NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO. 
 O pensamento pedagógico brasileiro começa a ter autonomia com o desenvolvimento das teorias da Escola Nova. Quase até o final do século XIX, nosso pensamento pedagógico reproduzia o pensamento religioso medieval. Entretanto, no pensamento pedagógico contemporâneo, muitos brasileiros deram contribuições decisivas e enriquecedoras à educação brasileira. Desta forma, está correto afirmar:
 1- Inserindo a teoria e a prática do combate libertador, numa perspectiva revolucionária de transformação global da sociedade, AMILCAR CABRAL deixou-nos uma contribuição dinâmica ao aprofundamento dos debates ideológicos que caracterizam nossa época.
 2- As idéias de ANÍSIO TEIXEIRA influenciaram todos os setores da educação no Brasil e mesmo o sistema educacional da América Latina. Entre suas contribuições pode-se citar a primeira experiência no Brasil de promover a educação cultural e profissional de jovens.
 3- PAULO FREIRE destacou-se com a sua Pedagogia do Oprimido, cuja obra é voltada para uma teoria do conhecimento aplicada à educação, sustentada por uma concepção dialética em que educador e educando aprendem juntos numa relação dinâmica na qual a prática, orientada pela teoria, reorienta essa teoria, num processo de constante aperfeiçoamento.
 4- WALTER BENJAMIN criticou o ensino nas universidades, onde predominava a informação ao invés da formação, o ensino profissionalizante ao invés da preocupação com a totalidade e a individualidade de cada ser humano, o espírito burocrático do dever ao invés do espírito de pesquisa.
 O correto está em:
-   ✂️     
 -   ✂️     
 -   ✂️     
 -   ✂️