Início

Questões de Concursos SEDUC AL

Resolva questões de SEDUC AL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q385568 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

O emprego de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) tem ocupado um papel cada vez mais relevante nas práticas pedagógicas, como no ensino de biologia. Considerando as diferentes tecnologias disponíveis e o seu papel no processo ensino-aprendizagem, julgue os itens que se seguem. O uso de TIC como recursos metodológicos possibilita ao professor abordar os conteúdos de forma mais dinâmica, oferecendo aos estudantes diversas opções de assimilação dos temas discutidos.
  1. ✂️
  2. ✂️

2Q474320 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

De acordo com a história da educação física brasileira, julgue os itens a seguir. O pensamento médico-higienista no Brasil produziu significativo impacto no campo profissional da educação física, fato que impulsionou o movimento político corporativo da área e a consequente criação dos conselhos regionais de educação física (CREF).
  1. ✂️
  2. ✂️

3Q474304 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

De acordo com a história da educação física brasileira, julgue os itens a seguir. O período da esportivização da educação física brasileira situa-se entre o final do século XIX e o início do século XX, momento em que a educação física na escola passou a subsidiar a formação de atletas para o esporte de rendimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

5Q474577 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

De acordo com a história da educação física brasileira, julgue os itens a seguir. No período pós-1964, influenciada pelas reformas educacionais instituídas pelo regime militar, a educação física reforçou seu caráter instrumental e funcionalista, passando a ser considerada uma atividade prática voltada para o desenvolvimento físico e técnico dos alunos.
  1. ✂️
  2. ✂️

6Q384059 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue os itens seguintes. A construção de maquetes deve ser evitada como recurso manual no ensino de biologia, pois o emprego desse recurso dificulta a interação do estudante com o conteúdo.
  1. ✂️
  2. ✂️

7Q474479 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Em uma escola de ensino médio, o professor de educação física utilizou o teste de doze minutos, conhecido como teste de Cooper, por três vezes durante o semestre letivo, para avaliar a aptidão física relacionada à saúde de seus alunos.

À luz das teorias do treinamento, essa iniciativa do professor objetiva

fazer os alunos correrem a maior distância possível, a fim de avaliar as condições musculares deles.
  1. ✂️
  2. ✂️

8Q384289 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue os itens seguintes. A utilização de recursos didáticos naturais, como a coleta e a manipulação de materiais biológicos, é considerada uma abordagem didático-pedagógica ultrapassada e deve ser substituída pelo emprego de simulações computacionais, que são mais realistas e acessíveis.
  1. ✂️
  2. ✂️

9Q383202 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue os itens seguintes. A popularização das câmeras digitais acopladas aos telefones celulares, por facilitar o registro do ambiente natural e urbano, tem potencial para fazer avançar o emprego da fotografia como recurso didático-pedagógico no ensino de biologia.
  1. ✂️
  2. ✂️

10Q474511 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Alunos de uma escola começaram a praticar o basquetebol e, por se encontrarem na primeira fase de aprendizagem, necessitam de um feedback extrínseco do professor, isto é, informações acerca de acertos e erros na prática do esporte.

Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens, relativos à utilização do feedback extrínseco na aprendizagem da bandeja.

O professor deve informar os alunos sobre erros ocorridos a cada tentativa de prática, principalmente em se tratando de alunos da primeira fase da aprendizagem.
  1. ✂️
  2. ✂️

11Q383088 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando as diversas modalidades didáticas utilizadas no ensino de biologia, julgue os itens que se seguem. Aulas expositivas podem exigir alto nível de concentração dos estudantes e resultar em baixa interação entre professor e estudante.
  1. ✂️
  2. ✂️

12Q474517 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere ao processo ensino-aprendizagem em educação física, julgue os itens a seguir. Para desenvolver a autonomia dos alunos, o professor deverá estabelecer um ambiente pedagógico no qual os alunos possam escolher livremente o que querem fazer e como o querem fazer.
  1. ✂️
  2. ✂️

13Q387339 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação ao projeto genoma (humano e outros) e às estratégias de sequenciamento disponíveis, julgue os itens seguintes. O projeto genoma humano dividiu-se em duas frentes: uma pública, que utilizou uma abordagem mais meticulosa, e outra de interesse privado, que se propôs a realizar tal análise de maneira rápida, empregando intensamente a computação.
  1. ✂️
  2. ✂️

14Q383373 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

O emprego de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) tem ocupado um papel cada vez mais relevante nas práticas pedagógicas, como no ensino de biologia. Considerando as diferentes tecnologias disponíveis e o seu papel no processo ensino-aprendizagem, julgue os itens que se seguem. A construção de blogs com temas biológicos pelos alunos é uma ferramenta de estimulação para que colham e interpretem informações, busquem imagens e reportagens para postar, leiam, cheguem a conclusões e emitam opiniões.
  1. ✂️
  2. ✂️

15Q384038 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

O emprego de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) tem ocupado um papel cada vez mais relevante nas práticas pedagógicas, como no ensino de biologia. Considerando as diferentes tecnologias disponíveis e o seu papel no processo ensino-aprendizagem, julgue os itens que se seguem. As TIC são meios de comunicação capazes de reunir, distribuir e compartilhar informações especificamente por meio de linguagens verbais.
  1. ✂️
  2. ✂️

16Q474417 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Quanto às possibilidades de desenvolvimento de competências e habilidades nas aulas de educação física, julgue os itens seguintes. As aulas de educação física devem possibilitar aos alunos a vivência de espaços formativos que valorizem o agir solidário, a adoção de atitudes cooperativas e o repúdio à violência e às injustiças.
  1. ✂️
  2. ✂️

17Q474256 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, referentes a competição e cooperação no esporte. Nas aulas de educação física, os esportes coletivos levam os alunos a vivenciar situações de competição e de cooperação, quando há interação com os adversários da equipe oposta e integração com os companheiros da mesma equipe.
  1. ✂️
  2. ✂️

18Q386517 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando as diversas modalidades didáticas utilizadas no ensino de biologia, julgue os itens que se seguem. O uso de projetos como modalidade didática permite aos estudantes formular questões, observar, investigar e localizar as fontes de informação.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q474275 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Ao aprenderem novas habilidades motoras, os alunos passam por fases, conhecidas como inicial/cognitiva, intermediária/associativa e final/autônoma. Na fase intermediária, o aluno apresenta dificuldade de identificar, por si, seus erros, razão por que executa os movimentos de forma inconsistente.
  1. ✂️
  2. ✂️

20Q474400 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo como base uma perspectiva crítica de avaliação em educação física, julgue os próximos itens. A avaliação é um processo contínuo que deve expressar o desenvolvimento dos alunos ante os objetivos de aprendizagem, de forma a contemplar competências, habilidades, conhecimentos e atitudes.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.