Início Questões de Concursos Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI Resolva questões de Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q811208 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pedagogo, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCCSegundo a LDB (Lei no 9394/96), os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte ✂️ a) diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. ✂️ b) obrigatória, desenvolvida pelo estudo da língua portuguesa e da matemática. ✂️ c) específica, oferecida pelo conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política da população brasileira. ✂️ d) transversal, demandada pela integração das disciplinas da base comum do currículo e as diversidades sócio-culturais das comunidades. ✂️ e) facultativa, assegurada pelo ensino religioso, visando a formação espiritual do educando. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q320334 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCCAlguns guardam rancor contra a escola, mas o pior talvez seja o fato de que a maioria dos alunos se conforma passivamente à monotonia da escola, esperando que ela termine ao fim de cada dia, ao fim de cada ano, ao fim da juventude... Este depoimento exemplifica as críticas existentes em relação ao ✂️ a) desinteresse da escola em trabalhar com os alunos fracos. ✂️ b) distanciamento da escola com a vida concreta que o aluno enfrenta. ✂️ c) baixo desempenho de alunos que não têm apoio familiar para estudar. ✂️ d) descaso de alunos indisciplinados que não se interessam pelo estudo. ✂️ e) não envolvimento da escola junto a alunos com dificuldades cognitivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q321608 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCCPara as teorias críticas do currículo, não só fora da escola encontramos as causas das dificuldades e insucessos dos alunos nos estudos. A escola também é responsável pela produção de fracassos, na medida em que seleciona conteúdos e/ou atividades que permitem a ✂️ a) discordância. ✂️ b) discriminação. ✂️ c) incorreção. ✂️ d) dúvida. ✂️ e) crítica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q326699 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCCMúltiplas propostas curriculares existem em curso no cotidiano das escolas [...] é importante entender o currículo como política cultural que implica pensar em questões de gênero, raça/etnia, sexualidade, juventude, violência, tecnologias, trabalho, desemprego, entre tantas outras. De acordo com a legislação em vigor, essa organização curricular é possível quando assegurada a ✂️ a) inclusão dos saberes práticos e reconhecimento destes pelos professores. ✂️ b) organização dos conteúdos, a metodologia indicada e o processo de avaliação. ✂️ c) disponibilidade dos professores em deixar de trabalhar por área do conhecimento. ✂️ d) condição de trabalho coletivo aos professores, por parte da Direção da escola. ✂️ e) possibilidade de remuneração específica a projetos coletivos na escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q323069 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCCNa verdade, em nome da "boa educação" e do respeito à individualidade de cada um, o que se faz, em geral, é impedir que o diferente se expresse. Aliás, as normas da boa educação são formas de controle social, em que o "diferente" é penalizado apenas por ser diferente dos que se acreditam iguais. Segundo as teorias críticas sobre currículo, a escolha e a organização dos conhecimentos refletem os ✂️ a) desentendimentos entre aqueles que planejam e os que executam o currículo na escola. ✂️ b) problemas de infraestrutura que a escola encontra para viabilizar a ação educativa. ✂️ c) desacordos provocados pelas diferentes concepções de educação presentes na escola. ✂️ d) interesses particulares das classes e grupos dominantes. ✂️ e) métodos de ensino desenvolvidos pelos educadores de uma escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q325258 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCCA organização do currículo por Projeto de Trabalho deve ser construída em parceria com os alunos. Nele o tema proporciona a aprendizagem significativa de conteúdos vinculados ao conhecimento historicamente acumulado, porém, o enfoque não está no tema e sim na apreensão dos meios necessários para a aprendizagem de qualquer conhecimento, buscando a autonomia intelectual do aluno. A organização do currículo por Projeto de Trabalho tem como objetivo contribuir para que o aluno ✂️ a) aprenda a aprender. ✂️ b) aprenda a ser. ✂️ c) aprenda a ter. ✂️ d) aprenda a perceber-se. ✂️ e) aprenda a memorizar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q324477 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCCPara que se possa caminhar numa certa direção é preciso examinar cuidadosa e atenciosamente o lugar de onde se partiu. Em relação à organização curricular, as idéias acima indicam a importância do ✂️ a) conteúdo a ser escolhido pela Equipe Técnica da Escola, a partir do referencial teórico adotado pelos professores. ✂️ b) método, para a seleção e organização dos conteúdos. ✂️ c) diagnóstico, na definição da proposta pedagógica. ✂️ d) planejamento, como direção do processo didático. ✂️ e) levantamento do universo cultural da comunidade, para que a escola não exija demais dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q809823 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pedagogo, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCCA educação básica, nos níveis fundamental e médio será organizada da seguinte forma: ✂️ a) a carga horária anual de mil e duzentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de trabalho educativo, em sala de aula, com os alunos. ✂️ b) a carga horária mínima anual de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver. ✂️ c) a carga horária mínima anual de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de cento e oitenta dias de efetivo trabalho escolar, excluído os dias de atividades extra-escolares. ✂️ d) a carga horária mínima anual de setecentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho educativo. ✂️ e) a carga horária mínima anual de setecentas horas, distribuídas por um mínimo de cento e oitenta dias de efetivo trabalho escolar, em sala de aula, com os alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q327534 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Pedagogo, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCCHoje, as famílias de nossos alunos são desestruturadas, não se responsabilizam mais pela educação de seus filhos e menos ainda estão interessadas em acompanhar seus filhos na lição de casa. Os pais nem sequer comparecem nas reuniões da escola. Considerando uma visão crítica de educação, o tema participação da comunidade na escola exige postura positiva da instituição com relação aos responsáveis pelos estudantes, ✂️ a) propiciando espaços de orientação individual aos pais com dificuldades de entender seus filhos. ✂️ b) compreendendo e tolerando as suas dificuldades de comunicação. ✂️ c) promovendo palestras para sensibilizá-los sobre a importância de sua presença na escola. ✂️ d) percebendo e aceitando suas deficiências intelectuais e culturais. ✂️ e) oferecendo ocasiões de diálogo, de convivência e de participação na vida da escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q811208 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pedagogo, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCCSegundo a LDB (Lei no 9394/96), os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte ✂️ a) diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. ✂️ b) obrigatória, desenvolvida pelo estudo da língua portuguesa e da matemática. ✂️ c) específica, oferecida pelo conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política da população brasileira. ✂️ d) transversal, demandada pela integração das disciplinas da base comum do currículo e as diversidades sócio-culturais das comunidades. ✂️ e) facultativa, assegurada pelo ensino religioso, visando a formação espiritual do educando. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q320334 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCCAlguns guardam rancor contra a escola, mas o pior talvez seja o fato de que a maioria dos alunos se conforma passivamente à monotonia da escola, esperando que ela termine ao fim de cada dia, ao fim de cada ano, ao fim da juventude... Este depoimento exemplifica as críticas existentes em relação ao ✂️ a) desinteresse da escola em trabalhar com os alunos fracos. ✂️ b) distanciamento da escola com a vida concreta que o aluno enfrenta. ✂️ c) baixo desempenho de alunos que não têm apoio familiar para estudar. ✂️ d) descaso de alunos indisciplinados que não se interessam pelo estudo. ✂️ e) não envolvimento da escola junto a alunos com dificuldades cognitivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q321608 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCCPara as teorias críticas do currículo, não só fora da escola encontramos as causas das dificuldades e insucessos dos alunos nos estudos. A escola também é responsável pela produção de fracassos, na medida em que seleciona conteúdos e/ou atividades que permitem a ✂️ a) discordância. ✂️ b) discriminação. ✂️ c) incorreção. ✂️ d) dúvida. ✂️ e) crítica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q326699 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCCMúltiplas propostas curriculares existem em curso no cotidiano das escolas [...] é importante entender o currículo como política cultural que implica pensar em questões de gênero, raça/etnia, sexualidade, juventude, violência, tecnologias, trabalho, desemprego, entre tantas outras. De acordo com a legislação em vigor, essa organização curricular é possível quando assegurada a ✂️ a) inclusão dos saberes práticos e reconhecimento destes pelos professores. ✂️ b) organização dos conteúdos, a metodologia indicada e o processo de avaliação. ✂️ c) disponibilidade dos professores em deixar de trabalhar por área do conhecimento. ✂️ d) condição de trabalho coletivo aos professores, por parte da Direção da escola. ✂️ e) possibilidade de remuneração específica a projetos coletivos na escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q323069 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCCNa verdade, em nome da "boa educação" e do respeito à individualidade de cada um, o que se faz, em geral, é impedir que o diferente se expresse. Aliás, as normas da boa educação são formas de controle social, em que o "diferente" é penalizado apenas por ser diferente dos que se acreditam iguais. Segundo as teorias críticas sobre currículo, a escolha e a organização dos conhecimentos refletem os ✂️ a) desentendimentos entre aqueles que planejam e os que executam o currículo na escola. ✂️ b) problemas de infraestrutura que a escola encontra para viabilizar a ação educativa. ✂️ c) desacordos provocados pelas diferentes concepções de educação presentes na escola. ✂️ d) interesses particulares das classes e grupos dominantes. ✂️ e) métodos de ensino desenvolvidos pelos educadores de uma escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q325258 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCCA organização do currículo por Projeto de Trabalho deve ser construída em parceria com os alunos. Nele o tema proporciona a aprendizagem significativa de conteúdos vinculados ao conhecimento historicamente acumulado, porém, o enfoque não está no tema e sim na apreensão dos meios necessários para a aprendizagem de qualquer conhecimento, buscando a autonomia intelectual do aluno. A organização do currículo por Projeto de Trabalho tem como objetivo contribuir para que o aluno ✂️ a) aprenda a aprender. ✂️ b) aprenda a ser. ✂️ c) aprenda a ter. ✂️ d) aprenda a perceber-se. ✂️ e) aprenda a memorizar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q324477 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCCPara que se possa caminhar numa certa direção é preciso examinar cuidadosa e atenciosamente o lugar de onde se partiu. Em relação à organização curricular, as idéias acima indicam a importância do ✂️ a) conteúdo a ser escolhido pela Equipe Técnica da Escola, a partir do referencial teórico adotado pelos professores. ✂️ b) método, para a seleção e organização dos conteúdos. ✂️ c) diagnóstico, na definição da proposta pedagógica. ✂️ d) planejamento, como direção do processo didático. ✂️ e) levantamento do universo cultural da comunidade, para que a escola não exija demais dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q809823 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pedagogo, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCCA educação básica, nos níveis fundamental e médio será organizada da seguinte forma: ✂️ a) a carga horária anual de mil e duzentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de trabalho educativo, em sala de aula, com os alunos. ✂️ b) a carga horária mínima anual de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver. ✂️ c) a carga horária mínima anual de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de cento e oitenta dias de efetivo trabalho escolar, excluído os dias de atividades extra-escolares. ✂️ d) a carga horária mínima anual de setecentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho educativo. ✂️ e) a carga horária mínima anual de setecentas horas, distribuídas por um mínimo de cento e oitenta dias de efetivo trabalho escolar, em sala de aula, com os alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q327534 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Pedagogo, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCCHoje, as famílias de nossos alunos são desestruturadas, não se responsabilizam mais pela educação de seus filhos e menos ainda estão interessadas em acompanhar seus filhos na lição de casa. Os pais nem sequer comparecem nas reuniões da escola. Considerando uma visão crítica de educação, o tema participação da comunidade na escola exige postura positiva da instituição com relação aos responsáveis pelos estudantes, ✂️ a) propiciando espaços de orientação individual aos pais com dificuldades de entender seus filhos. ✂️ b) compreendendo e tolerando as suas dificuldades de comunicação. ✂️ c) promovendo palestras para sensibilizá-los sobre a importância de sua presença na escola. ✂️ d) percebendo e aceitando suas deficiências intelectuais e culturais. ✂️ e) oferecendo ocasiões de diálogo, de convivência e de participação na vida da escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro