Questões de Concursos SEDUC PE

Resolva questões de SEDUC PE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q42641 | Português, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

“Nisto erramos: em ver a morte à nossa frente, como um acontecimento futuro, enquanto grande parte dela já ficou para trás. Cada hora do nosso passado pertence à morte.” (Sêneca

Assinale a opção em que, feita a transposição de termos desse pensamento, o sentido original é modificado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q324424 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

Durante o período colonial no Brasil (1530-1822), os Jesuítas dominaram plenamente a educação da colônia. Sobre a sua atuação na educação, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q324371 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

Uma das alternativas abaixo não diz respeito à efetivação do princípio de gestão democrática na escola. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q389068 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PE, IPAD

A sociedade patriarcal organizou-se de forma hierarquizada e autoritária nos engenhos produtores de açúcar no Brasil. Os escravos, na sociedade patriarcal:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q42627 | Química, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

“Após a descoberta do elétron, não seria possível ainda conceber um átomo como uma esfera rígida, indivisível, mas como uma esfera ou nuvem de carga positiva, na qual os elétrons estariam embebidos, uniformemente distribuídos.”
Esse conceito de átomo é atribuído a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q319525 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, SEDUC PE, IPAD

De acordo com a Psicologia do Desenvolvimento, é incorreto afirmar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q42629 | Pedagogia, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

Sobre os Fundamentos da Educação, analise as afirmativas a seguir.

I. A educação é um verdadeiro mosaico de conhecimentos oriundos de diversas áreas que lhe fornecem as bases conceituais, os pressupostos filosóficos e os conteúdos ideológicos.
II. A educação é um campo do conhecimento humano composto por saberes inéditos, oriundos do seu próprio campo de conhecimento.
III. A educação, como fenômeno social, não se esgota no estudo de uma única ciência e, como fenômeno múltiplo, requer a pluralidade de enfoques.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q42643 | Português, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

Pois bem, é hora de ir: eu para morrer, e vós para viver. Quem de nós irá para o melhor é algo desconhecido por todos, menos por Deus.” (Sócrates, no momento de sua morte)
As palavras de Sócrates denotam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q380513 | Biologia, Meio Ambiente, Professor, SEDUC PE, IPAD

Que tipos de organismo devem estar necessariamente presentes em um ecossistema para que ele se mantenha?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q379368 | Biologia, Anatomia Vegetal, Professor, SEDUC PE, IPAD

Com base nos conhecimentos de histologia vegetal complete as frases abaixo preenchendo cada espaço com um dos termos a seguir

I - colênquima

II - esclerênquima

III - meristema

IV - parênquima

V - epiderme

A ................. é constituída por uma única camada de células, originada do protoderma, imediatamente abaixo encontramos o cortex que é constituído por várias camadas de células, que surgem a partir do ................. fundamental e se diferencia em ..............., que é o tecido de sustentação predominante nas plantas herbáceas, ou .............. tecido de sustentação predominante nos arbustos e árvores. O ......................... é formado por células com paredes finas, constituído basicamente por celulose (parede primária), por preencher espaços entre tecidos de revestimento e tecidos condutores são também denominados de tecido de preenchimento.

A seqüencia correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q325203 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEDUC PE, IPAD

O professor Dermeval Saviani, em seu livro Escola e Democracia, propõe que a concepção de Louis Althusser sobre a escola como Aparelho Ideológico de Estado seja colocada no rol das correntes "crítico-reprodutivistas", isto porque:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q42624 | Química, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

Óleos essenciais são substâncias aromáticas encontradas nas flores, ervas, frutas e especiarias, com aplicação na produção de alimentos, bebidas, cosméticos e medicamentos fitoterápicos. Assinale a opção que indica o método de separação que deverá ser utilizado para obtenção do óleo essencial eugenol a partir do cravo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q42617 | Química, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

Um método experimental, para verificar se um material homogêneo é constituído por uma ou por duas ou mais substâncias diferentes, baseia-se no estudo da mudança de estado de agregação desse material em função do tempo.
Sendo assim, as mudanças de estado que implicam no aumento da desordem do sistema com absorção de calor são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q473109 | Educação Física, Professor, SEDUC PE, IPAD

A classificação de jogos que se expressa como conteúdo e estratégia específicos da Educação Física na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q42636 | Português, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

“O único consolo que sinto ao pensar na inevitabilidade da minha morte é o mesmo que se sente quando o barco está em perigo: encontramo-nos todos na mesma situação.” (Tolstói)

Assinale a opção que apresenta o segmento do texto em que o emprego do artigo definido é optativo. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q481866 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, SEDUC PE, IPAD

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as competências em Geografia - assim como as competências das demais disciplinas da área de Ciências Humanas - são organizadas a partir de três perspectivas:

- Representação e comunicação;

- Investigação e compreensão;

- Contextualização sociocultural.

Relacione devidamente uma das perspectivas, apresentadas acima, ao contexto geográfico a seguir.

Numa aula de Geografia, a competência construída consistiu em interpretar os símbolos indicados na legenda de um mapa, que apresentava a situação das unidades de conservação do Brasil, utilizou-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q378509 | Biologia, Microbiologia, Professor, SEDUC PE, IPAD

Existe uma espécie de chapéu-de-cobra produtora de uma substância que age como um potente inibidor da síntese de moléculas de RNA mensageiro, protegendo, assim, esse cogumelo contra organismos que possam vir a prejudicá-lo e, inclusive, matá-lo. Essa substância é completamente inócua ao organismo deste fungo. Este fato expressa um caso de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q42639 | Português, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

“Nisto erramos: em ver a morte à nossa frente, como um acontecimento futuro, enquanto grande parte dela já ficou para trás. Cada hora do nosso passado pertence à morte.” (Sêneca

A forma reduzida “em ver a morte à nossa frente” pode ser adequadamente desenvolvida pela seguinte oração:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q341417 | Raciocínio Lógico, Espaço Amostral, Professor, SEDUC PE, IPAD

Foi realizada uma pesquisa com 400 alunos de uma escola, para identificar a afinidade dos alunos com duas matérias, Matemática e Física. Verificou-se que, destes alunos, 210 gostam de Matemática, 190 gostam de Física, e 50 não gostam de nenhuma das duas matérias.

Baseado nestes dados, podemos dizer que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q42621 | Química, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

A presença do soluto não volátil pode modificar algumas propriedades físicas das soluções, em comparação às mesmas propriedades do solvente puro. Essas mudanças dependem fundamentalmente das quantidades relativas das partículas dissolvidas e do solvente.
Ao comparar as temperaturas de fusão e ebulição da água pura e de uma solução aquosa de NaCl, é possível esperar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.