Questões de Concursos SEDUC PE

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1Q42617 | Química, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

Um método experimental, para verificar se um material homogêneo é constituído por uma ou por duas ou mais substâncias diferentes, baseia-se no estudo da mudança de estado de agregação desse material em função do tempo.
Sendo assim, as mudanças de estado que implicam no aumento da desordem do sistema com absorção de calor são
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2Q42618 | Química, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

Na escolha de um material utilizado em uma indústria química avaliou-se uma propriedade organoléptica desse material.
A propriedade avaliada está relacionada com
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3Q42619 | Química, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

Para a determinação da pureza do sal sulfato de potássio, 0,500 g de amostra foram tratadas com excesso de solução de cloreto de bário. O precipitado obtido foi lavado, seco e calcinado a 500ºC até peso constante. A massa final do precipitado foi 0,466 g.
A pureza da amostra em termos de sulfato de potássio é de, aproximadamente,
Dados: Massas molares (g.mol –1 ) K2SO4: 174; KCl: 74,5; BaSO4: 233
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4Q42620 | Química, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

Um técnico preparou em um balão volumétrico 250 mL de uma solução diluída de ácido clorídrico (a 20ºC), pipetando adequadamente 8,4 mL do ácido concentrado 37% m/m de densidade 1,19 g.cm-3 (a 20ºC).
A concentração da solução preparada, em mol.L-1 é de, aproximadamente,
Dados: Massas molares: H = 1g.mol-1 Cl = 35,5 g.mol–1
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5Q42621 | Química, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

A presença do soluto não volátil pode modificar algumas propriedades físicas das soluções, em comparação às mesmas propriedades do solvente puro. Essas mudanças dependem fundamentalmente das quantidades relativas das partículas dissolvidas e do solvente.
Ao comparar as temperaturas de fusão e ebulição da água pura e de uma solução aquosa de NaCl, é possível esperar
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6Q42622 | Química, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

O posicionamento dos metaloides entre os metais e os não-metais é o nosso primeiro exemplo das tendências na variação das propriedades quando nos deslocamos na tabela periódica. Frequentemente veremos que, à medida que mudamos de posição em um período ou em um grupo, as propriedades físicas e químicas variam de modo mais ou menos regular. Há poucas variações abruptas nas características dos elementos quando nos deslocamos horizontalmente ao longo de um período ou verticalmente através de um grupo.
(Brady, J.; Senese, F. Química a matéria e suas transformações Vol 1, 5ª Ed. Rio de janeiro: LTC. 2009)

Com relação aos raios dos átomos, analise as afirmativas a seguir.
I. O raio do ferro é menor que o raio do potássio.
II. O raio do paládio é maior que o raio do níquel.
III. O raio do manganês e maior que o raio do estrôncio

Está correto o que se afirma em
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7Q42623 | Química, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

As propriedades físicas dos sólidos moleculares estão relacionadas com as energias das forças que atuam entre as suas moléculas. Os sólidos moleculares podem ser amorfos ou cristalinos e apresentar diferentes viscosidades e resistências ao choque.
Compostos como a sacarose (C12H22O11), o benzeno e a benzofenona (C6H5COC6H5 ) formam sólidos moleculares e a ordem crescente de suas temperaturas de fusão é
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8Q42624 | Química, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

Óleos essenciais são substâncias aromáticas encontradas nas flores, ervas, frutas e especiarias, com aplicação na produção de alimentos, bebidas, cosméticos e medicamentos fitoterápicos. Assinale a opção que indica o método de separação que deverá ser utilizado para obtenção do óleo essencial eugenol a partir do cravo.
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9Q42625 | Química, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

O ácido benzoico foi descoberto no século XVI e recebeu esse nome por ter sido extraído do benjoeiro.
Em 1875, Salkowski verificou que esse ácido atua como fungicida e, desde então, o ácido benzoico vem sendo usado como germicida na preservação de alimentos e como adjuvante farmacológico anti-fúngico, normalmente em concentrações que variam entre 0,05 a 0,15%. Trata-se de um composto de fórmula molecular C7H6O2 (massa molar = 122 g.mol -1 ) pouco solúvel em água.
Em uma solução aquosa, comporta-se como um ácido fraco, com pKa = 4.
Uma solução aquosa de ácido benzoico em concentração 0,12% (m/v) apresenta pH aproximadamente igual a
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10Q42626 | Química, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

O tecnécio é um dos elementos mais utilizados em medicina nuclear e seu isótopo 99mTc, um gama emissor, é utilizado em exames de imagens. Uma solução contendo 99mTc é ingerida ou injetada no paciente e através da radiação gama emitida, os médicos podem obter imagens de órgãos como coração, fígado e pulmões.
Doze horas após a aplicação da solução de 99mTc, foi detectado em um paciente 1/4 da atividade inicial desse isótopo. Após 24horas de aplicação, a porcentagem que restará no paciente será de
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11Q42627 | Química, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

“Após a descoberta do elétron, não seria possível ainda conceber um átomo como uma esfera rígida, indivisível, mas como uma esfera ou nuvem de carga positiva, na qual os elétrons estariam embebidos, uniformemente distribuídos.”
Esse conceito de átomo é atribuído a
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12Q42628 | Química, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

O óxido nitroso, também conhecido como o gás do riso, foi usado como anestésico e hoje é vendido em pequenas cápsulas para preparação de espumas na culinária. Os jovens, hoje, inalam esse gás e sentem um leve torpor e em seguida euforia, embora ainda não se saiba os efeitos colaterais do seu uso prolongado. Acredita-se que pode levar à dependência.
O óxido citado no texto pode ser representado pela fórmula
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13Q42629 | Pedagogia, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

Sobre os Fundamentos da Educação, analise as afirmativas a seguir.

I. A educação é um verdadeiro mosaico de conhecimentos oriundos de diversas áreas que lhe fornecem as bases conceituais, os pressupostos filosóficos e os conteúdos ideológicos.
II. A educação é um campo do conhecimento humano composto por saberes inéditos, oriundos do seu próprio campo de conhecimento.
III. A educação, como fenômeno social, não se esgota no estudo de uma única ciência e, como fenômeno múltiplo, requer a pluralidade de enfoques.

Está correto o que se afirma em
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14Q42630 | Pedagogia, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

A elaboração do Projeto Político-Pedagógico é indicada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação como uma forma de exercer a gestão democrática na escola, sendo uma oportunidade para “o gestor reconhecer e concretizar a participação de todos na definição de metas e na implementação de ações. Além disso, a equipe assume a responsabilidade de cumprir os combinados e estar aberta a cobranças”.

As afirmativas a seguir apresentam possíveis encaminhamentos para a elaboração do Projeto Político-Pedagógico nas escolas.

I. Adotar modelos prontos ou encomendar o PPP a consultores externos.
II. Convidar representantes de todos os setores da escola para pensarem a elaboração do documento.
III. Desconsiderar os conflitos de ideias que surgem durante os debates.

Assinale a(s) afirmativa(s) contrária(s) ao caráter proposto para o documento pela legislação citada.
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15Q42631 | Pedagogia, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

Uma professora comunicou à direção que sua aluna, de 12 anos, estava ausente da escola por duas semanas. A direção tentou entrar em contato com a família por várias vezes, sem sucesso. Passados mais quinze dias, continuando a aluna ausente e tendo se esgotado todos os recursos de contatar a família, o dirigente escolar deve
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16Q42632 | Pedagogia, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

Segundo o documento “Base Curricular Comum para as redes públicas do estado de ensino de Pernambuco”, relacione os paradigmas da Educação na modernidade às respectivas definições.

1. Paradigma do interesse
2. Paradigma da obrigação
3. Paradigma da solidariedade

( ) Propõe a superação do antagonismo disseminado entre o espaço social e o indivíduo na construção de uma sociedade mais justa e democrática.
( ) Funda-se na concepção de que os objetivos pessoais devem ser priorizados sobre os coletivos, daí advindo a noção de indivíduo como uma célula à parte da sociedade e de sociedade como a soma dos indivíduos.
( ) Consagra o culto ao poder centralizador, na medida em que o respeito às regras e aos costumes deve prevalecer sobre a liberdade individual.

Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.
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17Q42633 | Pedagogia, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

Uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental, para iniciar o estudo das características e propriedades da água, levou para a sala de aula dois copos com água e duas colheres de açúcar.

A respeito das possíveis propostas para essa aula de acordo com diferentes matrizes teóricas, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A professora, em uma concepção tradicionalista, mostra o material, pede que os alunos abram o livro-texto e que leiam o capítulo “Água e suas características” para encontrarem as informações de que precisam.
( ) A professora, segundo a concepção tecnicista, apresenta os materiais, mistura o açúcar com a água, mostra o copo aos alunos e conclui que a água se caracteriza com um solvente.
( ) A professora, segundo a concepção interacionista, pede que os alunos misturem o açúcar na água. A seguir, pergunta aos alunos o que eles acham que aconteceu e, ao ouvir de seus alunos que o açúcar “sumiu”, sugere que eles provem a água.

As afirmativas são, respectivamente,
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18Q42634 | Pedagogia, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

Kátia e Lúcia são professoras do 5º ano em duas escolas diferentes da rede estadual de Pernambuco. O planejamento anual de cada uma delas revela abordagens próprias sobre as relações entre as disciplinas.

Kátia planejou, para as aulas de Geografia, o estudo das Regiões do Brasil por meio de leituras do livro didático, pesquisas e uma prova final. O trabalho em Língua Portuguesa envolverá o estudo de tempos verbais, ortografia, produção de texto e leitura de livros de aventura.
Lúcia estudará com seus alunos o tema “Regiões Brasileiras” e planejou a leitura do livro didático, pesquisas em grupo e trabalhos individuais. Para o trabalho em Língua Portuguesa, selecionou livros que retratam as diferentes regiões brasileiras, além de propor o estudo sobre dialetos e regionalismos do Brasil, a fim de desenvolver a competência oral dos alunos. O planejamento de Língua Portuguesa também inclui o estudo de tempos verbais, ortografia e produção de texto, cujo tema será uma viagem imaginária pelas diferentes regiões do Brasil.


Sobre a abordagem das professoras a respeito das relações entre as disciplinas, assinale a afirmativa correta.
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19Q42635 | Pedagogia, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

Em outubro de 2015, José foi matricular seus filhos para ano letivo de 2016 na rede pública de Pernambuco.
Seu filho caçula completaria 6 anos em janeiro de 2016 e nunca fora à escola; o filho do meio tinha sido aprovado no 5º ano; e o filho mais velho, no 9º ano do Ensino Fundamental.
Para o ano letivo de 2016, os filhos de José deverão ser matriculados, respectivamente,
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20Q42636 | Português, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

“O único consolo que sinto ao pensar na inevitabilidade da minha morte é o mesmo que se sente quando o barco está em perigo: encontramo-nos todos na mesma situação.” (Tolstói)

Assinale a opção que apresenta o segmento do texto em que o emprego do artigo definido é optativo. 
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