Questões de Concursos SEDU ES

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1Q1028102 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Agente de Suporte Educacional, SEDU ES, FCC, 2025

Dentre as 39 pessoas que fizeram pedidos em uma lanchonete no período da tarde, 10 pediram hambúrguer, sem acompanhamento, e 15 somente um cachorro-quente, também sem acompanhamento. Duas pessoas escolheram apenas um suco de laranja. O número de pessoas que pediu um hambúrguer e um suco de laranja foi o dobro do número de pessoas que pediram um cachorro-quente com o mesmo acompanhamento.


O número de pedidos de suco de laranja foi:

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2Q333056 | Matemática, Cones, Professor de Matemática, SEDU ES, FCC

Um professor utilizou sólidos geométricos (ocos) de acrílico para que os alunos pudessem preenchê-los com água e comparar seus volumes, por meio da comparação entre capacidades. Os sólidos comparados eram um cilindro circular reto de raio interno da base 3 cm e altura h1, um cone circular reto de raio interno da base 3 cm e altura h2,e uma esfera de raio interno 3 cm. Se a experiência permitiu concluir que as capacidades dos três sólidos comparados eram iguais, então é correto afirmar que h1 + h2, em cm, é igual a
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3Q474368 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

Na perspectiva do currículo cultural da Educação Física, as atividades de aprofundamento referem-se às possibilidades de os alunos acessarem conhecimentos a respeito da temática investigada, que lhes permitam compreender, por exemplo, as condições de origem da prática corporal objeto de estudo, as forças que a mantém em situações hegemônicas ou subordinadas, os discursos que marcam seus praticantes, suas formas de regulação e resistência, as identidades que produzem etc. Considerando essa definição, seria uma atividade de aprofundamento
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4Q324864 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

Para os teóricos sociointeracionistas, a interação social fornece a matéria-prima para o desenvolvimento psicológico do indivíduo.

Dessa maneira,

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5Q326915 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

Quem não se lembra dos ?questionários?, muitos usados no ensino de história e geografia, enfatizando a memorização repetitiva e automática? Professores conclamavam os alunos: ?Não deixem de estudar o questionário que passei?. E quando o professor não se adiantava em passar o questionário, os alunos o solicitavam, pois consideravam como uma espécie de garantia de sucesso.

Este processo de memorização

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6Q474372 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

Com relação aos chamados ?movimentos renovadores? na Educação Física, é INCORRETO afirmar:
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7Q341511 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Professor de Matemática, SEDU ES, FCC

De acordo com a abordagem frequentista, afirmar que a probabilidade de sair cara no lançamento de uma moeda honesta é 50% é equivalente a dizer que
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8Q794889 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEDU ES, FCC

Segundo Kant o imperativo categórico exprime-se numa fórmula geral: ?Age em conformidade apenas com aquela máxima pela qual possas querer ao mesmo tempo que ela se torne lei universal?. Essa fórmula permite a Kant deduzir as três máximas morais que exprimem a incondicionalidade dos atos realizados por dever. Considere as afirmativas:

I. Age de tal maneira que tua ação devesse representar os anseios morais de cada um.

II. Age como se a máxima de tua ação devesse ser erigida por vontade em lei universal da natureza.

III. Age como se a máxima de tua ação devesse representar a intenção mais profunda de sua consciência.

IV. Age como se a máxima de tua ação devesse servir de lei universal para todos os seres racionais.

V. Age de tal maneira que trates a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de outrem, sempre como um fim e nunca como meio.

Está correto o que se afirma APENAS em

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9Q795145 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEDU ES, FCC

Sócrates nada deixou escrito. Suas ideias foram divulgadas por seus discípulos Platão e Xenofonte. Nas conversas com seus discípulos, privilegia as questões morais. Aprendemos de Sócrates que o conhecimento resulta de uma busca contínua, enriquecida pelo diálogo, que corresponde ao filosofar. Sócrates é responsável por um método dialógico que se compõe de dois momentos.

As etapas do método socrático são:

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10Q795148 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEDU ES, FCC

Chauí (2003, p. 252) atribui o surgimento da religiosidade ao fato de o ser humano ser ?consciente de sua humanidade? decorrente, por sua vez, da descoberta da diferença dos seres humanos entre si e da diferença entre humanos e a natureza. São componentes da religiosidade ?a crença em divindades e numa outra vida após a morte? (idem), constituindo, estas duas crenças, o núcleo da religiosidade. Considere o que esta autora afirma: ?A percepção da realidade exterior como algo independente da ação humana, de uma ordem externa e de coisas de que podemos nos apossar para o uso ou de que devemos fugir porque são destrutivas, nos conduz à crença em poderes superiores ao humano e à busca de meios para comunicarmos com eles para que sejam propícios à nossa vida humana. Nasce, assim, a crença na(s) divindade(s).?

De acordo com a autora,

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11Q474381 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

A abordagem de conhecimentos referentes à saúde nas aulas de Educação Física, embora seja uma prática bastante recorrente, tem levado os professores a enfrentarem alguns obstáculos, dentre os quais, destaca-se
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12Q473870 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

Por envolver um grande número de variáveis, especialistas em desenvolvimento infantil reconhecem que o desenvolvimento afetivo é difícil de medir objetivamente. A ausência de afirmativas não impede que programas de Educação Física pautados em uma abordagem desenvolvimentista se preocupem em promover ações que possam ter impactos no desenvolvimento do autoconceito e na socialização positiva das crianças e adolescentes. Diante dessa preocupação, cabe ao professor considerar alguns aspectos quando organiza o plano de ensino, sobretudo no que diz respeito
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13Q486160 | Inglês, Gramática, Professor de Língua Inglesa, SEDU ES, FCC

Atenção: As questões de números 47 a 70 referem-se a conhecimentos linguísticos da língua inglesa. They are three young sisters, two of them are twins. Carla is as old as Catherine; Lisa is ......
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14Q794642 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEDU ES, FCC

Para a indagação: por que os sujeitos sociais não percebem o vínculo entre o poder econômico e o poder político? Marx observa que os trabalhadores se veem como indivíduos isolados (cada qual com sua família, seus parentes e amigos) que conhecem seu próprio trabalho, mas ignoram os trabalhos das outras categorias de trabalhadores, isto é, não se percebem como formando uma classe social única. Por não se perceberem como classe social, não se reconhecem como produtores da riqueza e das coisas.

Esse fenômeno Marx chama de:

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15Q473875 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

Na fase de desaceleração em um chute no futebol, é correto afirmar que
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16Q325139 | Pedagogia, Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

É frequente ouvirmos depoimentos de professoras ou membros da equipe escolar acerca de que as famílias são "desestruturadas", desinteressadas, carentes e, muitas vezes, de comunidades de baixa renda, violentas (...) Segundo teorias críticas da educação, este raciocínio

I. constitui, na maioria das vezes, uma "explicação" fácil para o insucesso escolar de algumas crianças.

II. serve para atribuição de culpa a uma situação externa à escola e para um consequente afastamento do problema.

III. confirma a incapacidade intelectual de algumas famílias no acompanhamento de seus filhos nas tarefas escolares.

IV. utiliza a denominação "família desestruturada" para se referir a uma estrutura diferente do modelo de família nuclear tra dicional.

V. justifica o simples fato de a família se organizar como responsável pelo comportamento acadêmico de suas crianças.

Está correto o que se afirma APENAS em

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17Q325140 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

A democratização, no âmbito da escola, não será alcançada sem que cada escola organize o seu próprio projeto educativo (...) nada impede que cada escola se organize em termos do modo como compreende a tarefa educativa em face das dificuldades específicas que enfrenta...

Nessa compreensão,

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18Q328471 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

Muitos educadores, reconhecendo que a velocidade de aprendizado pode variar de criança para criança, isolam os ?aprendizes lentos? de seus professores e companheiros através do uso de instrução programada e muitas vezes mecanizadas.

Vygotsky, valendo-se do conceito da zona de desenvolvimento proximal, vê o aprendizado como

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19Q544791 | Física, Mecânica, Professor de Física, SEDU ES, FCC

Uma vela cilíndrica de 21 cm de comprimento é fixada a um cilindro maciço de ferro, de mesmo diâmetro que a vela e de altura 0,5 cm. A vela é colocada em um tanque com água e fica flutuando na posição vertical.

A densidade do ferro é 7,8 g/cm3 e a do material da vela é 0,80 g/cm3. Acende-se a vela que, a cada hora, queima 2 cm e admite-se que o material da vela queima sem escorrer.

Nestas condições, a vela irá se apagar em aproximadamente

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20Q485656 | Inglês, Gramática, Professor de Língua Inglesa, SEDU ES, FCC

Atenção: As questões de números 47 a 70 referem-se a conhecimentos linguísticos da língua inglesa.

Mother: Where did you go last night?

Son: I ...... to a party.

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