Questões de Concursos SEASIC SE

Resolva questões de SEASIC SE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1032267 | Engenharia Agronômica Agronomia, Produção Animal, Engenheiro Agrônomo, SEASIC SE, FGV, 2025

De acordo com Brito et al. (2021), “o leite é uma combinação de diversos elementos sólidos em água. Os elementos sólidos representam aproximadamente 12 a 13% do leite e a água, aproximadamente 87%. Os principais elementos sólidos do leite são lipídios (gordura), carboidratos, proteínas, sais minerais e vitaminas”. A composição do leite pode variar de acordo com inúmeras condições. Sobre este tema, analise as afirmativas abaixo.

I. Os componentes do leite mantêm uma relação estável. Uma queda significativa na lactose ou nos sólidos totais pode indicar adulteração por adição de água, o que deve ser verificado pelo teste de crioscopia.
II. A concentração de proteína e lactose no leite varia conforme o estágio da lactação. No colostro, há mais lactose e menos proteína em comparação ao leite produzido ao longo da lactação.
III. A caseína não é facilmente alterada pelo calor, permanecendo estável quando o leite é pasteurizado. Entretanto, mudanças na acidez podem romper suas micelas, levando à sua precipitação e formação de coágulos. Tanto a caseína, quanto a gordura são importantes para produção de derivados lácteos.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1032268 | Engenharia Agronômica Agronomia, Produção Animal, Engenheiro Agrônomo, SEASIC SE, FGV, 2025

A avicultura enfrenta crescente demanda por parte da sociedade por criações que visem bem-estar animal, com o modelo convencional sendo reavaliado no Brasil e no mundo. A busca por modelos que associem eficiência produtiva e ao mesmo tempo garantam às aves conforto e expressão de seus comportamentos, é o grande desafio da avicultura atual.

Sobre os diferentes tipos de instalações e equipamentos na avicultura de postura no Brasil, marque a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1032269 | Administração de Recursos Materiais, Armazenagem, Engenheiro Agrônomo, SEASIC SE, FGV, 2025

Quanto ao estabelecimento de empresas de armazéns gerais, regulamentado pelo Decreto nº 1.102, de 21 de novembro de 1903, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1032270 | Legislação Federal, Lei N 9 972 de 2000, Engenheiro Agrônomo, SEASIC SE, FGV, 2025

O Decreto nº 6.268, de 22 de novembro de 2007, regulamenta a Lei nº 9.972, de 25 de maio de 2000, que institui a classificação de produtos vegetais, seus subprodutos e resíduos de valor econômico, e dá outras providências.
Sobre as infrações, descritas na seção II do referido Decreto, analise os itens a seguir.

I. A pena para quem deixar de registrar, na documentação fiscal que acompanha o produto, as informações obrigatórias exigidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, será de apreensão de matéria prima quando o produto, subproduto ou resíduo de valor econômico estiver sob pena de suspensão de comercialização, e as exigências constantes em notificação não forem atendidas no prazo estabelecido.
II. A pena para quem preencher de forma irregular os documentos relacionados à classificação vegetal será advertência e multa no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais) no caso de reincidência.
III. A pena para quem executar serviço de classificação fora do posto de serviço credenciado, em instalações inadequadas, sem equipamentos e materiais próprios ou descalibrados, não aferidos ou em desconformidade com a legislação aplicável, será de multa R$ 6.000,00 (seis mil reais) e suspensão da comercialização do produto.

É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1032271 | Legislação Estadual, Legislação do Estado de Sergipe, Engenheiro Agrônomo, SEASIC SE, FGV, 2025

A Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Sergipe – CIB/SE se constitui como espaço de interlocução de gestores, sendo um requisito central em sua constituição a representação do Estado e dos municípios em seu âmbito, levando em conta o porte dos municípios e sua distribuição regional, considerando que os seus membros devem representar os interesses e as necessidades coletivas referentes à Política de Assistência Social do Estado e dos municípios Sergipanos.

Sobre a comissão descrita anteriormente, regulamentada pela Lei nº 9.342, de 19 de dezembro de 2023, marque a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1032272 | Engenharia Agronômica Agronomia, Fitopatologia, Engenheiro Agrônomo, SEASIC SE, FGV, 2025

Com a expansão do cultivo de certas plantas selecionadas, cresceu também a ocorrência de doenças. As exigências do mercado determinaram a necessidade de maior produção por unidade de área, levando os trabalhos de melhoramento a visarem apenas os aspectos agronômicos associados à produtividade, ficando negligenciada a parte de resistência das plantas às doenças. Estes motivos, além de outros, levaram algumas culturas a verdadeiros colapsos, trazendo grandes problemas econômicos e sociais. No Brasil, várias doenças se tornaram famosas para algumas espécies de plantas. Um exemplo, é a vassoura de bruxa, causada pelo fungo Crinipellis perniciosa.

Marque a alternativa que contêm a espécie de planta afetada pela vassoura de bruxa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1032273 | Engenharia Agronômica Agronomia, Métodos de Controle de Pragas, Engenheiro Agrônomo, SEASIC SE, FGV, 2025

Os herbicidas podem ser classificados de diversas maneiras de acordo com as características de cada um, que permitem estabelecer grupos afins de herbicidas com base na seletividade, época de aplicação, translocação, estrutura química e mecanismo de ação.
Quanto aos mecanismos de ação dos herbicidas, analise os itens a seguir.

I. O éster amina do ácido 2,4 diclorofenoxiacético (2,4-D) foi o primeiro herbicida seletivo descoberto para o controle de plantas daninhas latifoliadas anuais.
II. Os inibidores do fotossistema II, como o Paraquat, transcolamse nas plantas via xilema e via floema, causando danos em suas raízes.
III. Os inibidores do fotossistema I apresentam ação mais rápida na ausência da luz ou no escuro.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1032274 | Engenharia Agronômica Agronomia, Máquinas Agrícolas, Engenheiro Agrônomo, SEASIC SE, FGV, 2025

As grades têm a função de complementar o trabalho do arado, tornando a superfície nivelada e sem torrões. O número de gradagens dependerá da quantidade, tamanho e composição dos torrões.

Sobre a gradagem, marque a alternativa que contêm apenas exemplos dos tipos de grades utilizadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1032275 | Nutrição, Técnica Dietética e Gastronomia, Nutricionista, SEASIC SE, FGV, 2025

No que concerne às modificações físicas, químicas e biológicas dos alimentos, avalie as asserções a seguir.

I. Polissacarídeos presentes em alimentos não penetram através da membrana celular de bactérias, e por isso, devem ser previamente hidrolisados. Com isso, algumas bactérias possuem atividade pectinolítica, capaz de romper a molécula de pectina com o consequente amolecimento dos tecidos.
II. Geralmente na deterioração de carboidratos há aumento no pH da amostra, devido à produção de bases. Já com a deterioração proteica há diminuição do pH, com acidificação da amostra contaminada, decorrente da liberação de ácidos fortes.
III. Os lipídios presentes nos alimentos estão sujeitos a processos de hidrólise e fermentação que geram várias modificações, sobretudo no seu aroma. Porém, algumas bactérias não possuem lipases (Aeromonas, Pseudomonas e Staphylococcus) e tal deterioração não ocorre.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1032276 | Nutrição, Tecnologia de Alimentos, Nutricionista, SEASIC SE, FGV, 2025

No âmbito da Higiene dos alimentos, sobretudo quanto às análises microbiológicas e toxicológicas, inúmeros testes químicos são utilizados para medir a intensidade de rancificação oxidativa de alimentos ricos em lipídios.

Sobre tais testes, são considerados bons indicadores:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1032277 | Nutrição, Microbiologia dos Alimentos, Nutricionista, SEASIC SE, FGV, 2025

Sabe-se que vários microrganismos oferecem um risco direto quando contaminam alimentos ou produtos alimentícios.
Em relação à temática supracitada, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Bacillus cereus são leveduras Gram negativas, anaeróbias, mesófilas e produtoras de esporos. Não são capazes de hidrolisar carboidratos, como o amido, e são classificadas como catalase positivo.
( ) Staphylococcus aureus são cocos Gram positivos, halofílicos e osmofílicos. Algumas cepas produzem toxinas, e geralmente, são encontrados na pele e mucosas de humanos e animais de sangue quente.
( ) Clostridium perfringens são bacilos Gram negativos, aeróbios, esporulados, produtores de proteínas com atividade tóxica ou enzimática. Apresentam capacidade de multiplicação em altas temperaturas, sendo tolerantes a pH ácidos.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1032278 | Nutrição, Administração de Serviços de Alimentação, Nutricionista, SEASIC SE, FGV, 2025

A resolução n° 216, de 15 de setembro de 2004 dispõe sobre as boas práticas para serviços de alimentação. À luz de tal documento, referente às condições de higiene, avalie as asserções a seguir.

I. A área de preparação do alimento deve ser higienizada quantas vezes forem necessárias e imediatamente após o término do trabalho. Substâncias odorizantes e/ou desodorantes em quaisquer das suas formas não devem ser utilizadas nas áreas de preparação e armazenamento dos alimentos.
II. O reservatório de água deve ser edificado e/ou revestido de materiais que não comprometam a qualidade da água, conforme a legislação específica. Além disso, não deve possuir rachaduras ou descascamentos, devendo ser higienizado, em um intervalo máximo de doze meses, mantendo os registros dessa operação.
III. Os manipuladores devem estar com uniformes compatíveis à atividade, conservados e limpos. Os uniformes devem ser trocados, no mínimo, diariamente, e usados exclusivamente nas dependências internas do estabelecimento. As roupas e os objetos pessoais devem ser guardados em local específico e reservado para esse fim.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1032279 | Nutrição, Administração de Serviços de Alimentação, Nutricionista, SEASIC SE, FGV, 2025

O Procedimento Operacional Padronizado (POP) deve ser escrito de forma objetiva, estabelecendo instruções sequenciais para a realização de operações rotineiras e específicas na produção, armazenamento e transporte de alimentos.

Quanto à temática supracitada, em consonância com a Resolução - RDC nº 275, de 21 de outubro de 2002, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1032280 | Direito Sanitário, Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, Nutricionista, SEASIC SE, FGV, 2025

No setor de alimentos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) objetiva garantir a segurança e a qualidade de alimentos, incluindo bebidas, águas envasadas, ingredientes, matériasprimas, aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia, materiais em contato com alimentos, contaminantes, resíduos de medicamentos veterinários, rotulagem e inovações tecnológicas em produtos da área de alimentos.
Em relação às legislações sanitárias para alimentos, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Tanto as farinhas de trigo e de milho para uso doméstico, como aquelas que serão usadas como matéria-prima (uso industrial), nacionais ou importadas, devem ser enriquecidas com ferro e ácido fólico.
( ) As farinhas de trigo e de milho devem conter no mínimo 100 microgramas e no máximo 400 microgramas de ácido fólico em 100 gramas, até o vencimento do prazo de validade.
( ) Carbonato de cálcio e cloreto de sódio são sais de grau alimentício autorizados para adição em água do mar dessalinizada e potável, conforme teores ditados por legislação.

As afirmativas acima são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1032281 | Segurança e Saúde no Trabalho, Sistema de Saúde Brasileira, Nutricionista, SEASIC SE, FGV, 2025

Os surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) são causados por inúmeros agentes etiológicos e se expressam por um grande elenco de manifestações clínicas. E neste contexto, o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica vigente preconiza a identificação de casos de doenças de notificação compulsória e de surtos de qualquer etiologia.

No que concerne às DTAs e os procedimentos para sua avaliação, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1032282 | Patologia, Bases Etiológicas de Condição Clínica, Nutricionista, SEASIC SE, FGV, 2025

Sandra Silva deu entrada na emergência com febre alta, diarreia e vômitos volumosos. Após internação, seu quadro clínico piorou, evoluindo com septicemia. Diante dos fatos, a equipe de saúde responsável pelo plantão suspeitou que a paciente poderia ter ingerido água e/ou alimentos contaminados com material fecal humano. Como resultado de extensa avaliação, foi comprovada contaminação por agente etiológico pertencente à família Enterobacteriaceae, com as seguintes características: bacilo Gram negativo, não produtor de esporos, anaeróbio facultativo, não sendo capaz de produzir gás a partir de glicose. Portanto, o diagnóstico dado à Sandra Silva foi febre tifoide. Diante do caso clínico descrito, o agente etiológico causador da doença é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1032283 | Nutrição, Administração de Serviços de Alimentação, Nutricionista, SEASIC SE, FGV, 2025

De acordo com as Boas Práticas para Serviços de Alimentação dispostas na Resolução n° 216, de 15 de setembro de 2004, leia as proposições a seguir

I. Caso o alimento preparado seja armazenado sob refrigeração ou congelamento deve-se apor no invólucro do mesmo, no mínimo, as seguintes informações: designação, data de preparo e prazo de validade. A temperatura de armazenamento deve ser regularmente monitorada e registrada.
II. Após cocção, os alimentos preparados com conservação a quente devem ser submetidos à temperatura superior a 60 °C (sessenta graus Celsius) por, no máximo, 6 (seis) horas. Para conservação sob refrigeração ou congelamento, os alimentos devem ser previamente resfriados.
III. O tratamento térmico deve garantir que a superfície dos alimentos atinja, no mínimo, 70 °C (setenta graus Celsius). Temperaturas inferiores podem ser usadas desde que as combinações de tempo e temperatura sejam suficientes para assegurar a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1032284 | Nutrição, Educação Nutricional, Nutricionista, SEASIC SE, FGV, 2025

Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é um campo de conhecimento. Isso significa que há um acúmulo de compreensões sobre seu conceito, como é realizada, os resultados de suas ações em diferentes âmbitos, até os fatores que compõem as práticas alimentares e mudanças no âmbito familiar ou individual.

Neste contexto, sobre a aplicação de meios e técnicas do processo educativo e o desenvolvimento e avaliação de atividades educativas em nutrição, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1032285 | Nutrição, Microbiologia dos Alimentos, Nutricionista, SEASIC SE, FGV, 2025

A pasteurização e a esterilização comercial são dois tipos de tratamentos pelo calor usados no processamento tecnológico de produtos de origem animal.

Quanto a esta temática, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1028446 | Serviço Social, Políticas Sociais, Assistente Social, SEASIC SE, FGV, 2025

O final do século XX traz para o debate do Serviço Social a concepção de uma “nova questão social”.

Seu principal expoente defende que ela se caracterizaria por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.