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Questões de Concursos SEDUC RJ

Resolva questões de SEDUC RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q339945 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Maria quer comprar 6 picolés na padaria. Os sabores disponíveis são chocolate, limão, uva e morango. Maria pode escolher todos de um mesmo sabor ou escolher picolés de sabores diferentes. Alguns exemplos: 1 picolé de chocolate e 5 de limão; 6 picolés de limão; 2 picolés de chocolate, 1 de limão, 1 de uva e 2 de morango. O número de maneiras distintas para esta compra ser feita é:
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2Q10988 | Pedagogia, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

Segundo Cipriano Luckesi, hoje no Brasil, em nossas escolas, convivem diversas tendências pedagógicas. De alguma forma elas refletem as nossas escolhas, ou seja, as escolas que queremos. Na concepção de Luckesi, a escola que queremos é:
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3Q327069 | Pedagogia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Com a obra “Professora sim, tia não”, Paulo Freire pretende:
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4Q11013 | Matemática, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Desenvolvendo a expressão ( 1010 + 4 )3, obteremos um número inteiro k . A soma de todos os algarismos de k é igual a:
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5Q484988 | Geografia, Brasil, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Para Boligian e Alves (2011), o capitalismo evoluiu como sistema econômico, mudando a organização da economia e da sociedade e interferindo na Divisão Internacional do Trabalho - DIT de acordo com as particularidades de cada momento histórico. Alguns aspectos fundamentais caracterizam o sistema capitalista desde suas etapas iniciais. A relação correta entre a etapa do capitalismo, uma importante característica e seu período histórico está corretamente expressa em:
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6Q172875 | Português, Diretor de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

A coesão catafórica ocorre quando um elemento remete a outro, que virá em seguida, na sequência do texto. Há coesão catafórica em:

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7Q10989 | Pedagogia, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

A gestão democrática na educação básica, em conformidade com o Art. 14 da Lei 9394/96, obedecerá aos seguintes princípios:
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8Q10966 | Administração Pública, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

Thomas Marshall, em 1949, afirmou que o conceito de cidadania deveria incluir, não apenas os direitos civis e políticos, mas também os direitos sociais. Um cidadão pleno, portanto, deve gozar desses três direitos: civis, políticos e sociais. Tal ideia foi amplamente aceita, mas apenas em 1988, com a Constituição, o Brasil instituiu esses direitos na forma da lei. Nesta Constituição, um dos direitos sociais é:
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9Q373549 | Português, Substantivo, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

A definição de uma classe de palavra que se utiliza das propriedades semânticas para sua identificação é:
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10Q177769 | Gestão de Pessoas, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

A vantagem de longo prazo de qualquer estratégia requer que a vantagem competitiva seja:

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11Q226727 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC RJ, CEPERJ

De acordo com Soler (2006), quando o conteúdo esporte é vivenciado na escola, geralmente se desenvolvem aspectos de treinamento com objetivos ao alto rendimento e de características excludentes para os alunos menos habilidosos. Nesse sentido, o autor aponta alternativas para a prática esportiva baseada no princípio socioeducativo, com características próprias, e que abarca os seguintes princípios necessários:

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12Q334976 | Matemática, Políedros, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Um poliedro convexo possui 12 faces, sendo 4 triangulares, 5 quadrangulares e 3 hexagonais. O número de vértices desse poliedro é igual a:
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13Q225593 | Administração de Recursos Materiais, Administração de Materiais e Logística, Professor Administração, SEDUC RJ, CEPERJ

A logística compõe-se de dois subsistemas de atividades: administração de materiais e distribuição física. A atividade que não pode ser considerada logística é:

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14Q373492 | Português, Termos Essenciais da Oração, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Segundo Celso Cunha, o sujeito é “o ser sobre o qual se faz uma declaração”. Tal definição não se aplica à seguinte frase:
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15Q221118 | Pedagogia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Jussara Hoffman aponta que a avaliação se configura em mito ou desafio. Em conformidade com a visão da autora é correto afirmar que se constitui mito quando o professor:

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16Q10970 | Administração Pública, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

A sociedade civil é um conceito muito importante para um país que pensa em se construir com a participação do cidadão e anuncia uma administração pública efetivamente transparente e a serviço do seu povo. Isto tem sido difícil e sempre adiado, com os governos cada vez mais centralizados e autoritários. O próprio conceito de sociedade civil é pouco conhecido, significando, no entender de Habermas:
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17Q11015 | Matemática, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Um determinado desinfetante possui a seguinte instrução de uso: “Misturar em um recipiente 8 ml do produto para cada litro de água”.

Joana colocou em um recipiente 1 litro de água e depois colocou, por engano, 14 ml do desinfetante. Ao perceber o erro, ela adicionou mais 500 ml de água. Joana errou novamente na proporção entre a água e o desinfetante. Para corrigir o erro, é necessário adicionar a esta última mistura uma quantidade de água, em mililitros, igual a:
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18Q373386 | Português, Artigos, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

O artigo definido é variável em gênero e número e representa qualquer unidade conceitual como parte do conhecimento prévio do interlocutor. A frase em que esse conhecimento é restrito a uma situação particular e não a um conhecimento partilhado pela comunidade é:
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19Q10963 | Administração Geral, Administração Geral, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

Para adotar uma estratégia de diferenciação, o fundamental é que o atributo escolhido seja diferente:
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20Q10984 | Pedagogia, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

No processo de permanente reconstrução da educação escolar, as visões construtivistas e sócio-interacionista têm avançado nas práticas em sala de aula. Vygotsky, um dos autores que tem sido bastante estudado e trabalhado para a construção de uma nova realidade, trouxe o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, que constitui:
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