Questões de Concursos SEDUC RJ

Resolva questões de SEDUC RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q373504 | Português, Verbo, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Observe as manchetes abaixo: I- Superávit tem pior outubro em nove anos. II- Só 30% de blocos são arrematados. III- Boicote derruba imunidade de senador. Sobre essas manchetes, pode-se afi rmar que elas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q591618 | Química, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Quando o acetaldeído reage com hidróxido de sódio diluído, forma-se um intermediário iônico, que reage com outra molécula de aldeído, formando um composto instável, que sofre desidratação para formar o composto A. O nome oficial deste composto, segundo a nomenclatura IUPAC é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q373506 | Português, Morfologia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

De acordo com as gramáticas de língua portuguesa, os sufixos são classificados em nominais, verbais e adverbiais, segundo as classes de palavra formadas por eles. O vocábulo que pertence a um grupo diferente dos demais é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q472579 | Educação Física, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Um carro está se movendo numa estrada plana, retilínea e horizontal com uma velocidade constante e igual a 16 m/s. A partir de determinado instante, acelera-se o carro durante 10 s, com motor desenvolvendo uma potência constante e igual a 24 kW, e a velocidade aumenta para 24 m/s. A massa do carro e de seus ocupantes é de 1,2 t. Nesse caso, o trabalho realizado durante esses 10 segundos, pelos diversos atritos que opõem ao movimento do carro, foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q373507 | Português, Interpretação de Texto, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Utilize o seguinte fragmento textual para responder às questões 49 e 50: “João aproximou-se da janela. O pátio estava cheio de alunos, que corriam para lá e para cá, brincavam e comemoravam o final das aulas. Afastou-se da luz e dirigiu-se à mesa a fim de continuar carta em que solicitava a demissão do cargo que ocupava Há mais de trinta anos”. Sobre a estruturação desse fragmento textual, pode-se afi rmar corretamente que se trata de um texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q593924 | Química, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

O arsênio é um elemento químico muito tóxico que, no estado de oxidação +3, é letal para os humanos em doses de 140mg ou mais. É encontrado principalmente nos minerais arsenopirita, realgar e orpimento, que são sulfetos desse elemento. A reação entre sulfeto de arsênio III, ácido nítrico e água produz ácido sulfúrico, ácido arsênico e óxido nítrico gasoso. Após escrever a equação química completa e balanceada, a soma de todos os menores coefi cientes estequiométricos inteiros é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q373508 | Português, Verbo, Professor de Artes, SEDUC RJ, CEPERJ

“Todas as paixões e excessos que são permitidos, e até divertidos e catárticos, nas discussões de futebol só produzem discórdia, mentiras e mais intolerância no debate político e cultural”.

Nesse segmento do texto, os elementos que não equivalem estruturalmente são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q321540 | Pedagogia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

O que de mais importante ocorre em termos de linguagem infantil no período da explosão da gramática, processo importante na concretização da alfabetização, é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q373509 | Português, Verbo, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Entre os verbos abaixo, aquele que não pode ser classificado como abundante é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q327429 | Pedagogia, Professor de Artes, SEDUC RJ, CEPERJ

A aprendizagem dos conteúdos procedimentais, segundo Zabala (1998), compreende ler, desenhar, observar, calcular, classificar, traduzir... Para identificar estas características diferenciais, é preciso situar cada conteúdo procedimental, mas, para se chegar à aprendizagem de um procedimento, é preciso:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q484104 | Geografia, Geopolítica, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Em 1947, surgiu uma visão de que a Europa do fi nal da Segunda Guerra não havia permanecido livre e democrática como se pretendia, em função de uma nova tirania que se instalara no Leste europeu em substituição ao nazismo. Dessa forma, os Estados Unidos comprometiam-se a lutar contra o expansionismo soviético e garantir a liberdade na Europa Ocidental. Essa visão está presente em um documento que foi denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q386568 | Biologia, Fisiologia Vegetal, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Os frutos são estruturas auxiliares no ciclo reprodutivo das angiospermas por protegerem as sementes e ajudarem em sua disseminação. Eles correspondem ao ovário amadurecido, o que geralmente ocorre após a fecundação. Os pseudofrutos são estruturas suculentas que contêm reservas nutritivas, mas que não se desenvolvem a partir do ovário, e sim de outras partes da planta. Só há exemplos de pseudofrutos em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q592905 | Química, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Uma ligação química entre um elemento pertencente à família dos metais alcalinos e outro elemento da família dos halogênios é classificada como uma ligação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q373514 | Português, Verbo, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

A frase que apresenta uma forma verbal corretamente conjugada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q327435 | Pedagogia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Em uma escola com gestão participativa, a função básica do coordenador pedagógico manifesta-se por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q593421 | Química, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Um álcool de fórmula molecular C5H12O, que possui um carbono assimétrico, sofre oxidação com clorocromato de piridínio (PCC – formado pela dissolução do óxido de cromo VI em ácido clorídrico e posterior tratamento com piridina), um agente oxidante mais seletivo que o permanganato de potássio (KMnO4) ou o ácido crômico (H2CrO4 - formado pela dissolução do óxido de cromo VI em ácido sulfúrico). O nome ofi cial do produto formado nessa reação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q794638 | Filosofia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

O existencialismo, pelo modo como elabora a questão da liberdade e da autenticidade como elementos centrais da existência humana, do ser humano como ser autoconsciente que cria a si mesmo, assume a dimensão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q373519 | Português, Interpretação de Texto, Professor de Artes, SEDUC RJ, CEPERJ

Responda às questões de números 06, 07 e 08 com base no segmento:

“Na última semana li vários editoriais de jornais e artigos de diversas tendências sobre o mesmo tema: a internet como geradora e ampliadora de um virulento e empobrecedor Fla X Flu, ou pior, de um PT X PSDB em que todos saem perdedores”.

“Na última semana li vários editoriais de jornais...”; a referência temporal no segmento em destaque mostra uma característica especial, que é a de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q483856 | Geografia, Geopolítica, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

O diálogo entre Israel e a OLP (Organização para a Libertação da Palestina) só se iniciou, de fato, a partir de um acordo assinado em 1993, na cidade de Oslo (Noruega). Isso só se tornou viável em função das profundas mudanças políticas e geopolíticas ocorridas nos cenários internacional, regional e local, no início daquela década. Entre essas mudanças, pode-se citar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q373524 | Português, Pronome, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Duas classes de palavras que apresentam a categoria gramatical de pessoa são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.