Questões de Concursos Secretaria da Criança DF

Resolva questões de Secretaria da Criança DF comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1074863 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

Considerando que o Teatro Contemporâneo evoluiu, em parte, das formas cênicas desenvolvidas pelos movimentos de arte de vanguarda do século XX, multiplicando, à luz da subjetividade multifacetada do novo século, as estéticas pós-guerras dos anos 1950 e 1960, assinale a alternativa correta a respeito desse tema.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1074851 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

No que se refere às práticas pedagógicas teatrais contemporâneas, que consideram as relações entre a elaboração e a aprendizagem das linguagens cênicas e os aspectos do desenvolvimento humano, assinale a alternativa incorreta, considerando a construção das linguagens cênicas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1074854 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

A proposta teórico-metodológica teatral definida como Teatro do Oprimido, caracterizou-se pelos vínculos concretos e históricos de seu autor, Augusto Boal, com os contextos sociais nos quais se viu inserido e pelo fato de seus princípios serem calcados nas peculiaridades da linguagem teatral propriamente dita. A respeito das abordagens teórico-metodológicas para o ensino das Artes Cênicas, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1074862 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

Os saberes e os conhecimentos técnicos produzidos entre os séculos XIX e XX propiciaram, além da industrialização crescente, as duas grandes guerras mundiais. Tais eventos impulsionaram tanto a revolução no palco moderno quanto a abertura para o caminho múltiplo da dramaturgia no Teatro Moderno. Considerando esse assunto, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1074849 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

Nas Artes Cênicas, o ser humano é considerado de forma múltipla: nas diversas linguagens cênicas, corpos humanos interagem por meio de diversos sentidos, manifestando a necessidade de expressão e de comunicação. Desse modo, o ensino das Artes Cênicas tem como objetivo ressoar essa forma integrada em que o ser humano é considerado. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1074850 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

Na peça teatral Como gostais, de William Shakespeare, o personagem Jack anuncia a seguinte tese: “O mundo é um palco, os homens e as mulheres, meros artistas que entram nele e saem". Essa metáfora, presente no discurso de outros dramaturgos do século XVI, continua multiplicando os seus sentidos quando se reflete, hoje, a respeito das potencialidades educacionais das Artes Cênicas, considerando-se a interação entre o mundo e as artes. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1074857 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

Considerando a ação, o espaço e o tempo, elementos constitutivos da experiência teatral, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1074868 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

Consideradas as diferenças de ordem histórica, tanto a fisicalização de Viola Spolin quanto a noção de gestus de Bertolt Brecht apontam para os processos de objetivação da forma teatral. Em relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1074856 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

No que se refere à constituição dos elementos teatrais, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1074853 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

Uma das abordagens teórico-metodológicas presente no ensino das Artes Cênicas na contemporaneidade foi proposta pela estadunidense Viola Spolin, que se utiliza da estrutura do jogo com regras como base para o treinamento de teatro. No que se refere a esse assunto, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1074859 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

Além de todos os agentes teatrais diretamente envolvidos na elaboração de um produto cênico, sejam eles técnicos, atores, diretores, iluminadores, cenógrafos ou músicos, o acontecimento teatral depende imensamente da plateia, para quem o teatro se destina. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1074860 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

O pesquisador Glauber de Abreu definiu a prática da mediação teatral que tem sido praticada em centros culturais ou grupos de teatro com projetos educativos como a criação de possibilidades, de condições, de situações e de estratégias para que os espectadores ativem os princípios da experiência, desativem os inibidores e contenham o abandono nos espetáculos teatrais. A respeito desse assunto, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1074855 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

A respeito das especificidades da linguagem teatral, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1074858 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

Um especialista socioeducativo em artes cênicas planejou uma oficina de iniciação à linguagem teatral para adolescentes em risco de sua comunidade, considerando a introdução paulatina dos elementos básicos para a compreensão e para a utilização da linguagem teatral, entre outros aspectos.

Em relação a essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1074861 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

Entre o final do século XIX e o início do século XX houve diversas mudanças filosóficas, sociais, científicas e técnicas que se fizeram sentir no teatro, produzindo verdadeiras mutações que redefiniram os rumos dessa arte, o que resultou no Teatro Moderno. Considerando esse assunto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1074864 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

No século XX, a sistematização da formação de atores e atrizes foi inaugurada por Constantin Stanislavski. Naquele momento, os encenadores e autores mediam forças disputando autoridade, e a importância dos atores e das atrizes para o evento teatral não parecia tão óbvia como o é na contemporaneidade. A respeito desse assunto, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1074866 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

O teatro tem sido considerado, pelas práticas pedagógicas que apontam para o desenvolvimento social, meio eficiente para a abordagem de diversos problemas contemporâneos. No fazer teatral, os seres humanos integram-se de modo cognitivo, afetivo e físico. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1074852 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

Durante a adolescência, todo indivíduo passa por significativas mudanças na forma como percebe a si mesmo e o seu corpo. O fazer teatral pode colaborar, de modo produtivo, com esse processo de ressignificação e de reorganização psíquica e social do adolescente. Considerando esse assunto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1074865 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

No que se refere às relações entre espontaneidade e processos criativos, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1074867 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

Quanto aos processos de sensorialização e de fisicalização no exercício da improvisação teatral, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.