Questões de Concursos SEAP PR

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1Q4856 | Matemática, Agente Penitenciário, SEAP PR, COPS UEL

Uma propriedade recebida como herança foi dividida entre os membros da família do seguinte modo:

  - 1/2 da propriedade foi dividida entre três irmãos.
  - 1/3 da propriedade foi dividida entre duas irmãs.
  - A mãe recebeu 3/4 do restante da propriedade.
  - Retiradas todas as partes dos membros da família, o restante foi doado para uma escola.

A parte doada foi avaliada em R$ 60.000,00.

Assinale a alternativa que indica a avaliação de toda a propriedade:
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2Q368294 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Enfermeiro, SEAP PR, COPS UEL

Para compreender os objetivos da limpeza/lavagem das mãos, é necessário o conhecimento da flora normal da pele e sua fisiologia. Assim sendo, considere as afirmativas a seguir.

I. A pele humana normal, em especial a das mãos, é colonizada por bactérias que são dividas em duas categorias: transitórias e residentes.

II. A flora transitória coloniza as camadas superficiais da pele, é mais susceptível à remoção pela lavagem rotineira das mãos. É aquela que contém os microrganismos mais freqüentes associados a infecções associadas à assistência à saúde.

III. A flora residente é a que se liga às camadas mais profundas da pele, é mais resistente à remoção, está menos associada à infecção.

IV. A função principal da pele é aumentar a perda de água, prover proteção contra a ação abrasiva e de microrganismos e agir como barreira de impermeabilidade para o ambiente.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.

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3Q3726 | Conhecimentos Específicos, Agente Penitenciário, SEAP PR, COPS UEL

São órgãos da execução penal, exceto:
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4Q362059 | Enfermagem, Enfermeiro, SEAP PR, COPS UEL

Sobre a anestesia espinhal epidural ou peridural e a anestesia espinhal raquianestesia, considere as afirmativas a seguir.

I. A anestesia espinhal peridural é obtida pela injeção de um anestésico local no canal medular, no espaço ao redor da dura-máter.

II. A anestesia espinhal raquianestesia é obtida pela punção lombar e, no mesmo ato, injeta-se a solução no espaço subaracnóideo.

III. Tanto na anestesia espinhal peridural como na anestesia espinhal raquianestesia, o volume injetado é o mesmo.

IV. As principais complicações da anestesia peridural são: hematoma epidural, reações tóxicas, dor lombar pós-punção e disfunção vesical.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

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5Q600127 | Agricultura e Agropecuária, Economia Domestica, SEAP PR, COPS UEL

Em relação ao processamento mínimo de frutas e hortaliças, considere as afirmativas a seguir.

I. O processamento mínimo é um conjunto de práticas simples aplicáveis às frutas e hortaliças e que tem como objetivo preservar a qualidade sensorial e nutricional dos produtos por mais tempo, agregar valor ao produto agrícola e facilitar a vida dos consumidores.

II. Uma etapa importante do processamento mínimo é a esterilização, que associada à aplicação de conservadores permitidos pela legislação, aumenta a vida útil do produto e torna o produto pronto para o consumo.

III. Para obter-se um produto minimamente processado de boa qualidade é necessário conscientizar os produtores que as frutas e hortaliças são organismos vivos que continuam respirando, sendo importante manter o produto sob refrigeração.

IV. As maiores vantagens para o consumidor em relação aos consumo de produtos minimamente processados são: baixo custo em relação ao produto in natura, produtos prontos para consumo e garantia de produtos livres de pesticidas.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

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6Q337144 | Matemática, Sistemas Lineares, Auxiliar Operacional, SEAP PR, COPS UEL

O custo de 3 canetas e 2 lápis é de R$ 4,70. Se a caneta custa 40 centavos a mais do que o lápis, quanto custarão 3 lápis e 2 canetas?

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7Q365100 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Enfermeiro, SEAP PR, COPS UEL

Foi prescrito, Via Endovenosa, 2000 ml de Soro Glicosado a 5% para correr de 8 em 8 horas. Quantas gotas deverão correr por minuto? (aproximar conforme regras depois da vírgula).

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8Q361033 | Enfermagem, Enfermeiro, SEAP PR, COPS UEL

Durante a avaliação primária, o paciente/cliente de trauma é examinado de acordo com o risco para a vida que se constitui no ABCDEs (protocolos de atendimento). Considere o que se deve fazer, seguindo o ABCDEs.

I. A letra A avalia a permeabilidade da via área. Deve-se intervir posicionando o paciente de modo a permitir a abertura da via aérea, certificando-se que o pescoço está em linha média e estabilizado e, em seguida, realizar a manobra do golpe mandibular. A letra B avalia respiração (freqüência, profundidade e esforço), sons respiratórios, movimentos da parede torácica e lesão torácica e posição da traquéia. Deve-se intervir administrando 100% de oxigênio com ambu-válvula-máscara; aspirar quando necessário, remover os corpos estranhos que possam obstruir a respiração e tratar as condições fatais como pneumotórax e pneumotórax hipertensivo.

II. A letra C avalia pressão arterial e pulso, sangramento ou hemorragia, enchimento capilar, cor da pele, mucosas e ritmo cardíaco. Deve-se intervir realizando a reanimação cardiopulmonar, medicamentos e desfibrilação ou cardioversão sincronizados, controle do sangramento com a pressão direta de dispositivos pneumáticos, estabelecer o acesso Intravenoso e a terapia com líquidos (isotônicos e sangue) e tratar as condições potencialmente fatais, como o tamponamento cardíaco. A letra D avalia as condições neurológicas, incluindo o nível de consciência, pupilas e funções motora e sensorial. Deve-se intervir instituindo a mobilização da coluna cervical até que as radiografias confirmem a ausência de lesão da coluna cervical.

III. A letra E avalia as lesões e exposição ao ambiente (calor e frio extremo). Deve-se intervir instituindo a terapia apropriada, ou seja, terapia de aquecimento para a hipotermia ou terapia de resfriamento para a hipertermia.

IV. Todas as letras constituem-se em protocolos de atendimento, sendo que a le

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9Q542130 | Probabilidade e Estatística, Definição e Conceito Sobre Estatística, Economista, SEAP PR, COPS UEL

O que significa estacionariedade fraca?

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10Q750476 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, SEAP PR, COPS UEL

Sobre o Manejo Integrado de Pragas (MIP), assinale a alternativa correta:

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11Q4841 | Português, Agente Penitenciário, SEAP PR, COPS UEL

Texto associado.
Leia o texto a seguir e responda às questões de 01 a 05.

O Primo das Selvas

Patrocinada com uma verba de 25 milhões de dólares do governo americano, uma equipe de 67 pessoas de
várias nacionalidades dedicou os últimos anos a uma tarefa complexa: analisar e decifrar o código genético do
chimpanzé, o parente mais próximo do ser humano na árvore evolucionária. O resultado, divulgado na semana
passada, representa um importante passo para responder a uma das questões cruciais da biologia: o que nos faz
humanos? Depois de mapeado, o DNA do chimpanzé foi comparado, gene por gene, com o genoma humano. A
conclusão foi que as duas espécies compartilham 96% de seu código genético. Como boa parcela dos 4%
restantes se encontra em partes do genoma aparentemente sem função, os cientistas acreditam que a diferença
se concentra em apenas 1% do material genético – uma diferença dez vezes maior que a existente entre dois
seres humanos.
Ainda não é possível dizer com exatidão a missão de cada um desses genes. Mas a comparação entre os dois
genomas permite avançar na direção desse conhecimento. Pela lógica, os genes que aparecem apenas no
homem podem ser os responsáveis pelo desenvolvimento do cérebro, e pelo menos um já identificado parece ter
importância crucial no desenvolvimento da linguagem. De acordo com os estudos, as principais distinções entre as
duas espécies devem ser atribuídas não tanto aos genes propriamente ditos, mas à forma e ao ritmo com que
atuam. Por exemplo, as células do cérebro humano dividem-se muitas vezes mais que as do chimpanzé durante o
desenvolvimento fetal. O resultado é que o homem adulto tem um cérebro três vezes maior que o do chimpanzé.
O chimpanzé é o quarto mamífero a ter o genoma decifrado, depois do homem, do camundongo e do rato
(diferença de 10% em relação ao homem). “O desafio é decifrar agora o que significam as semelhanças e as
diferenças entre os códigos genéticos do chimpanzé e do homem em termos de características físicas, como o
tamanho do cérebro, e de comportamento, como a capacidade de aprendizado e organização social”, disse a
VEJA a geneticista Bárbara Trask, da Universidade de Washington.

Fonte: VENTUROLLI, Thereza. O primo das selvas: Revista Veja. São Paulo: edição 1921, ano 38, 07 de set de 2005, p. 113.
Considere as afirmativas a seguir, cujas palavras sublinhadas estão interpretadas entre parênteses:

I. “[...] dedicou os últimos anos a uma tarefa complexa: analisar e decifrar o código genético do chimpanzé [...].”
(escriturar)
II. “A conclusão foi que as duas espécies compartilham 96% de seu código genético.” (partilham)
III. “[...] pelo menos um já identificado parece ter importância crucial no desenvolvimento da linguagem.”
(essencial)
IV. “[...] as principais distinções entre as duas espécies devem ser atribuídas não tanto aos genes, propriamente
ditos [...]”. (semelhanças)

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
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12Q4851 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Agente Penitenciário, SEAP PR, COPS UEL

Leia o texto a seguir:

“Racismo leva 11 pessoas à prisão: grupo acusado de colar adesivos incentivando o ódio contra negros e homossexuais é detido em Curitiba. [...] Na casa dos acusados, o Cope apreendeu farto material de apologia ao nazismo, como bandeiras, livros – entre eles o Mein Kampf de Adolf Hitler – camisetas, fitas de vídeo, fotos do casal com outros skinheads e até de crianças fazendo a saudação nazista.”

Fonte: Gazeta do Povo, 27/10/2005.

Baseado no texto e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta:

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13Q4855 | Matemática, Agente Penitenciário, SEAP PR, COPS UEL

cubo sólido com arestas
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14Q4839 | Português, Agente Penitenciário, SEAP PR, COPS UEL

Texto associado.
Leia o texto a seguir e responda às questões de 01 a 05.

O Primo das Selvas

Patrocinada com uma verba de 25 milhões de dólares do governo americano, uma equipe de 67 pessoas de
várias nacionalidades dedicou os últimos anos a uma tarefa complexa: analisar e decifrar o código genético do
chimpanzé, o parente mais próximo do ser humano na árvore evolucionária. O resultado, divulgado na semana
passada, representa um importante passo para responder a uma das questões cruciais da biologia: o que nos faz
humanos? Depois de mapeado, o DNA do chimpanzé foi comparado, gene por gene, com o genoma humano. A
conclusão foi que as duas espécies compartilham 96% de seu código genético. Como boa parcela dos 4%
restantes se encontra em partes do genoma aparentemente sem função, os cientistas acreditam que a diferença
se concentra em apenas 1% do material genético – uma diferença dez vezes maior que a existente entre dois
seres humanos.
Ainda não é possível dizer com exatidão a missão de cada um desses genes. Mas a comparação entre os dois
genomas permite avançar na direção desse conhecimento. Pela lógica, os genes que aparecem apenas no
homem podem ser os responsáveis pelo desenvolvimento do cérebro, e pelo menos um já identificado parece ter
importância crucial no desenvolvimento da linguagem. De acordo com os estudos, as principais distinções entre as
duas espécies devem ser atribuídas não tanto aos genes propriamente ditos, mas à forma e ao ritmo com que
atuam. Por exemplo, as células do cérebro humano dividem-se muitas vezes mais que as do chimpanzé durante o
desenvolvimento fetal. O resultado é que o homem adulto tem um cérebro três vezes maior que o do chimpanzé.
O chimpanzé é o quarto mamífero a ter o genoma decifrado, depois do homem, do camundongo e do rato
(diferença de 10% em relação ao homem). “O desafio é decifrar agora o que significam as semelhanças e as
diferenças entre os códigos genéticos do chimpanzé e do homem em termos de características físicas, como o
tamanho do cérebro, e de comportamento, como a capacidade de aprendizado e organização social”, disse a
VEJA a geneticista Bárbara Trask, da Universidade de Washington.

Fonte: VENTUROLLI, Thereza. O primo das selvas: Revista Veja. São Paulo: edição 1921, ano 38, 07 de set de 2005, p. 113.
Com base no texto, considere as afirmativas a seguir.

I. A análise do genoma do chimpanzé mostra onde está seu parentesco com o homem.
II. 96% do DNA do chimpanzé é idêntico ao do homem. Dos 4% restantes, apenas 1% é responsável pela
diferença entre as duas espécies.
III. Os genes propriamente ditos são os únicos responsáveis pelas distinções entre o homem e o
chimpanzé.
IV. Os genes que aparecem no homem são os mesmos que aparecem nos chimpanzés, sem nenhuma
diferença.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
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15Q367041 | Enfermagem, Enfermeiro, SEAP PR, COPS UEL

Sobre o sistema gastrintestinal, assinale a alternativa que reúne os órgãos acessórios da digestão:

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16Q368930 | Enfermagem, Enfermeiro, SEAP PR, COPS UEL

São sinais e sintomas do choque séptico:

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17Q4843 | Português, Agente Penitenciário, SEAP PR, COPS UEL

Texto associado.
Leia o texto a seguir e responda às questões de 01 a 05.

O Primo das Selvas

Patrocinada com uma verba de 25 milhões de dólares do governo americano, uma equipe de 67 pessoas de
várias nacionalidades dedicou os últimos anos a uma tarefa complexa: analisar e decifrar o código genético do
chimpanzé, o parente mais próximo do ser humano na árvore evolucionária. O resultado, divulgado na semana
passada, representa um importante passo para responder a uma das questões cruciais da biologia: o que nos faz
humanos? Depois de mapeado, o DNA do chimpanzé foi comparado, gene por gene, com o genoma humano. A
conclusão foi que as duas espécies compartilham 96% de seu código genético. Como boa parcela dos 4%
restantes se encontra em partes do genoma aparentemente sem função, os cientistas acreditam que a diferença
se concentra em apenas 1% do material genético – uma diferença dez vezes maior que a existente entre dois
seres humanos.
Ainda não é possível dizer com exatidão a missão de cada um desses genes. Mas a comparação entre os dois
genomas permite avançar na direção desse conhecimento. Pela lógica, os genes que aparecem apenas no
homem podem ser os responsáveis pelo desenvolvimento do cérebro, e pelo menos um já identificado parece ter
importância crucial no desenvolvimento da linguagem. De acordo com os estudos, as principais distinções entre as
duas espécies devem ser atribuídas não tanto aos genes propriamente ditos, mas à forma e ao ritmo com que
atuam. Por exemplo, as células do cérebro humano dividem-se muitas vezes mais que as do chimpanzé durante o
desenvolvimento fetal. O resultado é que o homem adulto tem um cérebro três vezes maior que o do chimpanzé.
O chimpanzé é o quarto mamífero a ter o genoma decifrado, depois do homem, do camundongo e do rato
(diferença de 10% em relação ao homem). “O desafio é decifrar agora o que significam as semelhanças e as
diferenças entre os códigos genéticos do chimpanzé e do homem em termos de características físicas, como o
tamanho do cérebro, e de comportamento, como a capacidade de aprendizado e organização social”, disse a
VEJA a geneticista Bárbara Trask, da Universidade de Washington.

Fonte: VENTUROLLI, Thereza. O primo das selvas: Revista Veja. São Paulo: edição 1921, ano 38, 07 de set de 2005, p. 113.
De acordo com o texto, é correto afirmar:
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18Q3731 | Conhecimentos Específicos, Agente Penitenciário, SEAP PR, COPS UEL

Constituem deveres do condenado, exceto:
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19Q3734 | Conhecimentos Específicos, Agente Penitenciário, SEAP PR, COPS UEL

O exame criminológico para a obtenção dos elementos necessários a uma adequada classificação e com vistas à individualização da execução é obrigatório para:
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20Q3718 | Conhecimentos Específicos, Agente Penitenciário, SEAP PR, COPS UEL

Ao preceituar que “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”, o inciso II do art. 5º da Constituição Federal, consagra o princípio da:
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