Início Questões de Concursos Prefeitura de São Sebastião do Caí RS Resolva questões de Prefeitura de São Sebastião do Caí RS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Prefeitura de São Sebastião do Caí RS Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q1045179 | Pedagogia, Legislação da Educação, Serviços de Atendimento Educacional Especializado SAEE, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024Segundo MATTOS, a história e a cultura afro-brasileira são elementos fundamentais da cultura e da identidade brasileira, sendo reconhecidas como patrimônio nacional. A inclusão da história e da cultura afro-brasileira no currículo escolar tem como objetivo combater o racismo, promover a igualdade racial e valorizar a diversidade cultural. Qual das alternativas a seguir apresenta um tema que deve ser abordado no ensino da história e cultura afro-brasileira na etapa do Ensino Fundamental? ✂️ a) A história da colonização portuguesa e da formação do Estado brasileiro, sem enfatizar a participação dos negros e de outras minorias. ✂️ b) A influência da cultura europeia na formação da cultura brasileira, incluindo a música, a dança, a culinária e as tradições religiosas. ✂️ c) A luta dos negros contra a escravidão e pelo reconhecimento de seus direitos. ✂️ d) A diversidade étnica e cultural da população brasileira, incluindo apenas as contribuições das populações indígenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q1045185 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Serviços de Atendimento Educacional Especializado SAEE, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024Em relação aos fundamentos históricos da educação especial e dos processos de inclusão, analisar os itens abaixo: I. No Brasil, até o século XIX, não havia preocupação educacional com pessoas com deficiência. II. A organização de serviços para pessoas cegas, pessoas com deficiências mentais ou físicas e pessoas surdas começou ainda no século XIX. III. A partir de 1957, o Governo Federal assumiu a responsabilidade de oferecer educação às pessoas com deficiências. Está(ão) CORRETO(S): ✂️ a) Somente o item I. ✂️ b) Somente o item II. ✂️ c) Somente os itens I e III. ✂️ d) Todos os itens. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q1045162 | Direito Constitucional, Supremo Tribunal Federal, Arquiteto, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024Sobre o Supremo Tribunal Federal, segundo a Constituição Federal, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE: O Supremo Tribunal Federal compõe-se de _______ Ministros, escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta e cinco e menos de setenta anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada. ✂️ a) doze ✂️ b) treze ✂️ c) onze ✂️ d) dez Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q1045176 | Pedagogia, Legislação da Educação, Serviços de Atendimento Educacional Especializado SAEE, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024Em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, quanto à organização da educação básica, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE: A avaliação _______________ deve ser prevista no projeto político-pedagógico e detalhada no plano de gestão, realizada anualmente, levando em consideração as orientações contidas na regulamentação vigente, para rever o conjunto de objetivos e metas a serem concretizados, mediante ação dos diversos segmentos da comunidade educativa, o que pressupõe delimitação de indicadores compatíveis com a missão da escola, além de clareza quanto ao que seja qualidade social da aprendizagem e da escola. ✂️ a) operacional ✂️ b) diagnóstica ✂️ c) institucional ✂️ d) política Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q1045177 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Serviços de Atendimento Educacional Especializado SAEE, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024De acordo com VASCONCELLOS, sobre as condições subjetivas para a ação supervisora, quando se fala de mudança da prática de sala de aula para educadores, não há uma adesão imediata; ao contrário, manifesta-se amiúde uma certa resistência, comentários que deixam transparecer, nas entrelinhas, descrença ou desânimo. É comum encontrar situações em que, de um lado, estão os técnicos a defender, e, de outro, os professores, fazendo tudo para se livrarem das tais novas propostas. Para dar conta desse desafio, a coordenação pedagógica deverá ser capacitada em dimensões básicas da formação humana. A dimensão conceitual envolve: ✂️ a) Valores, interesses, sentimentos, disposição interior, convicções. ✂️ b) Métodos, técnicas, procedimentos, habilidades. ✂️ c) Empatia, ingenuidade, pseudosuperações. ✂️ d) Inteligência no trato das questões, saber argumentar, buscar a lógica interna. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q1045183 | Pedagogia, Legislação da Educação, Serviços de Atendimento Educacional Especializado SAEE, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024Sobre o atendimento educacional especializado (AEE), assinalar a alternativa INCORRETA: ✂️ a) Esse atendimento tem funções próprias do ensino especial, as quais se destinam a realizar adaptações aos currículos, às avaliações de desempenho e a outros. Pode-se dizer que o AEE é sinônimo de reforço escolar. ✂️ b) O professor de AEE acompanha a trajetória acadêmica de seus alunos, no ensino regular, para atuar com autonomia na escola e em outros espaços de sua vida social. ✂️ c) O desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem é favorecido pela participação da família dos alunos. Para elaborar e realizar os planos de AEE, o professor necessita dessa parceria em todos os momentos. ✂️ d) O professor elaborará o plano de AEE, definindo o tipo de atendimento para o aluno, os materiais que deverão ser produzidos, a frequência do aluno ao atendimento, entre outros elementos constituintes desse plano. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q1045157 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, Legislação do Município de São Sebastião do Caí, Arquiteto, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024Conforme a Lei Orgânica do Município, o processo legislativo compreende a elaboração de: I. Medida provisória. II. Leis ordinárias. III. Decretos legislativos. Está(ão) CORRETO(S): ✂️ a) Somente o item II. ✂️ b) Somente os itens I e II. ✂️ c) Somente os itens II e III. ✂️ d) Todos os itens. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q1045180 | Pedagogia, Legislação da Educação, Serviços de Atendimento Educacional Especializado SAEE, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024Segundo as Diretrizes nacionais para a Educação Especial na educação básica, deverá ser realizada, no decorrer do processo educativo, uma avaliação pedagógica dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais. Essa avaliação: I. Objetiva identificar potencialidades e necessidades educacionais dos alunos e das condições da escola e da família. II. Seguirá o modelo clínico tradicional e classificatório dos alunos. ✂️ a) Os itens I e II estão corretos. ✂️ b) Somente o item I está correto. ✂️ c) Somente o item II está correto. ✂️ d) Os itens I e II estão incorretos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q1045182 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Serviços de Atendimento Educacional Especializado SAEE, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024Considerando-se a avaliação na prática de ensino inclusiva, analisar os itens abaixo: I. Deve ser reduzida a um momento escolhido para esse fim. II. O processo de avaliação é contínuo, e os estudantes estabelecem seus objetivos de aprendizagem e formas de avaliar seu progresso em termos da própria aprendizagem. III. Tem um papel fundamental na revisão contínua da prática pedagógica e, consequentemente, na melhoria do trabalho docente. Está(ão) CORRETO(S): ✂️ a) Somente o item I. ✂️ b) Somente o item II. ✂️ c) Somente os itens II e III. ✂️ d) Todos os itens. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q1045159 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, Legislação do Município de São Sebastião do Caí, Arquiteto, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024Conforme a Lei Municipal nº 2.312/2001 – Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município, o servidor ocupante de cargo efetivo e estável, bem como o contratado, poderá ser cedido para ter exercício em outro órgão ou entidade dos Poderes da União, Estados e Municípios, nas seguintes hipóteses: I. Disponibilidade de interesse estritamente particular. II. Exercício de função de confiança. III. Cumprimento de convênio. Está(ão) CORRETO(S): ✂️ a) Somente o item III. ✂️ b) Somente os itens I e II. ✂️ c) Somente os itens II e III. ✂️ d) Nenhum dos itens. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q1045156 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, Legislação do Município de São Sebastião do Caí, Arquiteto, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024Baseando-se na Lei Orgânica do Município, o servidor público estável só perderá o cargo: I. Mediante processo administrativo em que não lhe seja assegurada ampla defesa. II. Em virtude de sentença judicial transitada em julgado. III. Mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de portaria, assegurada a publicidade. Está(ão) CORRETO(S): ✂️ a) Somente o item I. ✂️ b) Somente o item II. ✂️ c) Somente os itens I e III. ✂️ d) Todos os itens. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q1045178 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Serviços de Atendimento Educacional Especializado SAEE, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024Tipo de transtorno caracterizado pela deficiência persistente e clinicamente significativa da comunicação (verbal e não verbal) usada para a interação social; padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades, manifestados por comportamentos motores ou verbais estereotipados ou por comportamentos sensoriais incomuns: ✂️ a) Transtorno do espectro autista. ✂️ b) Transtorno afetivo bipolar. ✂️ c) Transtorno de personalidade borderline. ✂️ d) Ansiedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q1045184 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Serviços de Atendimento Educacional Especializado SAEE, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024A educação das pessoas com necessidades educacionais passou por alguns estágios. Sobre esses estágios, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE: A _____________ ocorre quando a escolarização de estudantes com deficiência é oferecida em ambientes separados, como nas escolas especiais, isolados de alunos sem deficiência. Na _____________ ocorre um processo de reforma sistêmica, que envolve a adequação de métodos de ensino e abordagens, para proporcionar um ambiente de aprendizagem igualitário e participativo para todos os alunos. ✂️ a) exclusão | integração ✂️ b) inclusão | integração ✂️ c) integração | segregação ✂️ d) segregação | inclusão Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q1045186 | Pedagogia, Legislação da Educação, Serviços de Atendimento Educacional Especializado SAEE, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024A Declaração de Salamanca (1994) foi adotada em Assembleia Geral, por meio das Nações Unidas, e trata dos princípios, da política e da prática em educação especial. Neste documento, os delegados à Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais incitaram os governos a: I. Conceder a maior prioridade, por meio das medidas de política e das medidas orçamentais, ao desenvolvimento dos respectivos sistemas educativos, de modo que possam incluir todas as crianças, independentemente das diferenças ou dificuldades individuais. II. Desenvolver projetos demonstrativos e encorajar o intercâmbio com países que têm experiência com escolas inclusivas. ✂️ a) Os itens I e II estão corretos. ✂️ b) Somente o item I está correto. ✂️ c) Somente o item II está correto. ✂️ d) Os itens I e II estão incorretos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q1045161 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, Legislação do Município de São Sebastião do Caí, Arquiteto, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024Fundamentando-se na Lei Municipal nº 2.312/2001 – Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município, será aplicada ao servidor a pena de demissão nos casos de: I. Crime contra a administração pública. II. Aplicação regular de dinheiro público. III. Probidade administrativa. Está(ão) CORRETO(S): ✂️ a) Somente o item I. ✂️ b) Somente o item III. ✂️ c) Somente os itens I e II. ✂️ d) Todos os itens. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q1045158 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, Legislação do Município de São Sebastião do Caí, Arquiteto, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024Em relação às hipóteses de vacância dos cargos, em concordância com a Lei Municipal nº 2.312/2001 – Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: ( ) Demissão. ( ) Nomeação. ( ) Reversão. ( ) Reintegração. ✂️ a) E - C - C - C. ✂️ b) C - E - E - E. ✂️ c) E - C - E - E. ✂️ d) C - C - E - C. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q1045181 | Pedagogia, Educação Infantil, Serviços de Atendimento Educacional Especializado SAEE, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024São exemplos de condutas típicas encontradas nas salas de aula: I. Impulsividade. II. Dificuldade de concentração. III. Agressividade verbal. Está(ão) CORRETO(S): ✂️ a) Somente o item I. ✂️ b) Somente o item II. ✂️ c) Somente os itens I e III. ✂️ d) Todos os itens. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q1080386 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Arquiteto, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024A Lei nº 10.098/2000 estabelece as normas gerais e os critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Segundo o texto de Lei, assinalar a alternativa INCORRETA: ✂️ a) Os edifícios a serem construídos com mais de um pavimento além do pavimento de acesso, à exceção das habitações unifamiliares, e que não estejam obrigados à instalação de elevador, deverão dispor de especificações técnicas e de projeto que facilitem a instalação de um elevador adaptado, devendo os demais elementos de uso comum destes edifícios atender aos requisitos de acessibilidade. ✂️ b) Os centros comerciais e os estabelecimentos congêneres devem fornecer carros e cadeiras de rodas, motorizados ou não, para o atendimento da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida. ✂️ c) A construção, ampliação ou reforma de edifícios públicos ou privados destinados ao uso coletivo deverão ser executadas de modo que sejam ou se tornem acessíveis às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. ✂️ d) Caberá ao Prefeito do município regulamentar a reserva de um percentual mínimo do total das habitações, conforme a característica da população local, para o atendimento da demanda de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q1045160 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, Legislação do Município de São Sebastião do Caí, Arquiteto, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024No que diz respeito às responsabilidades dos servidores, em conformidade com a Lei Municipal nº 2.312/2001 – Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (1) Penal. (2) Civil. (3) Administrativa. ( ) Tratando-se de dano causado a terceiros responderá o servidor perante a Fazenda Pública em ação regressiva, sem prejuízo de outras medidas administrativas e judiciais cabíveis. ( ) Resulta de ato omissivo ou comissivo praticado por servidor investido no cargo ou função pública. ( ) Abrange os crimes e contravenções imputados ao servidor. ✂️ a) 2 - 1 - 3. ✂️ b) 3 - 2 - 1. ✂️ c) 1 - 3 - 2. ✂️ d) 2 - 3 - 1. 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1Q1045179 | Pedagogia, Legislação da Educação, Serviços de Atendimento Educacional Especializado SAEE, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024Segundo MATTOS, a história e a cultura afro-brasileira são elementos fundamentais da cultura e da identidade brasileira, sendo reconhecidas como patrimônio nacional. A inclusão da história e da cultura afro-brasileira no currículo escolar tem como objetivo combater o racismo, promover a igualdade racial e valorizar a diversidade cultural. Qual das alternativas a seguir apresenta um tema que deve ser abordado no ensino da história e cultura afro-brasileira na etapa do Ensino Fundamental? ✂️ a) A história da colonização portuguesa e da formação do Estado brasileiro, sem enfatizar a participação dos negros e de outras minorias. ✂️ b) A influência da cultura europeia na formação da cultura brasileira, incluindo a música, a dança, a culinária e as tradições religiosas. ✂️ c) A luta dos negros contra a escravidão e pelo reconhecimento de seus direitos. ✂️ d) A diversidade étnica e cultural da população brasileira, incluindo apenas as contribuições das populações indígenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q1045185 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Serviços de Atendimento Educacional Especializado SAEE, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024Em relação aos fundamentos históricos da educação especial e dos processos de inclusão, analisar os itens abaixo: I. No Brasil, até o século XIX, não havia preocupação educacional com pessoas com deficiência. II. A organização de serviços para pessoas cegas, pessoas com deficiências mentais ou físicas e pessoas surdas começou ainda no século XIX. III. A partir de 1957, o Governo Federal assumiu a responsabilidade de oferecer educação às pessoas com deficiências. Está(ão) CORRETO(S): ✂️ a) Somente o item I. ✂️ b) Somente o item II. ✂️ c) Somente os itens I e III. ✂️ d) Todos os itens. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q1045162 | Direito Constitucional, Supremo Tribunal Federal, Arquiteto, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024Sobre o Supremo Tribunal Federal, segundo a Constituição Federal, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE: O Supremo Tribunal Federal compõe-se de _______ Ministros, escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta e cinco e menos de setenta anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada. ✂️ a) doze ✂️ b) treze ✂️ c) onze ✂️ d) dez Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q1045176 | Pedagogia, Legislação da Educação, Serviços de Atendimento Educacional Especializado SAEE, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024Em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, quanto à organização da educação básica, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE: A avaliação _______________ deve ser prevista no projeto político-pedagógico e detalhada no plano de gestão, realizada anualmente, levando em consideração as orientações contidas na regulamentação vigente, para rever o conjunto de objetivos e metas a serem concretizados, mediante ação dos diversos segmentos da comunidade educativa, o que pressupõe delimitação de indicadores compatíveis com a missão da escola, além de clareza quanto ao que seja qualidade social da aprendizagem e da escola. ✂️ a) operacional ✂️ b) diagnóstica ✂️ c) institucional ✂️ d) política Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q1045177 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Serviços de Atendimento Educacional Especializado SAEE, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024De acordo com VASCONCELLOS, sobre as condições subjetivas para a ação supervisora, quando se fala de mudança da prática de sala de aula para educadores, não há uma adesão imediata; ao contrário, manifesta-se amiúde uma certa resistência, comentários que deixam transparecer, nas entrelinhas, descrença ou desânimo. É comum encontrar situações em que, de um lado, estão os técnicos a defender, e, de outro, os professores, fazendo tudo para se livrarem das tais novas propostas. Para dar conta desse desafio, a coordenação pedagógica deverá ser capacitada em dimensões básicas da formação humana. A dimensão conceitual envolve: ✂️ a) Valores, interesses, sentimentos, disposição interior, convicções. ✂️ b) Métodos, técnicas, procedimentos, habilidades. ✂️ c) Empatia, ingenuidade, pseudosuperações. ✂️ d) Inteligência no trato das questões, saber argumentar, buscar a lógica interna. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q1045183 | Pedagogia, Legislação da Educação, Serviços de Atendimento Educacional Especializado SAEE, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024Sobre o atendimento educacional especializado (AEE), assinalar a alternativa INCORRETA: ✂️ a) Esse atendimento tem funções próprias do ensino especial, as quais se destinam a realizar adaptações aos currículos, às avaliações de desempenho e a outros. Pode-se dizer que o AEE é sinônimo de reforço escolar. ✂️ b) O professor de AEE acompanha a trajetória acadêmica de seus alunos, no ensino regular, para atuar com autonomia na escola e em outros espaços de sua vida social. ✂️ c) O desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem é favorecido pela participação da família dos alunos. Para elaborar e realizar os planos de AEE, o professor necessita dessa parceria em todos os momentos. ✂️ d) O professor elaborará o plano de AEE, definindo o tipo de atendimento para o aluno, os materiais que deverão ser produzidos, a frequência do aluno ao atendimento, entre outros elementos constituintes desse plano. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q1045157 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, Legislação do Município de São Sebastião do Caí, Arquiteto, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024Conforme a Lei Orgânica do Município, o processo legislativo compreende a elaboração de: I. Medida provisória. II. Leis ordinárias. III. Decretos legislativos. Está(ão) CORRETO(S): ✂️ a) Somente o item II. ✂️ b) Somente os itens I e II. ✂️ c) Somente os itens II e III. ✂️ d) Todos os itens. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q1045180 | Pedagogia, Legislação da Educação, Serviços de Atendimento Educacional Especializado SAEE, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024Segundo as Diretrizes nacionais para a Educação Especial na educação básica, deverá ser realizada, no decorrer do processo educativo, uma avaliação pedagógica dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais. Essa avaliação: I. Objetiva identificar potencialidades e necessidades educacionais dos alunos e das condições da escola e da família. II. Seguirá o modelo clínico tradicional e classificatório dos alunos. ✂️ a) Os itens I e II estão corretos. ✂️ b) Somente o item I está correto. ✂️ c) Somente o item II está correto. ✂️ d) Os itens I e II estão incorretos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q1045182 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Serviços de Atendimento Educacional Especializado SAEE, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024Considerando-se a avaliação na prática de ensino inclusiva, analisar os itens abaixo: I. Deve ser reduzida a um momento escolhido para esse fim. II. O processo de avaliação é contínuo, e os estudantes estabelecem seus objetivos de aprendizagem e formas de avaliar seu progresso em termos da própria aprendizagem. III. Tem um papel fundamental na revisão contínua da prática pedagógica e, consequentemente, na melhoria do trabalho docente. Está(ão) CORRETO(S): ✂️ a) Somente o item I. ✂️ b) Somente o item II. ✂️ c) Somente os itens II e III. ✂️ d) Todos os itens. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q1045159 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, Legislação do Município de São Sebastião do Caí, Arquiteto, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024Conforme a Lei Municipal nº 2.312/2001 – Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município, o servidor ocupante de cargo efetivo e estável, bem como o contratado, poderá ser cedido para ter exercício em outro órgão ou entidade dos Poderes da União, Estados e Municípios, nas seguintes hipóteses: I. Disponibilidade de interesse estritamente particular. II. Exercício de função de confiança. III. Cumprimento de convênio. Está(ão) CORRETO(S): ✂️ a) Somente o item III. ✂️ b) Somente os itens I e II. ✂️ c) Somente os itens II e III. ✂️ d) Nenhum dos itens. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q1045156 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, Legislação do Município de São Sebastião do Caí, Arquiteto, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024Baseando-se na Lei Orgânica do Município, o servidor público estável só perderá o cargo: I. Mediante processo administrativo em que não lhe seja assegurada ampla defesa. II. Em virtude de sentença judicial transitada em julgado. III. Mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de portaria, assegurada a publicidade. Está(ão) CORRETO(S): ✂️ a) Somente o item I. ✂️ b) Somente o item II. ✂️ c) Somente os itens I e III. ✂️ d) Todos os itens. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q1045178 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Serviços de Atendimento Educacional Especializado SAEE, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024Tipo de transtorno caracterizado pela deficiência persistente e clinicamente significativa da comunicação (verbal e não verbal) usada para a interação social; padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades, manifestados por comportamentos motores ou verbais estereotipados ou por comportamentos sensoriais incomuns: ✂️ a) Transtorno do espectro autista. ✂️ b) Transtorno afetivo bipolar. ✂️ c) Transtorno de personalidade borderline. ✂️ d) Ansiedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q1045184 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Serviços de Atendimento Educacional Especializado SAEE, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024A educação das pessoas com necessidades educacionais passou por alguns estágios. Sobre esses estágios, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE: A _____________ ocorre quando a escolarização de estudantes com deficiência é oferecida em ambientes separados, como nas escolas especiais, isolados de alunos sem deficiência. Na _____________ ocorre um processo de reforma sistêmica, que envolve a adequação de métodos de ensino e abordagens, para proporcionar um ambiente de aprendizagem igualitário e participativo para todos os alunos. ✂️ a) exclusão | integração ✂️ b) inclusão | integração ✂️ c) integração | segregação ✂️ d) segregação | inclusão Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q1045186 | Pedagogia, Legislação da Educação, Serviços de Atendimento Educacional Especializado SAEE, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024A Declaração de Salamanca (1994) foi adotada em Assembleia Geral, por meio das Nações Unidas, e trata dos princípios, da política e da prática em educação especial. Neste documento, os delegados à Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais incitaram os governos a: I. Conceder a maior prioridade, por meio das medidas de política e das medidas orçamentais, ao desenvolvimento dos respectivos sistemas educativos, de modo que possam incluir todas as crianças, independentemente das diferenças ou dificuldades individuais. II. Desenvolver projetos demonstrativos e encorajar o intercâmbio com países que têm experiência com escolas inclusivas. ✂️ a) Os itens I e II estão corretos. ✂️ b) Somente o item I está correto. ✂️ c) Somente o item II está correto. ✂️ d) Os itens I e II estão incorretos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q1045161 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, Legislação do Município de São Sebastião do Caí, Arquiteto, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024Fundamentando-se na Lei Municipal nº 2.312/2001 – Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município, será aplicada ao servidor a pena de demissão nos casos de: I. Crime contra a administração pública. II. Aplicação regular de dinheiro público. III. Probidade administrativa. Está(ão) CORRETO(S): ✂️ a) Somente o item I. ✂️ b) Somente o item III. ✂️ c) Somente os itens I e II. ✂️ d) Todos os itens. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q1045158 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, Legislação do Município de São Sebastião do Caí, Arquiteto, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024Em relação às hipóteses de vacância dos cargos, em concordância com a Lei Municipal nº 2.312/2001 – Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: ( ) Demissão. ( ) Nomeação. ( ) Reversão. ( ) Reintegração. ✂️ a) E - C - C - C. ✂️ b) C - E - E - E. ✂️ c) E - C - E - E. ✂️ d) C - C - E - C. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q1045181 | Pedagogia, Educação Infantil, Serviços de Atendimento Educacional Especializado SAEE, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024São exemplos de condutas típicas encontradas nas salas de aula: I. Impulsividade. II. Dificuldade de concentração. III. Agressividade verbal. Está(ão) CORRETO(S): ✂️ a) Somente o item I. ✂️ b) Somente o item II. ✂️ c) Somente os itens I e III. ✂️ d) Todos os itens. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q1080386 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Arquiteto, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024A Lei nº 10.098/2000 estabelece as normas gerais e os critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Segundo o texto de Lei, assinalar a alternativa INCORRETA: ✂️ a) Os edifícios a serem construídos com mais de um pavimento além do pavimento de acesso, à exceção das habitações unifamiliares, e que não estejam obrigados à instalação de elevador, deverão dispor de especificações técnicas e de projeto que facilitem a instalação de um elevador adaptado, devendo os demais elementos de uso comum destes edifícios atender aos requisitos de acessibilidade. ✂️ b) Os centros comerciais e os estabelecimentos congêneres devem fornecer carros e cadeiras de rodas, motorizados ou não, para o atendimento da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida. ✂️ c) A construção, ampliação ou reforma de edifícios públicos ou privados destinados ao uso coletivo deverão ser executadas de modo que sejam ou se tornem acessíveis às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. ✂️ d) Caberá ao Prefeito do município regulamentar a reserva de um percentual mínimo do total das habitações, conforme a característica da população local, para o atendimento da demanda de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q1045160 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, Legislação do Município de São Sebastião do Caí, Arquiteto, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024No que diz respeito às responsabilidades dos servidores, em conformidade com a Lei Municipal nº 2.312/2001 – Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (1) Penal. (2) Civil. (3) Administrativa. ( ) Tratando-se de dano causado a terceiros responderá o servidor perante a Fazenda Pública em ação regressiva, sem prejuízo de outras medidas administrativas e judiciais cabíveis. ( ) Resulta de ato omissivo ou comissivo praticado por servidor investido no cargo ou função pública. ( ) Abrange os crimes e contravenções imputados ao servidor. ✂️ a) 2 - 1 - 3. ✂️ b) 3 - 2 - 1. ✂️ c) 1 - 3 - 2. ✂️ d) 2 - 3 - 1. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro