Questões de Concursos Prefeitura de São Sebastião do Caí RS

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1Q1045156 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, Legislação do Município de São Sebastião do Caí, Arquiteto, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024

Baseando-se na Lei Orgânica do Município, o servidor público estável só perderá o cargo:

I. Mediante processo administrativo em que não lhe seja assegurada ampla defesa.
II. Em virtude de sentença judicial transitada em julgado.
III. Mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de portaria, assegurada a publicidade.

Está(ão) CORRETO(S):
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2Q1045157 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, Legislação do Município de São Sebastião do Caí, Arquiteto, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024

Conforme a Lei Orgânica do Município, o processo legislativo compreende a elaboração de:

I. Medida provisória.
II. Leis ordinárias.
III. Decretos legislativos.

Está(ão) CORRETO(S):
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3Q1045158 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, Legislação do Município de São Sebastião do Caí, Arquiteto, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024

Em relação às hipóteses de vacância dos cargos, em concordância com a Lei Municipal nº 2.312/2001 – Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Demissão.
( ) Nomeação.
( ) Reversão.
( ) Reintegração.
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4Q1045159 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, Legislação do Município de São Sebastião do Caí, Arquiteto, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024

Conforme a Lei Municipal nº 2.312/2001 – Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município, o servidor ocupante de cargo efetivo e estável, bem como o contratado, poderá ser cedido para ter exercício em outro órgão ou entidade dos Poderes da União, Estados e Municípios, nas seguintes hipóteses:

I. Disponibilidade de interesse estritamente particular.
II. Exercício de função de confiança.
III. Cumprimento de convênio.

Está(ão) CORRETO(S):
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5Q1045160 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, Legislação do Município de São Sebastião do Caí, Arquiteto, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024

No que diz respeito às responsabilidades dos servidores, em conformidade com a Lei Municipal nº 2.312/2001 – Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Penal.
(2) Civil.
(3) Administrativa.

( ) Tratando-se de dano causado a terceiros responderá o servidor perante a Fazenda Pública em ação regressiva, sem prejuízo de outras medidas administrativas e judiciais cabíveis.
( ) Resulta de ato omissivo ou comissivo praticado por servidor investido no cargo ou função pública.
( ) Abrange os crimes e contravenções imputados ao servidor.
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6Q1045161 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, Legislação do Município de São Sebastião do Caí, Arquiteto, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024

Fundamentando-se na Lei Municipal nº 2.312/2001 – Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município, será aplicada ao servidor a pena de demissão nos casos de:

I. Crime contra a administração pública.
II. Aplicação regular de dinheiro público.
III. Probidade administrativa.

Está(ão) CORRETO(S):
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7Q1045162 | Direito Constitucional, Supremo Tribunal Federal, Arquiteto, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024

Sobre o Supremo Tribunal Federal, segundo a Constituição Federal, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

O Supremo Tribunal Federal compõe-se de _______ Ministros, escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta e cinco e menos de setenta anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada.
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8Q1045176 | Pedagogia, Legislação da Educação, Serviços de Atendimento Educacional Especializado SAEE, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024

Em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, quanto à organização da educação básica, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

A avaliação _______________ deve ser prevista no projeto político-pedagógico e detalhada no plano de gestão, realizada anualmente, levando em consideração as orientações contidas na regulamentação vigente, para rever o conjunto de objetivos e metas a serem concretizados, mediante ação dos diversos segmentos da comunidade educativa, o que pressupõe delimitação de indicadores compatíveis com a missão da escola, além de clareza quanto ao que seja qualidade social da aprendizagem e da escola.
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9Q1045177 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Serviços de Atendimento Educacional Especializado SAEE, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024

De acordo com VASCONCELLOS, sobre as condições subjetivas para a ação supervisora, quando se fala de mudança da prática de sala de aula para educadores, não há uma adesão imediata; ao contrário, manifesta-se amiúde uma certa resistência, comentários que deixam transparecer, nas entrelinhas, descrença ou desânimo. É comum encontrar situações em que, de um lado, estão os técnicos a defender, e, de outro, os professores, fazendo tudo para se livrarem das tais novas propostas. Para dar conta desse desafio, a coordenação pedagógica deverá ser capacitada em dimensões básicas da formação humana. A dimensão conceitual envolve:
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10Q1045178 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Serviços de Atendimento Educacional Especializado SAEE, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024

Tipo de transtorno caracterizado pela deficiência persistente e clinicamente significativa da comunicação (verbal e não verbal) usada para a interação social; padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades, manifestados por comportamentos motores ou verbais estereotipados ou por comportamentos sensoriais incomuns:
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11Q1045179 | Pedagogia, Legislação da Educação, Serviços de Atendimento Educacional Especializado SAEE, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024

Segundo MATTOS, a história e a cultura afro-brasileira são elementos fundamentais da cultura e da identidade brasileira, sendo reconhecidas como patrimônio nacional. A inclusão da história e da cultura afro-brasileira no currículo escolar tem como objetivo combater o racismo, promover a igualdade racial e valorizar a diversidade cultural. Qual das alternativas a seguir apresenta um tema que deve ser abordado no ensino da história e cultura afro-brasileira na etapa do Ensino Fundamental?
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12Q1045180 | Pedagogia, Legislação da Educação, Serviços de Atendimento Educacional Especializado SAEE, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024

Segundo as Diretrizes nacionais para a Educação Especial na educação básica, deverá ser realizada, no decorrer do processo educativo, uma avaliação pedagógica dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais. Essa avaliação:

I. Objetiva identificar potencialidades e necessidades educacionais dos alunos e das condições da escola e da família.
II. Seguirá o modelo clínico tradicional e classificatório dos alunos.
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13Q1045181 | Pedagogia, Educação Infantil, Serviços de Atendimento Educacional Especializado SAEE, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024

São exemplos de condutas típicas encontradas nas salas de aula:

I. Impulsividade.
II. Dificuldade de concentração.
III. Agressividade verbal.

Está(ão) CORRETO(S):
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14Q1045182 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Serviços de Atendimento Educacional Especializado SAEE, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024

Considerando-se a avaliação na prática de ensino inclusiva, analisar os itens abaixo:

I. Deve ser reduzida a um momento escolhido para esse fim.
II. O processo de avaliação é contínuo, e os estudantes estabelecem seus objetivos de aprendizagem e formas de avaliar seu progresso em termos da própria aprendizagem.
III. Tem um papel fundamental na revisão contínua da prática pedagógica e, consequentemente, na melhoria do trabalho docente.

Está(ão) CORRETO(S):
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15Q1045183 | Pedagogia, Legislação da Educação, Serviços de Atendimento Educacional Especializado SAEE, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024

Sobre o atendimento educacional especializado (AEE), assinalar a alternativa INCORRETA:
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16Q1045184 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Serviços de Atendimento Educacional Especializado SAEE, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024

A educação das pessoas com necessidades educacionais passou por alguns estágios. Sobre esses estágios, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:

A _____________ ocorre quando a escolarização de estudantes com deficiência é oferecida em ambientes separados, como nas escolas especiais, isolados de alunos sem deficiência. Na _____________ ocorre um processo de reforma sistêmica, que envolve a adequação de métodos de ensino e abordagens, para proporcionar um ambiente de aprendizagem igualitário e participativo para todos os alunos.
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17Q1045185 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Serviços de Atendimento Educacional Especializado SAEE, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024

Em relação aos fundamentos históricos da educação especial e dos processos de inclusão, analisar os itens abaixo:

I. No Brasil, até o século XIX, não havia preocupação educacional com pessoas com deficiência.
II. A organização de serviços para pessoas cegas, pessoas com deficiências mentais ou físicas e pessoas surdas começou ainda no século XIX.
III. A partir de 1957, o Governo Federal assumiu a responsabilidade de oferecer educação às pessoas com deficiências.

Está(ão) CORRETO(S):
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18Q1045186 | Pedagogia, Legislação da Educação, Serviços de Atendimento Educacional Especializado SAEE, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024

A Declaração de Salamanca (1994) foi adotada em Assembleia Geral, por meio das Nações Unidas, e trata dos princípios, da política e da prática em educação especial. Neste documento, os delegados à Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais incitaram os governos a:

I. Conceder a maior prioridade, por meio das medidas de política e das medidas orçamentais, ao desenvolvimento dos respectivos sistemas educativos, de modo que possam incluir todas as crianças, independentemente das diferenças ou dificuldades individuais.
II. Desenvolver projetos demonstrativos e encorajar o intercâmbio com países que têm experiência com escolas inclusivas.
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