Início Questões de Concursos Prefeitura de Taubaté SP Resolva questões de Prefeitura de Taubaté SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Prefeitura de Taubaté SP Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q1015067 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019Em relação ao ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos, é CORRETO afirmar que a Língua Portuguesa usada no cotidiano é diferente daquela sistematizada em livros didáticos. Nesse sentido, o professor deve centrar -se : ✂️ a) no ensino da Língua Portuguesa “real”, isto é, deve levar para a sala de aula textos de circulação social, como folhetos, jornais, gibis, revistas, etc. ✂️ b) no ensino sistematizado da morfologia, sintaxe, semântica e fonologia, uma vez que no cotidiano o aluno surdo dificilmente terá acesso a tais conteúdos. ✂️ c) em explicar ao aluno surdo conceitos sociais, políticos e ideológicos relacionados à linguagem, contribuindo para seu conhecimento global da língua. ✂️ d) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q1015066 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019A construção da identidade do sujeito surdo está diretamente relacionada com a aquisição da linguagem por meio de uma educação inclusiva, uma vez que: ✂️ a) a linguagem é a expressão do pensamento, logo se o sujeito não tem acesso a ela não lhe é permitido que produza pensamentos tampouco que adquira identidade própria. ✂️ b) a linguagem permite que as pessoas se comuniquem, tenham acesso à informação, à cultura, possam se expressar e defender pontos de vistas, bem como construir visões sobre o mundo. ✂️ c) apenas por meio do conhecimento linguístico o ser humano pode se conhecer e constituir-se como sujeito de uma comunidade. ✂️ d) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q1015069 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019O termo “identidades surdas flutuantes” designa os sujeitos surdos que: ✂️ a) valorizam e reconhecem a importância da cultura surda para a formação da sua identidade. ✂️ b) desconhecem a cultura surda ou são indiferentes a ela. ✂️ c) ora se identificam como sujeitos surdos, ora confundem-se com falantes. ✂️ d) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q1015071 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019Existem muitas diferenças entre a construção da Língua Portuguesa e da libras, em se tratando do uso de sintagmas nominais, por exemplo, o contraste entre as duas línguas aponta que: ✂️ a) em libras os determinantes concordam em gênero e número com o núcleo nominal: um processo gramaticalizado por meio de sufixos flexionais, já em português não existe flexão de gênero e número nos determinantes. ✂️ b) entre o português e a libras há semelhança na expressão da posse: ambas as línguas têm formas pronominais específicas para a posse, isto é, ambas têm morfologia de caso, formando um paradigma de pessoa. ✂️ c) o sintagma nominal sem determinante em libras pode ter interpretação específica, enquanto que em português o sintagma nominal sem determinante remete a uma interpretação genérica. ✂️ d) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q1015057 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019Embora a Língua Brasileira de Sinais tenha chegado ao Brasil ainda em meados do Império, em 1857, a Libras só foi oficializada no país em : ✂️ a) 2002. ✂️ b) 1998. ✂️ c) 1974. ✂️ d) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q1015063 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019Entre as atribuições do tradutor e intérprete, no exercício de suas competências, o Art. 6o da Lei nº12.319/2010, cita: ✂️ a) atuar com honestidade e discrição, prestando depoimentos, sempre que solicitado, sobre as informações recebidas. ✂️ b) prestar seus serviços em período de eleições a fim de esclarecer os eleitores surdos. ✂️ c) atuar nos processos seletivos para cursos na instituição de ensino e nos concursos públicos. ✂️ d) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q1015074 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019Todas as línguas humanas utilizam um conjunto finito de sons discretos {ou gestos) que são combinados para formar elementos significativos ou palavras, os quais por sua vez formam um conjunto infinito de sentenças possíveis. Todas as gramáticas contêm regras de um tipo semelhante para formação de palavras e sentenças. Um processo recorrente de formação de palavras em libras é: ✂️ a) composição. ✂️ b) derivação. ✂️ c) aglutinação. ✂️ d) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q1015073 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019Os pronomes possessivos em libras são realizados por sinais com a configuração da mão em (K), usando-se as mesmas direções dos pronomes pessoais para o singular e o plural. É CORRETO afirmar que: ✂️ a) o singular é expresso por meio movimento semicircular para a segunda pessoa e circular para a primeira pessoa. ✂️ b) o plural é expresso por meio de movimento semicircular para a segunda pessoa e circular para a primeira pessoa. ✂️ c) não há distinção entre os movimentos para expressar o singular e plural em libras, sendo que os dois são expressos por movimentos semicirculares. ✂️ d) Nenhuma das alternativas está correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q1015062 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019Cada palavra (ou sinal) carrega em si significados e sentidos que somente são produzidos naquele contexto comunicacional específico, não sendo passível de reprodução em outras circunstâncias. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que: ✂️ a) traduzir e interpretar são conceitos bastante diferentes, já que o primeiro trata apenas da reprodução literal enquanto o segundo depende da compreensão do Intérprete. ✂️ b) no processo de tradução, o Intérprete transforma o discurso inicial. ✂️ c) algo dito a alguém é uma mensagem singular e individual, mas os mesmos sentidos podem ser produzidos independente a situação de enunciação. ✂️ d) Nenhuma das alternativas está correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q1015065 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019O ensino de língua portuguesa para alunos surdos deve estar pautado em uma metodologia que: ✂️ a) permita a formação social, político, emocional e cultural do aluno. ✂️ b) que contemple as diferenças entre língua oral e libras, a partir de suas formas e estruturas. ✂️ c) permita a cada aluno identificar sua própria maneira de aprender. ✂️ d) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q1015060 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019Sobre alguns aspectos relacionados à metodologia de ensino para alunos surdos. Assinale a alternativa CORRETA. ✂️ a) A importância do acesso anterior ao conteúdo pelo Interprete Educacional. ✂️ b) O Intérprete Educacional não deve interferir no planejamento das aulas. ✂️ c) A responsabilidade do Intérprete Educacional se limita apenas a traduzir o conteúdo. ✂️ d) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q1015056 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019Capovilla e Raphael (2001) explicam que a Língua Brasileira de Sinais é uma língua visoespacial com princípios formacionais únicos, assim como outras línguas ela é formada por diferentes níveis linguísticos como fonológico, morfológico, sintático e semântico. Um dos aspectos fonológicos da Língua Brasileira de Sinais é que: ✂️ a) os elementos mínimos constituintes da língua de sinais são também articulados simultaneamente e não apenas sequencialmente como ocorre na língua oral. ✂️ b) os articuladores primários da língua de sinais são as mãos e esses elementos são os únicos que desempenham a função de comunicação na LIBRAS. ✂️ c) os principais parâmetros fonológicos da língua de sinais são os aspectos não-manuais. ✂️ d) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q1015059 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019Uma característica das línguas de sinais é que, diferentemente das línguas orais, muitos sinais têm forte motivação icônica. Isso significa dizer que: ✂️ a) na modalidade oral-auditiva, a articulação das unidades da substância sonora (significante) produz sequências que em nada evocam os traços semânticos do referente (significado). ✂️ b) na modalidade visospacial, a articulação das unidades da substância gestual (significante) permite a representação icônica de traços semânticos do referente (significado), o que explica que muitos sinais reproduzam imagens do referente. ✂️ c) a codificação da atitude do falante em relação ao que está sendo descrito, em particular a distinção entre os tipos frasais - declarativo, interrogativo, exclamativo, imperativo (diretivo/ optativo/ exortativo) ilustra uma situação. ✂️ d) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q1015072 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019No que diz respeito aos tipos de interpretação, o intérprete pode usar tanto a consecutiva quanto a simultânea. A primeira é mais recorrente em: ✂️ a) situações em que há o acompanhamento de pessoas surdas, como consultas médicas, aulas, julgamentos, etc. ✂️ b) situações de comunicação pública, como pronunciamentos, programas de TV, seminários científicos, etc ✂️ c) ocasiões em que a pessoa é parcialmente surda e o intérprete serve como um auxiliar na compreensão de algumas falas orais. ✂️ d) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q1015068 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019Em seu Art. 4º, parágrafo único, a Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010 estabelece que “A formação de tradutor e intérprete de Libras pode ser realizada por organizações da sociedade civil representativas da comunidade surda, desde q ✂️ a) o certificado seja convalidado por instituições de ensino superior ou instituições credenciadas por Secretarias de Educação. ✂️ b) ministrada por profissionais com diploma de proficiência em tradução e interpretação da Libras e da Língua Portuguesa. ✂️ c) atinja carga horária mínima de 360 horas e expeça diploma equivalente ao de instituição de ensino superior. ✂️ d) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q1027359 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação, Guarda Municipal, Prefeitura de Taubaté SP, Avança SP, 2024Indique a conclusão válida para as premissas dadas. P1: Todos os paulistas são brasileiros. P2: Todos os brasileiros são sul-americanos. ✂️ a) Todo sul-americano é brasileiro. ✂️ b) Todo brasileiro é paulista. ✂️ c) Todo paulista é sul-americano. ✂️ d) Todo sul-americano é paulista. ✂️ e) Se é sul-americano então é brasileiro. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q1015075 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019No que diz respeito às questões éticas, a Lei nº.12.319/2010 estabelece que o intérprete deve exercer sua profissão com rigor técnico, zelando pelos valores éticos a ela inerentes, pelo respeito à pessoa humana e à cultura do surdo e, em especial: ✂️ a) pela neutralidade quanto a sua postura política, ideológica e social. ✂️ b) pela atuação livre no que diz respeito às suas escolhas. ✂️ c) pela imparcialidade e fidelidade aos conteúdos que lhe couber traduzir. ✂️ d) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q1015061 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019O documento sobre a política linguística de educação bilíngue (MEC/SACADI, 2014) sugere que as avaliações educacionais de surdos sejam realizadas: ✂️ a) por meio da leitura e produção de textos escritos em português. ✂️ b) por meio de apresentação de vídeos em Libras e de filmagens das respostas de alunos surdos. ✂️ c) por meio de textos semióticos, disponibilizados previamente aos alunos surdos e reprodução em Libras do material. ✂️ d) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q1015064 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019Em relação à escolha entre a tradução literal ou livre, é CORRETO afirmar que: ✂️ a) é impossível separar as duas formas de tradução, uma vez que ao mesmo tempo que precisa ser imparcial e neutro o intérprete precisa centrar-se nas ideias, conceitos e sentidos. ✂️ b) a escolha entre uma e outra forma de tradução vai depender sempre do contexto em que o intérprete está traduzindo. A tradução deve ser sempre literal quando se trata de uma situação formal. ✂️ c) em qualquer situação o intérprete deve optar pela tradução livre, uma vez que é impossível uma tradução palavra por palavra, ao mesmo tempo que a forma e conteúdo devem ser dissociados. ✂️ d) Nenhuma das alternativas está correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q1015058 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019Os verbos na língua de sinais brasileira estão divididos em algumas classes, assinale a alternativa CORRETA sobre os verbos simples: ✂️ a) São verbos que se flexionam em pessoa, número e aspecto, mas não incorporam afixos locativos. ✂️ b) São verbos que têm afixos locativos. ✂️ c) São verbos que não se flexionam em pessoa e número e não incorporam afixos locativos. ✂️ d) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q1015067 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019Em relação ao ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos, é CORRETO afirmar que a Língua Portuguesa usada no cotidiano é diferente daquela sistematizada em livros didáticos. Nesse sentido, o professor deve centrar -se : ✂️ a) no ensino da Língua Portuguesa “real”, isto é, deve levar para a sala de aula textos de circulação social, como folhetos, jornais, gibis, revistas, etc. ✂️ b) no ensino sistematizado da morfologia, sintaxe, semântica e fonologia, uma vez que no cotidiano o aluno surdo dificilmente terá acesso a tais conteúdos. ✂️ c) em explicar ao aluno surdo conceitos sociais, políticos e ideológicos relacionados à linguagem, contribuindo para seu conhecimento global da língua. ✂️ d) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q1015066 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019A construção da identidade do sujeito surdo está diretamente relacionada com a aquisição da linguagem por meio de uma educação inclusiva, uma vez que: ✂️ a) a linguagem é a expressão do pensamento, logo se o sujeito não tem acesso a ela não lhe é permitido que produza pensamentos tampouco que adquira identidade própria. ✂️ b) a linguagem permite que as pessoas se comuniquem, tenham acesso à informação, à cultura, possam se expressar e defender pontos de vistas, bem como construir visões sobre o mundo. ✂️ c) apenas por meio do conhecimento linguístico o ser humano pode se conhecer e constituir-se como sujeito de uma comunidade. ✂️ d) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q1015069 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019O termo “identidades surdas flutuantes” designa os sujeitos surdos que: ✂️ a) valorizam e reconhecem a importância da cultura surda para a formação da sua identidade. ✂️ b) desconhecem a cultura surda ou são indiferentes a ela. ✂️ c) ora se identificam como sujeitos surdos, ora confundem-se com falantes. ✂️ d) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q1015071 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019Existem muitas diferenças entre a construção da Língua Portuguesa e da libras, em se tratando do uso de sintagmas nominais, por exemplo, o contraste entre as duas línguas aponta que: ✂️ a) em libras os determinantes concordam em gênero e número com o núcleo nominal: um processo gramaticalizado por meio de sufixos flexionais, já em português não existe flexão de gênero e número nos determinantes. ✂️ b) entre o português e a libras há semelhança na expressão da posse: ambas as línguas têm formas pronominais específicas para a posse, isto é, ambas têm morfologia de caso, formando um paradigma de pessoa. ✂️ c) o sintagma nominal sem determinante em libras pode ter interpretação específica, enquanto que em português o sintagma nominal sem determinante remete a uma interpretação genérica. ✂️ d) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q1015057 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019Embora a Língua Brasileira de Sinais tenha chegado ao Brasil ainda em meados do Império, em 1857, a Libras só foi oficializada no país em : ✂️ a) 2002. ✂️ b) 1998. ✂️ c) 1974. ✂️ d) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q1015063 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019Entre as atribuições do tradutor e intérprete, no exercício de suas competências, o Art. 6o da Lei nº12.319/2010, cita: ✂️ a) atuar com honestidade e discrição, prestando depoimentos, sempre que solicitado, sobre as informações recebidas. ✂️ b) prestar seus serviços em período de eleições a fim de esclarecer os eleitores surdos. ✂️ c) atuar nos processos seletivos para cursos na instituição de ensino e nos concursos públicos. ✂️ d) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q1015074 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019Todas as línguas humanas utilizam um conjunto finito de sons discretos {ou gestos) que são combinados para formar elementos significativos ou palavras, os quais por sua vez formam um conjunto infinito de sentenças possíveis. Todas as gramáticas contêm regras de um tipo semelhante para formação de palavras e sentenças. Um processo recorrente de formação de palavras em libras é: ✂️ a) composição. ✂️ b) derivação. ✂️ c) aglutinação. ✂️ d) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q1015073 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019Os pronomes possessivos em libras são realizados por sinais com a configuração da mão em (K), usando-se as mesmas direções dos pronomes pessoais para o singular e o plural. É CORRETO afirmar que: ✂️ a) o singular é expresso por meio movimento semicircular para a segunda pessoa e circular para a primeira pessoa. ✂️ b) o plural é expresso por meio de movimento semicircular para a segunda pessoa e circular para a primeira pessoa. ✂️ c) não há distinção entre os movimentos para expressar o singular e plural em libras, sendo que os dois são expressos por movimentos semicirculares. ✂️ d) Nenhuma das alternativas está correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q1015062 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019Cada palavra (ou sinal) carrega em si significados e sentidos que somente são produzidos naquele contexto comunicacional específico, não sendo passível de reprodução em outras circunstâncias. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que: ✂️ a) traduzir e interpretar são conceitos bastante diferentes, já que o primeiro trata apenas da reprodução literal enquanto o segundo depende da compreensão do Intérprete. ✂️ b) no processo de tradução, o Intérprete transforma o discurso inicial. ✂️ c) algo dito a alguém é uma mensagem singular e individual, mas os mesmos sentidos podem ser produzidos independente a situação de enunciação. ✂️ d) Nenhuma das alternativas está correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q1015065 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019O ensino de língua portuguesa para alunos surdos deve estar pautado em uma metodologia que: ✂️ a) permita a formação social, político, emocional e cultural do aluno. ✂️ b) que contemple as diferenças entre língua oral e libras, a partir de suas formas e estruturas. ✂️ c) permita a cada aluno identificar sua própria maneira de aprender. ✂️ d) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q1015060 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019Sobre alguns aspectos relacionados à metodologia de ensino para alunos surdos. Assinale a alternativa CORRETA. ✂️ a) A importância do acesso anterior ao conteúdo pelo Interprete Educacional. ✂️ b) O Intérprete Educacional não deve interferir no planejamento das aulas. ✂️ c) A responsabilidade do Intérprete Educacional se limita apenas a traduzir o conteúdo. ✂️ d) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q1015056 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019Capovilla e Raphael (2001) explicam que a Língua Brasileira de Sinais é uma língua visoespacial com princípios formacionais únicos, assim como outras línguas ela é formada por diferentes níveis linguísticos como fonológico, morfológico, sintático e semântico. Um dos aspectos fonológicos da Língua Brasileira de Sinais é que: ✂️ a) os elementos mínimos constituintes da língua de sinais são também articulados simultaneamente e não apenas sequencialmente como ocorre na língua oral. ✂️ b) os articuladores primários da língua de sinais são as mãos e esses elementos são os únicos que desempenham a função de comunicação na LIBRAS. ✂️ c) os principais parâmetros fonológicos da língua de sinais são os aspectos não-manuais. ✂️ d) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q1015059 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019Uma característica das línguas de sinais é que, diferentemente das línguas orais, muitos sinais têm forte motivação icônica. Isso significa dizer que: ✂️ a) na modalidade oral-auditiva, a articulação das unidades da substância sonora (significante) produz sequências que em nada evocam os traços semânticos do referente (significado). ✂️ b) na modalidade visospacial, a articulação das unidades da substância gestual (significante) permite a representação icônica de traços semânticos do referente (significado), o que explica que muitos sinais reproduzam imagens do referente. ✂️ c) a codificação da atitude do falante em relação ao que está sendo descrito, em particular a distinção entre os tipos frasais - declarativo, interrogativo, exclamativo, imperativo (diretivo/ optativo/ exortativo) ilustra uma situação. ✂️ d) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q1015072 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019No que diz respeito aos tipos de interpretação, o intérprete pode usar tanto a consecutiva quanto a simultânea. A primeira é mais recorrente em: ✂️ a) situações em que há o acompanhamento de pessoas surdas, como consultas médicas, aulas, julgamentos, etc. ✂️ b) situações de comunicação pública, como pronunciamentos, programas de TV, seminários científicos, etc ✂️ c) ocasiões em que a pessoa é parcialmente surda e o intérprete serve como um auxiliar na compreensão de algumas falas orais. ✂️ d) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q1015068 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019Em seu Art. 4º, parágrafo único, a Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010 estabelece que “A formação de tradutor e intérprete de Libras pode ser realizada por organizações da sociedade civil representativas da comunidade surda, desde q ✂️ a) o certificado seja convalidado por instituições de ensino superior ou instituições credenciadas por Secretarias de Educação. ✂️ b) ministrada por profissionais com diploma de proficiência em tradução e interpretação da Libras e da Língua Portuguesa. ✂️ c) atinja carga horária mínima de 360 horas e expeça diploma equivalente ao de instituição de ensino superior. ✂️ d) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q1027359 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação, Guarda Municipal, Prefeitura de Taubaté SP, Avança SP, 2024Indique a conclusão válida para as premissas dadas. P1: Todos os paulistas são brasileiros. P2: Todos os brasileiros são sul-americanos. ✂️ a) Todo sul-americano é brasileiro. ✂️ b) Todo brasileiro é paulista. ✂️ c) Todo paulista é sul-americano. ✂️ d) Todo sul-americano é paulista. ✂️ e) Se é sul-americano então é brasileiro. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q1015075 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019No que diz respeito às questões éticas, a Lei nº.12.319/2010 estabelece que o intérprete deve exercer sua profissão com rigor técnico, zelando pelos valores éticos a ela inerentes, pelo respeito à pessoa humana e à cultura do surdo e, em especial: ✂️ a) pela neutralidade quanto a sua postura política, ideológica e social. ✂️ b) pela atuação livre no que diz respeito às suas escolhas. ✂️ c) pela imparcialidade e fidelidade aos conteúdos que lhe couber traduzir. ✂️ d) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q1015061 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019O documento sobre a política linguística de educação bilíngue (MEC/SACADI, 2014) sugere que as avaliações educacionais de surdos sejam realizadas: ✂️ a) por meio da leitura e produção de textos escritos em português. ✂️ b) por meio de apresentação de vídeos em Libras e de filmagens das respostas de alunos surdos. ✂️ c) por meio de textos semióticos, disponibilizados previamente aos alunos surdos e reprodução em Libras do material. ✂️ d) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q1015064 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019Em relação à escolha entre a tradução literal ou livre, é CORRETO afirmar que: ✂️ a) é impossível separar as duas formas de tradução, uma vez que ao mesmo tempo que precisa ser imparcial e neutro o intérprete precisa centrar-se nas ideias, conceitos e sentidos. ✂️ b) a escolha entre uma e outra forma de tradução vai depender sempre do contexto em que o intérprete está traduzindo. A tradução deve ser sempre literal quando se trata de uma situação formal. ✂️ c) em qualquer situação o intérprete deve optar pela tradução livre, uma vez que é impossível uma tradução palavra por palavra, ao mesmo tempo que a forma e conteúdo devem ser dissociados. ✂️ d) Nenhuma das alternativas está correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q1015058 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019Os verbos na língua de sinais brasileira estão divididos em algumas classes, assinale a alternativa CORRETA sobre os verbos simples: ✂️ a) São verbos que se flexionam em pessoa, número e aspecto, mas não incorporam afixos locativos. ✂️ b) São verbos que têm afixos locativos. ✂️ c) São verbos que não se flexionam em pessoa e número e não incorporam afixos locativos. ✂️ d) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro