Questões de Concursos Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI

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1Q811208 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pedagogo, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCC

Segundo a LDB (Lei no 9394/96), os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte

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2Q320334 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCC

Alguns guardam rancor contra a escola, mas o pior talvez seja o fato de que a maioria dos alunos se conforma passivamente à monotonia da escola, esperando que ela termine ao fim de cada dia, ao fim de cada ano, ao fim da juventude...

Este depoimento exemplifica as críticas existentes em relação ao

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3Q321608 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCC

Para as teorias críticas do currículo, não só fora da escola encontramos as causas das dificuldades e insucessos dos alunos nos estudos. A escola também é responsável pela produção de fracassos, na medida em que seleciona conteúdos e/ou atividades que permitem a

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4Q326699 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCC

Múltiplas propostas curriculares existem em curso no cotidiano das escolas [...] é importante entender o currículo como política cultural que implica pensar em questões de gênero, raça/etnia, sexualidade, juventude, violência, tecnologias, trabalho, desemprego, entre tantas outras.

De acordo com a legislação em vigor, essa organização curricular é possível quando assegurada a

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5Q323069 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCC

Na verdade, em nome da "boa educação" e do respeito à individualidade de cada um, o que se faz, em geral, é impedir que o diferente se expresse. Aliás, as normas da boa educação são formas de controle social, em que o "diferente" é penalizado apenas por ser diferente dos que se acreditam iguais.

Segundo as teorias críticas sobre currículo, a escolha e a organização dos conhecimentos refletem os

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6Q325258 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCC

A organização do currículo por Projeto de Trabalho deve ser construída em parceria com os alunos. Nele o tema proporciona a aprendizagem significativa de conteúdos vinculados ao conhecimento historicamente acumulado, porém, o enfoque não está no tema e sim na apreensão dos meios necessários para a aprendizagem de qualquer conhecimento, buscando a autonomia intelectual do aluno.

A organização do currículo por Projeto de Trabalho tem como objetivo contribuir para que o aluno

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7Q324477 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCC

Para que se possa caminhar numa certa direção é preciso examinar cuidadosa e atenciosamente o lugar de onde se partiu.

Em relação à organização curricular, as idéias acima indicam a importância do

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8Q327534 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Pedagogo, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCC

Hoje, as famílias de nossos alunos são desestruturadas, não se responsabilizam mais pela educação de seus filhos e menos ainda estão interessadas em acompanhar seus filhos na lição de casa. Os pais nem sequer comparecem nas reuniões da escola.

Considerando uma visão crítica de educação, o tema participação da comunidade na escola exige postura positiva da instituição com relação aos responsáveis pelos estudantes,

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9Q809823 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pedagogo, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCC

A educação básica, nos níveis fundamental e médio será organizada da seguinte forma:

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