Questões de Concursos SED SC

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1Q51605 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, 2017

Reconhecer a equipe gestora como articuladora e coordenadora do trabalho pedagógico a ser desenvolvido no cotidiano escolar implica, hoje, afirmar que ela seja ativa na organização do trabalho pedagógico e assim possa ser capaz de identificar e registrar desafios.” Marque V para verdadeiro F para falso, considerando as possíveis formas de registro e análise dos desafios, e assinale a alternativa com a sequência correta.

Fonte: Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 25.

( ) Registrar a própria ação, pois permite problematizar o cotidiano escolar e interpretar os desafios pedagógicos nele vividos.
( ) Agrupar os desafios de acordo com a sua natureza: pedagógicos, administrativos, financeiros.
( ) Diferenciar desafios coletivos de desafios individuais para que as soluções propostas também sejam diferenciadas.
( ) Analisar os seguintes aspectos: por que permanecem, como se relacionam, quais são suas consequências.
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2Q51594 | Pedagogia, Legislação da Educação, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, 2017

O posicionamento da escola diante das relações étnico-raciais, de gênero, ambiental e sexual estabelecidas no seu interior compreende a construção identitária positiva em relação ao seu pertencimento étnico-racial, dentre outros. Considerando o exposto, são ações possíveis, exceto
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3Q51611 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, 2017

Sem excluir as especificidades, o trabalho dos especialistas orienta-se para a ação coletiva. Nesse sentido, assinale a alternativa correta. 
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4Q51593 | Pedagogia, Legislação da Educação, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, 2017

A reorganização dos serviços da Educação Especial é consolidada no Atendimento Educacional Especializado - AEE, que constitui a principal ação dessa modalidade no âmbito das escolas do ensino comum, de modo a assegurar aos estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação o acesso, a permanência, a participação e o sucesso escolar. Assim, o Atendimento Educacional Especializado – AEE é um serviço da Educação Especial que:  
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5Q51617 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, 2017

Promover a construção de estratégias pedagógicas que visam a superação, rotulação e discriminação das classes trabalhadoras está descrita na Proposta Curricular de Santa Catarina 1991, p.72, como função da supervisão escolar. Nesse sentido é correto afirmar, exceto
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6Q51592 | Pedagogia, Legislação da Educação, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, 2017

A educação das relações étnico-raciais/ERER tem por alvo a formação de cidadãos, mulheres e homens empenhados em promover condições de igualdade no exercício de direitos sociais, políticos, econômicos, dos direitos de ser, viver, pensar, próprios aos diferentes pertencimentos étnico-raciais e sociais.” Nesse sentido, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina – 2014 p.66/67. 
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7Q51618 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, 2017

Compete à supervisão escolar influir para que todos os funcionários da escola se comprometam com o atendimento das reais necessidades dos alunos.” Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina 1991, p.72.  
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8Q51599 | Pedagogia, Legislação da Educação, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, 2017

Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, destacam-se três grandes eixos diretamente relacionados à construção do projeto pedagógico. Esses eixos são, exceto:

Fonte: Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 15. 
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9Q51596 | Pedagogia, Legislação da Educação, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, 2017

Os princípios que completam o enunciado a seguir são, exceto:

“As bases que dão sustentação ao projeto nacional de educação responsabilizam o poder público, a família, a sociedade e a escola pela garantia a todos os educandos de um ensino ministrado de acordo com os princípios de: (...).”
Fonte: Resolução 4, de 2010,Art. 4º.  
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10Q51608 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, 2017

O texto A IMPORTÂNCIA DA SUPERVISÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO, de Paschoal Quaglio, explicita que: “A supervisão moderna passou a ser entendida como orientação profissional e assistência, dadas por pessoas competentes em matéria de educação, quando e onde necessárias, visando ao aperfeiçoamento da situação total ensino-aprendizagem”. Nesse sentido é correto afirmar, exceto
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11Q51613 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, 2017

A educação das relações étnico-raciais/ERER tem por alvo a formação de cidadãos, mulheres e homens empenhados em promover condições de igualdade no exercício de direitos sociais, políticos, econômicos, dos direitos de ser, viver, pensar, próprios aos diferentes pertencimentos étnico-raciais e sociais.” Nesse sentido, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina – 2014 p.66/67. 
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12Q51615 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, 2017

As funções descritas para a supervisão escolar na Proposta Curricular de Santa Catarina 1991, p.72, estão nas alternativas a seguir, exceto em: 
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13Q51600 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, 2017

“A escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento aos seguintes requisitos (...)”. Os requisitos que completam o enunciado são, exceto:

Fonte: Resolução 4 de 2010, Art. 9º. 
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14Q51606 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, 2017

No documento - Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 34 considera que o projeto pedagógico constitui-se na identidade da escola. Nesse sentido é correto afirmar, exceto
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15Q51612 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, 2017

A ação pedagógica da escola, ancorada na perspectiva de percurso formativo como unidade, consiste em condição concreta de repensar tempos, espaços e formas de aprendizagem na relação com desenvolvimento humano, como alternativa que busca superar os atuais limites impostos pelos componentes curriculares no ambiente escolar”. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir, marque V para as Verdadeiras e F para as Falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta.

Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: SED, 2014.

( ) Cabe pensar o currículo escolar como um contexto em permanente (re)elaboração, em constante disputa e reordenamento.
( ) É preciso reconhecer a fonte das questões de análise na realidade vivenciada pela comunidade como aquela que oferece os problemas, os objetos de análise e síntese à luz dos conhecimentos sistematizados.
( ) Importa compreender como se produz e se reproduz o conhecimento na escola (áreas, disciplinas, temáticas etc.) e como crianças, jovens, adultos e idosos apropriam-se ou não desses conhecimentos.
( ) Demanda fazer escolhas quanto à forma mais apropriada de organização escolar (série, ciclo, módulos, dentre outros modos), considerando os sujeitos dentro de seus espaços de vida, sejam eles urbanos, rurais, das periferias urbanas, quilombos, aldeias indígenas, dentre outros. 
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16Q51601 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, 2017

Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, destacam-se três grandes eixos diretamente relacionados à construção do projeto pedagógico. Esses eixos são, exceto:

Fonte: Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 15.
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17Q51598 | Pedagogia, Legislação da Educação, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, 2017

Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional vigente, o artigo 27 diz que: “Os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes (...).” As diretrizes que completam o enunciado acima são, exceto
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18Q51609 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, 2017

Na perspectiva sociointeracionista, para que o processo de apropriação de conceito ocorra, são necessários instrumentos e signos. O que são os instrumentos? 
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19Q51597 | Pedagogia, Legislação da Educação, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, 2017

O estágio probatório é o período de 2 (dois) anos de efetivo exercício, durante o qual são apurados os requisitos necessários e indispensáveis ao exercício do cargo.” Identifique quais são estes requisitos e assinale a alternativa correta.
Fonte: Lei 6844, Art. 31, § 1º. 

( 1 ) idoneidade moral
( 2 ) assiduidade
( 3 ) disciplina
( 4 ) eficiência e produtividade
( 5 ) dedicação às atividades educacionais. 
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20Q51591 | Pedagogia, Legislação da Educação, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, 2017

Em Santa Catarina, o Conselho Estadual de Educação aprovou a Resolução n° 132, de 15/12/2009, a fim de minimizar os processos de discriminação e preconceitos a travestis, transexuais e transgêneros, garantindo-lhes o acesso e a permanência na Educação Básica. Essa normativa passou a vigorar a partir de 2011 e dispõe sobre o nome social nos registros escolares internos e dá outras providências.

O seu artigo 1º afirma: Determinar, quando requerido, que as escolas/instituições vinculadas ao Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina que, em respeito à cidadania, aos direitos humanos, à diversidade, ao pluralismo, à dignidade humana, além do nome civil, incluam o nome social de travestis e transexuais nos (...):
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