Questões de Concursos Prefeitura de Siderópolis SC

Resolva questões de Prefeitura de Siderópolis SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q869666 | Enfermagem, Lei do SUS, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Siderópolis SC, PS Concursos, 2024

A Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990 é o resultado da luta pela democratização dos serviços de saúde o que representa uma vitória significativa. A partir deste marco legal, foram criados os Conselhos e as Conferências de Saúde como espaços vitais para o exercício do controle social do Sistema Único de Saúde (SUS). O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado é composto por, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q869673 | Enfermagem, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Siderópolis SC, PS Concursos, 2024

O Agente de Combate às Endemias tem como atribuição o exercício de atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor de cada ente federado.

Conforme alternativas abaixo são atribuições do Agente de Combate às Endemias assistida por um profissional de nível superior que esteja vinculado à vigilância epidemiológica, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q869662 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Siderópolis SC, PS Concursos, 2024

Grupos terroristas são grupos políticos ou fundamentalistas religiosos que se engajam em atos violentos para impor sua visão de mundo (crenças ou ideologias radicais). Esses grupos terroristas realizam ações como bombardeios, ataques com armas brancas ou de fogo, sequestros e outros métodos que geram vítimas e destroem edifícios públicos e particulares com o propósito de influenciar a opinião pública e, ao mesmo tempo, intimidar a população.

São considerados grupos terroristas do oriente médio, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q869667 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Siderópolis SC, PS Concursos, 2024

As ações e serviços de saúde voltados para o atendimento das populações indígenas, em todo o território nacional, coletiva ou individualmente, obedecerão ao disposto da Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Deste modo analise os itens abaixo:

I. É instituído um Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, componente do Sistema Único de Saúde – SUS, criado e definido por esta Lei, e pela Lei no 8.142, de 28 de dezembro de 1990, com o qual funcionará em perfeita integração.
II. Caberá aos Municípios, com seus recursos próprios, financiar o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena.
III. Dever-se-á obrigatoriamente levar em consideração a realidade local e as especificidades da cultura dos povos indígenas e o modelo a ser adotado para a atenção à saúde indígena, que se deve pautar por uma abordagem diferenciada e global, contemplando os aspectos de assistência à saúde, saneamento básico, nutrição, habitação, meio ambiente, demarcação de terras, educação sanitária e integração institucional.
IV. As populações indígenas terão direito a participar dos organismos colegiados de formulação, acompanhamento e avaliação das políticas de saúde, tais como o Conselho Nacional de Saúde e os Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde, quando for o caso.

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q869664 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Siderópolis SC, PS Concursos, 2024

Crianças desnutridas com os ossos à mostra. Explosão de casos de malária e virose. Centenas de mortes. Rios poluídos tomados pela lama. O garimpo ilegal, que nunca saiu totalmente, de volta com força no interior da Floresta Amazônica. Esse é o retrato da Terra Indígena Yanomami em janeiro de 2024, um ano após o atual governo decretar emergência de saúde pública na região.

Com relação a este assunto e matéria publicada no portal g1, classifique os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):

( ) Demarcada há mais de 30 anos, a Terra Yanomami tem quase 10 milhões de hectares que se estendem por Roraima e o Amazonas, na fronteira com a Venezuela.
( ) Segundo estimativas, o território abriga ao menos 31 mil indígenas, que vivem em mais de 370 comunidades.
( ) Pneumonia, malária e desnutrição são as doenças mais comuns na região - e responsáveis por grande parte das mortes.
( ) O quadro de saúde preocupante dos indígenas é resultado direto da degradação do meio ambiente causada pelo garimpo ilegal de ouro e cassiterita, que avançou nos últimos anos em razão do enfraquecimento de fiscalizações ambientais.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q869665 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Siderópolis SC, PS Concursos, 2024

Com base na Portaria Nº 699, de 30 de março de 2006, onde regulamenta as Diretrizes Operacionais dos Pactos Pela Vida e de Gestão, estabelece normas para a definição, alteração e suspensão dos valores do Limite Financeiro Global do Município, Estado e Distrito Federal, analise os itens abaixo:

I. A alocação do recurso referente ao Bloco Financeiro de Média e Alta Complexidade da Assistência será definido de acordo com a Programação Pactuada e Integrada - PPI;
II. A alteração no valor do recurso Limite Financeiro Global do Município, Estado e Distrito Federal, deve ser aprovada na Comissão Intergestores Bipartite – CIB e encaminhada ao MS para publicação;
III. As transferências fundo a fundo do Ministério da Saúde para estados, DF e municípios serão suspensas se não houver o pagamento dos prestadores de serviços públicos ou privados, hospitalares e ambulatoriais, até o quinto dia útil.

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q869671 | Enfermagem, Febre Amarela, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Siderópolis SC, PS Concursos, 2024

A febre amarela pode se manifestar na forma urbana ou silvestre, e se diferem apenas epidemiologicamente. Em ambas, a forma de transmissão ocorre de um macaco infectado para o homem, através da picada de mosquitos (ciclo macaco-mosquito-homem). A febre amarela silvestre na realidade é uma zoonose, doença própria de animais que passa para o homem. O homem não imunizado se infecta de forma acidental ao ingressar em matas onde o vírus está circulando entre os macacos. Deste modo, os mosquitos que transmitem a febre amarela silvestre pertencem aos gêneros, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q869663 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Siderópolis SC, PS Concursos, 2024

Foi o mais famoso dos tratados de paz assinados após a Primeira Guerra Mundial. Nele, ingleses e franceses impuseram os termos da rendição alemã no dia 28 de junho de 1919 após longos meses de deliberações. Esse tratado foi entendido pelos historiadores como extremamente rígido e contribuiu para arrastar a Alemanha para uma crise econômica e política. Ele impunha uma série de punições à Alemanha e a responsabilizava pela Primeira Guerra Mundial.

Estamos nos referindo ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q869668 | Enfermagem, Humanização, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Siderópolis SC, PS Concursos, 2024

Em consultas, exames e procedimentos realizados em unidades de saúde públicas ou privados, toda mulher tem o direito de fazer-se acompanhar por pessoa maior de idade, durante todo o período do atendimento, independentemente de notificação prévia. Em caso de atendimento com sedação, a eventual renúncia da paciente ao direito previsto na Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, deverá ser feita por escrito, após o esclarecimento dos seus direitos, com no mínimo _____________ de antecedência, assinada por ela e arquivada em seu prontuário.

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna do enunciado acima:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q869669 | Enfermagem, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Siderópolis SC, PS Concursos, 2024

Ao longo da pandemia de Covid-19, muitos nomes que não costumavam fazer parte da nossa vida se tornaram comuns. Boa parte dessas palavras novas são semelhantes e até parecem sinônimos, mas se referem a conceitos diferentes. Entender exatamente o que quer dizer cada novo termo da pandemia é importante para evitar a propagação de informações falsas ou incompletas. Deste modo, falando sobre Vírus e Bactérias, analise os itens a seguir, e preencha com “I” para Vírus e “II” para Bactérias:

( ) São seres que dependem de outros para se reproduzir.
( ) Quando entram em nosso corpo, rompendo a membrana para se multiplicar, geralmente estouram nossas células, causando sua lise (dissolução).
( ) São organismos mais independentes. São células que possuem material genético e diversos mecanismos para se desenvolver e multiplicar, sem precisar de outra célula.
( ) Por mais que algumas sejam prejudiciais ao nosso corpo, existem algumas em nosso organismo que são benéficase não causam doença alguma, geralmente fornecem substâncias importantes ou regulam parte do nosso metabolismo.
( ) Não possuem células (por isso se discute se são seres vivos ou não), apenas material genético e proteína.
( ) Às vezes, levam consigo parte da membrana da célula que infectaram; por isso, existem envelopados e não-envelopados, sendo que o envelopado é aquele que passou a ter em sua formação parte da membrana da célula invadida.

Assinale a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q878900 | História e Geografia de Estados e Municípios, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Siderópolis SC, PS Concursos, 2024

Com relação às esculturas e monumentos de Siderópolis, leia o texto abaixo retirado do site oficial do município:
“Zoldanos, pioneiros do Rio Jordão, depois de 100 anos de colonização de Siderópolis, firmaram um pacto (em 1995) que selou a união de parentesco, tradição e realização com os zoldanos de sua terra de origem, ou seja: Forno di Zoldo, na Itália. A partir desse pacto foi construído o ________________, o qual é representado por duas pedras entrelaçadas (Pedras Gêmeas) que simbolizam a união entre esses dois povos. Essas pedras representam a forte ligação dos costumes e do dialeto aqui ainda preservados depois de cem anos da vinda dos pioneiros.”
Assinale a alternativa que complete a lacuna de forma CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q869670 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Siderópolis SC, PS Concursos, 2024

A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes. Existem alguns animais que também podem adoecer e transmitir a leptospirose ao homem. Portanto, dentre os animais que podem transmitir essa doença, assinale a alternativa INCORRETA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q878902 | Saúde Pública, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Siderópolis SC, PS Concursos, 2024

As ações educativas junto à população é uma forma de controle vetorial, bem como as ações de caráter intersetorial, com envolvimento das áreas de saneamento e meio ambiente, educação, ordenamento urbano, cidadania, entre outras. Tradicionalmente são conhecidas várias formas de controle vetorial que podem ser utilizadas de forma isolada ou integrada, sendo que um dos modos atualmente é preconizado pelo Ministério da Saúde.

Portanto, dentre as alternativas abaixo, qual apresenta o modo preconizado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q869672 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Siderópolis SC, PS Concursos, 2024

Os ovos do Aedes aegypti medem, aproximadamente, 1mm de comprimento e contorno alongado e fusiforme. São depositados pela fêmea, individualmente, nas paredes internas dos depósitos que servem como criadouros, próximos à superfície da água. No momento da postura, os ovos sãobrancos, mas, rapidamente, adquirem a cor negra brilhante. A fecundação, que se dá durante a postura e o desenvolvimento do embrião se completa em_________, em condições favoráveis de umidade e temperatura.

Qual alternativa, completa CORRETAMENTE a lacuna do enunciado acima?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1065027 | Noções de Informática, Inteligência Artificial e Automação, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Siderópolis SC, PS Concursos, 2025

Modelos de linguagem de grande porte, conhecidos como LLMs (Large Language Models), são um tipo avançado de inteligência artificial (IA) especializada em compreender e gerar textos. Essas IA’s têm transformado o mercado tecnológico mundial, impulsionando assistentes virtuais, tradutores automáticos e diversas outras aplicações.

No início de 2025, uma IA desse tipo, criada por uma empresa chinesa, ganhou destaque global ao apresentar desempenho superior e custo operacional reduzido em comparação com suas concorrentes ocidentais. Esse avanço causou impacto imediato no setor, provocando até quedas no valor das ações de grandes empresas de tecnologia.

Considerando esse contexto e o impacto ocorrido naquele período, qual é o nome dessa inteligência artificial chinesa que se destacou?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1065026 | Atualidades, Política, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Siderópolis SC, PS Concursos, 2025

De acordo com a autobiografia institucional publicada no site oficial da Casa Branca, o atual vicepresidente dos Estados Unidos, eleito em 2024 ao lado de Donald Trump, é um ex-senador pelo estado de Ohio, veterano da Marinha, graduado em Direito pela Universidade de Yale e autor do best-seller Hillbilly Elegy, que retrata aspectos de sua trajetória pessoal. Neste contexto, qual é o nome desse vicepresidente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1065030 | Direito Sanitário, Sistema Único de Saúde, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Siderópolis SC, PS Concursos, 2025

De acordo com a Lei Federal 8.080/1990, em seu artigo Art. 7º menciona que: As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios:

I. Universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência;
II. Integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
III. Preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral;
IV. Igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie;

Com base no enunciado e afirmativas acima, marque a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1065034 | Direito Sanitário, Portarias do Ministério da Saúde, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Siderópolis SC, PS Concursos, 2025

Segundo a portaria 2.436/2017 do Ministério da Saúde, no item 4.2.6 b), São atribuições do ACS (Agente Comunitário de Saúde), EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1065019 | Português, Interpretação de Textos, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Siderópolis SC, PS Concursos, 2025

Texto associado.
Olhos parados

Manoel de Barros

Olhar, reparar tudo em volta, sem a menor intenção de poesia.

Girar os braços, respirar o ar fresco, lembrar dos parentes.

Lembrar da casa da gente, das irmãs, dos irmãos e dos pais da gente.

Lembrar que estão longe e ter saudades deles…

Lembrar da cidade onde se nasceu, com inocência, e rir sozinho.

Rir de coisas passadas. Ter saudade da pureza.

Lembrar de músicas, de bailes, de namoradas que a gente já teve.

Lembrar de lugares que a gente já andou e de coisas que a gente já viu.

Lembrar de viagens que a gente já fez e de amigos que ficaram longe.

Lembrar dos amigos que estão próximos e das conversas com eles.

Saber que a gente tem amigos de fato!

Tirar uma folha de árvore, ir mastigando, sentir os ventos pelo rosto…

Sentir o sol. Gostar de ver as coisas todas. Gostar de estar ali caminhando.

Gostar de estar assim esquecido. Gostar desse momento. Gostar dessa emoção tão cheia de riquezas íntimas.
Nos versos 3, 4 e 5 e também nos versos 7, 8, 9 e 10 há a repetição da mesma palavra no início de cada verso (lembrar). Este recurso estilístico é chamado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.