Início

Questões de Concursos SEDUC GO

Resolva questões de SEDUC GO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q42601 | História e Geografia de Estados e Municípios, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Durante a Primeira República, em Goiás, é possível se caracterizar uma política coronelista estadual, efetivada pela relação entre os coronéis interioranos e a capital.A permanência dessa política é decorrente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q42580 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Grande parte das políticas educacionais brasileirasfoi reorientada a partir de 2003, implicando alterações nos marcos regulatórios vigentes para a educação básica e superior, pautadas no binômio inclusão e democratização (DOURADO. In. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, n.100. especial. 2007). Nesse sentido, destacam-se as seguintes ações governamentais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q42567 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

O pensamento pós-moderno questiona os limites do projeto de racionalidade moderna e suas pretensões universalistas sobre o progresso, a felicidade e a liberdade. O mundo moderno, baseado na cultura ocidental e em suas tecnologias, ancora-se na certeza e na ordem, a pós-modernidade, por sua vez, caracteriza-se pela:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q42599 | História e Geografia de Estados e Municípios, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Os fluxos migratórios para o território goiano, durante o século XX, seguiram padrões regionais influenciados pela dinâmica econômica e projetos de integração nacional. Ao observar o perfil demográfico do Sudoeste Goiano e do Entorno do Distrito Federal, percebe-se que esse padrão foi determinado, respectivamente, pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q42570 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

O multiculturalismo como um discurso crítico de raça e pedagogia precisa romper o silêncio em relação ao seupapel na dissimulação de como a dominação branca colonizaas definições do normal. Para que isso ocorra, um dos desafios políticos e pedagógicos que se coloca aos educadores críticos é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q42582 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Segundo Behrens (In.: MORAN, J. M. Novas Tecnologias e mediação pedagógica, 2000), os professores e alunospodem beneficiar-se da tecnologia da informação parafavorecer os processos tanto de ensino quanto de aprendizagem, pois estão disponíveis no mercado diversos tipos de programas aplicados à educação, dentre eles, os programas tutoriais, que são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q42600 | História e Geografia de Estados e Municípios, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

As representações expressam a relação do sujeito com as formas de organização do espaço. Nesse sentido, as representações sobre a sociedade goiana, no século XIX, foram tributárias
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q42602 | História e Geografia de Estados e Municípios, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Leia o fragmento a seguir.

                         Esta secção zurgindo, 
                         Zurgirá sem pena ou dó 
                         Enquanto estiver agindo
                         Com desmandos o Totó

(ZUMBI, 24.06.27) In: MACHADO, Maria Cristina Teixeira. Pedro Ludovico: um tempo, um carisma, uma história. Goiânia: Cegraf/UFG, 1990, p. 119.

Esse fragmento faz alusão ao contexto político de Goiás, no final da década de 1920, fundamentando-se na crítica à oligarquia local e indicando que, com a mudança do centro de poder, o Estado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q42577 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Segundo Hoffman (2006), numa perspectiva construtivista de avaliação, a questão da qualidade do ensino deve ser analisada em termos dos objetivos previstos. Assim, nessa perspectiva, qualidade do ensino significa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q42576 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

A avaliação educacional acontece em duas modalidades distintas: a avaliação do sistema de ensino e a avaliação do rendimento escolar. Freitas (2003) defende que as informações decorrentes das avaliações do sistema sejam utilizadas de modo a considerar a relação entre as condições oferecidas às escolas e os resultados apresentados. Isso significa que os dados de desempenho deverão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q42585 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Os Fundamentos da Linguagem Visual formam um conteúdo já sedimentado no ensino de artes visuais. No texto sobre essa área presente no documento Orientações Curriculares para o Ensino Médio, está escrito que Ponto, linha, forma, plano, textura e cores são elementos das estruturas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q42598 | História e Geografia de Estados e Municípios, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

O processo de modernização agrícola no Sudoeste Goiano ocorreu de forma desigual e concentrada. Entre os fatores que explicam essa modernização são citados, frequentemente, aqueles de ordem ambiental, com destaque para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q42584 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Vivemos em um mundo alucinado de grandes velocidades e acelerações, com muitas turbulências, trazendo para a cena uma perspectiva não linear de pensamento. Um dos elementos marcantes dessa velocidade são as tecnologias de informação e de comunicação (TIC), que passam a fazer parte dos processos educativos. Compreendidas como elementos de cultura e não apenas como aparato tecnológico, as TIC possibilitam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q42590 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Conforme Osinski (2001), para Herbert Read a arte deveria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q42578 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Para Freitas (2003), o fenômeno da avaliação em sala de aula ocorre em dois planos: formal e informal. No plano da avaliação formal estão as técnicas e os procedimentos, como provas e trabalhos, que conduzem a uma nota. No plano da avaliação informal, encontram-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q42572 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

O movimento de renovação curricular ocorrido nos anos 1980 e 1990 focou a democratização do espaço escolar e o desenvolvimento de currículos centrados na escola, respectivamente. Uma análise realizada por Moreira ( In. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, Ano XXI,n.73, 2000) em quatro capitais do Sul e Sudeste brasileiro evidencia diferentes princípios para integração do currículo. Sãoeles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q42583 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

As tecnologias de informação e comunicação permitem ampliar o conceito de aula, de espaço e tempo de comunicação audiovisual e ainda estabelecer conexões entre o presencial e o virtual, porém, por si só não resolvem os desafios educacionais brasileiros. Um dos grandes desafios postos aos educadores pela sociedade do conhecimento é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q42574 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Dentre as características organizacionais da escola(estilo de gestão, responsabilidade dos profissionais, liderança compartilhada, participação coletiva, formação dos professores) destaca-se uma que se manifesta na sala de aula: a cultura organizacional ou cultura da escola. Segundo Libâneo (2008), a cultura da escola sintetiza
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q42587 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Para Pimentel (In. ASSIS, H. L.; RODRIGUES, E. B. T. (org.) O ensino de artes visuais, 2009), a avaliação na visão tradicional é uma ação de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q42573 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

O principal meio de assegurar a gestão democrática da escola é a participação, porque possibilita o envolvimento de professores, funcionários, pais e alunos no processo de tomada de decisões. Nesse modelo de gestão democrático-participativo, o trabalho em equipe é fundamental para.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.