, qual seria a mais adequada para alcançar esse objetivo?
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12Q1048069 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Texto associado.

Atenção! Leia a crônica para responder à próxima questão.

Outra coisa que não parece ser entendida pelos outros é quando me chamam de intelectual e eu digo que não sou. De novo, não se trata de modéstia e sim de uma realidade que nem de longe me fere. Ser intelectual é usar sobretudo a inteligência, o que eu não faço: uso é a intuição, o instinto. Ser intelectual é também ter cultura, e eu sou tão má leitora que, agora já sem pudor, digo que não tenho mesmo cultura. Nem sequer li as obras importantes da humanidade. Além do que leio pouco: só li muito, e li avidamente o que me caísse nas mãos, entre os treze e os quinze anos de idade. Depois passei a ler esporadicamente, sem ter a orientação de ninguém. Isto sem confessar que – dessa vez digo-o com alguma vergonha – durante anos eu só lia romance policial. Hoje em dia, apesar de ter muitas vezes preguiça de escrever, chego de vez em quando a ter mais preguiça de ler do que de escrever.

Literata também não sou porque não tornei o fato de escrever livros “uma profissão”, nem uma “carreira”. Escrevi-os só quando espontaneamente me vieram, e só quando eu realmente quis.

O que sou então? Sou uma pessoa que tem um coração que por vezes percebe, sou uma pessoa que pretendeu pôr em palavras um mundo ininteligível e um mundo impalpável. Sobretudo uma pessoa cujo coração bate de alegria levíssima quando consegue em uma frase dizer alguma coisa sobre a vida humana ou animal.

LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. Adaptado.

Assinale a alternativa em que a palavra ou expressão em destaque pode ser corretamente substituída por aquela entre parênteses, sem prejuízo da correção gramatical da frase e do sentido original.
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13Q1042182 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Uma das temáticas que mais gera dúvidas entre os estudantes certamente é a aplicação do pensamento evolutivo darwiniano para explicar a origem e a diferenciação das espécies ao longo do tempo. Após um vídeo sobre o tema, cinco estudantes apresentaram suas conclusões sobre a teoria de Darwin-Wallace. Avalie as afirmações a seguir:

Renato: “A pressão do meio ambiente faz com que surjam características vantajosas nos indivíduos, tornando-os mais aptos”.
Mônica: “As espécies se adaptam ao meio ambiente a partir do desenvolvimento de características vantajosas àquele ambiente”.
Eduardo: “As características que aumentam a chance de sobrevivência do indivíduo se desenvolvem e se tornam mais comuns a cada geração”.
Bruno: “As características vantajosas surgem ao acaso, por meio de mutações e combinações genéticas, e são transmitidas de geração a geração”.
Isabela: “Os seres humanos sofrem adaptações evolutivas, por exemplo, quando viajam às montanhas e aumentam sua produção de hemoglobina em reposta ao ar rarefeito”.

Qual dos alunos apresentou uma afirmação correta?
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14Q1048070 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Texto associado.

Atenção! Leia o texto para responder à próxima questão.

Com um estilo calculadamente racional e enxuto de subjetividade, João Cabral de Melo Neto (1920-1999) nunca pretendeu desnudar a própria vida em seus poemas.

Nascido em Recife, nos braços de uma família pertencente à elite açucareira, repleta de bacharéis e advogados, João Cabral passou a infância nas paisagens de engenhos das cidades de São Lourenço da Mata e Moreno. Antes de se entregar à poesia, sonhou com o futebol profissional e foi um craque juvenil. No final da adolescência, frequentou a vida intelectual do Recife e depois partiu para o Rio de Janeiro, onde conheceu Carlos Drummond de Andrade, que se tornaria seu grande amigo e referência. Foi lá também que publicou o primeiro livro, A pedra do sono, em 1942.

Sem interesse em ocupar posições tradicionais das elites, tais como as proporcionadas pelo curso de Direito da prestigiosa Faculdade do Recife, não frequenta nenhuma universidade. Após breve passagem pelo Departamento Administrativo do Serviço Público (Dasp), passa a integrar o quadro de diplomatas brasileiros, a partir de 1946, um ano depois de publicar O engenheiro. Faz assim da diplomacia sua carreira, com estabilidade para se dedicar à poesia e possibilidade de conhecer outras culturas.


PRADO, Luiz. Biografia entrelaça vida e obra de João Cabral de Melo Neto. Disponível em: https://jornal.usp.br/. Acesso em 21 jul. 2024. Adaptado.

No que se refere aos tipos de coesão presentes no texto, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Há coesão por elipse em “Sem interesse em ocupar posições tradicionais das elites, tais como as proporcionadas pelo curso de Direito”.
( ) Há coesão pelo emprego de palavras do mesmo campo semântico , como “açucareira” e “engenho”; “futebol” e “craque”.
( ) Há coesão sequencial por meio de operadores lógicos que estabelecem relações de conclusão em “Após breve passagem pelo Departamento” e “Faz assim da diplomacia sua carreira”.

As afirmativas são, respectivamente,
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15Q1042183 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Em uma aula de evolução biológica, o professor indicou a leitura crítica de uma parte do livro “A Origem das Espécies por Meio da Seleção Natural, ou a Preservação das Raças Favorecidas na Luta pela Vida” de Charles Darwin, 1859. Após a leitura do trecho, um estudante tenta resumir as ideias propostas e pergunta: “Mas, afinal, professor, o que é necessário para que surja uma espécie?”. Sua resposta, como professor, seria
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16Q1048071 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Texto associado.

Atenção! Leia o texto para responder à próxima questão.

Com um estilo calculadamente racional e enxuto de subjetividade, João Cabral de Melo Neto (1920-1999) nunca pretendeu desnudar a própria vida em seus poemas.

Nascido em Recife, nos braços de uma família pertencente à elite açucareira, repleta de bacharéis e advogados, João Cabral passou a infância nas paisagens de engenhos das cidades de São Lourenço da Mata e Moreno. Antes de se entregar à poesia, sonhou com o futebol profissional e foi um craque juvenil. No final da adolescência, frequentou a vida intelectual do Recife e depois partiu para o Rio de Janeiro, onde conheceu Carlos Drummond de Andrade, que se tornaria seu grande amigo e referência. Foi lá também que publicou o primeiro livro, A pedra do sono, em 1942.

Sem interesse em ocupar posições tradicionais das elites, tais como as proporcionadas pelo curso de Direito da prestigiosa Faculdade do Recife, não frequenta nenhuma universidade. Após breve passagem pelo Departamento Administrativo do Serviço Público (Dasp), passa a integrar o quadro de diplomatas brasileiros, a partir de 1946, um ano depois de publicar O engenheiro. Faz assim da diplomacia sua carreira, com estabilidade para se dedicar à poesia e possibilidade de conhecer outras culturas.


PRADO, Luiz. Biografia entrelaça vida e obra de João Cabral de Melo Neto. Disponível em: https://jornal.usp.br/. Acesso em 21 jul. 2024. Adaptado.

Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, sinônimos das palavras “calculadamente” e “prestigiosa”, sem prejuízo do sentido que elas apresentam no texto.
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17Q1042184 | Biologia, Moléculas, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Qual dos seguintes itens é parte da evidência que apoia a teoria endossimbiótica para a origem das mitocôndrias e plastídios na célula eucariótica?
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18Q1042185 | Biologia, Moléculas, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Durante uma aula sobre respiração, os estudantes frequentemente querem saber qual o destino do oxigênio inspirado. Para responder de forma completa, devemos saber que o destino principal desta molécula é
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19Q1042186 | Ciências, Ensino de Ciências, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Em uma aula de astronomia e história dos calendários, os estudantes encontram-se maravilhados em saber que os astros principais de nosso sistema solar batizaram cada um dos sete dias da semana do Império Romano e que esses mesmos astros batizam de forma independente os dias da semana no calendário Hindu. Durante a explicação, Fernanda interrompe e pergunta: “Mas, professor, por que a semana tem sete dias em diversos calendários?”. A resposta correta que você daria, como professor, seria:
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20Q1042187 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Um dos assuntos que os estudantes mais gostam é a classificação dos seres vivos em cinco reinos, a partir do reconhecimento do reino Fungi pelo pesquisador norte americano Robert Whittaker em 1969. No entanto, um dos problemas de utilizá-los na sistemática é que dois deles não são monofiléticos e, assim, causam bastante confusão na hora dos estudantes compreenderem a diversificação dos reinos. Estes reinos não naturais são:
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