Questões de Concursos Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF

Resolva questões de Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q336699 | Matemática, Aritmética e Algebra, Analista de Atividades do Meio Ambiente, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Uma empresa de transportes contratou os motoristas Abel, Bira e Celso. Para motivá-los e também evitar problemas com multas de trânsito, a empresa prometeu que, no final do ano, dividiria entre eles a quantia de R$ 10.000,00, em quantias inversamente proporcionais ao número de multas recebidas por cada um. Com referência a essa situação hipotética, julgue o item a seguir. Se, no final do ano, for verificado que Abel foi multado uma única vez, Bira, 2 vezes e Celso, 3 vezes, então Abel receberá mais de R$ 5.000,00.
  1. ✂️
  2. ✂️

2Q595019 | Química, Química Orgânica, Analista de Atividades do Meio Ambiente, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Acidentes envolvendo derramamento de petróleo e subprodutos em mares e oceanos causam sempre grandes impactos ambientais. Os efeitos que esses acidentes podem causar dividem-se em dois grupos: efeitos químicos e efeitos físicos. Com respeito ao assunto em questão, julgue os seguintes itens. Os efeitos físicos do derramamento de petróleo e subprodutos no mar limitam-se à poluição visual e ao mau cheiro, os quais podem persistir por longos períodos de tempo.
  1. ✂️
  2. ✂️

3Q342544 | Raciocínio Lógico, Probabilidade de ocorrer "A" e "B" P, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

A secretaria de educação de um município tem 500 professores de ensino médio cadastrados. A respeito desses professores, sabe-se que:

  • 100 podem lecionar Matemática; 
  •  90 podem lecionar Física;
  • 100 podem lecionar Informática;
  • 35 podem lecionar apenas Informática;
  • 25 podem lecionar apenas Matemática e Física; 
  •  25 podem lecionar apenas Física e Informática;
  • 10 podem lecionar Matemática, Física e Informática.

Nessa situação, escolhendo-se um desses professores ao acaso, a probabilidade de ele lecionar

Física e Informática é igual a 0,05.

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q321283 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.

A autenticidade é uma característica importante na teoria de Carl Rogers, sendo que o professor deve exercer o papel de facilitador do processo de aprendizagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

5Q560385 | Informática, Armazenamento de Dados, Assistente de Educação, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Acerca de organização de informações, arquivos, pastas e programas, julgue os itens subsequentes.

O Defrag é uma opção para a organização dos arquivos gravados no disco rígido do computador para reduzir problemas de desempenho do sistema, como lentidão no acesso aos dados, que ocorre quando os arquivos ficam gravados de maneira dispersa e desordenada.

  1. ✂️
  2. ✂️

7Q328477 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Com relação à pesquisa participante como instrumento de ensinar e aprender, julgue os itens de 72 a 78.

A redação final do relatório técnico da pesquisa com a comunicação dos resultados obtidos é uma tarefa pessoal e individual do intelectual orgânico.

  1. ✂️
  2. ✂️

8Q323855 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.

O gestaltismo prevê três elementos primordiais para a aprendizagem: aquisição, retenção e transferência, além de negar o conhecimento cumulativo.

  1. ✂️
  2. ✂️

9Q810768 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Assistente de Educação, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, à luz da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei n.º 9.394/1996), que dispõe sobre a organização da educação básica por níveis e modalidades de ensino.

O ensino médio visa a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos, sendo obrigação do poder público financiar sua oferta, inclusive em estabelecimentos privados.

  1. ✂️
  2. ✂️

11Q812041 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Assisnte de Educação, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a princípios de organização e funcionamento escolar previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

A escola é responsável pelo controle da frequência dos alunos, sendo exigida, para aprovação do aluno, a frequência mínima de 75% do total de horas letivas.

  1. ✂️
  2. ✂️

12Q594006 | Química, Química Orgânica, Analista de Atividades do Meio Ambiente, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Acidentes envolvendo derramamento de petróleo e subprodutos em mares e oceanos causam sempre grandes impactos ambientais. Os efeitos que esses acidentes podem causar dividem-se em dois grupos: efeitos químicos e efeitos físicos. Com respeito ao assunto em questão, julgue os seguintes itens. Os hidrocarbonetos de massas molares mais elevadas são os que apresentam os menores perigos aos organismos marinhos no que diz respeito aos efeitos químicos, porque esses compostos apresentam menor biodisponibilidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

13Q328872 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 21 a 25, considerando as tendências pedagógicas na dimensão da relação professor e aluno.

A centralidade na autoridade do professor e na atitude receptiva do aluno é característica da tendência liberal tradicional.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q401259 | Direito Administrativo, Licitação Pública, Analista de Atividades do Meio Ambiente, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Acerca do ato administrativo, do contrato administrativo, das licitações e dos serviços públicos, julgue os itens subsequentes. A administração pode conceder título de propriedade de imóveis quando o uso destinar-se a outro órgão ou entidade da administração pública, por meio de um processo de inexigibilidade de licitação.
  1. ✂️
  2. ✂️

15Q324066 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 21 a 25, considerando as tendências pedagógicas na dimensão da relação professor e aluno.

Na tendência liberal renovada progressivista, o professor deve ser um especialista em relações humanas para assegurar um clima de relacionamento autêntico.

  1. ✂️
  2. ✂️

16Q593655 | Química, Radioatividade, Analista de Atividades do Meio Ambiente, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Em 1987, o Brasil foi palco de um acidente radioativo, quando uma amostra de césio-137, removida de um aparelho de radioterapia abandonado, foi manipulada inadvertidamente pela população. Acerca de acidentes com material radioativo e do decaimento radioativo do césio-137, julgue os itens que se seguem. Chumbo e camadas espessas de concreto são usualmente empregados na blindagem de materiais contaminados em acidentes radioativos.
  1. ✂️
  2. ✂️

17Q816970 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Assistente de Educação, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Considerando, ainda, o que a LDB dispõe sobre a organização da educação básica, julgue os itens subsequentes.

Como critérios de verificação do rendimento escolar do aluno, a lei exclui a possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar e o aproveitamento de estudos.

  1. ✂️
  2. ✂️

18Q332135 | Matemática, Porcentagem, Analista de Atividades do Meio Ambiente, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Para fazer a reforma de um edifício, a empresa responsável contratou duas equipes de trabalhadores, propondo pagá-las proporcionalmente ao número de dias — homens que cada equipe empregaria na reforma. A tarefa foi realizada da seguinte maneira: a primeira equipe, com 12 homens, trabalhou durante 6 dias; a segunda, com 7 homens, trabalhou durante 4 dias. Ao final da reforma, a empresa pagou R$ 60.000,00 às duas equipes. Considerando essa situação, julgue os itens a seguir. Considerando que as equipes sejam igualmente eficientes, então a segunda equipe realizou menos de 20% do trabalho.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q818833 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Assistente de Educação, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, à luz da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei n.º 9.394/1996), que dispõe sobre a organização da educação básica por níveis e modalidades de ensino.

O ensino fundamental, de caráter obrigatório e gratuito na escola pública, tem por objetivo a formação básica do cidadão, e o seu acesso constitui um direito público subjetivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

20Q593583 | Química, Reações, Analista de Atividades do Meio Ambiente, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Considerando os compostos NH3, H2O, HF, H2S e SF4 e os elementos químicos envolvidos em suas composições, julgue os itens seguintes. De acordo com a teoria da repulsão entre os pares de elétrons da camada de valência, a molécula de SF4 apresenta geometria tetraédrica.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.