Questões de Concursos SEDS MG Resolva questões de SEDS MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. SEDS MG Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q325223 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Agente de Segurança Sócio educativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPENo que se refere às entidades e(ou) programas de execução de medidas socioeducativas de internação, o SINASE estabelece que a organização do espaço físico deve prever e possibilitar a mudança de fases no atendimento do adolescente, mediante a mudança de ambientes. A respeito das fases do atendimento socioeducativo, assinale a opção correta. ✂️ a) Fase de contemplação é o período em que o adolescente manifesta vontade de ficar em um espaço físico isolado dos demais internos para refletir sobre sua situação e planejar as mudanças que pretende realizar. ✂️ b) Fase inicial de atendimento é o período de acolhimento, de reconhecimento e de elaboração por parte do adolescente do processo de convivência individual e grupal tendo como base as metas estabelecidas no PIA. ✂️ c) Fase de implementação é o período de abordagem do confronto da negação do adolescente em cumprir a medida socioeducativa por meio da ênfase na existência do problema e aceitação do diagnóstico. ✂️ d) Fase de ponderação é o período em que o adolescente apresenta disposição para receber informações a respeito do ato infracional cometido, da aplicação da medida e das restrições legais a que está submetido. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 2Q6254 | Conhecimentos Específicos, Agente Socioeducativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPEAs normativas que fundamentam a política de atendimento aos direitos da criança e do adolescente autor de ato infracional incluem I a Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança. II as regras mínimas das Nações Unidas para Administração da Justiça Juvenil. III as regras mínimas das Nações Unidas para a Proteção dos Jovens Privados de Liberdade. IV as regras mínimas da Tradição, Família e Propriedade (TFP). A quantidade de itens de certos é igual a ✂️ a) 1. ✂️ b) 2. ✂️ c) 3. ✂️ d) 4. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 3Q6251 | Conhecimentos Específicos, Agente Socioeducativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPECaso um adolescente de 17 anos de idade seja pego em flagrante, por prática de homicídio, nessa situação, segundo o procedimento recomendado pela legislação em vigor, ✂️ a) o adolescente deve ser apresentado à delegacia de polícia mais próxima da ocorrência mencionada, onde deverá permanecer o tempo necessário para apuração do referido fato. ✂️ b) deve ser realizado o atendimento inicial, para posterior aplicação de medida socioeducativa. ✂️ c) durante o período de internação provisória, o adolescente deve permanecer recluso, sem contato direto com seus pais e demais familiares. ✂️ d) o adolescente deve ser encaminhado para internação provisória por noventa dias. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 4Q6249 | Conhecimentos Específicos, Agente Socioeducativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPEPesquisas recentes referentes à juventude no Brasil revelam considerações dos próprios jovens e suas experiências, formas de sociabilidade e atuação, que apontam para distintas imagens a seu respeito. Acerca da concepção de juventude considerada mais apropriada para o trabalho do agente de segurança socioeducativo, segundo Juarez Dayrell e Paulo Carrano, assinale a opção correta. ✂️ a) A juventude deve ser entendida como parte de um processo mais amplo de constituição de sujeitos, influenciado pelo meio social, e que não se reduz a uma passagem. ✂️ b) A juventude consiste na passagem para a vida adulta, configurando-se, assim, um período de formação no qual não se deve cobrar grandes responsabilidades do jovem. ✂️ c) A juventude reduz-se ao tempo de liberdade, de prazer e de expressão de comportamento exótico; deve-se evitar, portanto, aplicações de sanções nesse período. ✂️ d) A juventude deve ser compreendida como um momento de crise, uma fase difícil, dominada por conflitos com a autoestima e(ou) a personalidade e, por isso, deve-se incentivar o distanciamento da família. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 5Q6247 | Conhecimentos Específicos, Agente Socioeducativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPEUm jovem pobre e negro caminhando pelas ruas de uma grande cidade brasileira é um ser socialmente invisível. Com essa afirmação, Luiz Eduardo Soares exemplifica o conceito de ser socialmente invisível. Um jovem é socialmente invisível ✂️ a) porque as pessoas que passam por ele não o conhecem. ✂️ b) quando lhe é imputado um estigma que dissolve a sua identidade e a anula. ✂️ c) quando procura ocultar sua condição de pobreza. ✂️ d) por ser potencialmente perigoso e constituir uma ameaça para a sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 6Q6245 | Conhecimentos Específicos, Agente Socioeducativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPEAcerca dos diversos enfoques dados pela sociedade e pelo Estado brasileiro aos direitos das crianças e dos adolescentes ao longo do tempo, assinale a opção correta. ✂️ a) A manutenção e o fortalecimento dos internatos como espaços educativos foram essenciais para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. ✂️ b) A garantia do direito de crianças e adolescentes ao lazer passou, recentemente, a ser de responsabilidade exclusiva da família. ✂️ c) O enfoque repressivo e discriminatório, ainda que não tenha sido inteiramente superado, foi substituído pelo enfoque emancipatório. ✂️ d) O Estado brasileiro sempre foi o protagonista no atendimento às necessidades da população e, em especial, das crianças e adolescentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 7Q6248 | Conhecimentos Específicos, Agente Socioeducativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPEÉ recomendado que o agente de segurança socioeducativo, no exercício de suas atividades em unidades de atendimento a adolescentes infratores, considere aspectos pedagógicos. Acerca desse tema, assinale a opção correta. ✂️ a) As atividades lúdicas devem ser evitadas em detrimento das atividades escolares, de modo a melhor aproveitar o tempo e a energia dos internos. ✂️ b) É dispensável, no uso dos instrumentos pedagógicos, a intervenção do agente para que sejam preservados a espontaneidade e o ativismo. ✂️ c) Na aplicação das sanções disciplinares, é fundamental que o adolescente saiba a razão pela qual está sendo punido. ✂️ d) Na organização da vida cotidiana da unidade de atendimento, o agente de segurança socioeducativo deve submeter aos adolescentes a definição das normas e regras, devendo prevalecer sempre a tomada de decisão coletiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 8Q6253 | Conhecimentos Específicos, Agente Socioeducativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPEAcerca dos princípios destacados no SINASE, assinale a opção correta. ✂️ a) A medida socioeducativa de privação de liberdade deve ser aplicada pelo maior tempo possível, até que o adolescente esteja completamente recuperado, mediante comprovação médica. ✂️ b) A percepção do adolescente como pessoa em situação peculiar de desenvolvimento, sujeito de direitos, vem sendo priorizada desde o Código de Menores. ✂️ c) O ECA dispõe de normas que responsabilizam o agente e a administração, em caso de posturas autoritárias e contrárias à lei. ✂️ d) De acordo com o SINASE, na aplicação da medida ao adolescente em situações de elevado risco é possível utilizar a interpretação equivalente ao tratamento dispensado à pessoa adulta. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 9Q6252 | Conhecimentos Específicos, Agente Socioeducativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPECom relação aos princípios da co-responsabilidade e da municipalização do atendimento recomendados pelo SINASE, assinale a opção correta. ✂️ a) A municipalização das medidas de liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade é menos urgente tendo em vista o trabalho já realizado pelas entidades sociais. ✂️ b) A co-responsabilidade implica conjugar esforços para garantir o comprometimento da sociedade, sensibilizando, mobilizando e conscientizando a população para a necessidade de desenvolver práticas assistencialistas a fim de garantir a sobrevivência desse segmento populacional. ✂️ c) As medidas socioeducativas, assim como o atendimento inicial ao adolescente, devem ser executadas no âmbito geográfico do município, de modo a fortalecer o contato e o protagonismo da comunidade e da família dos adolescentes atendidos. ✂️ d) A responsabilidade do financiamento do atendimento às medidas socioeducativas é de competência prioritária da União. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 10Q6250 | Conhecimentos Específicos, Agente Socioeducativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPEPensar os jovens no Brasil implica levar em conta as disparidades socioculturais existentes no país e os diferentes contextos nos quais esses jovens se constroem como sujeitos. Com relação às estratégias e políticas públicas voltadas para esse segmento, assinale a opção correta. ✂️ a) É consenso, na literatura, que a inclusão de jovens no mercado de trabalho não tem apresentado o êxito esperado, tendo em vista a baixa escolaridade e a ausência de qualificação desses jovens. ✂️ b) As políticas para os jovens, em geral, são construídas sob a ótica dos problemas definidos pelo mundo adulto, e não sob a ótica dos direitos da juventude. ✂️ c) Grande parte dos projetos sociais voltados para os jovens destacam-se pela perspectiva universal e preventiva. ✂️ d) O processo constituinte de 1988 resultou em um novo ordenamento jurídico que delegou ao Estado a gestão das políticas públicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 11Q6246 | Conhecimentos Específicos, Agente Socioeducativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPEOs direitos humanos I são aqueles comuns a todos, sem distinção. II dizem respeito à pessoa humana na sua universalidade. III são históricos, naturais e universais. IV são indivisíveis e irreversíveis. A quantidade de itens certos é igual a ✂️ a) 1 ✂️ b) 2 ✂️ c) 3 ✂️ d) 4. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 12Q443149 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Agente de Segurança Sócio educativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPERelativamente à nacionalidade prevista na CF, em cada uma das opções abaixo é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva. Assinale a opção que apresenta a assertiva correta. ✂️ a) Miguel, brasileiro naturalizado, é agente de segurança socioeducativo há mais de 15 anos. Foi vereador, prefeito em Belo Horizonte e deputado estadual. Miguel informou ao seu partido o interesse em se candidatar a governador na eleição de 2010. Nessa situação, Miguel não poderá se candidatar, uma vez que o cargo é privativo de brasileiro nato. ✂️ b) Juan nasceu em junho de 2008, em Florianópolis – SC. Seus pais, Jim e Suan, são cidadãos chineses e estavam passando férias no Brasil. Nessa situação, é correto afirmar que Juan é brasileiro nato. ✂️ c) Jorge nasceu em Havana, Cuba, em fevereiro de 2008. Sua mãe, Maria, cidadã argentina, acompanhava seu pai, Marcos, cidadão brasileiro, que estava a serviço do Brasil em uma missão em Havana. Jorge e sua família voltaram ao Brasil em março do mesmo ano e residem em Brasília – DF. Nessa situação, Jorge é brasileiro naturalizado. ✂️ d) Um cidadão uruguaio, sem qualquer condenação penal, reside em Teófilo Otoni – MG há cinco anos ininterruptos. Nessa situação, por preencher os requisitos necessários, o cidadão uruguaio poderá requerer a nacionalidade brasileira para tornar-se brasileiro naturalizado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 13Q435261 | Direito Constitucional, Administração Pública, Agente de Segurança Sócio educativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPEAssinale a opção correta acerca da organização políticoadministrativa e da administração pública previstas na CF. ✂️ a) Caso um ocupante de cargo em comissão na Secretaria de Fazenda de Minas Gerais, que não integre a carreira de servidores dessa secretaria, seja exonerado do cargo em comissão, ele poderá exercer função de confiança nessa mesma secretaria. ✂️ b) Caso determinado estado lance edital de concurso público para seleção de servidor público estadual, e o edital estabeleça o prazo de validade do concurso em seis meses, o concurso poderá ser prorrogado quatro vezes, até completar 2 anos de validade. ✂️ c) Os vencimentos dos membros do Poder Judiciário são superiores aos do Poder Executivo, dada a relevância que desempenham na organização político-administrativa do Estado. ✂️ d) Além de responder a processo por ato de improbidade administrativa, o servidor público civil que cometer crime poderá responder a ação penal, pois esta independe daquela. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 14Q816974 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Agente de Segurança Sócio educativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPECaso um adolescente de 17 anos de idade seja pego em flagrante, por prática de homicídio, nessa situação, segundo o procedimento recomendado pela legislação em vigor, ✂️ a) o adolescente deve ser apresentado à delegacia de polícia mais próxima da ocorrência mencionada, onde deverá permanecer o tempo necessário para apuração do referido fato. ✂️ b) deve ser realizado o atendimento inicial, para posterior aplicação de medida socioeducativa. ✂️ c) durante o período de internação provisória, o adolescente deve permanecer recluso, sem contato direto com seus pais e demais familiares. ✂️ d) o adolescente deve ser encaminhado para internação provisória por noventa dias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 15Q319801 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Agente de Segurança Sócio educativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPEO Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) I constitui uma política pública destinada à inclusão do adolescente em conflito com a lei e requer iniciativas dos diferentes campos das políticas públicas e sociais, como educação, trabalho, previdência social, entre outras. II é um conjunto ordenado de princípios e regras de caráter político, pedagógico, financeiro e administrativo, encarregado especificamente de executar a medida socioeducativa, ficando a apuração do ato infracional sob a responsabilidade de órgão externo ao Sistema de Garantia de Direitos (SGD). III é um subsistema específico que sofre interferência dos demais subsistemas internos ao SGD. IV constitui um sistema nacional que abrange planos e programas específicos voltados ao atendimento de adolescentes em conflito com a lei. A quantidade de itens certos é igual a ✂️ a) 1. ✂️ b) 2. ✂️ c) 3. ✂️ d) 4. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 16Q438076 | Direito Constitucional, Família, Agente de Segurança Sócio educativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPEMarcos e Ângela se casaram em 2000. Em 2002, nasceu a filha do casal, Sofia, atualmente, com 6 anos de idade. Em 2003, o casal adotou legalmente Maria Célia. Eles residiram em Belo Horizonte até março de 2008, quando decidiram se separar judicialmente. Marcos mora em Governador Valadares, com Sofia e Maria Célia. Ângela mora em Belo Horizonte e pretende dissolver definitivamente o casamento com o divórcio. Considerando a situação hipotética apresentada e os dispositivos relativos à família, à criança, ao adolescente e ao idoso, previstos na CF, assinale a opção correta. ✂️ a) Ângela poderá propor ação de divórcio após março de 2009. ✂️ b) Segundo a CF, Marcos, Maria Célia e Sofia não constituem, atualmente, uma entidade familiar, em razão da ausência de Ângela no lar conjugal. ✂️ c) Por ser adotada, Maria Célia terá direitos restritos em relação a Sofia. ✂️ d) Sofia e Maria Célia poderão trabalhar na condição de aprendiz a partir dos 12 anos de idade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 17Q319093 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Agente de Segurança Sócio educativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPEO desenvolvimento da articulação entre os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente e os órgãos gestores do SINASE pode ser favorecido I pela realização de campanhas conjuntas, destinadas à sociedade em geral, com os profissionais da área, tendo como objetivo colocar em prática a doutrina de segurança nacional e a doutrina de situação irregular adotada pelo ECA. II pelo respeito às competências e atribuições de cada ente federativo e de seus órgãos, evitando-se a sobreposição de ações. III pelo estímulo à prática da intersetorialidade. IV pela elaboração de documento, juntamente com o Poder Judiciário, incluindo a expedição de portarias que visem determinar as regras de controle e repressão dos adolescentes sob medida socioeducativa de internação. Estão certos apenas os itens ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e IV. ✂️ c) II e III. ✂️ d) III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 18Q323412 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Agente de Segurança Sócio educativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPEUm jovem pobre e negro caminhando pelas ruas de uma grande cidade brasileira é um ser socialmente invisível. Com essa afirmação, Luiz Eduardo Soares exemplifica o conceito de ser socialmente invisível. Um jovem é socialmente invisível ✂️ a) porque as pessoas que passam por ele não o conhecem. ✂️ b) quando lhe é imputado um estigma que dissolve a sua identidade e a anula. ✂️ c) quando procura ocultar sua condição de pobreza. ✂️ d) por ser potencialmente perigoso e constituir uma ameaça para a sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 19Q322279 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Agente de Segurança Sócio educativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPETomando-se como referência as reflexões de Paulo Freire acerca do papel do trabalhador social nos processos de mudanças, no desempenho de suas ações, o agente de segurança deve I assumir posição de neutralidade frente às situações apresentadas pelos adolescentes e pela instituição, de modo a não conflitar com os mesmos. II compreender a situação apresentada pelo adolescente como única e particular, desvinculada do contexto históricocultural. III reconhecer no adolescente com quem trabalha pessoas e não, coisas; sujeitos e não, objetos. IV ampliar cada vez mais os seus conhecimentos, não só em relação a seus métodos e técnicas de ação, mas também aos limites objetivos da realidade cotidiana. Estão certos apenas os itens ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) II e IV. ✂️ d) III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 20Q324937 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Agente de Segurança Sócio educativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPEPensar os jovens no Brasil implica levar em conta as disparidades socioculturais existentes no país e os diferentes contextos nos quais esses jovens se constroem como sujeitos. Com relação às estratégias e políticas públicas voltadas para esse segmento, assinale a opção correta. ✂️ a) É consenso, na literatura, que a inclusão de jovens no mercado de trabalho não tem apresentado o êxito esperado, tendo em vista a baixa escolaridade e a ausência de qualificação desses jovens. ✂️ b) As políticas para os jovens, em geral, são construídas sob a ótica dos problemas definidos pelo mundo adulto, e não sob a ótica dos direitos da juventude. ✂️ c) Grande parte dos projetos sociais voltados para os jovens destacam-se pela perspectiva universal e preventiva. ✂️ d) O processo constituinte de 1988 resultou em um novo ordenamento jurídico que delegou ao Estado a gestão das políticas públicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Salvar PDFPróximo →
1Q325223 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Agente de Segurança Sócio educativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPENo que se refere às entidades e(ou) programas de execução de medidas socioeducativas de internação, o SINASE estabelece que a organização do espaço físico deve prever e possibilitar a mudança de fases no atendimento do adolescente, mediante a mudança de ambientes. A respeito das fases do atendimento socioeducativo, assinale a opção correta. ✂️ a) Fase de contemplação é o período em que o adolescente manifesta vontade de ficar em um espaço físico isolado dos demais internos para refletir sobre sua situação e planejar as mudanças que pretende realizar. ✂️ b) Fase inicial de atendimento é o período de acolhimento, de reconhecimento e de elaboração por parte do adolescente do processo de convivência individual e grupal tendo como base as metas estabelecidas no PIA. ✂️ c) Fase de implementação é o período de abordagem do confronto da negação do adolescente em cumprir a medida socioeducativa por meio da ênfase na existência do problema e aceitação do diagnóstico. ✂️ d) Fase de ponderação é o período em que o adolescente apresenta disposição para receber informações a respeito do ato infracional cometido, da aplicação da medida e das restrições legais a que está submetido. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
2Q6254 | Conhecimentos Específicos, Agente Socioeducativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPEAs normativas que fundamentam a política de atendimento aos direitos da criança e do adolescente autor de ato infracional incluem I a Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança. II as regras mínimas das Nações Unidas para Administração da Justiça Juvenil. III as regras mínimas das Nações Unidas para a Proteção dos Jovens Privados de Liberdade. IV as regras mínimas da Tradição, Família e Propriedade (TFP). A quantidade de itens de certos é igual a ✂️ a) 1. ✂️ b) 2. ✂️ c) 3. ✂️ d) 4. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
3Q6251 | Conhecimentos Específicos, Agente Socioeducativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPECaso um adolescente de 17 anos de idade seja pego em flagrante, por prática de homicídio, nessa situação, segundo o procedimento recomendado pela legislação em vigor, ✂️ a) o adolescente deve ser apresentado à delegacia de polícia mais próxima da ocorrência mencionada, onde deverá permanecer o tempo necessário para apuração do referido fato. ✂️ b) deve ser realizado o atendimento inicial, para posterior aplicação de medida socioeducativa. ✂️ c) durante o período de internação provisória, o adolescente deve permanecer recluso, sem contato direto com seus pais e demais familiares. ✂️ d) o adolescente deve ser encaminhado para internação provisória por noventa dias. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
4Q6249 | Conhecimentos Específicos, Agente Socioeducativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPEPesquisas recentes referentes à juventude no Brasil revelam considerações dos próprios jovens e suas experiências, formas de sociabilidade e atuação, que apontam para distintas imagens a seu respeito. Acerca da concepção de juventude considerada mais apropriada para o trabalho do agente de segurança socioeducativo, segundo Juarez Dayrell e Paulo Carrano, assinale a opção correta. ✂️ a) A juventude deve ser entendida como parte de um processo mais amplo de constituição de sujeitos, influenciado pelo meio social, e que não se reduz a uma passagem. ✂️ b) A juventude consiste na passagem para a vida adulta, configurando-se, assim, um período de formação no qual não se deve cobrar grandes responsabilidades do jovem. ✂️ c) A juventude reduz-se ao tempo de liberdade, de prazer e de expressão de comportamento exótico; deve-se evitar, portanto, aplicações de sanções nesse período. ✂️ d) A juventude deve ser compreendida como um momento de crise, uma fase difícil, dominada por conflitos com a autoestima e(ou) a personalidade e, por isso, deve-se incentivar o distanciamento da família. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
5Q6247 | Conhecimentos Específicos, Agente Socioeducativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPEUm jovem pobre e negro caminhando pelas ruas de uma grande cidade brasileira é um ser socialmente invisível. Com essa afirmação, Luiz Eduardo Soares exemplifica o conceito de ser socialmente invisível. Um jovem é socialmente invisível ✂️ a) porque as pessoas que passam por ele não o conhecem. ✂️ b) quando lhe é imputado um estigma que dissolve a sua identidade e a anula. ✂️ c) quando procura ocultar sua condição de pobreza. ✂️ d) por ser potencialmente perigoso e constituir uma ameaça para a sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
6Q6245 | Conhecimentos Específicos, Agente Socioeducativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPEAcerca dos diversos enfoques dados pela sociedade e pelo Estado brasileiro aos direitos das crianças e dos adolescentes ao longo do tempo, assinale a opção correta. ✂️ a) A manutenção e o fortalecimento dos internatos como espaços educativos foram essenciais para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. ✂️ b) A garantia do direito de crianças e adolescentes ao lazer passou, recentemente, a ser de responsabilidade exclusiva da família. ✂️ c) O enfoque repressivo e discriminatório, ainda que não tenha sido inteiramente superado, foi substituído pelo enfoque emancipatório. ✂️ d) O Estado brasileiro sempre foi o protagonista no atendimento às necessidades da população e, em especial, das crianças e adolescentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
7Q6248 | Conhecimentos Específicos, Agente Socioeducativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPEÉ recomendado que o agente de segurança socioeducativo, no exercício de suas atividades em unidades de atendimento a adolescentes infratores, considere aspectos pedagógicos. Acerca desse tema, assinale a opção correta. ✂️ a) As atividades lúdicas devem ser evitadas em detrimento das atividades escolares, de modo a melhor aproveitar o tempo e a energia dos internos. ✂️ b) É dispensável, no uso dos instrumentos pedagógicos, a intervenção do agente para que sejam preservados a espontaneidade e o ativismo. ✂️ c) Na aplicação das sanções disciplinares, é fundamental que o adolescente saiba a razão pela qual está sendo punido. ✂️ d) Na organização da vida cotidiana da unidade de atendimento, o agente de segurança socioeducativo deve submeter aos adolescentes a definição das normas e regras, devendo prevalecer sempre a tomada de decisão coletiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
8Q6253 | Conhecimentos Específicos, Agente Socioeducativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPEAcerca dos princípios destacados no SINASE, assinale a opção correta. ✂️ a) A medida socioeducativa de privação de liberdade deve ser aplicada pelo maior tempo possível, até que o adolescente esteja completamente recuperado, mediante comprovação médica. ✂️ b) A percepção do adolescente como pessoa em situação peculiar de desenvolvimento, sujeito de direitos, vem sendo priorizada desde o Código de Menores. ✂️ c) O ECA dispõe de normas que responsabilizam o agente e a administração, em caso de posturas autoritárias e contrárias à lei. ✂️ d) De acordo com o SINASE, na aplicação da medida ao adolescente em situações de elevado risco é possível utilizar a interpretação equivalente ao tratamento dispensado à pessoa adulta. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
9Q6252 | Conhecimentos Específicos, Agente Socioeducativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPECom relação aos princípios da co-responsabilidade e da municipalização do atendimento recomendados pelo SINASE, assinale a opção correta. ✂️ a) A municipalização das medidas de liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade é menos urgente tendo em vista o trabalho já realizado pelas entidades sociais. ✂️ b) A co-responsabilidade implica conjugar esforços para garantir o comprometimento da sociedade, sensibilizando, mobilizando e conscientizando a população para a necessidade de desenvolver práticas assistencialistas a fim de garantir a sobrevivência desse segmento populacional. ✂️ c) As medidas socioeducativas, assim como o atendimento inicial ao adolescente, devem ser executadas no âmbito geográfico do município, de modo a fortalecer o contato e o protagonismo da comunidade e da família dos adolescentes atendidos. ✂️ d) A responsabilidade do financiamento do atendimento às medidas socioeducativas é de competência prioritária da União. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
10Q6250 | Conhecimentos Específicos, Agente Socioeducativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPEPensar os jovens no Brasil implica levar em conta as disparidades socioculturais existentes no país e os diferentes contextos nos quais esses jovens se constroem como sujeitos. Com relação às estratégias e políticas públicas voltadas para esse segmento, assinale a opção correta. ✂️ a) É consenso, na literatura, que a inclusão de jovens no mercado de trabalho não tem apresentado o êxito esperado, tendo em vista a baixa escolaridade e a ausência de qualificação desses jovens. ✂️ b) As políticas para os jovens, em geral, são construídas sob a ótica dos problemas definidos pelo mundo adulto, e não sob a ótica dos direitos da juventude. ✂️ c) Grande parte dos projetos sociais voltados para os jovens destacam-se pela perspectiva universal e preventiva. ✂️ d) O processo constituinte de 1988 resultou em um novo ordenamento jurídico que delegou ao Estado a gestão das políticas públicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
11Q6246 | Conhecimentos Específicos, Agente Socioeducativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPEOs direitos humanos I são aqueles comuns a todos, sem distinção. II dizem respeito à pessoa humana na sua universalidade. III são históricos, naturais e universais. IV são indivisíveis e irreversíveis. A quantidade de itens certos é igual a ✂️ a) 1 ✂️ b) 2 ✂️ c) 3 ✂️ d) 4. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
12Q443149 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Agente de Segurança Sócio educativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPERelativamente à nacionalidade prevista na CF, em cada uma das opções abaixo é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva. Assinale a opção que apresenta a assertiva correta. ✂️ a) Miguel, brasileiro naturalizado, é agente de segurança socioeducativo há mais de 15 anos. Foi vereador, prefeito em Belo Horizonte e deputado estadual. Miguel informou ao seu partido o interesse em se candidatar a governador na eleição de 2010. Nessa situação, Miguel não poderá se candidatar, uma vez que o cargo é privativo de brasileiro nato. ✂️ b) Juan nasceu em junho de 2008, em Florianópolis – SC. Seus pais, Jim e Suan, são cidadãos chineses e estavam passando férias no Brasil. Nessa situação, é correto afirmar que Juan é brasileiro nato. ✂️ c) Jorge nasceu em Havana, Cuba, em fevereiro de 2008. Sua mãe, Maria, cidadã argentina, acompanhava seu pai, Marcos, cidadão brasileiro, que estava a serviço do Brasil em uma missão em Havana. Jorge e sua família voltaram ao Brasil em março do mesmo ano e residem em Brasília – DF. Nessa situação, Jorge é brasileiro naturalizado. ✂️ d) Um cidadão uruguaio, sem qualquer condenação penal, reside em Teófilo Otoni – MG há cinco anos ininterruptos. Nessa situação, por preencher os requisitos necessários, o cidadão uruguaio poderá requerer a nacionalidade brasileira para tornar-se brasileiro naturalizado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
13Q435261 | Direito Constitucional, Administração Pública, Agente de Segurança Sócio educativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPEAssinale a opção correta acerca da organização políticoadministrativa e da administração pública previstas na CF. ✂️ a) Caso um ocupante de cargo em comissão na Secretaria de Fazenda de Minas Gerais, que não integre a carreira de servidores dessa secretaria, seja exonerado do cargo em comissão, ele poderá exercer função de confiança nessa mesma secretaria. ✂️ b) Caso determinado estado lance edital de concurso público para seleção de servidor público estadual, e o edital estabeleça o prazo de validade do concurso em seis meses, o concurso poderá ser prorrogado quatro vezes, até completar 2 anos de validade. ✂️ c) Os vencimentos dos membros do Poder Judiciário são superiores aos do Poder Executivo, dada a relevância que desempenham na organização político-administrativa do Estado. ✂️ d) Além de responder a processo por ato de improbidade administrativa, o servidor público civil que cometer crime poderá responder a ação penal, pois esta independe daquela. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
14Q816974 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Agente de Segurança Sócio educativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPECaso um adolescente de 17 anos de idade seja pego em flagrante, por prática de homicídio, nessa situação, segundo o procedimento recomendado pela legislação em vigor, ✂️ a) o adolescente deve ser apresentado à delegacia de polícia mais próxima da ocorrência mencionada, onde deverá permanecer o tempo necessário para apuração do referido fato. ✂️ b) deve ser realizado o atendimento inicial, para posterior aplicação de medida socioeducativa. ✂️ c) durante o período de internação provisória, o adolescente deve permanecer recluso, sem contato direto com seus pais e demais familiares. ✂️ d) o adolescente deve ser encaminhado para internação provisória por noventa dias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
15Q319801 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Agente de Segurança Sócio educativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPEO Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) I constitui uma política pública destinada à inclusão do adolescente em conflito com a lei e requer iniciativas dos diferentes campos das políticas públicas e sociais, como educação, trabalho, previdência social, entre outras. II é um conjunto ordenado de princípios e regras de caráter político, pedagógico, financeiro e administrativo, encarregado especificamente de executar a medida socioeducativa, ficando a apuração do ato infracional sob a responsabilidade de órgão externo ao Sistema de Garantia de Direitos (SGD). III é um subsistema específico que sofre interferência dos demais subsistemas internos ao SGD. IV constitui um sistema nacional que abrange planos e programas específicos voltados ao atendimento de adolescentes em conflito com a lei. A quantidade de itens certos é igual a ✂️ a) 1. ✂️ b) 2. ✂️ c) 3. ✂️ d) 4. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
16Q438076 | Direito Constitucional, Família, Agente de Segurança Sócio educativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPEMarcos e Ângela se casaram em 2000. Em 2002, nasceu a filha do casal, Sofia, atualmente, com 6 anos de idade. Em 2003, o casal adotou legalmente Maria Célia. Eles residiram em Belo Horizonte até março de 2008, quando decidiram se separar judicialmente. Marcos mora em Governador Valadares, com Sofia e Maria Célia. Ângela mora em Belo Horizonte e pretende dissolver definitivamente o casamento com o divórcio. Considerando a situação hipotética apresentada e os dispositivos relativos à família, à criança, ao adolescente e ao idoso, previstos na CF, assinale a opção correta. ✂️ a) Ângela poderá propor ação de divórcio após março de 2009. ✂️ b) Segundo a CF, Marcos, Maria Célia e Sofia não constituem, atualmente, uma entidade familiar, em razão da ausência de Ângela no lar conjugal. ✂️ c) Por ser adotada, Maria Célia terá direitos restritos em relação a Sofia. ✂️ d) Sofia e Maria Célia poderão trabalhar na condição de aprendiz a partir dos 12 anos de idade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
17Q319093 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Agente de Segurança Sócio educativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPEO desenvolvimento da articulação entre os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente e os órgãos gestores do SINASE pode ser favorecido I pela realização de campanhas conjuntas, destinadas à sociedade em geral, com os profissionais da área, tendo como objetivo colocar em prática a doutrina de segurança nacional e a doutrina de situação irregular adotada pelo ECA. II pelo respeito às competências e atribuições de cada ente federativo e de seus órgãos, evitando-se a sobreposição de ações. III pelo estímulo à prática da intersetorialidade. IV pela elaboração de documento, juntamente com o Poder Judiciário, incluindo a expedição de portarias que visem determinar as regras de controle e repressão dos adolescentes sob medida socioeducativa de internação. Estão certos apenas os itens ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e IV. ✂️ c) II e III. ✂️ d) III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
18Q323412 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Agente de Segurança Sócio educativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPEUm jovem pobre e negro caminhando pelas ruas de uma grande cidade brasileira é um ser socialmente invisível. Com essa afirmação, Luiz Eduardo Soares exemplifica o conceito de ser socialmente invisível. Um jovem é socialmente invisível ✂️ a) porque as pessoas que passam por ele não o conhecem. ✂️ b) quando lhe é imputado um estigma que dissolve a sua identidade e a anula. ✂️ c) quando procura ocultar sua condição de pobreza. ✂️ d) por ser potencialmente perigoso e constituir uma ameaça para a sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
19Q322279 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Agente de Segurança Sócio educativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPETomando-se como referência as reflexões de Paulo Freire acerca do papel do trabalhador social nos processos de mudanças, no desempenho de suas ações, o agente de segurança deve I assumir posição de neutralidade frente às situações apresentadas pelos adolescentes e pela instituição, de modo a não conflitar com os mesmos. II compreender a situação apresentada pelo adolescente como única e particular, desvinculada do contexto históricocultural. III reconhecer no adolescente com quem trabalha pessoas e não, coisas; sujeitos e não, objetos. IV ampliar cada vez mais os seus conhecimentos, não só em relação a seus métodos e técnicas de ação, mas também aos limites objetivos da realidade cotidiana. Estão certos apenas os itens ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) II e IV. ✂️ d) III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
20Q324937 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Agente de Segurança Sócio educativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPEPensar os jovens no Brasil implica levar em conta as disparidades socioculturais existentes no país e os diferentes contextos nos quais esses jovens se constroem como sujeitos. Com relação às estratégias e políticas públicas voltadas para esse segmento, assinale a opção correta. ✂️ a) É consenso, na literatura, que a inclusão de jovens no mercado de trabalho não tem apresentado o êxito esperado, tendo em vista a baixa escolaridade e a ausência de qualificação desses jovens. ✂️ b) As políticas para os jovens, em geral, são construídas sob a ótica dos problemas definidos pelo mundo adulto, e não sob a ótica dos direitos da juventude. ✂️ c) Grande parte dos projetos sociais voltados para os jovens destacam-se pela perspectiva universal e preventiva. ✂️ d) O processo constituinte de 1988 resultou em um novo ordenamento jurídico que delegou ao Estado a gestão das políticas públicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro