Questões de Concursos Prefeitura de Viçosa AL

Resolva questões de Prefeitura de Viçosa AL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1045532 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Especial Sala de Recursos, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVE UFAL, 2024

Em uma atividade de Educação Psicomotora, o professor organiza um circuito com obstáculos, incluindo saltos, rampas e jogos de equilíbrio. Ele orienta os alunos a realizarem os movimentos de forma coordenada, incentivando a interação entre os colegas e a superação dos desafios. Qual é o principal objetivo pedagógico dessa prática?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1045540 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Educação Especial Sala de Recursos, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVE UFAL, 2024

Um professor, ao longo de um projeto interdisciplinar, propõe que os estudantes construam uma maquete representando a cidade ideal, baseada em conceitos de urbanismo, sustentabilidade e cidadania. Durante o processo, ele realiza observações, conversa com os grupos, oferece sugestões e registra os avanços de cada estudante. No fim das atividades, aplica um questionário reflexivo para que os estudantes avaliem o próprio trabalho e a dinâmica do grupo. Com base na descrição, qual tipo de avaliação está sendo predominantemente empregado pelo docente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1045523 | Português, Funções Morfossintáticas da Palavra se, Contador, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVE UFAL, 2024

Algumas palavras em Língua Portuguesa desempenham diversas funções sintáticas e classificações morfológicas, a depender do contexto morfossintático em que aparecem. Exemplo disso é o SE.

I. Vendem-se apartamentos na orla da Pajuçara a preços de Black Friday.
II. “Ah!, se eu pudesse, no fim do caminho Achar nosso barquinho e levá-lo ao mar Ah!, se eu pudesse tanta poesia Ah!, se eu pudesse, sempre, aquele dia” (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli)
III. Minha questão é se ele vai aceitar o novo cargo ou não.
IV. Após discussão com o namorado, Eleonora foi-se embora de Viçosa para nunca mais voltar.
V. Fala-se muito em empatia ultimamente, mas a efetividade dessa prática é insuficiente nas relações cotidianas.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o SE, em cada aparição.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1045537 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Especial Sala de Recursos, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVE UFAL, 2024

Sobre o papel da ludicidade no processo de ensino e de aprendizagem na Educação Especial, dadas as afirmativas,

I. A ludicidade é fundamental para o desenvolvimento integral dos alunos com necessidades educacionais especiais, pois propicia o aprendizado de forma prazerosa e significativa, conforme defendido por Piaget, que destaca a importância do jogo no desenvolvimento cognitivo e social.
II. Segundo Vygotsky, a ludicidade permite a mediação do professor, facilitando o desenvolvimento de funções cognitivas superiores, como a resolução de problemas e a construção de significados, além de promover a socialização e a cooperação entre os alunos.
III. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel também reconhece o papel das atividades lúdicas, pois elas favorecem a assimilação de novos conteúdos, ao permitir que o aluno faça conexões entre o conhecimento preexistente e o novo, facilitando a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais.

verifica-se que está/ão correta/s
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1045526 | Português, Morfologia, Contador, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVE UFAL, 2024

Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa-me paz!
Se me queres
enfim
tem de ser bem devagarinho, amada,
que a vida é breve, e o amor mais breve ainda…

QUINTANA, Mário. Obra completa em um volume. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2005, p. 642

Sobre a colocação dos pronomes oblíquos átonos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1045539 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Especial Sala de Recursos, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVE UFAL, 2024

Um professor alfabetizador que atua em uma turma com alunos com e sem deficiência planeja atividades diversificadas para desenvolver a leitura e a escrita. Para um aluno com deficiência intelectual, ele utiliza materiais concretos, como letras móveis e jogos de associação, e promove momentos de interação com os colegas.
Qual prática pedagógica descrita está mais alinhada com os princípios da alfabetização inclusiva?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1045527 | Matemática, Aritmética e Problemas, Contador, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVE UFAL, 2024

Uma classe com 10 alunos fez uma prova e suas notas foram às seguintes: 7,0; 7,2; 6,0; 8,5; 8,5; 7,0; 10,0; 9,0; 7,5 e 8,0.

Qual das alternativas apresenta a mediana das notas obtidas pela classe?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1045530 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial Sala de Recursos, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVE UFAL, 2024

Art. 3°, I, Lei nº 13.146/2015: “Possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida”.

Tal definição corresponde à noção de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1045531 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial Sala de Recursos, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVE UFAL, 2024

De acordo com as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, são atribuições do professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE):

I. organizar o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncionais;
II. estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade;
III. orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno.

Das afirmativas, verifica-se que está/ão correta/s
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1045535 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial Sala de Recursos, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVE UFAL, 2024

Sobre os recursos e as adaptações na Educação Especial, dadas as afirmativas,

I. Os recursos e as adaptações na Educação Especial devem ser usados para atender às dificuldades específicas de cada aluno, de modo a garantir sua plena inclusão no ambiente escolar.
II. As crianças com altas habilidades aprendem tudo mais rápido e, por isso, não precisariam de suporte especializado.
III. O uso de tecnologias assistivas e de apoios especializados são fundamentais para promover a autonomia e a interação dos alunos com deficiência, permitindo a participação efetiva no ambiente escolar.

verifica-se que está/ão correta/s
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1045534 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial Sala de Recursos, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVE UFAL, 2024

De acordo com as Diretrizes Operacionais na Educação Básica, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço oferecido com o objetivo de promover a inclusão escolar e de garantir a aprendizagem que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1045538 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Especial Sala de Recursos, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVE UFAL, 2024

Considerando-se os aspectos relacionados ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita na Educação Especial, dadas as afirmativas,

I. O desenvolvimento da linguagem oral e escrita na Educação Especial deve ser abordado de forma separada, já que os processos cognitivos envolvidos são distintos entre as duas linguagens.
II. A personalização do ensino na alfabetização de alunos com deficiências é crucial, pois ela deve levar em conta as especificidades de cada aluno para garantir seu progresso.
III. Estratégias de ensino de leitura e de escrita para alunos com deficiências devem ser amplamente padronizadas, com o objetivo de garantir que todos os alunos adquiram as mesmas habilidades, independentemente de suas condições.

verifica-se que está/ão correta/s
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1045524 | Português, Interpretação de Textos, Contador, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVE UFAL, 2024

Uma das coisas mais maravilhosas que podemos aprender com os heróis da pobreza é lidar de maneira não tão contábil com o sucesso e o insucesso. Pessoas que mantêm a cabeça erguida mesmo em situações difíceis têm uma peculiaridade: mantêm-se ativas até nas crises. Dispõem de uma dignidade independente das circunstâncias externas e, muitas vezes, têm a capacidade de encarar o fracasso como oportunidade.


SCHONBURG, Alexander. Rico sem dinheiro. São Paulo: Gente, 2007, p. 55.


Considerando-se os aspectos da norma-padrão da língua, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1045536 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial Sala de Recursos, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVE UFAL, 2024

Um aluno com deficiência múltipla, caracterizada por deficiência visual e deficiência intelectual, ingressou em uma escola regular. Para promover sua inclusão, a equipe pedagógica decidiu implementar um plano educacional individualizado (PEI), integrando estratégias como a utilização de materiais táteis, o apoio de um professor especializado e a mediação nas interações com os colegas.
Qual princípio educacional é mais importante para garantir o desenvolvimento integral desse aluno?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1014445 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Formador Libras, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVEUFAL, 2024

Uma das principais funções da morfologia é a mudança de classe, isto é, a utilização da ideia de uma palavra em outra classe gramatical. Assim, forma-se um novo sinal para se utilizar o significado de um sinal já existente num contexto que requer uma classe gramatical diferente. Em Libras, já foi observada a possibilidade de derivar nomes de verbos (ou vice-versa).

Assinale a alternativa que identifica como ocorre esse tipo de derivação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1045533 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial Sala de Recursos, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVE UFAL, 2024

De acordo com as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Especial, como deve funcionar o Currículo Escolar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1027283 | Raciocínio Lógico, Implicação Lógica, Agente Administrativo, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVE UFAL, 2024

Considere o seguinte argumento:

Se João estuda, ele passa no exame.

João passou no exame.

Logo, João estudou.

Esse argumento é um exemplo de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1045525 | Português, Regência, Contador, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVE UFAL, 2024

Embora Gregor tentasse convencer-se de que nada de anormal se passava, que se tratava apenas de uma mudança de alguns móveis de lugar, acabou por reconhecer que as idas e vindas das mulheres, os sons momentâneos que produziam e o arrastar de móveis lhe provocavam grande perturbação de todos os lados ao mesmo tempo e, por mais que encolhesse a cabeça e as pernas e se achatasse no chão, viu-se com a certeza de que não poderia continuar a suportar tudo aquilo por muito tempo. Tiravam-lhe tudo do quarto, privavam-no de tudo o que lhe agradava (...) Não conseguia se deter a analisar as boas intenções das duas mulheres, de cuja existência quase tinha esquecido àquela altura, visto estarem tão exaustas que se dedicavam ao trabalho em silêncio. Ouvia-se apenas o pesado arrastar dos pés de ambas.

KAFKA, Franz. A metamorfose. São Paulo: Faro editorial, 2023, p. 61.

Considerando-se a regência de alguns verbos do texto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.