Questões de Concursos Secretaria de Estado de Educação AL

Resolva questões de Secretaria de Estado de Educação AL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q473856 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens que se seguem, referentes ao método do todo (global) e das partes (parcial) no ensino de habilidades motoras. Na escolha do método — se global ou parcial —, o professor deve priorizar a opinião dos alunos, a fim de respeitar os interesses deles.
  1. ✂️
  2. ✂️

3Q336897 | Matemática, Matrizes e Determinantes, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens que se seguem, relativos a matrizes e sistemas lineares. Um sistema linear escrito na forma matricial PX = -X, em que P é uma matriz n × n de coeficientes constantes e X é a matriz das incógnitas, n × 1, tem solução única se, e somente se, a matriz P + I for inversível (I é a matriz identidade n × n).
  1. ✂️
  2. ✂️

4Q319233 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

No que tange à abordagem ciência, tecnologia e sociedade (abordagem CTS), julgue os itens seguintes. Os estudos sobre a abordagem CTS se desenvolveram no bojo de uma reflexão sobre o problema do cientificismo e suas consequências para o mundo atual.
  1. ✂️
  2. ✂️

6Q390402 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Uma estudante do ensino médio, em uma exposição oral para seus colegas e seu professor de história, afirmou que o processo de independência brasileira remonta à transferência da corte portuguesa para a colônia bem como à consequente abertura dos portos e elevação do Brasil à categoria de Reino Unido, fatos que contribuíram para a formação de uma elite nacional e para a redução dos laços de dependência com Portugal. Destacou a estudante que a independência se centrou na figura de D. Pedro I e conferiu estabilidade política ao Brasil, especialmente no período regencial, mas manteve a escravidão. Acerca desse tema, falou da falta de pressão da sociedade internacional e da ausência por parte do Império de ações voltadas para o fim da escravidão, devido ao interesse político na manutenção da mesma estrutura econômica e social do período colonial.

A partir dessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes, com base na condição do professor de história da estudante.

A estudante abordou o conteúdo relativo à abolição de forma incompleta, por não ter mencionado a pressão da Inglaterra pelo fim da escravidão e as medidas tomadas pelo Império para atender a esse interesse, como a Lei Feijó, de proibição do tráfico de 1831, que contou com ampla adesão do Estado e da sociedade.
  1. ✂️
  2. ✂️

7Q593923 | Química, Práticas Laboratoriais em química, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação aos materiais utilizados nos laboratórios de ensino de química e às normas de segurança laboratoriais, julgue os itens subsequentes. Para o preparo de uma solução ácida, a conduta mais adequada e segura é despejar água no recipiente que já contenha o ácido, a fim de diluí-lo.
  1. ✂️
  2. ✂️

8Q386307 | Biologia, Anatomia, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito do músculo cardíaco e do sangue humanos, julgue os itens subsequentes. O tipo de contração do tecido muscular cardíaco é semelhante ao do tecido muscular liso da parede do estômago.
  1. ✂️
  2. ✂️

12Q390410 | História, Alagoas AL, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca dos processos de colonização e ocupação da região onde se localiza o estado de Alagoas, julgue os itens seguintes. A conquista do interior do estado de Alagoas consolidou-se a partir da guerra contra Palmares, na medida em que as terras tomadas foram distribuídas entre soldados, com destaque para a sesmaria recebida por Domingos Jorge Velho.
  1. ✂️
  2. ✂️

13Q382731 | Biologia, Práticas Laboratoriais, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de microscopia, julgue os itens que se seguem. O microscópio óptico, também chamado de microscópio de luz, possibilitou o descobrimento de células e a elaboração da teoria de que todos os seres vivos são constituídos por células.
  1. ✂️
  2. ✂️

14Q594700 | Química, Reações, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Considere que, para determinar a concentração de uma solução de H2S, um químico tenha misturado uma alíquota de 20,0 mL dessa solução com 20,0 mL de uma solução-padrão de NaOH (aq) 0,430 mol/L. Após a reação de neutralização, ele determinou o excesso de NaOH na solução resultante por meio da titulação dessa solução com 20,0 mL de uma solução-padrão de HCR 0,100 mol/L, usando fenolftaleína como indicador.

Considerando essas informações e que a viragem do indicador fenolftaleína ocorra na faixa de pH entre 8,2 e 9,8, julgue os itens que se seguem.

No ponto de viragem da fenolftaleína, durante a titulação que envolve as soluções de NaOH e HCl, haverá um pequeno excesso de NaOH em relação ao HCl.
  1. ✂️
  2. ✂️

15Q328462 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

O dia a dia de uma escola apresenta situações que deveriam acabar com preconceitos ou minimizá-los, rever atitudes e valores que estejam em desacordo com os direitos humanos. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens. A competência dos professores advinda da formação superior e continuada pode contribuir para a superação de preconceitos e formas de discriminação no ambiente escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️

16Q544782 | Física, Teorias, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da mecânica newtoniana, julgue os itens a seguir. As leis de Newton para forças conservativas não diferenciam um tempo que flui do passado para o futuro daquele que flui do futuro para o passado, ou seja, são invariantes por inversão temporal.
  1. ✂️
  2. ✂️

17Q337425 | Matemática, Cálculo Aritmético, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

O número de Euler, nome dado em homenagem ao matemático suíço Leonhard Euler, é um número irracional denotado por e, cuja representação decimal tem seus 4 primeiros algarismos dados por 2,718. Esse número é a base dos logaritmos naturais, cuja função f(x) = ln x = loge x tem inúmeras aplicações científicas.

A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

A equação ln x = -4 tem uma única solução.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q390419 | História, Alagoas AL, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere à história de Alagoas no contexto do processo de independência do Brasil, julgue os itens seguintes. A sedição ocorrida em Porto Calvo contra a Junta de Governo eleita em 1822 foi rapidamente derrotada e seus líderes alijados das disputas políticas locais.
  1. ✂️
  2. ✂️

20Q473876 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Dois grupos de alunos, um em cada lado de uma quadra de voleibol, utilizam dois lençóis abertos para arremessar a bola de um lado para o outro, a fim de mantê-la em jogo o maior tempo possível, bem como para realizar o maior número possível de arremessos nesse tempo.

O jogo descrito nessa situação caracteriza-se como

lúdico e esportivo, porque, embora vise bastante ao divertimento, também é muito competitivo.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.