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Aquella construcción es ____. ✂️ a) I-mi; II-su; III- tuya ✂️ b) I-mía; II– su; III– tu ✂️ c) I-mi; II– suya; III– tu ✂️ d) I-mía; II– suyo; III– tuya ✂️ e) I-mi; II– su; III– tu Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 2Q1020272 | Espanhol, Artigos Artículos, Língua Espanhola, SEDUCCE, SEDUC CELa única alternativa en que está utilizado correctamente los artículos: ✂️ a) Lo bonito es una vida sustentable. ✂️ b) Un casa confortable y sustentable era su sueño. ✂️ c) Él hombre adopta una vida ecológica. ✂️ d) No sabes la complicada que es esta situación. ✂️ e) No me di cuenta del rápido que se pasó esa construcción. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 3Q1015994 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Sobre a história da educação de surdos é correto afirmar que ✂️ a) os Estado Unidos foram o primeiro país a reconhecer legalmente a língua de sinais, em 1981, e a implantar a proposta de educação bilíngue para surdos nas escolas públicas. ✂️ b) em 1889, um ano após o Congresso de Milão, o INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos – cria novo regulamento, estabelecendo o método oral puro para todas as disciplinas. ✂️ c) os surdos foram privados de todos os direitos, incluindo recebimento de herança e direito a se casar até o século XVI. ✂️ d) o código Justiniano, legislação criada no século VI, previa que, caso os surdos pudessem receber educação formal, teriam seus direitos legais preservados e poderiam herdar propriedades, dirigindo seus assuntos através da escrita. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 4Q1015995 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018No que diz respeito à cultura e identidade surda, é correto afirmar que ✂️ a) de acordo com Strobel (2008), os gestos caseiros são considerados como parte do artefato cultural linguístico do povo surdo. ✂️ b) a identidade da pessoa surda é sempre múltipla e contraditória, mas se fixa e se estabelece definitivamente na adolescência. ✂️ c) surdos com identidades surdas híbridas e identidades surdas flutuantes não podem ser membros da comunidade surda. ✂️ d) na perspectiva dos Estudos Culturais e dos Estudos Surdos, a cultura é compreendida como modo de vida global de uma sociedade, destacando-se as grandes obras da produção artísticas e literária. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 5Q1015996 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Para McDonald (1982), “o conteúdo semântico das Configurações de Mãos mostrou existirem duas classes básicas de significado: as formas dos objetos concretos e a maneira de seu envolvimento no evento”. A autora definiu essas classes como x-tipo de objeto e segurar x-tipo de objeto. Considerando essa definição, assinale a opção que descreve corretamente essas duas classes. ✂️ a) MALA e CARIMBAR ✂️ b) ANO e FUMAR ✂️ c) VOTAR e CHÁ ✂️ d) FAZENDA e CHURRASCO Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 6Q1015997 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018No que diz respeito à alfabetização da criança surda, assinale a afirmação verdadeira. ✂️ a) A alfabetização da criança surda deve estar restrita à decifração do código escrito, uma vez que o próprio termo alfabetização já faz referência ao ensino do alfabeto. ✂️ b) A alfabetização da criança surda, enquanto processo, só faz sentido se acontece na Libras, a língua que deve ser usada na escola para aquisição da língua, para aprender através dessa língua e para aprender sobre a língua. ✂️ c) A alfabetização da criança surda, enquanto processo, deve, primeiramente, expor a criança à língua do seus país, e posteriormente, às situações comunicacionais das quais ela fará uso do português sinalizado, dos gestos e de qualquer outro tipo de comunicação que propicie a alfabetização. ✂️ d) A alfabetização da criança surda é um processo que só deve iniciar quando a criança completa 10 anos de idade, pois somente com esta idade a criança será capaz de compreender e utilizar a língua com eficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 7Q1015998 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Na língua de sinais podem-se listar pares mínimos em relação às configurações de mão, ou à locação, ou ao movimento em que apenas a mudança de um destes elementos, em contraste com os demais idênticos, vai identificar o seu valor distintivo na língua. Assinale a opção que apresenta exemplos de pares mínimos na Libras quanto à locação. ✂️ a) APRENDER – SABADO ✂️ b) MARRON – ROXO ✂️ c) QUEIJO – RIR ✂️ d) SABER – NÃO SABER Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 8Q1015999 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Assinale a opção que apresenta exemplos de pares mínimos na Libras que diferem apenas na configuração de mão. ✂️ a) IRMÃO – IGUAL ✂️ b) FAMÍLIA – REUNIÃO ✂️ c) TRABALHO – VÍDEO ✂️ d) AZAR – DESCULPA Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 9Q1016000 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Considerando os estudos morfológicos das línguas de sinais, é correto afirmar que ✂️ a) nas línguas de sinais ainda não é considerado correto dizer-se que os sinais pertençam a uma classe gramatical como nome, verbo, adjetivo. ✂️ b) a soletração manual é uma representação direta e ortográfica do português, envolvendo uma configuração de mão para cada uma das letras escritas do português. ✂️ c) no caso da Libras, não há registro de processos morfológicos de derivação. ✂️ d) os nomes não apresentam flexão de gênero e, para que a indicação de sexo seja feita, é necessária a posposição do sinal de homem/mulher. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 10Q1016001 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Atente para o seguinte excerto: “Uma das principais funções da morfologia é a mudança de classe, isto é, a utilização da ideia de uma palavra em outra classe gramatical. Forma-se um novo sinal para se utilizar o significado de um sinal já existente num contexto que requer uma classe gramatical diferente” (Quadros; Karnopp, 2004). Assinale a opção que apresenta exemplo desse processo. ✂️ a) ROUBAR – LADRÃO ✂️ b) CASA – ESCOLA ✂️ c) LÁPIS – APONTADOR ✂️ d) SENTAR – DEITAR Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 11Q1016002 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Atente para o seguinte excerto: “O classificador é um tipo de morfema, utilizado através das configurações de mãos que podem ser afixado a um morfema lexical (sinal) para mencionar a classe a que pertence o referente desse sinal, para descrevê-lo quanto à forma e tamanho, ou para descrever a maneira como esse referente se comporta na ação verbal (semântico)” (Pizzio, Campello, Rezende e Quadros, 2009). No que concerne aos estudos dos classificadores, é correto afirmar que ✂️ a) os classificadores descritivos ocorrem em duas dimensões: dimensional e bidimensional, e são caracterizados pela representação de vários aspectos do referente e são subdivididos em especificadores de tamanho e forma estáticos. ✂️ b) o classificador de plural apresenta a incorporação de numeral para que a ideia de vários objetos seja compreendida. ✂️ c) os classificadores de instrumento são configurações de mãos que representam os referentes enquanto categorias semânticas. ✂️ d) o classificador de corpo descreve como uma ação acontece na realidade por meio da expressão corporal de seres animados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 12Q1016003 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018organização espacial dessa língua, [Libras] apresenta possibilidades de estabelecimento de relações gramaticais no espaço, através de várias formas”. Em se tratando da sintaxe espacial, é correto afirmar que ✂️ a) não apresenta relação entre os pontos estabelecidos no espaço e os argumentos que estão incorporados no verbo. ✂️ b) a Libras apresenta diferentes possibilidades de ordenação das palavras nas frases, mas, independente dessas possibilidades, destaca-se a ordenação mais básica: sujeito, verbo, objeto. ✂️ c) estão incorporados no verbo. B) a Libras apresenta diferentes possibilidades de ordenação das palavras nas frases, mas, independente dessas possibilidades, destaca-se a ordenação mais básica: sujeito, verbo, objeto. ✂️ d) a Libras apresenta certa rigidez na ordem das palavras, o que, de certa forma, facilita determinar que sua ordem básica é bastante trivial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 13Q1016004 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Em seus estudos, Ferreira-Brito pesquisou, identificou e descreveu os classificadores mais produtivos na Língua Brasileira de Sinais. Para essa autora, os classificadores são constituídos por ✂️ a) configurações de mão e movimentos. ✂️ b) gestos espontâneos de ouvintes. ✂️ c) expressões faciais e corporais. ✂️ d) configurações de mão e orientações da mão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 14Q1016005 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Sobre os estudos dos verbos com e sem concordância na Língua Brasileira de Sinais, é correto afirmar que ✂️ a) argumentos nulos contendo verbos com concordância ocorrem em contextos sintáticos em oposição às sentenças contendo verbos sem concordância. ✂️ b) as marcas não manuais são opcionais nos verbos com concordância e obrigatórias nos verbos sem concordância. ✂️ c) em sentenças com e sem concordância, a distribuição da negação ocorre de forma similar. ✂️ d) sentenças contendo verbos sem concordância apresentam mais liberdade na sua ordenação do que aquelas contendo verbos com concordância. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 15Q1016006 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Derivação é uma das áreas de investigação da Morfologia Tradicional e consiste no estudo da formação de diferentes palavras com a mesma base lexical (Quadros e Karnopp, 2004). Assinale a opção que NÃO corresponde a um processo derivacional na Língua Brasileira de Sinais. ✂️ a) incorporação de numerais ✂️ b) nominalização ✂️ c) espacialização ✂️ d) incorporação de negação Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 16Q1016007 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Sobre a função das expressões não manuais no nível da sintaxe, é INCORRETO afirmar que ✂️ a) as marcas não manuais são responsáveis por indicar determinados tipos de construções, como sentenças negativas, interrogativas e afirmativas. ✂️ b) o movimento de cabeça, a direção do olhar, o franzir da testa são expressões não manuais utilizadas gramaticalmente. ✂️ c) é possível que mais de uma marcação não manual ocorra numa mesma sentença e a sua ausência pode tornar uma sentença agramatical. ✂️ d) expressões não manuais marcam construções sintáticas, diferenciam itens lexicais e distinguem fonemas de morfemas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 17Q1016008 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Quadros e Karnopp (2004), na obra Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos fizeram um levantamento sobre a ordenação das orações e apontaram alguns resultados. Segundo as autoras, a ordem básica das palavras nessa língua é ✂️ a) SVO – sujeito, verbo, objeto. ✂️ b) SOV – sujeito, objeto, verbo. ✂️ c) OSV – objeto, sujeito, verbo. ✂️ d) OVS – objeto, verbo, sujeito. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 18Q1016009 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Atente para o que se diz a seguir sobre as sentenças interrogativas na Língua Brasileira de Sinais: I. Elementos interrogativos podem mover-se para Spec de CP ou continuar na posição original. II. Nas construções interrogativas não existe presença de marcas não manuais. III. Há a presença de uma distribuição similar de CP em orações principais e orações subordinadas. É correto o que se afirma em ✂️ a) I e II apenas. ✂️ b) II e III apenas. ✂️ c) I e III apenas. ✂️ d) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 19Q1016010 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Na história da Educação de Surdos, destacaram-se duas vertentes de ensino: o oralismo, que privilegiava o ensino da língua oral e proibia o uso da língua de sinais, e o gestualismo, que fazia uso da língua de sinais no ensino e educação de surdos. Considerando essa primeira vertente, assinale a opção em que todos os citados defenderam a corrente educacional que privilegiou o aprendizado da língua oral. ✂️ a) Charles Michel de L’Epée, Roch-Amboise Sicard, Thomas Hopkins Gallaudet. ✂️ b) Thomas Braidwood, Samuel Heinicke, Alexander Graham Bell. ✂️ c) Thomas Braidwood, Charles Michel de L’Epée, Alexander Graham Bell. ✂️ d) Samuel Heinicke, Alexander Graham Bell, Roch- Amboise Sicard. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 20Q1016011 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018No que diz respeito à história da Educação de surdos nos Estados Unidos, é correto afirmar que ✂️ a) Laurent Clerc se tornou uma figura importante no desenvolvimento da Língua de Sinais Americana, que foi influenciada pela Língua de Sinais Francesa. ✂️ b) o primeiro americano a interessar-se pela educação de surdos foi Laurent Clerc que viajou à Europa para aprender sobre o assunto. ✂️ c) a primeira escola pública para surdos no Estados Unidos teve influência das técnicas oralistas de ensino desenvolvidas na Inglaterra por Thomas Braidwood. ✂️ d) em 1817, a primeira escola pública no país para educação de Surdos foi inaugurada nos Estados Unidos e nela era proibido o uso da língua de Sinais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Salvar PDFPróximo →
1Q1020271 | Espanhol, Pronomes Pronombres, Língua Espanhola, SEDUCCE, SEDUC CESeñale la alternativa que completa adecuadamente las frases: Ésta es mi casa. Esta casa es ____. Ése es su inmueble. Ese inmueble es ____. Aquélla es tu construcción. Aquella construcción es ____. ✂️ a) I-mi; II-su; III- tuya ✂️ b) I-mía; II– su; III– tu ✂️ c) I-mi; II– suya; III– tu ✂️ d) I-mía; II– suyo; III– tuya ✂️ e) I-mi; II– su; III– tu Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
2Q1020272 | Espanhol, Artigos Artículos, Língua Espanhola, SEDUCCE, SEDUC CELa única alternativa en que está utilizado correctamente los artículos: ✂️ a) Lo bonito es una vida sustentable. ✂️ b) Un casa confortable y sustentable era su sueño. ✂️ c) Él hombre adopta una vida ecológica. ✂️ d) No sabes la complicada que es esta situación. ✂️ e) No me di cuenta del rápido que se pasó esa construcción. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
3Q1015994 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Sobre a história da educação de surdos é correto afirmar que ✂️ a) os Estado Unidos foram o primeiro país a reconhecer legalmente a língua de sinais, em 1981, e a implantar a proposta de educação bilíngue para surdos nas escolas públicas. ✂️ b) em 1889, um ano após o Congresso de Milão, o INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos – cria novo regulamento, estabelecendo o método oral puro para todas as disciplinas. ✂️ c) os surdos foram privados de todos os direitos, incluindo recebimento de herança e direito a se casar até o século XVI. ✂️ d) o código Justiniano, legislação criada no século VI, previa que, caso os surdos pudessem receber educação formal, teriam seus direitos legais preservados e poderiam herdar propriedades, dirigindo seus assuntos através da escrita. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
4Q1015995 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018No que diz respeito à cultura e identidade surda, é correto afirmar que ✂️ a) de acordo com Strobel (2008), os gestos caseiros são considerados como parte do artefato cultural linguístico do povo surdo. ✂️ b) a identidade da pessoa surda é sempre múltipla e contraditória, mas se fixa e se estabelece definitivamente na adolescência. ✂️ c) surdos com identidades surdas híbridas e identidades surdas flutuantes não podem ser membros da comunidade surda. ✂️ d) na perspectiva dos Estudos Culturais e dos Estudos Surdos, a cultura é compreendida como modo de vida global de uma sociedade, destacando-se as grandes obras da produção artísticas e literária. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
5Q1015996 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Para McDonald (1982), “o conteúdo semântico das Configurações de Mãos mostrou existirem duas classes básicas de significado: as formas dos objetos concretos e a maneira de seu envolvimento no evento”. A autora definiu essas classes como x-tipo de objeto e segurar x-tipo de objeto. Considerando essa definição, assinale a opção que descreve corretamente essas duas classes. ✂️ a) MALA e CARIMBAR ✂️ b) ANO e FUMAR ✂️ c) VOTAR e CHÁ ✂️ d) FAZENDA e CHURRASCO Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
6Q1015997 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018No que diz respeito à alfabetização da criança surda, assinale a afirmação verdadeira. ✂️ a) A alfabetização da criança surda deve estar restrita à decifração do código escrito, uma vez que o próprio termo alfabetização já faz referência ao ensino do alfabeto. ✂️ b) A alfabetização da criança surda, enquanto processo, só faz sentido se acontece na Libras, a língua que deve ser usada na escola para aquisição da língua, para aprender através dessa língua e para aprender sobre a língua. ✂️ c) A alfabetização da criança surda, enquanto processo, deve, primeiramente, expor a criança à língua do seus país, e posteriormente, às situações comunicacionais das quais ela fará uso do português sinalizado, dos gestos e de qualquer outro tipo de comunicação que propicie a alfabetização. ✂️ d) A alfabetização da criança surda é um processo que só deve iniciar quando a criança completa 10 anos de idade, pois somente com esta idade a criança será capaz de compreender e utilizar a língua com eficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
7Q1015998 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Na língua de sinais podem-se listar pares mínimos em relação às configurações de mão, ou à locação, ou ao movimento em que apenas a mudança de um destes elementos, em contraste com os demais idênticos, vai identificar o seu valor distintivo na língua. Assinale a opção que apresenta exemplos de pares mínimos na Libras quanto à locação. ✂️ a) APRENDER – SABADO ✂️ b) MARRON – ROXO ✂️ c) QUEIJO – RIR ✂️ d) SABER – NÃO SABER Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
8Q1015999 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Assinale a opção que apresenta exemplos de pares mínimos na Libras que diferem apenas na configuração de mão. ✂️ a) IRMÃO – IGUAL ✂️ b) FAMÍLIA – REUNIÃO ✂️ c) TRABALHO – VÍDEO ✂️ d) AZAR – DESCULPA Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
9Q1016000 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Considerando os estudos morfológicos das línguas de sinais, é correto afirmar que ✂️ a) nas línguas de sinais ainda não é considerado correto dizer-se que os sinais pertençam a uma classe gramatical como nome, verbo, adjetivo. ✂️ b) a soletração manual é uma representação direta e ortográfica do português, envolvendo uma configuração de mão para cada uma das letras escritas do português. ✂️ c) no caso da Libras, não há registro de processos morfológicos de derivação. ✂️ d) os nomes não apresentam flexão de gênero e, para que a indicação de sexo seja feita, é necessária a posposição do sinal de homem/mulher. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
10Q1016001 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Atente para o seguinte excerto: “Uma das principais funções da morfologia é a mudança de classe, isto é, a utilização da ideia de uma palavra em outra classe gramatical. Forma-se um novo sinal para se utilizar o significado de um sinal já existente num contexto que requer uma classe gramatical diferente” (Quadros; Karnopp, 2004). Assinale a opção que apresenta exemplo desse processo. ✂️ a) ROUBAR – LADRÃO ✂️ b) CASA – ESCOLA ✂️ c) LÁPIS – APONTADOR ✂️ d) SENTAR – DEITAR Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
11Q1016002 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Atente para o seguinte excerto: “O classificador é um tipo de morfema, utilizado através das configurações de mãos que podem ser afixado a um morfema lexical (sinal) para mencionar a classe a que pertence o referente desse sinal, para descrevê-lo quanto à forma e tamanho, ou para descrever a maneira como esse referente se comporta na ação verbal (semântico)” (Pizzio, Campello, Rezende e Quadros, 2009). No que concerne aos estudos dos classificadores, é correto afirmar que ✂️ a) os classificadores descritivos ocorrem em duas dimensões: dimensional e bidimensional, e são caracterizados pela representação de vários aspectos do referente e são subdivididos em especificadores de tamanho e forma estáticos. ✂️ b) o classificador de plural apresenta a incorporação de numeral para que a ideia de vários objetos seja compreendida. ✂️ c) os classificadores de instrumento são configurações de mãos que representam os referentes enquanto categorias semânticas. ✂️ d) o classificador de corpo descreve como uma ação acontece na realidade por meio da expressão corporal de seres animados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
12Q1016003 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018organização espacial dessa língua, [Libras] apresenta possibilidades de estabelecimento de relações gramaticais no espaço, através de várias formas”. Em se tratando da sintaxe espacial, é correto afirmar que ✂️ a) não apresenta relação entre os pontos estabelecidos no espaço e os argumentos que estão incorporados no verbo. ✂️ b) a Libras apresenta diferentes possibilidades de ordenação das palavras nas frases, mas, independente dessas possibilidades, destaca-se a ordenação mais básica: sujeito, verbo, objeto. ✂️ c) estão incorporados no verbo. B) a Libras apresenta diferentes possibilidades de ordenação das palavras nas frases, mas, independente dessas possibilidades, destaca-se a ordenação mais básica: sujeito, verbo, objeto. ✂️ d) a Libras apresenta certa rigidez na ordem das palavras, o que, de certa forma, facilita determinar que sua ordem básica é bastante trivial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
13Q1016004 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Em seus estudos, Ferreira-Brito pesquisou, identificou e descreveu os classificadores mais produtivos na Língua Brasileira de Sinais. Para essa autora, os classificadores são constituídos por ✂️ a) configurações de mão e movimentos. ✂️ b) gestos espontâneos de ouvintes. ✂️ c) expressões faciais e corporais. ✂️ d) configurações de mão e orientações da mão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
14Q1016005 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Sobre os estudos dos verbos com e sem concordância na Língua Brasileira de Sinais, é correto afirmar que ✂️ a) argumentos nulos contendo verbos com concordância ocorrem em contextos sintáticos em oposição às sentenças contendo verbos sem concordância. ✂️ b) as marcas não manuais são opcionais nos verbos com concordância e obrigatórias nos verbos sem concordância. ✂️ c) em sentenças com e sem concordância, a distribuição da negação ocorre de forma similar. ✂️ d) sentenças contendo verbos sem concordância apresentam mais liberdade na sua ordenação do que aquelas contendo verbos com concordância. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
15Q1016006 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Derivação é uma das áreas de investigação da Morfologia Tradicional e consiste no estudo da formação de diferentes palavras com a mesma base lexical (Quadros e Karnopp, 2004). Assinale a opção que NÃO corresponde a um processo derivacional na Língua Brasileira de Sinais. ✂️ a) incorporação de numerais ✂️ b) nominalização ✂️ c) espacialização ✂️ d) incorporação de negação Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
16Q1016007 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Sobre a função das expressões não manuais no nível da sintaxe, é INCORRETO afirmar que ✂️ a) as marcas não manuais são responsáveis por indicar determinados tipos de construções, como sentenças negativas, interrogativas e afirmativas. ✂️ b) o movimento de cabeça, a direção do olhar, o franzir da testa são expressões não manuais utilizadas gramaticalmente. ✂️ c) é possível que mais de uma marcação não manual ocorra numa mesma sentença e a sua ausência pode tornar uma sentença agramatical. ✂️ d) expressões não manuais marcam construções sintáticas, diferenciam itens lexicais e distinguem fonemas de morfemas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
17Q1016008 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Quadros e Karnopp (2004), na obra Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos fizeram um levantamento sobre a ordenação das orações e apontaram alguns resultados. Segundo as autoras, a ordem básica das palavras nessa língua é ✂️ a) SVO – sujeito, verbo, objeto. ✂️ b) SOV – sujeito, objeto, verbo. ✂️ c) OSV – objeto, sujeito, verbo. ✂️ d) OVS – objeto, verbo, sujeito. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
18Q1016009 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Atente para o que se diz a seguir sobre as sentenças interrogativas na Língua Brasileira de Sinais: I. Elementos interrogativos podem mover-se para Spec de CP ou continuar na posição original. II. Nas construções interrogativas não existe presença de marcas não manuais. III. Há a presença de uma distribuição similar de CP em orações principais e orações subordinadas. É correto o que se afirma em ✂️ a) I e II apenas. ✂️ b) II e III apenas. ✂️ c) I e III apenas. ✂️ d) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
19Q1016010 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Na história da Educação de Surdos, destacaram-se duas vertentes de ensino: o oralismo, que privilegiava o ensino da língua oral e proibia o uso da língua de sinais, e o gestualismo, que fazia uso da língua de sinais no ensino e educação de surdos. Considerando essa primeira vertente, assinale a opção em que todos os citados defenderam a corrente educacional que privilegiou o aprendizado da língua oral. ✂️ a) Charles Michel de L’Epée, Roch-Amboise Sicard, Thomas Hopkins Gallaudet. ✂️ b) Thomas Braidwood, Samuel Heinicke, Alexander Graham Bell. ✂️ c) Thomas Braidwood, Charles Michel de L’Epée, Alexander Graham Bell. ✂️ d) Samuel Heinicke, Alexander Graham Bell, Roch- Amboise Sicard. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
20Q1016011 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018No que diz respeito à história da Educação de surdos nos Estados Unidos, é correto afirmar que ✂️ a) Laurent Clerc se tornou uma figura importante no desenvolvimento da Língua de Sinais Americana, que foi influenciada pela Língua de Sinais Francesa. ✂️ b) o primeiro americano a interessar-se pela educação de surdos foi Laurent Clerc que viajou à Europa para aprender sobre o assunto. ✂️ c) a primeira escola pública para surdos no Estados Unidos teve influência das técnicas oralistas de ensino desenvolvidas na Inglaterra por Thomas Braidwood. ✂️ d) em 1817, a primeira escola pública no país para educação de Surdos foi inaugurada nos Estados Unidos e nela era proibido o uso da língua de Sinais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro