Início Questões de Concursos Prefeitura de Uruguaiana RS Resolva questões de Prefeitura de Uruguaiana RS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Prefeitura de Uruguaiana RS Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q482973 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATECEm Geografia: pequena história crítica, Antonio Carlos Moraes (1981) aponta duas vertentes no movimento de renovação do pensamento geográfico: a Geografia Pragmática e a Geografia Crítica. Estão dentre as ideias criticadas pela Geografia Crítica, EXCETO: ✂️ a) A análise geográfica como um instrumento de libertação do homem. ✂️ b) O empirismo exacerbado da Geografia Tradicional. ✂️ c) O apego às velhas teorias e o cerceamento da criatividade dos pesquisadores. ✂️ d) A despolitização ideológica do discurso geográfico. ✂️ e) O isolamento dos geógrafos e a má formação filosófica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q483351 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATECDiscípulo de Pierre George, sua obra dá mais um passo na ruptura com o naturalismo. Autor do clássico Geografia do Subdesenvolvimento, de 1965, no qual a classificação dos países e regiões desenvolvidos e subdesenvolvidos e capitalistas e socialistas ganha um trato mais sistemático. Nessa perspectiva, o homem já não mais é visto segundo suas diferenças de ordem continental, o que os distingue são suas condições econômicas e sociais de existência, emanadas da capacidade de transformar e distribuir a riqueza vinda da ação sobre a natureza. A que autor se refere o trecho acima? ✂️ a) Milton Santos. ✂️ b) Marcel Dubois. ✂️ c) Carl Sauer. ✂️ d) Yves Lacoste. ✂️ e) Vidal de La Blache. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q484620 | Geografia, Meio Rural, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATECSeu cultivo é feito no verão, em lavouras mecanizadas, geralmente em médias e grandes propriedades, pois os pequenos imóveis rurais não comportam os altos investimentos necessários. O desenvolvimento da indústria de óleos vegetais e, sobretudo, os altos preços alcançados pelo produto no mercado internacional propiciaram uma grande expansão dessa cultura a partir dos anos 1970, período em que passou a ocupar as terras até então cultivadas com outros produtos. No Rio Grande do Sul, o produto foi o grande responsável pela modernização da agricultura. O produto a que se refere o texto acima é ✂️ a) o trigo. ✂️ b) o arroz. ✂️ c) a soja. ✂️ d) o milho. ✂️ e) a cana-de-açúcar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q484626 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATECAvalie as assertivas abaixo, que dizem respeito à vegetação da caatinga: I. As caatingas compreendem diferentes tipos de associações vegetais que formam matas secas e campos. II. As plantas da caatinga apresentam xeromorfia, um revestimento dos tecidos que ajuda a perder menos água por transpiração. III. Nas caatingas arbustivas, as árvores são mais raras e as cactáceas e euforbiáceas são as mais representativas. Quais estão corretas? ✂️ a) Apenas I. ✂️ b) Apenas II. ✂️ c) Apenas I e II. ✂️ d) Apenas I e III. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q484371 | Geografia, Solos e Relevos, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC“A macroestrutura do subsolo do território brasileiro desempenha importante papel na configuração das grandes formas de relevo, apesar das prolongadas fases erosivas. Desse modo, podese dizer de forma simplificada que são três as grandes estruturas que definem os macrocompartimentos de relevo encontrados no Brasil: plataformas ou crátons, cinturões orogênicos e grandes bacias sedimentares.” (Ross, 1995) As três grandes bacias sedimentares do território brasileiro são: ✂️ a) Amazônica, da Parnaíba e do Paraná. ✂️ b) São Francisco, da Borborema e Sul-Rio- Grandense. ✂️ c) Sul-Amazônica, do Araguaia e do Tocantins. ✂️ d) Araguaia, dos tabuleiros litorâneos e da Lagoa dos Patos e Mirim. ✂️ e) Alto Paraguai, do Maranhão e da Borborema. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q483999 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATECMudanças climáticas naturais sempre ocorreram na Terra, motivadas por fatores diversos, tanto internos quanto externos. São componentes que interferem no clima que a Terra apresenta hoje: I. A formação da Terra e a deriva dos continentes. II. As variações dos parâmetros orbitais da Terra. III. A quantidade de aerossóis naturais. IV. As erupções vulcânicas. Quais estão corretas? ✂️ a) Apenas I e II. ✂️ b) Apenas III e IV. ✂️ c) Apenas I, II e III. ✂️ d) Apenas II, III e IV ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q323078 | Pedagogia, Professor Orientador Pedagógico no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATECSegundo Boynton, uma forma eficiente de manter os alunos centrados na tarefa durante as discussões lideradas pelo professor é: ✂️ a) solicitar a participação dos alunos que mostram interesse na aula. ✂️ b) exigir que os alunos fiquem em silêncio até que o professor exponha o tema. ✂️ c) dar oportunidades de resposta ao maior número de alunos possível, como solicitar respostas em coro. ✂️ d) promover muitas atividades avaliativas. ✂️ e) utilizar-se da insistência na imitação, da obediência, da repetição e do controle sobre o comportamento do aluno. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q483421 | Geografia, Meteorologia, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATECA atmosfera é composta por várias camadas, cada qual com características, propriedades e razão de ser peculiares. E a Terra depende no mesmo grau de importância, de todas essas camadas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das camadas da atmosfera, partindo da superfície da Terra até o espaço. ✂️ a) Estratosfera – troposfera – mesosfera – termosfera. ✂️ b) Troposfera – estratosfera – mesosfera – termosfera. ✂️ c) Troposfera – mesosfera – termosfera – estratosfera. ✂️ d) Estratosfera – termosfera – mesosfera – troposfera. ✂️ e) Termosfera – estratosfera – mesosfera – troposfera. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q325235 | Pedagogia, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATECA coleção Educação Especial na perspectiva da Inclusão Escolar apresenta um questionamento sobre a escola comum inclusiva quanto à “artificialidade das identidades normais e o entendimento de que as diferenças são resultantes da ______________, e não da ______________, como comumente se proclama. Trata-se de uma educação que garante o direito à _______________ e não à diversidade, pois assegurar o direito à diversidade é continuar na mesma, ou seja, é seguir reafirmando o idêntico”. Assinale a alternativa cujos termos completam correta e respectivamente as lacunas da frase acima. ✂️ a) diversidade – multiplicidade – diferença ✂️ b) diferença – multiplicidade – diferença ✂️ c) multiplicidade – diversidade – diferença ✂️ d) unidade – diferença – igualdade ✂️ e) igualdade – unidade – multiplicidade Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q325667 | Pedagogia, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC“Eu sempre aceitei estes alunos e nunca tive problemas. Também não os deixo num canto só para dizer que estão integrados. Já aprendi muito com eles, muito mais do que com os outros que têm apenas uma deficiência.” Essa fala possui um entendimento sobre os desafios lançados à escola e aos profissionais na elaboração de situações de aprendizagem a serem desenvolvidas para a inclusão de deficientes múltiplos. Nesse sentido, são consideradas pessoas com deficiência múltipla, aquelas que possuem: I. No mínimo, cinco deficiências associadas. II. No máximo, duas deficiências associadas. III. Mais de uma deficiência associada. Quais estão corretas? ✂️ a) Apenas I. ✂️ b) Apenas II. ✂️ c) Apenas III. ✂️ d) Apenas I e III. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q324814 | Pedagogia, Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATECSobre o planejamento, é correto afirmar que: I. Está diretamente vinculado ao que ocorre em sala de aula. II. É determinante do processo ensinoaprendizagem. III. Deve estar embasado em um livro didático. Quais estão corretas? ✂️ a) Apenas I. ✂️ b) Apenas II. ✂️ c) Apenas I e II. ✂️ d) Apenas II e III. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q336616 | Matemática, Geometria, Coordenador de Turno, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATECO refeitório de uma escola tinha área correspondente a 196 m2 e possuía a forma quadrada. Após um aumento significativo de alunos na instituição, foi necessário realizar uma reforma, ampliando a área do refeitório em 76 m2, o que acarretou um aumento de 3 metros no comprimento e 2 metros na largura. Nessas condições, as dimensões do refeitório, em metros, após a reforma, correspondem, respectivamente, a ✂️ a) 13 m e 14 m ✂️ b) 15 m e 16 m ✂️ c) 16 m e 17 m ✂️ d) 17 m e 18 m ✂️ e) 19 m e 20 m Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q483878 | Geografia, Rio Grande do Sul RS, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATECA _____________ se estende de leste a oeste do Rio Grande do Sul, onde corre o rio mais importante do Estado: o ____________. Essa é uma região formada por rochas sedimentares antigas, nas quais se encontra o principal recurso mineral do Estado: o ____________. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do trecho acima: ✂️ a) Campanha – Ibicuí – manganês ✂️ b) Planície Litorânea – Uruguai – xisto ✂️ c) Depressão Central – Jacuí – carvão mineral ✂️ d) Planície Sul-Rio-Grandense – Pelotas – zinco ✂️ e) Planície Norte-Rio-Grandense – Vacacaí – calcário Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q326785 | Pedagogia, Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATECO final do século XIX e o início do século XX constituem um período marcado por tantas inovações tecnológicas que numerosos pensadores passaram a divulgar a crença no progresso indefinido. Nesse contexto, a escola viu-se também colocada no centro de um vasto movimento de ideias e de propostas de reforma denominado educação nova, visando a torná-la mais adequada aos novos tempos e às novas realidades. São elementos comuns às diversas propostas de educação nova: ✂️ a) Papel orientador do professor e transmissão de conteúdos. ✂️ b) Ênfase no livro didático e aluno como receptor de informações. ✂️ c) Conhecimento descontextualizado e aprendizagem significativa. ✂️ d) Reprodução do conhecimento e exposição de conteúdos. ✂️ e) Aluno como sujeito do processo educativo e métodos ativos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q328188 | Pedagogia, Auxiliar Pedagógico de Educação Infantil, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATECA utilização da linguagem do faz de conta é fundamental na Educação Infantil, oportunizando às crianças várias situações que enriquecem sua identidade. Com esse tipo de linguagem, a criança pode, EXCETO: ✂️ a) Experimentar outras formas de ser e pensar. ✂️ b) Ampliar suas concepções sobre as coisas e pessoas. ✂️ c) Vivenciar concretamente a elaboração e negociação de regras de convivência. ✂️ d) Elaborar um sistema de representação dos diversos sentimentos, das emoções e das construções humanas. ✂️ e) Agir em função da imagem de uma pessoa, de uma personagem e de situações que estão imediatamente presentes e perceptíveis para elas no momento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q807910 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Coordenador de Turno, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATECAssinale (V), se verdadeiro, ou (F), se falso, nas assertivas abaixo, a respeito das disposições sobre a Educação Infantil contidas na LDBEN: ( ) A Educação Infantil tem por finalidade a preparação cognitiva para o Ensino Fundamental. ( ) A Educação Infantil deve complementar a ação da família e da comunidade. ( ) A Educação Infantil será oferecida em creches para crianças de três a seis anos de idade. ( ) A avaliação, na Educação Infantil, terá o objetivo de promoção para acesso ao Ensino Fundamental. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: ✂️ a) F – V – F – F. ✂️ b) V – V – V – F. ✂️ c) F – F – V – V. ✂️ d) V – F – F – F. ✂️ e) F – V – F – V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q322988 | Pedagogia, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATECTeberosky e Colomer afirmam que, do ponto de vista da perspectiva construtivista, o ambiente material e o ambiente social em que a aprendizagem ocorre estão estreitamente relacionados com a possibilidade de que a aprendizagem se desenvolva. Esse ambiente é o que permite à criança comprovar as suas ✂️ a) crenças ✂️ b) possibilidades. ✂️ c) hipóteses. ✂️ d) inquietações. ✂️ e) manifestações. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q599849 | Agricultura e Agropecuária, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATECO gerenciamento de máquinas agrícolas depende da análise minuciosa de sua eficiência de campo, estabelecida através da razão entre ✂️ a) a manutenção e a operação eficientes. ✂️ b) a capacidade de campo efetiva e a capacidade de campo teórica. ✂️ c) a capacidade de campo teórica e a capacidade de campo efetiva. ✂️ d) o tempo requerido para efetuar uma operação agrícola e o tempo estimado para efetuar essa mesma operação. ✂️ e) o tempo estimado para efetuar uma operação agrícola e o tempo requerido para efetuar essa mesma operação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q325152 | Pedagogia, Auxiliar Pedagógico de Educação Infantil, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATECConforme Abramowicz, marque C para as assertivas corretas e E para as erradas. ( ) O primeiro passo para atingir a qualidade da relação interindividual e do trabalho coletivo é saber olhar, observar e compreender o que o outro está nos dizendo. ( ) O registro escrito contém os acontecimentos do dia e é a matéria bruta com a qual se faz a educação das crianças. ( ) A organização dos grupos poderá ser por idade, lembrando, porém, que a convivência em grupos heterogêneos desfavorece o crescimento individual. ( ) A brincadeira é uma atividade social. Depende de regras de convivência e de regras imaginárias. A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: ✂️ a) C – C – E – C. ✂️ b) E – E – C – E. ✂️ c) E – C – E – E. ✂️ d) C – C – C – C. ✂️ e) E – E – E – E. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q322269 | Pedagogia, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATECColl, Marchesi e Palácios citam Wallon, um psicólogo evolutivo francês, o qual afirma que a relação que as crianças mantêm com os estímulos é, em grande parte, mediada pela intervenção dos adultos. Nesse contexto, esses autores afirmam que os meios considerados mais importantes para o desenvolvimento infantil são o ___________, o ___________ e não o ___________. Assinale a alternativa cujos termos completam correta e respectivamente as lacunas da frase acima. ✂️ a) humano – social – material ✂️ b) social – humano – material ✂️ c) material – humano – social ✂️ d) humano – material – social ✂️ e) espiritual – material – social Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q482973 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATECEm Geografia: pequena história crítica, Antonio Carlos Moraes (1981) aponta duas vertentes no movimento de renovação do pensamento geográfico: a Geografia Pragmática e a Geografia Crítica. Estão dentre as ideias criticadas pela Geografia Crítica, EXCETO: ✂️ a) A análise geográfica como um instrumento de libertação do homem. ✂️ b) O empirismo exacerbado da Geografia Tradicional. ✂️ c) O apego às velhas teorias e o cerceamento da criatividade dos pesquisadores. ✂️ d) A despolitização ideológica do discurso geográfico. ✂️ e) O isolamento dos geógrafos e a má formação filosófica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q483351 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATECDiscípulo de Pierre George, sua obra dá mais um passo na ruptura com o naturalismo. Autor do clássico Geografia do Subdesenvolvimento, de 1965, no qual a classificação dos países e regiões desenvolvidos e subdesenvolvidos e capitalistas e socialistas ganha um trato mais sistemático. Nessa perspectiva, o homem já não mais é visto segundo suas diferenças de ordem continental, o que os distingue são suas condições econômicas e sociais de existência, emanadas da capacidade de transformar e distribuir a riqueza vinda da ação sobre a natureza. A que autor se refere o trecho acima? ✂️ a) Milton Santos. ✂️ b) Marcel Dubois. ✂️ c) Carl Sauer. ✂️ d) Yves Lacoste. ✂️ e) Vidal de La Blache. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q484620 | Geografia, Meio Rural, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATECSeu cultivo é feito no verão, em lavouras mecanizadas, geralmente em médias e grandes propriedades, pois os pequenos imóveis rurais não comportam os altos investimentos necessários. O desenvolvimento da indústria de óleos vegetais e, sobretudo, os altos preços alcançados pelo produto no mercado internacional propiciaram uma grande expansão dessa cultura a partir dos anos 1970, período em que passou a ocupar as terras até então cultivadas com outros produtos. No Rio Grande do Sul, o produto foi o grande responsável pela modernização da agricultura. O produto a que se refere o texto acima é ✂️ a) o trigo. ✂️ b) o arroz. ✂️ c) a soja. ✂️ d) o milho. ✂️ e) a cana-de-açúcar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q484626 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATECAvalie as assertivas abaixo, que dizem respeito à vegetação da caatinga: I. As caatingas compreendem diferentes tipos de associações vegetais que formam matas secas e campos. II. As plantas da caatinga apresentam xeromorfia, um revestimento dos tecidos que ajuda a perder menos água por transpiração. III. Nas caatingas arbustivas, as árvores são mais raras e as cactáceas e euforbiáceas são as mais representativas. Quais estão corretas? ✂️ a) Apenas I. ✂️ b) Apenas II. ✂️ c) Apenas I e II. ✂️ d) Apenas I e III. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q484371 | Geografia, Solos e Relevos, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC“A macroestrutura do subsolo do território brasileiro desempenha importante papel na configuração das grandes formas de relevo, apesar das prolongadas fases erosivas. Desse modo, podese dizer de forma simplificada que são três as grandes estruturas que definem os macrocompartimentos de relevo encontrados no Brasil: plataformas ou crátons, cinturões orogênicos e grandes bacias sedimentares.” (Ross, 1995) As três grandes bacias sedimentares do território brasileiro são: ✂️ a) Amazônica, da Parnaíba e do Paraná. ✂️ b) São Francisco, da Borborema e Sul-Rio- Grandense. ✂️ c) Sul-Amazônica, do Araguaia e do Tocantins. ✂️ d) Araguaia, dos tabuleiros litorâneos e da Lagoa dos Patos e Mirim. ✂️ e) Alto Paraguai, do Maranhão e da Borborema. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q483999 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATECMudanças climáticas naturais sempre ocorreram na Terra, motivadas por fatores diversos, tanto internos quanto externos. São componentes que interferem no clima que a Terra apresenta hoje: I. A formação da Terra e a deriva dos continentes. II. As variações dos parâmetros orbitais da Terra. III. A quantidade de aerossóis naturais. IV. As erupções vulcânicas. Quais estão corretas? ✂️ a) Apenas I e II. ✂️ b) Apenas III e IV. ✂️ c) Apenas I, II e III. ✂️ d) Apenas II, III e IV ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q323078 | Pedagogia, Professor Orientador Pedagógico no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATECSegundo Boynton, uma forma eficiente de manter os alunos centrados na tarefa durante as discussões lideradas pelo professor é: ✂️ a) solicitar a participação dos alunos que mostram interesse na aula. ✂️ b) exigir que os alunos fiquem em silêncio até que o professor exponha o tema. ✂️ c) dar oportunidades de resposta ao maior número de alunos possível, como solicitar respostas em coro. ✂️ d) promover muitas atividades avaliativas. ✂️ e) utilizar-se da insistência na imitação, da obediência, da repetição e do controle sobre o comportamento do aluno. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q483421 | Geografia, Meteorologia, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATECA atmosfera é composta por várias camadas, cada qual com características, propriedades e razão de ser peculiares. E a Terra depende no mesmo grau de importância, de todas essas camadas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das camadas da atmosfera, partindo da superfície da Terra até o espaço. ✂️ a) Estratosfera – troposfera – mesosfera – termosfera. ✂️ b) Troposfera – estratosfera – mesosfera – termosfera. ✂️ c) Troposfera – mesosfera – termosfera – estratosfera. ✂️ d) Estratosfera – termosfera – mesosfera – troposfera. ✂️ e) Termosfera – estratosfera – mesosfera – troposfera. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q325235 | Pedagogia, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATECA coleção Educação Especial na perspectiva da Inclusão Escolar apresenta um questionamento sobre a escola comum inclusiva quanto à “artificialidade das identidades normais e o entendimento de que as diferenças são resultantes da ______________, e não da ______________, como comumente se proclama. Trata-se de uma educação que garante o direito à _______________ e não à diversidade, pois assegurar o direito à diversidade é continuar na mesma, ou seja, é seguir reafirmando o idêntico”. Assinale a alternativa cujos termos completam correta e respectivamente as lacunas da frase acima. ✂️ a) diversidade – multiplicidade – diferença ✂️ b) diferença – multiplicidade – diferença ✂️ c) multiplicidade – diversidade – diferença ✂️ d) unidade – diferença – igualdade ✂️ e) igualdade – unidade – multiplicidade Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q325667 | Pedagogia, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC“Eu sempre aceitei estes alunos e nunca tive problemas. Também não os deixo num canto só para dizer que estão integrados. Já aprendi muito com eles, muito mais do que com os outros que têm apenas uma deficiência.” Essa fala possui um entendimento sobre os desafios lançados à escola e aos profissionais na elaboração de situações de aprendizagem a serem desenvolvidas para a inclusão de deficientes múltiplos. Nesse sentido, são consideradas pessoas com deficiência múltipla, aquelas que possuem: I. No mínimo, cinco deficiências associadas. II. No máximo, duas deficiências associadas. III. Mais de uma deficiência associada. Quais estão corretas? ✂️ a) Apenas I. ✂️ b) Apenas II. ✂️ c) Apenas III. ✂️ d) Apenas I e III. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q324814 | Pedagogia, Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATECSobre o planejamento, é correto afirmar que: I. Está diretamente vinculado ao que ocorre em sala de aula. II. É determinante do processo ensinoaprendizagem. III. Deve estar embasado em um livro didático. Quais estão corretas? ✂️ a) Apenas I. ✂️ b) Apenas II. ✂️ c) Apenas I e II. ✂️ d) Apenas II e III. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q336616 | Matemática, Geometria, Coordenador de Turno, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATECO refeitório de uma escola tinha área correspondente a 196 m2 e possuía a forma quadrada. Após um aumento significativo de alunos na instituição, foi necessário realizar uma reforma, ampliando a área do refeitório em 76 m2, o que acarretou um aumento de 3 metros no comprimento e 2 metros na largura. Nessas condições, as dimensões do refeitório, em metros, após a reforma, correspondem, respectivamente, a ✂️ a) 13 m e 14 m ✂️ b) 15 m e 16 m ✂️ c) 16 m e 17 m ✂️ d) 17 m e 18 m ✂️ e) 19 m e 20 m Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q483878 | Geografia, Rio Grande do Sul RS, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATECA _____________ se estende de leste a oeste do Rio Grande do Sul, onde corre o rio mais importante do Estado: o ____________. Essa é uma região formada por rochas sedimentares antigas, nas quais se encontra o principal recurso mineral do Estado: o ____________. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do trecho acima: ✂️ a) Campanha – Ibicuí – manganês ✂️ b) Planície Litorânea – Uruguai – xisto ✂️ c) Depressão Central – Jacuí – carvão mineral ✂️ d) Planície Sul-Rio-Grandense – Pelotas – zinco ✂️ e) Planície Norte-Rio-Grandense – Vacacaí – calcário Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q326785 | Pedagogia, Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATECO final do século XIX e o início do século XX constituem um período marcado por tantas inovações tecnológicas que numerosos pensadores passaram a divulgar a crença no progresso indefinido. Nesse contexto, a escola viu-se também colocada no centro de um vasto movimento de ideias e de propostas de reforma denominado educação nova, visando a torná-la mais adequada aos novos tempos e às novas realidades. São elementos comuns às diversas propostas de educação nova: ✂️ a) Papel orientador do professor e transmissão de conteúdos. ✂️ b) Ênfase no livro didático e aluno como receptor de informações. ✂️ c) Conhecimento descontextualizado e aprendizagem significativa. ✂️ d) Reprodução do conhecimento e exposição de conteúdos. ✂️ e) Aluno como sujeito do processo educativo e métodos ativos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q328188 | Pedagogia, Auxiliar Pedagógico de Educação Infantil, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATECA utilização da linguagem do faz de conta é fundamental na Educação Infantil, oportunizando às crianças várias situações que enriquecem sua identidade. Com esse tipo de linguagem, a criança pode, EXCETO: ✂️ a) Experimentar outras formas de ser e pensar. ✂️ b) Ampliar suas concepções sobre as coisas e pessoas. ✂️ c) Vivenciar concretamente a elaboração e negociação de regras de convivência. ✂️ d) Elaborar um sistema de representação dos diversos sentimentos, das emoções e das construções humanas. ✂️ e) Agir em função da imagem de uma pessoa, de uma personagem e de situações que estão imediatamente presentes e perceptíveis para elas no momento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q807910 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Coordenador de Turno, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATECAssinale (V), se verdadeiro, ou (F), se falso, nas assertivas abaixo, a respeito das disposições sobre a Educação Infantil contidas na LDBEN: ( ) A Educação Infantil tem por finalidade a preparação cognitiva para o Ensino Fundamental. ( ) A Educação Infantil deve complementar a ação da família e da comunidade. ( ) A Educação Infantil será oferecida em creches para crianças de três a seis anos de idade. ( ) A avaliação, na Educação Infantil, terá o objetivo de promoção para acesso ao Ensino Fundamental. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: ✂️ a) F – V – F – F. ✂️ b) V – V – V – F. ✂️ c) F – F – V – V. ✂️ d) V – F – F – F. ✂️ e) F – V – F – V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q322988 | Pedagogia, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATECTeberosky e Colomer afirmam que, do ponto de vista da perspectiva construtivista, o ambiente material e o ambiente social em que a aprendizagem ocorre estão estreitamente relacionados com a possibilidade de que a aprendizagem se desenvolva. Esse ambiente é o que permite à criança comprovar as suas ✂️ a) crenças ✂️ b) possibilidades. ✂️ c) hipóteses. ✂️ d) inquietações. ✂️ e) manifestações. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q599849 | Agricultura e Agropecuária, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATECO gerenciamento de máquinas agrícolas depende da análise minuciosa de sua eficiência de campo, estabelecida através da razão entre ✂️ a) a manutenção e a operação eficientes. ✂️ b) a capacidade de campo efetiva e a capacidade de campo teórica. ✂️ c) a capacidade de campo teórica e a capacidade de campo efetiva. ✂️ d) o tempo requerido para efetuar uma operação agrícola e o tempo estimado para efetuar essa mesma operação. ✂️ e) o tempo estimado para efetuar uma operação agrícola e o tempo requerido para efetuar essa mesma operação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q325152 | Pedagogia, Auxiliar Pedagógico de Educação Infantil, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATECConforme Abramowicz, marque C para as assertivas corretas e E para as erradas. ( ) O primeiro passo para atingir a qualidade da relação interindividual e do trabalho coletivo é saber olhar, observar e compreender o que o outro está nos dizendo. ( ) O registro escrito contém os acontecimentos do dia e é a matéria bruta com a qual se faz a educação das crianças. ( ) A organização dos grupos poderá ser por idade, lembrando, porém, que a convivência em grupos heterogêneos desfavorece o crescimento individual. ( ) A brincadeira é uma atividade social. Depende de regras de convivência e de regras imaginárias. A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: ✂️ a) C – C – E – C. ✂️ b) E – E – C – E. ✂️ c) E – C – E – E. ✂️ d) C – C – C – C. ✂️ e) E – E – E – E. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q322269 | Pedagogia, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATECColl, Marchesi e Palácios citam Wallon, um psicólogo evolutivo francês, o qual afirma que a relação que as crianças mantêm com os estímulos é, em grande parte, mediada pela intervenção dos adultos. Nesse contexto, esses autores afirmam que os meios considerados mais importantes para o desenvolvimento infantil são o ___________, o ___________ e não o ___________. Assinale a alternativa cujos termos completam correta e respectivamente as lacunas da frase acima. ✂️ a) humano – social – material ✂️ b) social – humano – material ✂️ c) material – humano – social ✂️ d) humano – material – social ✂️ e) espiritual – material – social Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro