Questões de Concursos Prefeitura de Sumé PB

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1Q913583 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia Nacional, Operador de Equipamentos Rodoviários, Prefeitura de Sumé PB, CPCON, 2023

Observe o texto a baixo sobre emprego e desemprego no Brasil:
Desemprego fica em 8,5% em abril e atinge 9,1 milhões...
A taxa de desemprego do Brasil atingiu 8,5% no trimestre encerrado em abril de 2023. A desocupação dos brasileiros havia sido de 8,4% no trimestre anterior (novembro, dezembro e janeiro). (...) Em números absolutos, há 9,1 milhões de desempregados no país. O resultado foi divulgado nesta 4ª feira (31.mai.2023). A taxa de desocupação caiu 2 pontos percentuais em comparação com o mesmo trimestre móvel de 2022, quando era de 10,5%.... A população ocupada foi de 98 milhões de pessoas no trimestre encerrado em abril. ...
(Disponível em: https://www.poder360.com.br/economia/desemprego-fica-em-85-em-abril-e-atinge-91-milhoes/Acesso em: 16/06/2023).

Considerando o texto acima, bem como outros aspectos relacionados com a realidade do emprego e o desemprego no Brasil, julgue as afirmações a seguir:
I- A população desempregada no Brasil supera, em números, a população empregada. II- O desemprego e o trabalho informal são dois problemas que atingem grande parte da população. III- Considera-se como população economicamente ativa todos os desempregados.
Está CORRETO o que se afirma em:
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2Q913576 | Português, Interpretação de Textos, Operador de Equipamentos Rodoviários, Prefeitura de Sumé PB, CPCON, 2023

Texto associado.

Após a leitura do texto narrativo abaixo, responda à questão.



TEXTO 2

Ovo de óleo

O que havia de errado com a receita das rosquinhas de coco, que não ficavam iguais às de Bernadete? A menina de 10 anos, tomada de frustração, tentava decifrar o enigma. Durante suas férias no campo, ela observara atentamente, do degrau entre a cozinha e a sala, a mulher que preparava as rosquinhas mais macias e gostosas que ela já provara. De volta a sua casa, tentava reproduzir o feito. Sem sucesso.

Seria a falta do “ovo caipira”? As marcas de farinha disponíveis em Campinas seriam diferentes das de lá? Seria, talvez, a falta da mão confiante e experiente de Bernadete? Ou teria a mulher passado a mágica receita erradamente? Não, ela era atenciosa e bondosa demais para fazer algo do tipo.

É, talvez fosse mesmo a falta daquele ingrediente que ela não conseguia entender... “Cinco meias cascas de ovo de óleo.” O que seria um “ovo de óleo”? Na dúvida, pegava apenas cinco ovos “normais” e, um a um, ia acrescentando à massa somente o que cabia na metade da casca de cada um. E a massa ficava sempre ressecada, rígida, que droga!

Depois de duas tentativas fracassadas, a pequena, finalmente, venceu a vergonha de sua possível ignorância e perguntou à mãe o que seria o “ovo de óleo”. A mãe, ocupada e sem dar muita atenção à estranheza da questão — “coisas de crianças...” —, apenas disse que não existia animal algum chamado “óleo”, portanto, não teria como existir tal ovo.

Ao longo daquele ano, a menina tentou acertar a receita duas, três, cinco vezes. Desistiu. Resolveu que, nas próximas férias, pediria a Bernadete que preparasse novamente as rosquinhas, explicando-lhe detalhadamente o processo. Aí, sim, essa receita danada não mais lhe escaparia às mãos!

Passaram-se os meses e, depois de ela controlar, com muito custo, a enorme ansiedade, enfim, as férias! Foi então que veio a grande decepção: chegando à fazenda, a pequena aspirante a mestre-cuca perguntou pela “professora” e recebeu a trágica notícia de que ela havia deixado o emprego para trabalhar em outra cidade. Que tristeza, quanta falta de sorte... Parecia que aquelas rosquinhas queriam pertencer apenas a sua mestra criadora, e a mais ninguém!

Tal frustração fez com que a menina decidisse encerrar suas atividades culinárias. E “para sempre”! Era quase um sentimento de humilhação aquilo que a invadia, ao fim de tantas tentativas fracassadas. Não queria mais sentir aquilo. Mesmo sabendo da existência de outras milhares de receitas possíveis de serem executadas, o medo de não acertar e, então, sentir algo parecido a paralisava.

Anos se passaram e a pequena deixou de ser pequena. No alto de seus 17 anos, ela concluía, agora, o último ano de colégio. Pensando nas férias que se aproximavam, lembrou-se daquele sonho de menina interrompido por si diante da primeira dificuldade. Que bobagem! Resolveu, então, remexer um pouco nesse passado. Comprou um livro de receitas!

No ônibus escolar, na volta para casa, a jovem abriu o livro, folheou, folheou, folheou, escolheu encarar uma receita de bolo de coco. Na terceira linha de descrição dos ingredientes, ela leu “meia xícara (de chá) de açúcar”... E, depois, “uma colher (de sopa) de fermento”... E sorriu.


LEAH, Sandy. Ovo de óleo. Disponível em <https://issuu.com/revista-minerva/docs/edi__o_1_revista_minerva>. Acesso em 19 de junho de 2023.

O efeito de humor suscitado na narrativa é provocado:
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3Q913580 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Operador de Equipamentos Rodoviários, Prefeitura de Sumé PB, CPCON, 2023

Leia o texto a seguir sobre o Aquecimento Global:
“Aquecimento global é o aumento da temperatura média dos oceanos e da camada de ar próxima à superfície da Terra, que pode ser consequência de causas naturais e atividades humanas. Isto se deve principalmente ao aumento das emissões de gases na atmosfera que causam o efeito estufa, principalmente o dióxido de carbono (CO2). (...) São várias as consequências do aquecimento global e algumas delas já podem ser sentidas em diferentes partes do planeta.” (Disponível em: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao_de_impactos2. Acesso em: 12/06/2023)
Refletindo sobre as causas e consequências do aquecimento global, é CORRETO o que se afirma em:
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4Q913581 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Operador de Equipamentos Rodoviários, Prefeitura de Sumé PB, CPCON, 2023

O texto abaixo trata do crescente uso da internet entre os brasileiros:
“Foi somente no ano de 1990 que a internet começou a alcançar a população geral. Hoje é o meio de comunicação que mais cresce entre os brasileiros.”
(Disponível em: https://www.comuniquetres.com.br/single-post/2017/05/11/a-internet-como-meio-de-comunica%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 14/06/2023)
A respeito desse meio de comunicação, é CORRETO afirmar que:
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5Q913582 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Operador de Equipamentos Rodoviários, Prefeitura de Sumé PB, CPCON, 2023

“A cultura do Nordeste apresenta características próprias herdadas da interação da cultura dos colonizadores portugueses, dos negros e dos índios. Na cultura estão incluídos conhecimentos, costumes, artes, crenças, cultos religiosos, literatura popular, danças e hábitos de determinado grupo.”
(Disponível em: https://www.todamateria.com.br/cultura-do-nordeste/. Acesso em 16/06/2023)
Considerando o texto acima e os variados aspectos da cultura nordestina, avalie as afirmações a seguir:
I- As festas juninas, o forró e as quadrilhas são importantes manifestações culturais da população da região Nordeste. II- ABahia é o único estado da região Nordeste que apresenta influências culturais africanas em sua população. III- Na poesia popular, a literatura de cordel e os cantadores repentistas são elementos da cultura nordestina. IV- Todas as manifestações culturais do Nordeste foram herdadas dos povos indígenas que ocupavam esta região.
As afirmações CORRETAS sobre a cultura Nordestina são:
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6Q913577 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Operador de Equipamentos Rodoviários, Prefeitura de Sumé PB, CPCON, 2023

É um problema ambiental que ocorre com frequência no Brasil, amplamente divulgado pela imprensa e que, devido às suas consequências, tem provocado reações internas e internacionais. Normalmente está associado com a ação de empresas madeireiras e do agronegócio.
O texto faz referência ao seguinte problema ambiental:
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7Q913578 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Movimentos Sociais, Operador de Equipamentos Rodoviários, Prefeitura de Sumé PB, CPCON, 2023

O texto a seguir trata do grave problema da pobreza no Brasil, como mostrou os dados referentes à proporção de pobres em alguns estados brasileiros:
“Ataxa de pobreza caiu no Brasil e nas 27 unidades da federação no ano passado. Mesmo assim, permaneceu acima de 50% em nove estados, distribuídos nas regiões Nordeste e Norte eram 14 em 2021. (...) Os nove estados que ainda tiveram taxas de pobreza acima de 50%, mesmo com a redução frente a 2021, foram os seguintes: Maranhão (58,9%), Amazonas (56,7%), Alagoas (56,2%), Paraíba (54,6%), Ceará (53,4%), Pernambuco (53,2%), Acre (52,9%), Bahia (51,6%) e Piauí (50,4%).“
(Disponível em: https://suetonisoutomaior.com.br/paraiba-ocupa-grupo-de-nove-estados. Acesso em 09/06/2023).
Analisando o texto, sobre as causas e consequências da pobreza no Brasil, é CORRETO afirmar que
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8Q913579 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Operador de Equipamentos Rodoviários, Prefeitura de Sumé PB, CPCON, 2023

No ano de 2024, teremos eleições municipais em todo o Brasil, para eleger Prefeitos e Vereadores. Refletindo sobre esse tema, e considerando os aspectos políticos e administrativos que envolvem os municípios brasileiros, é CORRETO afirmar:
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9Q1080301 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Cuidador Educacional, Prefeitura de Sumé PB, CPCON, 2023

O Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, também conhecida como Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, é um marco na garantia de direitos da pessoa com deficiência no Brasil, pois tem por finalidade assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Sobre algumas definições constantes na Lei nº 13.146/2015 para fins de sua aplicabilidade, marque a alternativa CORRETA:
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10Q1080302 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Cuidador Educacional, Prefeitura de Sumé PB, CPCON, 2023

A Lei nº 13.146/2015 prevê o direito à educação para pessoas com deficiência, devendo este ser assegurado por um sistema educacional inclusivo em todos os níveis de aprendizado ao longo de toda a vida desses sujeitos. Sobre o direito à educação para pessoas com deficiência, de acordo a Lei nº 13.146/2015 e suas atualizações, analise as afirmativas a seguir:
I- É dever prioritário e único do Estado assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação.
II- As instituições privadas, de qualquer nível e modalidade de ensino, podem realizar cobrança de valores adicionais em suas mensalidades, referente à oferta de profissionais de apoio escolar em suas instituições, para aqueles estudantes com deficiência que não estão inseridos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
III- Compete ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar a oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da Língua Portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas.
Está(ão) CORRETA(s):
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