Questões de Concursos SARAH

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1Q955391 | Enfermagem, COVID19, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Em pacientes idosos sobreviventes à infecção por COVID-19, foi frequentemente observada uma sequela chamada síndrome do pé caído (SPC) ou “pé em gota”, que consiste na disfunção que acomete os músculos dorsiflexores do pé.
Em relação ao tema, analise as afirmativas abaixo e avalie-as como falsas (F) ou verdadeiras (V).

( ) A flacidez da musculatura dorsiflexora dos pés leva muitas vezes o paciente a compensar sua postura, inclinando o corpo para frente.
( ) A SPC é difícil de diagnosticar por exame de marcha pois a passada de um paciente com este quadro tem a fase de balanço muito próxima ao correto, com o hálux tocando o chão antes do calcanhar.
( ) Muitos idosos adquiriram a SPC devido à atrofia e perda de tônus muscular por repouso excessivo na internação por COVID-19.
( ) A postura de um paciente típico de SPC nunca apresenta desvio relevante relacionado à síndrome.

As afirmativas são, respectivamente,
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2Q955376 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Determinados acidentes vasculares cerebrais podem resultar em apraxias que comprometem movimentos básicos necessários ao cotidiano.
Uma pessoa, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico, apresentou dificuldade grave em articular palavras em sua fala, sendo necessário acompanhamento fonoaudiológico e fisioterapêutico de longo prazo.
A região do córtex cerebral mais provavelmente afetada pelo AVC foi
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3Q955417 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Numa coreografia infantil de grupo, deseja-se que todas as pequenas crianças possam ser vistas na frente ou no centro do palco no formato italiano, nem que seja apenas por alguns minutos. Os ensaios devem ocorrer de forma tranquila e alegre para que o processo de memorização dos passos, com as estruturas musicais e o espaço sejam paulatinamente incorporados.
O nome técnico dado à área na frente do palco é
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4Q955403 | Artes Cênicas, Práticas Pedagógicas em Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Dos elementos a seguir, assinale o que é considerado essencial para a prática pedagógica do ensino da dança, integrando danças populares, técnica e criatividade.
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5Q955387 | Biologia, Sistema Circulatório Humano, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Um bailarino deve regular sua ventilação pulmonar em relação à oxigenação do sangue e frequência cardíaca.
A ritmização da respiração vinculada ao movimento auxilia diretamente, durante o desempenho de uma frase coreográfica, na regulação da(o)
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6Q955405 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Das seguintes abordagens, a mais eficaz para promover a educação inclusiva na dança é
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7Q955393 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

O autor Paul Bourcier, em sua obra História da Dança no Ocidente, declara que “A primeira dança foi um ato sagrado. O primeiro dançarino teria 14.000 anos – O neolítico inventa a dança ritual” (Bourcier, 2001, p.1).

Fonte: Bourcier, Paul. História da Dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 2001

Diante da premissa de que a dança é uma expressão humana e uma das atividades sociais mais antigas da humanidade, é correto considerar que
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8Q955401 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Os movimentos na dança se manifestam na riqueza dos gestos e nos passos utilizados no dia-a-dia: em qualquer ação o homem faz uso de movimentos leves ou fortes, diretos ou flexíveis, lentos ou súbitos, controlados ou livres.
Laban, Rudolf. Dança Educativa Moderna. Rio de Janeiro: ICONE, 1990.

Em seu trabalho Dança Educativa Moderna (1990), Laban descreve a riqueza de movimentos da dança e sua ressignificação de movimentos automatizados e cotidianizados. Esses fatores são valiosos aliados do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que a dança
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9Q955375 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

As lesões por esforço repetitivo (LER) surgem em detrimento de movimentos físicos repetitivos que acumulam modificações gradativas e prejudicam tecidos moles do corpo ligados ao movimento.
Para uma LER pulsar resultante de uso de baquetas por um percussionista, esse tipo de lesão afetará diretamente
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10Q955400 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

O conhecimento da dança e sua ciência não podem ficar presos a uma lógica linear do pensamento positivista, deve abrir-se para a intuição e buscar o ser integral. Nesta visão, a dança, como linguagem artística, necessita de um corpo de conhecimento que procure fundamentar-se por eixos abertos, inerentes aos vários aspectos da corporeidade humana. Deste modo, uma ciência para a dança não deve ser restrita a um positivismo-somático. Esta ciência deve procurar extrair princípios que possam dar suporte ao desenvolvimento da sensibilidade em interação com múltiplos aspectos mentais, a partir de um desvelar irrestrito da fisicalidade.

Garcia, E. M., Earp, H. S., Vieyra, A. R., Earp, A. C. S., & de Lima, A. M. A. (2009). Dança e Ciência: uma reflexão preliminar acerca de seus princípios filosóficos. Boletim Interfaces da Psicologia da UFRRJ, 2(1), 63.

Para os autores do trecho acima, uma ciência da dança deve estar calcada sobre
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