Questões de Concursos Prefeitura de Sobradinho BA

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1Q909325 | Geografia, Impactos e soluções no meio urbano, Ciências, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

As mudanças climáticas são alterações que afetaram o clima de forma universal. Muitos acreditam que com essas mudanças somente a temperatura foi afetada, entretanto, com o aumento da temperatura, foram desencadeados vários fatores de alterações em toda a biosfera. Assinale a alternativa INCORRETA que apresenta ações para minimizar essas alterações.

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2Q909313 | Pedagogia, Gestão Democrática, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Com o advento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) na década de 1990 um progresso significativo na proteção integral das crianças e dos adolescentes trouxe novas perspectivas em torno da democracia e valorização dos seus direitos. O que implicou na criação do Conselho Tutelar como um órgão público responsável para proteger e garantir de forma efetiva os direitos das crianças e adolescentes brasileiras.

Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 24 jan. 2024.

Considerando o Art. 56 que versa sobre os casos que os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental deverão incumbir de comunicar ao Conselho Tutelar, avalie as afirmações a seguir.

I. Uso de armas, munições e explosivos.

II. Maus-tratos envolvendo seus alunos.

III. Reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares.

IV. Consumo de bebidas alcoólicas.

V. Elevados níveis de repetência.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

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3Q909323 | Geografia, Impactos e soluções no meio urbano, Ciências, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

O clima é o conjunto de aspectos e variáveis climáticos que atuam em determinada localidade ao longo do tempo. Ele reúne, por meio da definição de elementos e fatores atmosféricos diversos, a caracterização climática de uma região. Os principais elementos climáticos são:

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4Q909312 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Como documento normativo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) legisla sobre um conjunto de aprendizagens para as redes brasileiras de ensino públicas e privadas orientando-as na elaboração de seus currículos e propostas pedagógicas para a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, com a finalidade de garantir aos alunos os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

Disponível em:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 22 jan. 2024

No que tange ao Ensino Fundamental, e os pressupostos apresentados pela BNCC, avalie as afirmações a seguir.

I. Atingir o objetivo de uma Base para toda a Educação Básica Brasileira por meio das dez competências gerais favorecendo que cada aluno saia da escola apto a concretizar seu projeto de vida e continuidade dos estudos.

II. Em seu documento normativo a BNNC organiza o ensino fundamental em sete áreas do conhecimento que devem serem desenvolvidas ao longo da escolaridade.

III. Atenta as suas finalidades no âmbito da educação brasileira, a BNCC está amparada nos marcos legais da Constituição Brasileira, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, entre outros.

IV. Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

V. Ao longo da Educação Básica, o processo das aprendizagens deve desenvolver, expressar, considerar e atender sobre os pressupostos da igualdade e da equidade.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

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5Q909314 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

A Lei Nacional para as instituições de ensino públicas e privadas, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) ou Lei nº 9.394/1996, disciplina a educação escolar brasileira é a principal Lei Educacional de valor referencial para os demais documentos vigentes. O que confirma o mérito da sua importância, significado e disciplinamento apenas para a educação.

LDB : Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – 7. ed. – Brasília, DF : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2023.

Nessa perspectiva, em seus dispositivos legais no que trata da distribuição das incumbências de natureza atributiva dos estabelecimentos de ensino e dos docentes em seus artigos 12 e 13, avalie as afirmações a seguir.

I. Administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros.

II. Articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola.

III. Estabelecer ações destinadas a promover a cultura de paz nas escolas.

IV. Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

V. Zelar pela aprendizagem dos alunos.

É CORRETO o que se afirma em:

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6Q909315 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Ao planejar uma aula de Educação Física no Ensino Fundamental, um professor deve considerar as seguintes competências indicadas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), EXCETO:

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7Q909321 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Com base na concepção de avaliação do processo ensino-aprendizagem na Educação Física Escolar, conforme proposto pela abordagem crítico-supradora de Soares et al. (1992), analise as opções a seguir e assinale aquela que melhor representa a natureza e os objetivos desse processo:

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8Q909299 | Serviço Social, Serviço Social e Controle Social, Assistente Social, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

[...] a questão social apresenta-se como um problema real, a partir do qual pode ser transformado num objeto de conhecimento e intervenção, se decifrada com os aportes da teoria do valor-trabalho, pedra angular da dinâmica da acumulação capitalista.

(MOTA, Ana Elizabete. Questão social e serviço social: um debate necessário. O Mito da assistência Social: ensaios sobre estado, política e sociedade. Cortez, 2010, p.37)

Sobre a questão social o que se pode considerar:

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9Q909316 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Assinale a assertiva que NÃO se relaciona a uma característica das práticas corporais de aventura:

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10Q909317 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Durante uma trilha em ambiente montanhoso, um praticante percebe uma dificuldade respiratória devido à redução da pressão atmosférica. Analise as afirmações e assinale com V para verdadeiro e F para falso.

( ) A redução da pressão atmosférica em ambientes elevados pode causar desconforto respiratório.

( ) A respiração torna-se mais fácil em altitudes elevadas devido ao ar rarefeito.

( ) O aumento da altitude não afeta o transporte de oxigênio para os tecidos musculares.

( ) A aclimatação progressiva pode ajudar o organismo a se adaptar às condições de baixa pressão atmosférica.

( ) O desconforto respiratório em ambientes montanhosos não tem relação com a fisiologia do exercício.

Assinale a alternativa que corresponde CORRETAMENTE os verdadeiros e falsos:

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11Q909324 | Biologia, Introdução ao Estudo dos Animais, Ciências, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

As glândulas são estruturas produtoras de substâncias que podem ser lançadas diretamente na corrente sanguínea ou em outras glândulas, como também fora das células produtoras. Essas estruturas são classificadas em exócrinas, endócrinas ou mistas. Dessa forma, relacione a 2ª Coluna de acordo com a 1ª, associando os exemplos de glândulas com as suas respectivas classificações.

1ª COLUNA

(1)Exócrina

(2)Mista

(3)Endócrina

2ª COLUNA

( ) Tireóide

( ) Pâncreas

( ) Ovários

( ) Testículos

( ) Hipófise

( ) Parótidas

Assinale a alternativa CORRETA que preenche essas relações:

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12Q909326 | Biologia, Introdução ao Estudo dos Animais, Ciências, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

O sangue é um tipo de tecido conjuntivo, formado por células e fragmentos citoplasmáticos. No exame de hemograma, tipos dessas células são identificadas como responsáveis por detectar infecções e inflamações. Fala-se, portanto, dos(as):

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13Q909322 | Educação Física, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

De acordo com os princípios e diretrizes da BNCC, qual abordagem é mais alinhada com o planejamento e organização do conteúdo na Educação Física Escolar para o Ensino Fundamental?

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14Q909319 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Durante uma competição de atletismo, um saltador em distância busca aprimorar sua técnica para atingir maiores distâncias. Analise as afirmações e marque a CORRETA:

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15Q909311 | Pedagogia, Processo Ação Reflexão Ação, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Proveniente das rápidas e múltiplas transformações científicas, tecnológicas e sociais ocorridas na contemporaneidade, as metodologias ativas vêm se constituindo como estratégias pedagógicas para além da concepção e atuação nos processos de ensinar e aprender centrada nos paradigmas tradicionais, ou seja, inverte e reverte o contexto educativo da escola e o papel do aluno como protagonista do seu próprio processo de aprendizagem, de maneira autônoma, criativa, crítica, reflexiva e participativa.

SEFTON, Ana Paula; GALINI, Marcos Evandro. Metodologias ativas: desenvolvendo aulas ativas para a aprendizagem significativa. In: Metodologias ativas: estratégias de aprendizagem e os paradigmas educacionais. Freitas Bastos Editora, 2022.

Considerando as premissas que embasam as metodologias ativas, avalie as afirmações a seguir.

I. Personalização da aprendizagem.

II. Múltiplas Inteligências e Competências.

III. Métodos e atividades focadas na experiência.

IV. Processos Criativos e Colaborativos.

V. Acreditar que todos os alunos irão experienciar da mesma forma e aprender todos da mesma maneira.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

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16Q909298 | Informática, Pacote de Aplicativos Microsoft Office, Assistente Social, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Sobre Mala Direta no Microsoft Office, julgue as afirmações abaixo e em seguida marque a alternativa CORRETA.

I. Para a criação de mala direta é preciso de um documento modelo (carta, e-mail, etiqueta, por exemplo) e uma fonte de dados, onde esta última pode ser criada no próprio Microsoft Word ou Microsoft Excel.

II. Depois que você tiver uma fonte de dados conectada ao seu documento, adicionar campos de mesclagem é uma maneira de personalizar um documento com as informações da fonte de dados. Os campos de mesclagem vêm dos títulos de coluna na fonte de dados.

III. Mala direta é um recurso do Microsoft Office que permite criação de documentos personalizados a partir de uma fonte de dados criando uma carta modelo no Microsoft Word ou Excel.

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17Q909305 | Pedagogia, O Processo de Socialização, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Ao se pensar no complexo e dialético processo de socialização que a escola deve cumprir na sociedade contemporânea faz-se necessário compreender os objetivos, mecanismos e procedimentos que são utilizados para a sua realização. Constitui-se assim, pressupor o compromisso social da escola para além da simples transmissão do conhecimento sistematizado, uma vez que ela precisa exercer sua função social.

Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle /riufc/39125. Acesso em: 28 dez. 2023. (adaptado).

I. Constituir-se como espaço de construção de saberes, valorização de cultura e da formação humana.

II. Defender o processo educativo em favor de uma reprodução da sociedade vigente, contribuindo para a vida posterior do aluno.

III. Determinar com exatidão seu caráter como local de mobilização, diversidade, produção e criação, posturas e atitudes que podem levar à conscientização ou cristalização do modelo de sociedade atual.

IV. Fortalecer sua função para além da aprendizagem de conceitos, teorias e desenvolvimento de habilidades e atitudes.

V. Envolver a participação da comunidade no ambiente escolar como promoção de uma gestão democrática, restringindo-a de envolvimento nas problemáticas que interferem na aprendizagem do aluno.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

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18Q909307 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

A trajetória discussão em torno da temática Projeto Político-Pedagógico (PPP) tem ampliado progressivamente o compromisso social da escola como instituição compromissada com o processo de formação humana, cujo caráter é intencional, sistemático e dotado de princípios filosóficos, epistemológicos e pedagógicos.

VEIGA, Ilma. Passos Alencastro, FONSECA, Marilia (orgs.). As dimensões do projeto político-pedagógico: novos desafios para a escola. In: Projeto-político-pedagógico: novas trilhas para a escola. 9. ed. Campinas, São Paulo: Papirus Editora, 2013.(adaptado).

De acordo com os pressupostos sobre projeto político-pedagógico, avalie as afirmações a seguir.

I. O projeto político-pedagógico é fruto da projeção arquitetada por todos os envolvidos com o processo educativo.

II. O PPP não se constitui na simples produção de um documento, mas na consolidação de um processo de ação-reflexão-ação.

III. Sob o ponto de vista emancipador o projeto político-pedagógico deverá ser concebido como instrumento de controle atrelado as regulações dominantes.

IV. O projeto político-pedagógico quando construído na visão de unicidade da teoria e da prática pressupõe relações de interdependência e reciprocidade.

V. O PPP da escola é apenas uma oportunidade para que algumas coisas sejam pensadas e dentre elas a conjuntura da escola e a sua função social.

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19Q909306 | Pedagogia, Tipos de Planos de Ensino, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

No campo educacional compreender o processo de planejar a organização do trabalho didático-pedagógico da escola requer fortalecer a concepção de planejamento de ensino à luz da perspectiva dialética resultante da interação efetiva entre a escola e o contexto social. Nessa perspectiva, o planejamento de ensino como tarefa docente reafirma-se como processo reflexivo, coletivo, integrado, flexível e contextualizado para além de seus elementos estruturantes e não como documento burocrático, obrigatório e formal.

Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2 /index.php/rec/article/view/45583. Acesso em: 4 jan. 2024.(adaptado).

Considerando essa perspectiva sobre o planejamento de ensino, avalie as afirmações a seguir.

I. Deve ser entendido como um instrumento capaz de intervir em uma situação real para transformá-la.

II. Numa perspectiva crítica e transformadora fornecerá ao docente maior segurança para sua prática educativa no sentido de acolher as exigências, os problemas e desafios que ocorrem na sala de aula, na escola e na comunidade em geral.

III. Constitui uma forma de o professor ter seu trabalho valorizado e compartilhado, contribuindo para sua profissionalização docente.

IV. Como elemento estruturante, os objetivos são formulações que advém das intencionalidades.

V. É um recurso que contribui para a organização do trabalho pedagógico com a finalidade de orientar a prática docente de forma que a mesma não modifique sua condução.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

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20Q909309 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Apesar da evolução dos significados sobre a problemática da avaliação da aprendizagem ter gerado, nos últimos tempos, mudanças significativas no processo educativo, ainda conduz à questionamentos e reflexões na busca de uma ressignificação diante da complexidade e dos desafios postos a educação e suas intermediações com a universalização da educação básica no Brasil, a formação continuada dos professores e suas práticas avaliativas.

Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8070 . Acesso em: 19 jan. 2024.(adaptado).

Considerando o texto apresentado sobre a avaliação da aprendizagem, seus pressupostos como instrumento de mediação e potencialização do processo de ensino aprendizagem, avalie as afirmações a seguir.

I. Como abordagem libertadora é ação reflexiva, postura cooperativa entre os alunos, privilégio à aprendizagem e consciência crítica e de responsabilidade de todos os envolvidos.

II. Como opção mediadora é embasada em três princípios condutores para a transformação das práticas pedagógicas: da investigação docente, da complementaridade e da provisoriedade dos registros em avaliação.

III. Baseada na concepção dialógica não possui caráter punitivo o qual caracteriza a avaliação na concepção bancária e burocrática da escola.

IV. Centrada numa perspectiva democrática e libertadora a avaliação deve renegar o contexto social e político.

V. Em uma concepção classificatória a avaliação é realizada por meio de um instrumento, comumente chamado de prova.

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