Questões de Concursos SEDUCCE

Resolva questões de SEDUCCE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1020271 | Espanhol, Pronomes Pronombres, Língua Espanhola, SEDUCCE, SEDUC CE

Señale la alternativa que completa adecuadamente las frases:

Ésta es mi casa. Esta casa es ____.

Ése es su inmueble. Ese inmueble es ____.

Aquélla es tu construcción. Aquella construcción es ____.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1020272 | Espanhol, Artigos Artículos, Língua Espanhola, SEDUCCE, SEDUC CE

La única alternativa en que está utilizado correctamente los artículos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1015994 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Sobre a história da educação de surdos é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q1015995 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

No que diz respeito à cultura e identidade surda, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q1015996 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Para McDonald (1982), “o conteúdo semântico das Configurações de Mãos mostrou existirem duas classes básicas de significado: as formas dos objetos concretos e a maneira de seu envolvimento no evento”. A autora definiu essas classes como x-tipo de objeto e segurar x-tipo de objeto. Considerando essa definição, assinale a opção que descreve corretamente essas duas classes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q1015997 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

No que diz respeito à alfabetização da criança surda, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q1015998 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Na língua de sinais podem-se listar pares mínimos em relação às configurações de mão, ou à locação, ou ao movimento em que apenas a mudança de um destes elementos, em contraste com os demais idênticos, vai identificar o seu valor distintivo na língua. Assinale a opção que apresenta exemplos de pares mínimos na Libras quanto à locação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q1016000 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Considerando os estudos morfológicos das línguas de sinais, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q1016001 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Atente para o seguinte excerto: “Uma das principais funções da morfologia é a mudança de classe, isto é, a utilização da ideia de uma palavra em outra classe gramatical. Forma-se um novo sinal para se utilizar o significado de um sinal já existente num contexto que requer uma classe gramatical diferente” (Quadros; Karnopp, 2004). Assinale a opção que apresenta exemplo desse processo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q1016002 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Atente para o seguinte excerto: “O classificador é um tipo de morfema, utilizado através das configurações de mãos que podem ser afixado a um morfema lexical (sinal) para mencionar a classe a que pertence o referente desse sinal, para descrevê-lo quanto à forma e tamanho, ou para descrever a maneira como esse referente se comporta na ação verbal (semântico)” (Pizzio, Campello, Rezende e Quadros, 2009). No que concerne aos estudos dos classificadores, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q1016003 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

organização espacial dessa língua, [Libras] apresenta possibilidades de estabelecimento de relações gramaticais no espaço, através de várias formas”. Em se tratando da sintaxe espacial, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q1016004 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Em seus estudos, Ferreira-Brito pesquisou, identificou e descreveu os classificadores mais produtivos na Língua Brasileira de Sinais. Para essa autora, os classificadores são constituídos por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q1016005 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Sobre os estudos dos verbos com e sem concordância na Língua Brasileira de Sinais, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q1016006 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Derivação é uma das áreas de investigação da Morfologia Tradicional e consiste no estudo da formação de diferentes palavras com a mesma base lexical (Quadros e Karnopp, 2004). Assinale a opção que NÃO corresponde a um processo derivacional na Língua Brasileira de Sinais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q1016007 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Sobre a função das expressões não manuais no nível da sintaxe, é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q1016008 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Quadros e Karnopp (2004), na obra Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos fizeram um levantamento sobre a ordenação das orações e apontaram alguns resultados. Segundo as autoras, a ordem básica das palavras nessa língua é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q1016009 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Atente para o que se diz a seguir sobre as sentenças interrogativas na Língua Brasileira de Sinais:

I. Elementos interrogativos podem mover-se para Spec de CP ou continuar na posição original.

II. Nas construções interrogativas não existe presença de marcas não manuais.

III. Há a presença de uma distribuição similar de CP em orações principais e orações subordinadas.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q1016010 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Na história da Educação de Surdos, destacaram-se duas vertentes de ensino: o oralismo, que privilegiava o ensino da língua oral e proibia o uso da língua de sinais, e o gestualismo, que fazia uso da língua de sinais no ensino e educação de surdos. Considerando essa primeira vertente, assinale a opção em que todos os citados defenderam a corrente educacional que privilegiou o aprendizado da língua oral.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q1016011 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

No que diz respeito à história da Educação de surdos nos Estados Unidos, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.