Questões de Concursos Prefeitura de Teresina PI

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6Q904913 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente -ECA, os dirigentes dos estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:

Assinale a alternativaque tem a sequênciaCORRETA.
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7Q904914 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

O valor de qualquer currículo, de toda proposta de mudança para a pática educativa, se comprova na realidade naqual se realiza, na forma como se concretizaem situações reais.O currículona ação é a última expressão de seuvalor, pois, enfim, éna práticaque todo projeto,toda ideia, toda intenção,se faz realidade de umaforma ou outra; semanifesta,adquire significado e valor,independentemente de declarações e propósitosde partido às vezestambém, à margem das intenções,a práticarefletepressupostose valoresmuitodiversos.O currículo, ao seexpressar através de uma práxis,adquire significado definitivo paraos alunos e paraos professoresnas atividadesque uns e outros realizame será na realidade aquilo que essa depuração permiteque seja: (Sacristán, 2000, p.108).

Assinale a alternativa que contenha apenasafirmaçõesCORRETAS.
I. A observaçãosobre o ensinodeve ser limitadoà cultura técnicapeculiar do ensinoinstitucionalizado. II. O ensino nutreusos especiaisda relaçãoprofessoresX alunos. III. O ensinoé umamera interaçãoentre alunose professorese suas singularidades. IV. A prática é dinâmica,fluídae difícilde ser enquadradaem coordenadas simples.

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8Q904915 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

Em relação à política nacional para a educação inclusive,o art. 58da Lei n°9.394/96 (conforme a redação pela Lein° 12.796/2013),define a educaçãoespecial comoa modalidadede educaçãoescolar oferecidapreferencialmentena rede regularde ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Sobre a inclusão de estudantes com necessidades especiais,marque apenas a alternativaCORRETA.
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9Q904916 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

A Base Nacional Curricular Comum -BNCC afirma que a transição da Educação Infantil para o EnsinoFundamental requer muita atenção,para que haja equilíbrioentre as mudanças introduzidas,garantindo integraçãoe continuidadedos processosde aprendizagens das crianças. Marque apenas a alternativa que contéma recomendaçãoexigida pela BNCC.
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10Q904917 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

Para Saviani (2000, p. 40), da idade moderna atéa contemporânea, existe umparadoxosobre o significado daescola para a sociedadeque vai desde a propostade desescolarizaçãodo autor Ivan Ilich no livro"Sociedade semescola" (1970) até a hipertrofia.Esse percursomarca os tempos atuais.

A respeito da hipertrofiado lugar socialda escola,marque apenas a alternativa que contenha afirmaçõesCORRETAS.
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11Q904918 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

O Plano Nacional de Educação para o decênio 2014/2024, instituído pela Lei nº 13.005/2014,definiu 10 diretrizesque devem guiar a educação no país,durante este período, e estabeleceu 20 metasa serem cumpridas navigência.


Qual a meta considerada de maior impacto para a educação básica no país?

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12Q904919 | Pedagogia, Lei nº 10639 de 2003, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

A educação brasileiradeparou-se diante de alguns avançose desafios ao implantar a Lei 11.645/08,que altera aLei 9.394/96, no art. 26-A, determinando que,nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos eprivados, torna-se obrigatório o estudo da históriada cultura afro-brasileirae indígena.

Marque a alternativa que contém apenas as afirmaçõesCORRETAS sobre esses avanços.
I. Aumento no desenvolvimento de projetospedagógicos que abordam as temáticas propostas. II. Formação adequadados professores para ensinaras temáticas propostas pela lei. III. Ampliaçãona produção de materiaisdidáticos que contemplam essastemáticas. IV. A modificaçãode sua matriz monocultural para considerar ariqueza e a contribuição da diversidade.
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13Q904920 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

A pedagogia é o processo pelo qual o homem se tornaria humano (Saviani, 1970).

Sobre pedagogia escolar, podemos dizer que:

I. Trata da questão do saber elaborado e metódico.

II. A escola tem o papel de possibilitar o acesso das novas gerações ao mundo do saber sistematizado.

III. Envolve a noção de cultura como tudo oque o homem produz.

IV. Os conteúdos são a questão central da pedagogia.

V. Os conteúdos se produzem a partir das relaçõessociais.


Marque a sequência CORRETA.

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14Q904921 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

A LDB, Lei no 9.394/96, compreende como educação básicaconjunto compostopela Educação Infantil, EnsinoFundamental e Ensino Médio.O artigo 27dessaLei trata das diretrizes curriculares que devem ser observadas paraos três níveis.

Marque apenas a alternativa que contém as diretrizes orientadas pela Lei paraa elaboração do currículo daeducação básica.

I. A difusão de valores fundamentais ao interesse social,aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bemcomum e à ordem democrática. II. Promoção do desporto educacional e apoio às práticasdesportivas não formais. III. Organização escolar, incluindoadequaçãodo calendário escolar às fasesdo ciclo agrícolae às condiçõesclimáticas. IV. O fortalecimento dos vínculos defamília, dos laçosde solidariedade humana de tolerância recíprocaem quese assenta a vida social.
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15Q904922 | Pedagogia, Lei nº 11494 de 2007, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

A Lei do FUNDEB, no 14.133/20 em seu artigo 33, tratado acompanhamento e do controlesocial sobre adistribuição, a transferênciae aplicação dos recursosdosfundos queserãoexercidos, perante os respectivosgovernos no âmbito da União,dos Estados, do DistritoFederal e dos municípios,por Conselhos instituídosespecificamente para esse fim.

Marque apenas a alternativa que contém o conceito de controle social.
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16Q904923 | Informática, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

Os navegadores de Internet Mozilla Firefox, Google Chrome e Microsoft Edge permitem que seus usuáriosadicionem páginas favoritas em uma lista de favoritos para acesso recorrente. “Você pode alternar entrenavegadores sem perder seus favoritos econfigurações. Dependendodo navegador, as configurações podemincluir estas informações:histórico de navegação;página inicial padrão; favoritos; mecanismos de pesquisa padrão;senhas salvas.”
(Fonte: Disponível em::https://support.google.com/chrome/answer/96816?hl=pt-BR--Acesso em 01 de mar de 2024)

No navegador Google Chrome, é possível importar favoritos e configurações através de um arquivo HTML. Sobreesse processo de importação, assinale a alternativaCORRETA que contém o caminhoparainiciá-lo.
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17Q904924 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

“É fato que a modernidade trazida pelos meios digitais revolucionoude maneirasignificativa muitossetores, e ocampo do ensinofoi um deles. Nesse sentido,a tecnologia da informaçãoe comunicação(TICs) na educação temsido uma excelenteferramenta na construçãode metodologiasinterdisciplinares e,também, na formação deestudantes com senso crítico.”
(Fonte: Entenda a importância da tecnologia da informação e comunicação na educação. BLOG, GESTÃO ESCOLAR, PERFORMANCEPEDAGÓGICA. 2022. Disponível em https://www.redeinspiraeducadores.com.br/blog/tecnologia-da-informação-e-comunicação-na-educacao/.Acesso em: 01 de mar. de 2024)

Sobre o uso de TICs que podem ser utilizadas na educação,avalie as seguintes afirmações:

I. Apesar dos benefícios do uso da tecnologiana educação, suaimplementaçãocarrega desafios sobre comodesenvolver habilidadescognitivasmais complexas, exigindo que os estudantes colaborem e interajam naprodução do seu próprio conhecimento. II. O engajamento dos alunos não representa um desafio na implementaçãode TICsna educação. III. Sites na internet,endereços eletrônicos,aplicativos, sitesde reprodução de vídeos,cartões de memória,hardwares e pen-drivesnão são exemplos de TICs. IV. As TICs colaboram com a gestão educacional para melhorar a qualidadedo ensino.

Assinale a alternativa que contém apenas as afirmaçõesCORRETAS.

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18Q904925 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n°9.394/1996, estabelece as diretrizes para a educação no Brasil, incluindo o ensino de história afro-brasileira e indígena.

Acerca da temática, para garantir que os processos de ensinoe aprendizagem sejam planejados, a escola deve:
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19Q904926 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

O coordenador pedagógico é o profissionalque atua à frente da gestão e desempenha funções relacionadas àadministração pedagógica.Uma das atribuiçõesdesse profissionalé mediar a relação entre docentes, alunos, paise/ou responsáveis e gestão.Além dessa, qual alternativarepresenta uma das atribuições do coordenador?
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20Q904927 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

Assumir a liderança de uma escola envolve aspectos que vão além das exigências e atribuições de um cargo. Na escola, o estilo de liderança adotado precisa envolver mecanismos de participação na busca pela promoção de umespaço acolhedor, de aprendizagem e cultura organizacional positiva.

Qual das afirmações abaixo melhor representa a prática do pedagogo como líder escolar?
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