Questões de Concursos SEDF

Resolva questões de SEDF comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1027612 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia de Brasília, Ciências Naturais, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

Considerando o produto interno bruto (PIB) trimestral, a atividade econômica do Distrito Federal (DF) cresceu 3,3% no acumulado em quatro trimestres (do 2o trimestre de 2022 ao 1o trimestre de 2023) em relação ao mesmo período de 2022 (do 2o trimestre de 2021 ao 1o trimestre de 2022), apesar do recuo de 0,3% na comparação entre o primeiro trimestre deste ano com o último trimestre do ano passado. No Brasil, o PIB cresceu 1,9% na comparação trimestral (1o trimestre de 2023 e 4o trimestre de 2022) e 3,3% no acumulado em 12 meses.


Disponível em: <https://www.ipe.df.gov.br/agropecuaria-e-destaque-na-

economia-do-df-no-primeiro-trimestre-do-ano>. Acesso em: 16 out. 2023,

com adaptações.

No que se refere à composição do PIB do DF, julgue (C ou E) o item a seguir.

O setor de serviços públicos e privados é um dos principais geradores de emprego e geração de impostos no DF, tendo participação considerável na atividade econômica local.

  1. ✂️
  2. ✂️

2Q1027613 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia de Brasília, Ciências Naturais, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

Considerando o produto interno bruto (PIB) trimestral, a atividade econômica do Distrito Federal (DF) cresceu 3,3% no acumulado em quatro trimestres (do 2o trimestre de 2022 ao 1o trimestre de 2023) em relação ao mesmo período de 2022 (do 2o trimestre de 2021 ao 1o trimestre de 2022), apesar do recuo de 0,3% na comparação entre o primeiro trimestre deste ano com o último trimestre do ano passado. No Brasil, o PIB cresceu 1,9% na comparação trimestral (1o trimestre de 2023 e 4o trimestre de 2022) e 3,3% no acumulado em 12 meses.


Disponível em: <https://www.ipe.df.gov.br/agropecuaria-e-destaque-na-

economia-do-df-no-primeiro-trimestre-do-ano>. Acesso em: 16 out. 2023,

com adaptações.

No que se refere à composição do PIB do DF, julgue (C ou E) o item a seguir.

A ausência de uma atividade agropecuária diversificada e de uma agroindústria expressiva faz com que o PIB do DF seja um dos menores do País.

  1. ✂️
  2. ✂️

3Q1027614 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia de Brasília, Ciências Naturais, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

A cultura em Brasília confunde-se com a própria cidade, já que ela é Patrimônio Cultural da Humanidade. São 112,25 quilômetros quadrados de área tombada. A migração de habitantes de diversas regiões do País para a construção de Brasília, além da convergência natural por ser a capital do País, criou na cidade um caldeirão cultural que reuniu fragmentos de diversos estados e culminou em uma identidade própria.


Disponível em: <https://www.df.gov.br/cultura/>.

Acesso em: 16 out. 2023, com adaptações.

Acerca da realidade histórica e cultural do Distrito Federal (DF), julgue (C ou E) o item a seguir.

O Plano Piloto de Brasília é um bem inscrito na lista do Patrimônio Cultural da Humanidade como o maior conjunto urbanístico de arquitetura moderna do mundo.

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q1027615 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia de Brasília, Ciências Naturais, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

A cultura em Brasília confunde-se com a própria cidade, já que ela é Patrimônio Cultural da Humanidade. São 112,25 quilômetros quadrados de área tombada. A migração de habitantes de diversas regiões do País para a construção de Brasília, além da convergência natural por ser a capital do País, criou na cidade um caldeirão cultural que reuniu fragmentos de diversos estados e culminou em uma identidade própria.


Disponível em: <https://www.df.gov.br/cultura/>.

Acesso em: 16 out. 2023, com adaptações.

Acerca da realidade histórica e cultural do Distrito Federal (DF), julgue (C ou E) o item a seguir.

As expressões culturais existentes no território do DF são diversas e têm influência das migrações que formaram a população local.

  1. ✂️
  2. ✂️

5Q1027616 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia de Brasília, Ciências Naturais, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

A cultura em Brasília confunde-se com a própria cidade, já que ela é Patrimônio Cultural da Humanidade. São 112,25 quilômetros quadrados de área tombada. A migração de habitantes de diversas regiões do País para a construção de Brasília, além da convergência natural por ser a capital do País, criou na cidade um caldeirão cultural que reuniu fragmentos de diversos estados e culminou em uma identidade própria.


Disponível em: <https://www.df.gov.br/cultura/>.

Acesso em: 16 out. 2023, com adaptações.

Acerca da realidade histórica e cultural do Distrito Federal (DF), julgue (C ou E) o item a seguir.

As manifestações de cultura imaterial, tais como ritmos musicais como o rock e o hip hop, são pouco expressivas na capital federal.

  1. ✂️
  2. ✂️

6Q1027617 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Ciências Naturais, SEDF, IADES, 2023

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Estatuto da Pessoa com Deficiência – tem por escopo assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Acerca desse assunto, julgue (C ou E) o item a seguir.

É incumbência do poder público assegurar um sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades e adotar medidas individualizadas e coletivas em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes com deficiência.

  1. ✂️
  2. ✂️

7Q1027623 | Pedagogia, Legislação da Educação, Ciências Naturais, SEDF, IADES, 2023

Em 20 de dezembro de 2016, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) completou 20 anos de proclamação. No que se refere a essa legislação educacional, julgue (C ou E) o item a seguir.

Entende-se por educação especial a modalidade de educação escolar oferecida obrigatoriamente na rede regular de ensino para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

  1. ✂️
  2. ✂️

8Q1027624 | Pedagogia, Legislação da Educação, Ciências Naturais, SEDF, IADES, 2023

Em 20 de dezembro de 2016, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) completou 20 anos de proclamação. No que se refere a essa legislação educacional, julgue (C ou E) o item a seguir.

A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria e constituirá instrumento para a educação e a aprendizagem ao final da vida.

  1. ✂️
  2. ✂️

9Q1027625 | Pedagogia, Legislação da Educação, Ciências Naturais, SEDF, IADES, 2023

Em 20 de dezembro de 2016, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) completou 20 anos de proclamação. No que se refere a essa legislação educacional, julgue (C ou E) o item a seguir.

A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até cinco anos de idade em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

10Q1027626 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Ciências Naturais, SEDF, IADES, 2023

Considerando a legislação educacional que envolve o Plano Distrital de Educação (PDE 2015-2024), o Plano Nacional Comum de Educação (PNE 2014-2024) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), julgue (C ou E) o item a seguir.

A concepção que norteia o PDE 2015-2024 compreende a educação como peça fundamental para a construção do Estado Democrático, cuja materialização intenta um projeto de desenvolvimento social, político, econômico, cultural e educativo como estratégia de superação da desigualdade social.

  1. ✂️
  2. ✂️

11Q1027627 | Pedagogia, Legislação da Educação, Ciências Naturais, SEDF, IADES, 2023

Considerando a legislação educacional que envolve o Plano Distrital de Educação (PDE 2015-2024), o Plano Nacional Comum de Educação (PNE 2014-2024) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), julgue (C ou E) o item a seguir.

O Plano Nacional de Educação reitera o princípio de competição federativa da política educacional, já presente na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

12Q1027628 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Ciências Naturais, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

O significado de política educacional corresponde a toda e qualquer política desenvolvida de modo a intervir nos processos formativos (e informativos) desenvolvidos em sociedade (seja na instância coletiva, seja instância Escola é Poesia do Educador Paulo Freire individual) e, por meio dessa investigação, legitima, constrói ou desqualifica (muitas vezes de modo indireto) determinado projeto político, visando a atingir determinada sociedade.


SANTOS. P. S. M. B. Guia prático da política educacional no Brasil:

ações, planos, programas e impactos. São Paulo: Cenage Learning,

2012, p. 3, com adaptações.

As políticas educacionais possuem determinadas características. No que tange a essa temática, julgue (C ou E) o item a seguir.

A política educacional é um evento com uma única dimensão: a pedagógica. É a dimensão pedagógica que define o contexto de aplicação das políticas no tocante à educação brasileira.

  1. ✂️
  2. ✂️

13Q1027630 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Ciências Naturais, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

Sendo a transmissão de conhecimento um serviço público, o princípio associa esse serviço à democracia. Isso quer dizer que aí está implicada uma noção de participação na gestio rei publicae. Lembrando-se de que o termo gestão vem de gestio, que, por sua vez, vem de genere (trazer em si, produzir), fica mais claro que a gestão não só é o ato de administrar um bem fora-de-si (alheio), mas é algo que se traz em si, porque nele está contido. E o conteúdo desse bem é a própria capacidade de participação, sinal maior da democracia. Só que aqui é a gestão de um serviço público, o que (re) duplica o seu caráter público (re/pública).


CURY. J. O Conselho Nacional de Educação e a Gestão Democrática.

In: OLIVEIRA. D.A. Gestão democrática da educação: desafios

contemporâneos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015, p. 201, com adaptações.

A respeito da gestão democrática na educação, julgue (C ou E) o item a seguir.

No Distrito Federal, os diretores escolares são escolhidos mediante indicação do Governo do Distrito Federal, uma vez que o governador é escolhido pelo povo de forma democrática e, portanto, tem prerrogativa para escolher os dirigentes escolares.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q1027634 | Pedagogia, Principais Autores, Ciências Naturais, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

Poesia do Educador


Paulo Freire


Escola é


... o lugar que se faz amigos.

Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente.
Gente que trabalha, que estuda,
Que alegra, se conhece, se estima.


O diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.


E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um se comporte
Como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”.
Nada de conviver com as pessoas e depois
Descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma a parede,
Indiferente, frio, só.


Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade, É criar ambiente decamaradagem,
É conviver, é se “amarrar nela”!


Ora é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil! Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos, educar-se, ser feliz.
É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.


Disponível em: <www.paulofreire.org>. Acesso em: 10 set. 2023.

A escola é um espaço de múltiplas determinações, de ordem pedagógica, política, social e econômica. No que concerne à função social da escola e aos aspectos sociais da prática educativa, julgue (C ou E) o item a seguir.

A educação “feita de gente”, conforme afirma Paulo Freire, depende do planejamento do Projeto Político-Pedagógico (PPP), considerado o documento que identifica a escola e anuncia as suas intencionalidades. Tendo em vista a característica do PPP, a sua elaboração costuma ser realizada por consultores especialistas, contratados para identificar o perfil da comunidade escolar e, em seguida, elaborar um documento que seja o retrato da escola.

  1. ✂️
  2. ✂️

15Q1027637 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Ciências Naturais, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

Estudo Errado


Gabriel O Pensador


Eu tô aqui pra quê?
Será que é pra aprender?
Ou será que é pra aceitar, me acomodar e obedecer?

[...]

Na hora do jornal eu desligo porque eu nem sei nem o que é
inflação
Ué não te ensinaram?
Não. A maioria das matérias que eles dão eu acho inútil

[...]

Manhê! Tirei um dez na prova
Me dei bem tirei um cem e eu quero ver quem me reprova
Decorei toda lição
Não errei nenhuma questão
Não aprendi nada de bom
Mas tirei dez (boa filhão!)

[...]

Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Decoreba: esse é o método de ensino
Eles me tratam como ameba e assim eu num raciocino
Não aprendo as causas e consequências só decoro os fatos
Desse jeito até História fica chato
Mas os velhos me disseram que o “porquê” é o segredo
Então quando eu num entendo nada, eu levanto o dedo
Porque eu quero usar a mente pra ficar inteligente
Eu sei que ainda num sou gente grande, mas eu já sou gente
E sei que o estudo é uma coisa boa
O problema é que sem motivação a gente enjoa

[...]

Eu gosto dos professores e eu preciso de um mestre
Mas eu prefiro que eles me ensinem alguma coisa que preste
O que é corrupção? Pra que serve um deputado?
Não me diga que o Brasil foi descoberto por acaso!
Ou que a minhoca é hermafrodita
Ou sobre a tênia solitária
Não me faça decorar as capitanias hereditárias!

[...]

Eu tô aqui pra quê?
Será que é pra aprender?
Ou será que é pra aceitar, me acomodar e obedecer?

[...]

Na hora do jornal eu desligo porque eu nem sei nem o que é
inflação
Ué não te ensinaram?
Não. A maioria das matérias que eles dão eu acho inútil

[...]

Manhê! Tirei um dez na prova
Me dei bem tirei um cem e eu quero ver quem me reprova
Decorei toda lição
Não errei nenhuma questão
Não aprendi nada de bom
Mas tirei dez (boa filhão!)

[...]

Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Decoreba: esse é o método de ensino
Eles me tratam como ameba e assim eu num raciocino
Não aprendo as causas e consequências só decoro os fatos
Desse jeito até História fica chato
Mas os velhos me disseram que o “porquê” é o segredo
Então quando eu num entendo nada, eu levanto o dedo
Porque eu quero usar a mente pra ficar inteligente
Eu sei que ainda num sou gente grande, mas eu já sou gente
E sei que o estudo é uma coisa boa
O problema é que sem motivação a gente enjoa

[...]

Eu gosto dos professores e eu preciso de um mestre
Mas eu prefiro que eles me ensinem alguma coisa que preste
O que é corrupção? Pra que serve um deputado?
Não me diga que o Brasil foi descoberto por acaso!
Ou que a minhoca é hermafrodita
Ou sobre a tênia solitária
Não me faça decorar as capitanias hereditárias!

[...]

Disponível em: <letras.mus.br/gabriel-pensador>. Acesso em: 10 set. 2023.

A partir da crítica feita pelo autor a respeito da função social da escola e de seus desdobramentos, julgue (C ou E) o item a seguir.

A avaliação da aprendizagem mencionada na música pode ser classificada como somativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

16Q1027640 | Biologia, Moléculas, Ciências Naturais, SEDF, IADES, 2023

Os primeiros seres vivos a habitar a Terra foram os procariotos, organismos que constituem os domínios Bacteria e Archaea, e que, ao longo de toda a sua trajetória evolutiva, passaram a ocupar uma ampla variedade de ambientes.

Tendo em vista o nível de organização desse tipo celular, julgue (C ou E) o item a seguir.

Nas células procarióticas, falta a complexa compartimentalização associada a organelas envoltas por membranas, encontrada em células eucarióticas.

  1. ✂️
  2. ✂️

17Q1027641 | Biologia, Moléculas, Ciências Naturais, SEDF, IADES, 2023

Os primeiros seres vivos a habitar a Terra foram os procariotos, organismos que constituem os domíniosBacteria e Archaea, e que, ao longo de toda a sua trajetória evolutiva, passaram a ocupar uma ampla variedade de ambientes.


Tendo em vista o nível de organização desse tipo celular, julgue (C ou E) o item a seguir.


Essas células apresentam duas partes morfologicamente bem distintas, o citoplasma e o núcleo, entre as quais existe um trânsito constante de moléculas diversas.

  1. ✂️
  2. ✂️

18Q1027642 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Ciências Naturais, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

O agente responsável pela pandemia da Covid-19 é um vírus que pertence à família Coronaviridae, denominado SARS- CoV-2, que só foi detectado após a notificação de um surto em Wuhan, China, em dezembro de 2019. Todos os vírus possuem em comum o fato de dependerem de uma célula hospedeira, e esse, em especial, apresenta afinidade pelas células pulmonares, podendo causar pneumonia e ser fatal.


UZUNIAN, Armênio. Coronavírus SARS-CoV-2 e Covid-19.

J Bras Patol Med Lab. 2020; 56: 1-4.

Considerando o fato de esses agentes infecciosos dependerem de uma célula hospedeira, julgue (C ou E) o item a seguir.

Os vírus não possuem a maquinaria para sintetizar macromoléculas nem os mecanismos para utilizar energia. Também são incapazes de realizar multiplicação independente.

  1. ✂️
  2. ✂️

19Q1027643 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Ciências Naturais, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

O agente responsável pela pandemia da Covid-19 é um vírus que pertence à família Coronaviridae, denominado SARS- CoV-2, que só foi detectado após a notificação de um surto em Wuhan, China, em dezembro de 2019. Todos os vírus possuem em comum o fato de dependerem de uma célula hospedeira, e esse, em especial, apresenta afinidade pelas células pulmonares, podendo causar pneumonia e ser fatal.


UZUNIAN, Armênio. Coronavírus SARS-CoV-2 e Covid-19.

J Bras Patol Med Lab. 2020; 56: 1-4.

Considerando o fato de esses agentes infecciosos dependerem de uma célula hospedeira, julgue (C ou E) o item a seguir.

Embora sejam células incompletas, apresentam uma membrana semipermeável, através da qual ocorrem trocas com o meio, além de parte da maquinaria de síntese macromolecular.

  1. ✂️
  2. ✂️

20Q1027644 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Ciências Naturais, SEDF, IADES, 2023

Uma semente consiste em um embrião e seu suprimento nutricional envolvidos por um revestimento protetor. Quando maduras, as sementes são dispersas pelo vento ou por outros agentes, possibilitando que colonizem locais distantes. Isso faz delas um exemplo de versatilidade e êxito das plantas com sementes como produtores dominantes no ambiente terrestre.

A respeito das adaptações terrestres que as plantas com sementes adicionaram àquelas já presentes em plantas avasculares e plantas vasculares sem sementes, julgue (C ou E) o item a seguir.

Além de sementes, todas essas plantas têm gametófitos reduzidos, heterosporia, óvulos e pólen.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.