Questões de Concursos Prefeitura de Uruguaiana RS

Resolva questões de Prefeitura de Uruguaiana RS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q328449 | Pedagogia, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Segundo Teberosky e Colomer, as crianças aprendem a ler e a escrever da mesma forma que aprendem outros aspectos do mundo. Na concepção dessas autoras, as crianças aprendem da seguinte forma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q321793 | Pedagogia, Professor Orientador Pedagógico na Educação Infantil, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Segundo Aranha, uma característica do ensino jesuítico era

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q600323 | Agricultura e Agropecuária, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Os ruminantes são herbívoros e têm vários estômagos. Marque a alternativa que contém o nome e a ordem anatômica correta dos estômagos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q821509 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Secretaria, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional dispõe em seu Artigo 2º que a educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade:

I. O pleno desenvolvimento do educando.

II. Sua formação técnica e científica.

III. Seu preparo para o exercício da cidadania.

IV. Sua qualificação para o trabalho.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q322566 | Pedagogia, Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Considere as afirmações abaixo em relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), assinalando C para as assertivas corretas e E para as erradas.

( ) Os PCN apoiam-se em normas legais e procuram contribuir na busca de respostas a problemas identificados no ensino fundamental, objetivando uma transformação desse ensino, para que atenda às demandas da sociedade brasileira atual.

( ) Os PCN configuram uma proposta aberta e flexível, a ser concretizada nas decisões regionais e locais sobre currículos e programas de transformação da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e pelos professores.

( ) Os PCN apresentam um modelo curricular homogêneo e impositivo, que se sobrepõe à competência dos estados e municípios, à diversidade política e cultural das múltiplas regiões do País e à autonomia de professores e equipes pedagógicas.

( ) Os PCN se apresentam como um currículo mínimo comum ou um conjunto de conteúdos obrigatórios de ensino.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q323078 | Pedagogia, Professor Orientador Pedagógico no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Segundo Boynton, uma forma eficiente de manter os alunos centrados na tarefa durante as discussões lideradas pelo professor é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q333319 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Coordenador de Turno, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Em uma determinada cidade há 105 docentes que atuam na pré-escola em estabelecimentos públicos e privados; destes, 20% trabalham somente com pré-escola na rede estadual de ensino. Nesse caso, a quantidade de docentes que atuam na pré-escola na rede pública estadual é equivalente a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q320519 | Pedagogia, Auxiliar Pedagógico de Educação Infantil, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Conforme as considerações do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, analise as sentenças abaixo:

Uma das oportunidades de auxiliar no desenvolvimento da autonomia é a oferta permanente de atividades diversificadas em um mesmo tempo e espaço (1ª parte). Podem-se criar situações em que as crianças fazem suas escolhas entre várias opções e em locais distintos. Esta pode representar uma oportunidade de integração, porém, somente com crianças da mesma idade (2ª parte). No dia a dia da instituição, pode parecer mais fácil que o adulto centralize todas as decisões, definindo o que e como fazer, com quem e quando. Essa centralização pode resultar, contudo, num ambiente autoritário, em que não há espaço para o exercício da ação autônoma (3ª parte).

 Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q484620 | Geografia, Meio Rural, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Seu cultivo é feito no verão, em lavouras mecanizadas, geralmente em médias e grandes propriedades, pois os pequenos imóveis rurais não comportam os altos investimentos necessários. O desenvolvimento da indústria de óleos vegetais e, sobretudo, os altos preços alcançados pelo produto no mercado internacional propiciaram uma grande expansão dessa cultura a partir dos anos 1970, período em que passou a ocupar as terras até então cultivadas com outros produtos. No Rio Grande do Sul, o produto foi o grande responsável pela modernização da agricultura.

O produto a que se refere o texto acima é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q592912 | Química, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

A Lei de Avogadro foi decorrente da hipótese que sustentava que dois recipientes, de mesmo(a) _________, contendo _________ diferentes, à mesma temperatura e pressão, deveriam conter o mesmo número de _________.

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas da sentença acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q321296 | Pedagogia, Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

De acordo com Melo (2008), os quatro elementos fundamentais dentro da didática são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q599313 | Agricultura e Agropecuária, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

A escala fenológica para a cultura do arroz, utilizada no sul do Brasil, subdivide o crescimento e o desenvolvimento da planta em três subperíodos, quais sejam:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q484626 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Avalie as assertivas abaixo, que dizem respeito à vegetação da caatinga:

I. As caatingas compreendem diferentes tipos de associações vegetais que formam matas secas e campos.

II. As plantas da caatinga apresentam xeromorfia, um revestimento dos tecidos que ajuda a perder menos água por transpiração.

III. Nas caatingas arbustivas, as árvores são mais raras e as cactáceas e euforbiáceas são as mais representativas.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q484371 | Geografia, Solos e Relevos, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

“A macroestrutura do subsolo do território brasileiro desempenha importante papel na configuração das grandes formas de relevo, apesar das prolongadas fases erosivas. Desse modo, podese dizer de forma simplificada que são três as grandes estruturas que definem os macrocompartimentos de relevo encontrados no Brasil: plataformas ou crátons, cinturões orogênicos e grandes bacias sedimentares.” (Ross, 1995)

 As três grandes bacias sedimentares do território brasileiro são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q325141 | Pedagogia, Auxiliar Pedagógico de Educação Infantil, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

________________ oferece aos professores a possibilidade de inventar o seu profissionalismo, de sair da queixa, da sobrecarga de trabalho, do isolamento da fragmentação de esforços para criar um espaço de trabalho cooperativo, criativo e participativo.

Segundo Barbosa, a alternativa que completa corretamente a lacuna do trecho acima é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q483351 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Discípulo de Pierre George, sua obra dá mais um passo na ruptura com o naturalismo. Autor do clássico Geografia do Subdesenvolvimento, de 1965, no qual a classificação dos países e regiões desenvolvidos e subdesenvolvidos e capitalistas e socialistas ganha um trato mais sistemático. Nessa perspectiva, o homem já não mais é visto segundo suas diferenças de ordem continental, o que os distingue são suas condições econômicas e sociais de existência, emanadas da capacidade de transformar e distribuir a riqueza vinda da ação sobre a natureza.

A que autor se refere o trecho acima?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q319256 | Pedagogia, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Instrução: Para responder às questões de números 36 e 37, considere o livro Oficina de Teatro de Olga Reverbel (1993).

Segundo a autora, é fundamental que a oficina de teatro tenha objetivos claros e definidos para que a aprendizagem se processe até a etapa final da avaliação. São alguns dos objetivos gerais da Oficina de Teatro:

I. Desenvolver as capacidades e as habilidades do aluno, através de atividades de Expressão Dramática.

II. Oferecer atividades capazes de estimular o conhecimento do corpo.

III. Desenvolver as capacidades de expressão: espontaneidade, imaginação, observação, percepção e relacionamento social.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q817177 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Coordenador de Turno, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

São regras comuns de organização a serem reconhecidas na educação básica, nos níveis fundamental e médio, de acordo com o Artigo 24 da LDBEN:

I. Carga horária mínima anual de oitocentas horas.

II. Mínimo de cento e oitenta dias letivos de efetivo trabalho escolar.

III. Classificação de alunos por promoção em qualquer série do ensino fundamental.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q325146 | Pedagogia, Professor Orientador Pedagógico no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Almeida comenta sobre modelos de formação de professores, sendo que na forma _____________________ o coordenador seria visto como um técnico de apoio dos professores, em que os saberes são produzidos em cooperação.

A alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q327455 | Pedagogia, Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Conforme Fernandes e Freitas (2007), em uma perspectiva formativa de avaliação, a nota representa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.