Questões de Concursos Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ

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1Q331839 | Matemática, MMC e MDC, Auxiliar Administrativo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

Uma caixa de lápis contém seis dúzias de lápis. Os lápis dessa caixa foram repartidos igualmente entre as 13 pessoas que trabalham em um escritório, de forma que o número de lápis que sobrasse fosse o menor possível. Depois que os lápis foram repartidos sobraram:
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3Q325708 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Pedagogo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

Para seu primeiro dia de aula, na turma do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, em sua primeira experiência enquanto docente, Mariana preparou uma atividade de integração que exigiria movimentação dos alunos na sala de aula. Ao receber os alunos, a professora teve conhecimento de que um deles apresentava paralisia nos membros inferiores e fazia uso de cadeira de rodas. Surpresa com a situação e baseada na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, a professora:
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4Q327152 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

Uma escola pública de atendimento ao primeiro segmento do Ensino Fundamental, localizada em um centro urbano, inclui em seu planejamento anual a discussão sobre a constituição histórica da favela em que está situada. Uma das atividades previstas é um encontro com moradores antigos do local, a maioria avós de alunos, que viveram o processo de constituição local. Essa proposta, no âmbito do currículo:
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5Q325899 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

No contexto escolar, a interdisciplinaridade pode ser vista como um instrumento de potencialização das práticas pedagógicas, já que:

I. promove a integração entre várias disciplinas e campos de conhecimento, para a compreensão de um tema a ser estudado;

II. mantém a relação de hierarquia entre as diferentes disciplinas, estando sempre uma a serviço das outras;

III. tem como princípio a abordagem de um mesmo tema por diferentes disciplinas, sem a necessidade de trocas ou interligação entre elas.

Está correto o que se afirma em:

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6Q335245 | Matemática, MMC e MDC, Auxiliar Administrativo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

Em uma sala do escritório há 5 arquivos, cada arquivo tem 4 gavetas, cada gaveta possui 24 pastas e cada pasta pode conter apenas um processo. O número máximo de processos que podem ser arquivados nessa sala é:
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7Q555013 | Informática, Excel, Auxiliar Administrativo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

No contexto do MS Excel 2010, analise a fórmula abaixo.

=SOMA(C2:C4)

Supondo-se que essa fórmula esteja na célula C5, e que os valores das células C1, C2, C3 e C4 sejam, respectivamente, 2, 3, 4 e 5, o valor exibido na célula C5 deve ser:

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8Q328926 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

Os sujeitos em situação de vulnerabilidade são, geralmente, alvo de múltiplos vetores de exclusão. A perspectiva interseccional aponta para práticas educacionais:
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9Q320450 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Pedagogo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

Uma das funções sociais da escola é a transmissão do conhecimento produzido historicamente e socialmente pela humanidade. Eis uma função que se realiza em meio aos seguintes movimentos:
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12Q328949 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

A partir da metade do século XX, no Brasil, surgem novas teorias nas áreas da psicologia educacional, propondo que o conhecimento é construído em ambientes naturais de interação social, estruturados culturalmente. São pais dessa teoria:
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15Q561631 | Informática, Correio Eletronico E mail, Auxiliar Administrativo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

Tito quer enviar um e-mail para um grupo de vinte pessoas, de modo que nenhum componente do grupo possa descobrir quem são os demais membros. Uma solução rápida e prática para isso é:
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16Q341835 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Auxiliar Administrativo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

Um dado é lançado duas vezes consecutivas. Considere os seguintes eventos relativos a esses lançamentos:

A: a soma dos números obtidos é 8

B: a soma dos números obtidos é 10

C: a soma dos números obtidos é 12

Colocando-se esses três eventos em ordem crescente da probabilidade de ocorrência, obtém-se:

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17Q325373 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

Partindo do princípio de ser a educação uma estratégia para a superação humana, o compromisso do educador reside na ação contra um histórico processo de exclusão de grande parcela da população. Nesse sentido, é correto afirmar que o compromisso social do educador é com:
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18Q322251 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

A avaliação escolar muitas vezes é tratada como classificatória e a serviço da exclusão. Como proposta de superação desse quadro, é necessário que ela seja um ato de:
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19Q562982 | Informática, LibreOffice BrOffice, Auxiliar Administrativo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

Tito preparou um documento no Libre Office e pretende enviá-lo para várias empresas. Como essas empresas possuem diferentes plataformas computacionais, com diversos tipos de dispositivos, é preciso que esse documento esteja gravado num formato de aceitação universal. Nesse caso, o mais adequado seria o formato:
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20Q328031 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

A Educação tem sido cada vez mais considerada uma área-chave para enfrentar os problemas sociais da humanidade. Diante disso, o conceito de Educação tem sido ampliado e adjetivado: já não se restringe mais ao processo de ensino-aprendizagem no interior de unidades escolares formais e pode ser categorizado em educação formal, não formal e informal. Para Maria da Glória Gohn, a educação não formal é a categoria central de trabalho de um educador social, já que:
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