Questões de Concursos Prefeitura de Xangri lá RS

Resolva questões de Prefeitura de Xangri lá RS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1089401 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Considerando as características clínicas do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas implicações pedagógicas em contexto escolar inclusivo, assinale a alternativa que descreve corretamente a condição e as práticas educativas coerentes com a perspectiva inclusiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1089404 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

As flexibilizações curriculares são estratégias pedagógicas destinadas a garantir queestudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) tenham acesso efetivo ao currículo epossam desenvolver aprendizagens significativas. A respeito das práticas de flexibilização curricular, assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Reorganizar objetivos, conteúdos, metodologias e estratégias de ensino para atender aos diferentes modos de aprender dos estudantes com NEE.
( ) Estabelecer expectativas realistas e negociadas com a família e a equipe pedagógica, sem reduzir a função formadora da escola.
( ) Criar um currículo paralelo, desvinculado do projeto pedagógico da escola regular, de forma a melhor atender às aprendizagens do estudante com NEE.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1089442 | Filosofia, A Experiência do Sagrado, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

O estudo filosófico e psicológico da religião busca compreender a experiência religiosa sob diferentes dimensões. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1089239 | Direito Constitucional, Direitos Individuais, Agente de Cadastro Imobiliário, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Com base na Constituição Federal, analise as asserções abaixo e a relação proposta entre elas:

I. Salvo em situações específicas previstas na legislação brasileira, todas as pessoas que moram no Brasil têm os mesmos direitos em relação aos direitos e garantias fundamentais.

PORQUE

II. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1089371 | Astronomia, Astronomia Teórica, Professor de Ciências, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Na assembleia da União Astronômica Internacional, em 2006, ficou definido que um corpo celeste é considerado um planeta se estiver em órbita ao redor do Sol, possuir massa suficiente para que sua autogravidade o faça ter uma forma quase redonda e tiver uma vizinhança limpa em torno de sua órbita. Nessa mesma assembleia, Plutão foi reclassificado pela União como um(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1089372 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Professor de Ciências, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

De acordo com Porfirio-Sousa e Lahr (2024), em “Produção de oxigênio: origem e evolução da fotossíntese — e suas implicações para o planeta”: “Entre as atividades biológicas evolutivas que mais impactaram a Terra e a vida está a fotossíntese produtora de oxigênio. Quando o planeta foi formado, há cerca de 4,5 Ga (bilhões de anos), a atmosfera primitiva que se desenvolveu naquele momento tinha características redutoras: o oxigênio em forma gasosa (O2) não existia. [...] A composição da atmosfera mudou drasticamente a partir de 2,4 Ga atrás, período em que ocorreu o Grande Evento de Oxigenação (GEO) da Terra, acarretado pela contínua liberação e acúmulo de O2”. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1089373 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Professor de Ciências, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Os termos órgãos homólogos e órgãos análogos surgiram com os estudos de anatomia comparada, área da Biologia que estuda as relações das diferentes estruturas morfológicas entre as diferentes espécies com o auxílio dos estudos da Embriologia Comparada. Para o entendimento da história da vida na Terra, soma-se ainda o termo homoplasia, cunhado pela Sistemática Filogenética. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os termos às suas respectivas definições.

Coluna 1
1. Homologia.
2. Analogia.
3. Homoplasia.

Coluna 2
( ) Semelhanças adquiridas independentemente por duas ou mais espécies que, podendo apresentarorigem ancestral em comum ou não.
( ) Órgãos que apresentam similaridade de função nas diferentes espécies que não apresentam origemancestral em comum, ou seja, os órgãos têm a mesma função devido a uma convergênciaadaptativa.
( ) Estruturas que apresentam uma descendência em comum, mesmo se apresentarem funções diferentes nas espécies comparadas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1089374 | Biologia, Hereditariedade e Diversidade da Vida, Professor de Ciências, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Thiago tem sangue AB+ e é filho de mãe AB+ e pai O-. Seu irmão Pedro é B+ e sua irmã Carolina, A-. Sobre essa família, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1089400 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

“A inclusão não se restringe ao ato de matricular o estudante, mas implica rever concepções pedagógicas, curriculares e administrativas” (Mantoan, 2003). Considerando a perspectiva da autora e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC, 2008), é correto afirmar que a efetivação da inclusão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1089408 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Através do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade (2003), o MEC secomprometia a fomentar a política de construção de sistemas educacionais inclusivos, reunindo recursos e firmando convênios e parcerias com a comunidade, constituindo como objetivo central:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1089410 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

As necessidades educacionais especiais podem, em alguns casos, surgir de situaçõestransitórias que afetam o processo de aprendizagem. Considerando essa concepção e os contextos que podem gerar necessidades educacionais especiais temporárias, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1089411 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Considerando o contexto escolar inclusivo, acerca da deficiência visual (baixa visão ecegueira) e a articulação entre definição diagnóstica, avaliação funcional e adaptações pedagógicas coerentes com as práticas inclusivas, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1089413 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição doneurodesenvolvimento que pode impactar significativamente o desempenho escolar, a organização detarefas e as interações sociais. Considerando a perspectiva da educação inclusiva, analise a sentençaabaixo:

O reconhecimento do TDAH deve se basear exclusivamente em observações comportamentais em sala de aula, sem necessidade de avaliação multidisciplinar ou entrevistas com família e profissionais desaúde, pois estudantes com TDAH podem apresentar dificuldades em manter atenção sustentada,controlar impulsos e organizar tarefas, situações perceptíveis pelos professores no meio escolar (1ª parte). Nesses casos, são necessárias flexibilização curricular, estratégias pedagógicas diferenciadas e acompanhamento individualizado, assim como intervenções pedagógicas efetivas que incluem divisão de atividades em etapas menores, uso de recursos visuais, reforço positivo e instruções claras, visando minimizar impactos do déficit de atenção sem reduzir expectativasacadêmicas (2ª parte). Estudantes com TDAH apresentam potencial de aprendizagem, não exigindo, na maioria das vezes, adaptações pedagógicas específicas, pois a única medida necessária é a aplicação de medicação prescrita por profissional de saúde (3ª parte).

Quais partes estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1089414 | Noções de Primeiros Socorros, Primeiros Socorros, Professor de Educação Física, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Em uma aula de Educação Física na qual o professor realizar uma atividade de uma modalidade esportiva na quadra poliesportiva, um estudante passal mal e apresenta os seguintes sintomas: lábios azulados, salivação abundante, desvio de olhar e cabeça e espasmos incontroláveis. A fim de prestar o auxílio correto, o professor precisa identificar o que está acontecendo. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1089417 | Educação Física, Patologias e Lesões, Professor de Educação Física, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Dentre um amplo conjunto de lesões possíveis de acontecerem ao longo da realização de uma atividade esportiva, existe a(o) ___________, que é uma lesão causada por estiramento ou ruptura dos ligamentos de uma articulação, geralmente resultantes de algum movimento brusco.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1089427 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Segundo Pinazza e Fochi (2018), no contexto das práticas da Educação Infantil, “o que se pratica correntemente sob a denominação de “documentação pedagógica”, não raro, se trata de uma coleção de meros registros escritos, fotográficos, em vídeos ou em áudios, que não atingem o estatuto de uma documentação pedagógica e tampouco provocam a tão sonhada transformação na prática educativa”. Sobre o conceito de documentação pedagógica e de acordo com o trecho anterior, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1089511 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Professor de Geografia, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

O ensino de Geografia na contemporaneidade é um desafio diário. Ao usar imagens em suas aulas, o professor poderá desenvolver uma forma de ensinar Cartografia, saindo da zona de conforto e de aulas tradicionais. Atualmente, para o ensino de Cartografia, é indicado ao professor de Geografia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1089377 | Biologia, Moléculas, Professor de Ciências, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Em uma aula prática sobre fotossíntese, a professora de ciências de uma escola do município de Xangri-lá adicionou uma medida de bicarbonato de sódio em uma vasilha contendo água. Então, despejou essa solução em um béquer até cobrir completamente um exemplar de uma planta aquática. Qual é objetivo da adição de bicarbonato à água?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1089378 | Química, Transformações Químicas, Professor de Ciências, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

O hipoclorito de sódio, ou água sanitária (NaClO), tem propriedades germicidas, sendo amplamente utilizado no tratamento e purificação da água, na desinfecção de hortaliças e frutas, na produção de desinfetantes industriais, no tratamento de piscinas, na composição de pesticidas convencionais e como agente de esterilização na indústria de bebidas. No entanto, seu uso pode trazer riscos à saúde quando misturado com substâncias como sabões, ácidos e outras, pois produz gases tóxicos. A equação abaixo, por exemplo, representa a reação do hipoclorito de sódio com o ácido clorídrico.

NaClO + 2HCl → Cl2 + NaCl + H2O

Qual é a classificação desse tipo de reação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.