Questões de Concursos Secretaria Municipal do Planejamento

Resolva questões de Secretaria Municipal do Planejamento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q484875 | Geografia, Cartografia, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018

A distância entre dois pontos em um mapa mede 10 milímetros. Utilizando a escala desse mapa, encontramos a distância real de 1 km. A escala desse mapa é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q483665 | Geografia, Ceará CE, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018

O território do estado do Ceará apresenta diferentes unidades de paisagens que têm potencialidades e vulnerabilidades diversificadas. Assinale a alternativa em que todas as unidades de paisagem citadas encontram-se situadas no estado do Ceará.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q484229 | Geografia, Ceará CE, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018

Os sistemas ambientais são áreas dotadas de condições específicas relacionadas, principalmente, aos fatores do potencial ecológico e da exploração biológica. Assinale a alternativa CORRETA, que cita o sistema ambiental situado na planície litorânea do município de Fortaleza, no qual está inserido o Parque Ecológico do Rio Cocó.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q323539 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018

Dentre os precursores da Didática, o educador que é considerado o pai da Didática, por formular os princípios de uma educação racionalista que toma como base a ciência moderna e os estudos sobre a natureza, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q390281 | História, Ceará CE, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018

"No Ceará não se embarca mais escravos”. Essa frase ficou muito conhecida na cidade de Fortaleza, num episódio do movimento contra o tráfico interno de escravos no Ceará. Essa ousada frase foi dita para os jangadeiros que estavam no porto do Mucuripe, com escravos para embarcar, e foi aceita pelos presentes. O autor da frase é o conhecido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q328869 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018

Paulo Freire (2002), em seu livro Educação e Mudança, defende que “o homem deve ser o sujeito de sua própria educação”. Com base nessa premissa é correto inferir que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q390008 | História, Fortaleza CE, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018

Na segunda metade do século XIX, a cidade de Fortaleza atingiu seu auge em prosperidade e o seu desenvolvimento foi maior do que o das outras cidades que estavam pleiteando o título de capital do estado. O cultivo do algodão e a abertura direta para a comercialização com a Europa facilitaram a modernização e a disputa pelo status de capital. Nessa perspectiva, Fortaleza concorria com quais cidades?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q390217 | História, Teoria em História, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018

A palavra história vem do grego antigo iotopia que significa “pesquisa”, “conhecimento advindo da investigação”. Com Heródoto, apresentado por Cícero como “pai da História”, o termo Iotopia (Historiai) emerge como expressão de nova atividade humana (UAB, História para o ensino fundamental, 2018).

 De acordo com o trecho, analise as afirmações seguintes, com relação ao conceito de história.

I- No início do século XX, o conceito de história foi pautado na corrente metodológica positivista.

II- É a ciência que estuda somente os fatos políticos de uma sociedade.

III- A nova história utiliza, como método, ação e reação para analisar os fatos históricos.

IV- Na história social, história é a ciência que estuda a ação do homem no tempo.

V- No final do século XX, a nova história chegou ao Brasil, modificando as aulas de história.

VI -História é a ciência que estuda o passado para compreender o presente e modificar o futuro.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q484909 | Geografia, Ceará CE, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018

Assinale a opção CORRETA, que define o tipo de escoamento superficial que predomina nos rios e riachos situados no ambiente sertanejo do estado do Ceará.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q484785 | Geografia, Ceará CE, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018

Marque a opção CORRETA, da qual constam os principais planaltos sedimentares situados no estado do Ceará.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q483868 | Geografia, Ceará CE, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018

A bacia do rio Jaguaribe ocupa cerca de 48% do território do estado do Ceará, percorrendo aproximadamente 633 km, desde suas nascentes no município de Tauá até sua foz no Oceano Atlântico. Assinale a alternativa CORRETA, em que há alguns dos principais afluentes do rio Jaguaribe.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q484725 | Geografia, Ceará CE, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018

Entre as áreas do estado do Ceará mais degradadas ambientalmente que apresentam evidências dos processos de desertificação, podemos destacar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q390188 | História, Educação em História, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018

Diante do conceito de história como investigação e pesquisa, o professor deixou de ser o centro da aula para ser o mediador de conhecimentos e vivências dos alunos, na leitura dos processos históricos. Em relação à disciplina de história, espera-se que os alunos do ensino fundamental aprendam a:

I - identificar os seus grupos de convivência e as relações construídas com outros tempos e espaços;

II - conhecer e respeitar o modo de vida e o comportamento de diferentes grupos sociais em tempos e espaços diferentes;

III - aprender datas e fatos para conhecer a história do Brasil e a do mundo;

IV - reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas presentes na sua realidade; V - saber sobre a história política de grandes feitos para fazer uma leitura da sua realidade;

VI - questionar a sua realidade, reconhecendo problemas e buscando soluções possíveis nas instituições de atuação política e sociedade civil.

Entre os itens acima, quais completam corretamente o enunciado desta questão?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q390257 | História, Ceará CE, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018

O estado do Ceará passou quase todo o século XX nas mãos dos coronéis, período chamado de coronelismo. No entanto, em 1986, o então jovem candidato Tarso Jereissati ganhou as eleições diretas para governador e marcou uma nova era de empresários na política. Seu slogan “governo das mudanças” mexeu com a estrutura política do estado do Ceará.

Com base nesse contexto, analise as afirmativas seguintes.

I - Apesar de defender uma mudança na estrutura política do estado, seu governo manteve as relações clientelistas e com o apoio dos coronéis municipais, garantindo uma boa aceitação popular.

II - Tasso Jeressati vem de uma família tradicional mais ligada ao comércio e à indústria, tendo formação acadêmica em administração; seu intuito foi de preparar o Ceará para a industrialização e o crescimento econômico do qual fazia parte.

III - Em termos reais, o governo Tasso Jereissati trouxe as mudanças de modernização necessária para uma industrialização e o consequente desenvolvimento econômico, mas fortaleceu ainda mais o poder dos empresários cearenses.

IV - No governo de Tasso, houve uma visível mudança no núcleo gestor no qual se deu abertura para os técnicos atuarem, no sentido de um domínio de conhecimento nos setores, porém não tirou o controle do governador.

V - A primeira campanha de Tasso Jereissati teve o maciço apoio das camadas médias, sindicatos e de coronéis que queriam participar do governo.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q389915 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018

O ensino de história passou por várias fases ao longo do século XX, pois um governo pode modificar o ensino das disciplinas de acordo com o plano de educação vigente. Assim, teve-se a consolidação da disciplina de Estudos Sociais, ou seja, a fusão de história e geografia. Em que momento isso ocorreu?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q323221 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018

O planejamento é ato. É uma atividade que projeta, organiza e sistematiza o fazer docente. Farias (2014) ressalta que existem cinco elementos a considerar no planejamento das situações de ensino. No planejamento do plano de aula, o elemento que indaga sobre o “como fazer” é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q484111 | Geografia, Cartografia, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018

Para a atualização da cartografia do cadastro urbano da cidade de Fortaleza, é recomendável a utilização de uma escala cartográfica com níveis de detalhes compatíveis entre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q390059 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018

Eleito prefeito de Juazeiro do Norte em 1911, envolveu-se na disputa com o presidente Hermes da Fonseca para manter a família Accioly no poder regional. Em 1912, por conta da dura repressão a uma passeata de crianças a favor de Franco Rabelo, a intervenção federal baniu Nogueira Accioly do meio político. Ainda no mesmo ano, o coronel Franco Rabelo foi nomeado interventor federal, havendo eleição apenas para o cargo de vice-governador, para o qual foi eleito, acumulando o cargo de intendente (administrador municipal) de Juazeiro do Norte. Estamos nos referindo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.