Questões de Concursos Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ

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1Q412672 | Direito Administrativo, Poderes e Deveres do Administrador Público, Assistente Social, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

Agentes públicos municipais realizam vistorias e fiscalizações em casas e comércios da cidade, com o objetivo de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, que causa doenças como dengue, chikungunya e zika. A política pública descrita está calcada no poder administrativo que consiste na atividade da administração pública, que se expressa por meio de seus atos concretos, de condicionar a propriedade dos indivíduos, mediante ações fiscalizadoras, preventivas e repressivas, chamado poder:
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2Q555013 | Informática, Excel, Auxiliar Administrativo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

No contexto do MS Excel 2010, analise a fórmula abaixo.

=SOMA(C2:C4)

Supondo-se que essa fórmula esteja na célula C5, e que os valores das células C1, C2, C3 e C4 sejam, respectivamente, 2, 3, 4 e 5, o valor exibido na célula C5 deve ser:

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3Q412935 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Assistente Social, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

João e José, respectivamente diretor e professor de escola municipal, presenciaram, no interior da unidade escolar, a genitora do aluno Davi, de 8 anos, praticar atos de maus-tratos contra a criança. Imediatamente, os agentes públicos municipais elaboraram certidão narrando os fatos e comunicaram às autoridades competentes. O ato administrativo praticado por João e José possui o atributo da:
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5Q325899 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

No contexto escolar, a interdisciplinaridade pode ser vista como um instrumento de potencialização das práticas pedagógicas, já que:

I. promove a integração entre várias disciplinas e campos de conhecimento, para a compreensão de um tema a ser estudado;

II. mantém a relação de hierarquia entre as diferentes disciplinas, estando sempre uma a serviço das outras;

III. tem como princípio a abordagem de um mesmo tema por diferentes disciplinas, sem a necessidade de trocas ou interligação entre elas.

Está correto o que se afirma em:

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7Q335125 | Matemática, Cálculo Aritmético, Auxiliar Administrativo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras. Para a próxima semana, de segunda a sexta-feira, a SAS (Secretaria de Assistência Social) vai disponibilizar 3 funcionários que trabalharão 6 horas por dia, no atendimento e cadastro das famílias. Sabe-se que cada atendimento dura, em média, 20 minutos. Nessa semana, o número máximo de famílias cadastradas será cerca de:
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8Q562982 | Informática, LibreOffice BrOffice, Auxiliar Administrativo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

Tito preparou um documento no Libre Office e pretende enviá-lo para várias empresas. Como essas empresas possuem diferentes plataformas computacionais, com diversos tipos de dispositivos, é preciso que esse documento esteja gravado num formato de aceitação universal. Nesse caso, o mais adequado seria o formato:
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9Q448039 | Direito Constitucional, Competência dos Municípios, Assistente Social, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

Em matéria de organização político-administrativa dos entes federativos, a Constituição da República de 1988 estabelece que compete aos Municípios:
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11Q445999 | Direito Constitucional, Assistência Social, Assistente Social, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

De acordo com Sposati (2009), no âmbito da assistência social, é somente com a promulgação da Constituição da República de 1988 que passa a existir um(a):
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13Q550460 | Informática, Word, Auxiliar Administrativo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

No MS Word, assim como em outros editores de textos, o termo “fonte” refere-se ao(à):
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14Q331839 | Matemática, MMC e MDC, Auxiliar Administrativo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

Uma caixa de lápis contém seis dúzias de lápis. Os lápis dessa caixa foram repartidos igualmente entre as 13 pessoas que trabalham em um escritório, de forma que o número de lápis que sobrasse fosse o menor possível. Depois que os lápis foram repartidos sobraram:
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15Q553540 | Informática, Windows, Auxiliar Administrativo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

No Windows, a função principal do “Windows Defender” pode ser caracterizada como a proteção contra:
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16Q446534 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Assistente Social, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

Como consequência da precariedade do sistema de educação, da concentração de renda e do déficit habitacional, o processo de exclusão social pode ser evidenciado nos Municípios pelo aumento da população em situação de rua. O poder público encontra grande dificuldade para atuar nesse tema, mas é certo que qualquer política pública adotada deve se pautar pelo respeito ao princípio constitucional fundamental da:
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17Q341835 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Auxiliar Administrativo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

Um dado é lançado duas vezes consecutivas. Considere os seguintes eventos relativos a esses lançamentos:

A: a soma dos números obtidos é 8

B: a soma dos números obtidos é 10

C: a soma dos números obtidos é 12

Colocando-se esses três eventos em ordem crescente da probabilidade de ocorrência, obtém-se:

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18Q325708 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Pedagogo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

Para seu primeiro dia de aula, na turma do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, em sua primeira experiência enquanto docente, Mariana preparou uma atividade de integração que exigiria movimentação dos alunos na sala de aula. Ao receber os alunos, a professora teve conhecimento de que um deles apresentava paralisia nos membros inferiores e fazia uso de cadeira de rodas. Surpresa com a situação e baseada na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, a professora:
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19Q444758 | Direito Constitucional, Orçamentos, Assistente Social, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

Em matéria de orçamento público, observe os conceitos das principais leis que formam seu tripé.

I. Estabelece quais serão as metas e prioridades para o ano seguinte e, para tal, fixa o montante de recursos que o governo pretende economizar, traça regras, vedações e limites para as despesas dos Poderes, autoriza o aumento das despesas com pessoal etc;

II. Define o planejamento que indica quanto e onde gastar o dinheiro público no período de um ano, com base no valor total arrecadado pelos impostos;

III. Dispõe sobre o planejamento de médio prazo, identificando as prioridades para o período de quatro anos e os investimentos de maior porte.

As leis definidas acima são chamadas, respectivamente, de:

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