Texto I Resumindo as características formais do jogo, poderíamos considerá-lo uma atividade livre, conscientemente tomada como “não-séria” e exterior à vida habitual, mas ao mesmo tempo capaz de absorver o jogador de maneira intensa e total. HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: O jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2019 Texto II A utilização de jogos em sala de aula para o ensino de História tem sido compreendida cada vez mais como um método pedagógico profícuo na medida em que alia o lúdico às tarefas escolares e, dessa forma, consegue promover uma adesão mais entusiasmada dos alunos às práticas de ensino-aprendizagem. SILVA, Andréa Maria da. A utilização de jogos no ensino de história: uma didática possível. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 1, p. 246–260, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76510. Acesso em: 17 jul. 2024. Qual é a vantagem oferecida pela estratégica metodológica discuta pelos textos para o ensino de História?
a) O conteúdo programático de História é melhor assimilado através de atividades lúdicas e da diversão, viabilizando a distração.
b) O processo educativo é realizado através da interação social e da brincadeira, facilitando o controle disciplinar na sala de aula.
c) A aplicação de jogos no ensino de História substitui a necessidade de avaliações tradicionais, omitindo as dificuldades estudantis.
d) Os jogos educacionais dispensam o planejamento pedagógico, possibilitando maior interação no processo de ensino-aprendizagem.
e) A atividade lúdica permite incluir diferentes elementos constitutivos da História de uma forma integrada, promovendo maior adesão.