O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição doneurodesenvolvimento que pode impactar significativamente o desempenho escolar, a organização detarefas e as interações sociais. Considerando a perspectiva da educação inclusiva, analise a sentençaabaixo:
O reconhecimento do TDAH deve se basear exclusivamente em observações comportamentais em sala
de aula, sem necessidade de avaliação multidisciplinar ou entrevistas com família e profissionais desaúde, pois estudantes com TDAH podem apresentar dificuldades em manter atenção sustentada,controlar impulsos e organizar tarefas, situações perceptíveis pelos professores no meio
escolar (1ª parte). Nesses casos, são necessárias flexibilização curricular, estratégias pedagógicas
diferenciadas e acompanhamento individualizado, assim como intervenções pedagógicas efetivas que
incluem divisão de atividades em etapas menores, uso de recursos visuais, reforço positivo e
instruções claras, visando minimizar impactos do déficit de atenção sem reduzir expectativasacadêmicas (2ª parte). Estudantes com TDAH apresentam potencial de aprendizagem, não exigindo, na maioria das vezes, adaptações pedagógicas específicas, pois a única medida necessária é a
aplicação de medicação prescrita por profissional de saúde (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️