Questões de Concursos SEDUCMT Resolva questões de SEDUCMT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. SEDUCMT Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar Limpar filtros 1Q1009498 | Física, Habilitação Física, SEDUCMT, FGV, 2025Um móvel descreve um movimento numa trajetória retilínea. A primeira metade da trajetória é percorrida com velocidade de 6 m/s, enquanto a segunda metade com velocidade 4 m/s. Qual a velocidade média, em m/s, total desse movimento? ✂️ a) 4,4. ✂️ b) 4,8. ✂️ c) 5,0. ✂️ d) 5,4. ✂️ e) 5,8. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro 2Q1009413 | Biologia, Vírus e bactérias, Habilitação Biologia, SEDUCMT, FGV, 2025A introdução de organismos geneticamente modificados (OGMs) tem sido um marco na biotecnologia agrícola, trazendo benefícios como o aumento da produtividade e a resistência a pragas. Um exemplo relevante é o milho Bt (Bacillus thuringiensis), que possui genes da bactéria B. thuringiensis, conferindo resistência a determinados insetos. Um estudo publicado na Frontiers in Plant Science (2023) analisou o impacto do milho Bt em plantações dos Estados Unidos e da América Latina, demonstrando redução significativa no uso de pesticidas e aumento da produtividade em até 25%. Contudo, preocupações sobre o impacto ambiental e o surgimento de pragas resistentes têm sido levantadas. Em 2022, um surto de lagartas Spodoptera frugiperda resistentes ao milho Bt foi registrado no Brasil, destacando os desafios da resistência genética. Uma medida biotecnológica viável para mitigar a resistência de pragas aos OGMs seria: ✂️ a) a utilização exclusiva de monoculturas transgênicas para eliminar pragas mais rapidamente. ✂️ b) o desenvolvimento de cultivares transgênicos combinando diferentes genes de resistência em uma única planta. ✂️ c) a aplicação contínua de pesticidas sintéticos em lavouras de OGMs para evitar a adaptação das pragas. ✂️ d) a modificação genética de predadores naturais das pragas para aumentar sua eficiência de predação. ✂️ e) a eliminação de refúgios (áreas com plantas não transgênicas) para evitar que as pragas se alimentem de plantas sem resistência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro 3Q1009500 | Física, MCU, Habilitação Física, SEDUCMT, FGV, 2025O Movimento Circular Uniforme (MCU) corresponde ao movimento de uma partícula cuja trajetória é circular e o módulo de sua velocidade é constante. Considere uma partícula em MCU, e para o movimento dessa partícula, avalie as afirmações em Verdadeiras (V) ou Falsas (F). ( ) O vetor velocidade é constante. ( ) A aceleração é nula. ( ) O vetor velocidade é tangente à trajetória. As afirmativas são, respectivamente, ✂️ a) V – V – V. ✂️ b) V – V – F. ✂️ c) V – F – V. ✂️ d) F – V – F. ✂️ e) F – F – V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro 4Q1009351 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Habilitação Artes, SEDUCMT, FGV, 2025Em uma aula de música do 4º ano, cujo objetivo é apresentar uma música em coro, a professora pediu que os estudantes se reunissem em grupos para ensaiar a música que apresentarão no evento do Dia da Família e, depois, realizar o ensaio com toda a turma. Ao monitorar o trabalho dos grupos, a professora percebe que vários têm dificuldade de começar e terminar a música de forma sincronizada. Quais das seguintes ações o professor pode implementar para lidar com a dificuldade apresentada pelo estudante? ✂️ a) Identificar com os estudantes o andamento da música que estão executando, usando palmas. ✂️ b) Realizar exercícios de vocalização e entonação necessários para que os estudantes interpretem a música. ✂️ c) Motivar os estudantes a criarem soluções para começar e terminar a música ao mesmo tempo. ✂️ d) Orientar um exercício de relaxamento para os estudantes aplicarem na execução da música. ✂️ e) Tocar a música gravada no equipamento de som para que os estudantes possam identificar seu início e fim. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro 5Q1009375 | Geografia, Coordenadas Geográficas, Habilitação Geografia, SEDUCMT, FGV, 2025Leia o texto. “Os meridianos são ____________ completos da esfera terrestre. Logo, são todos ____________ e convergem para os polos Norte e Sul. Com eles se obtêm as medidas de ____________ a partir do meridiano 0º. No entanto, para se chegar a um sistema de ____________ que dê um ponto exato na superfície terrestre foi preciso combiná-la a outra medida que informe em que ponto do meridiano se está. Essa medida é a ____________, os chamados paralelos.” PADOVESI FONSECA, Fernanda; OLIVA, Jaime. Como Eu Ensino Cartografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Adaptado) Em sequência, as palavras que completam corretamente essas lacunas são: ✂️ a) ângulos retos, diferentes, distância, rastreamento, diretriz. ✂️ b) ângulos retos, diferentes, distância, varredura, latitude. ✂️ c) semicírculos, diferentes, longitude, rastreamento, diretriz. ✂️ d) semicírculos, iguais, longitude, localização, latitude. ✂️ e) semicírculos, iguais, distância, varredura, latitude. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro 6Q1009381 | História, Habilitação História, SEDUCMT, FGV, 2025“O Estado sou eu”, teria enunciado Luís XIV, no século XVII. Síntese do absolutismo monárquico, a frase poderia ser exposta à análise de estudantes até o limite de seu efeito retórico. Esse exercício deve levar à pesquisa sobre o funcionamento do poder monárquico e suas bases objetivas de sustentação. Ou seja, à caracterização da estratégia de equilíbrios de interesses de setores sociais distintos durante o antigo Regime na Europa. Dividida a sala em dois grupos, cada um deles deve reunir informações sobre os interesses em jogo para depois compor painel sobre o funcionamento do Estado absolutista. Assim, seriam caracterizados os objetivos contraditórios ✂️ a) dos trabalhadores urbanos em assegurar monopólio sobre suas especialidades de ofício e os dos mercadores que pretendiam reduzir custos de produção para baratear as mercadorias. ✂️ b) dos mosqueteiros interessados na manutenção de guerras entre reinos concorrentes e os da igreja católica que almejava a pacificação entre povos para a difusão da fé. ✂️ c) do clero que sustentava a ideia de direito divino dos reis em troca de posições de poder e os dos cortesãos que passaram a ser acolhidos no palácio de Versalhes com ostentação. ✂️ d) da nobreza em manter privilégios como posse de terras, pensões e luxo e os da burguesia emergente em fazer circular mercadorias, diminuir custos de produção e de tributos. ✂️ e) das classes médias que haviam conquistado relevo pelas estatísticas populacionais e os das camadas intelectualizadas que viam no exercício do absolutismo um meio para o despotismo esclarecido. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro 7Q1009407 | Biologia, Habilitação Biologia, SEDUCMT, FGV, 2025O aquecimento global está alterando significativamente o equilíbrio dos ciclos biogeoquímicos do planeta. A elevação das temperaturas médias globais, as mudanças nos padrões de precipitação e o derretimento das geleiras impactam diretamente a dinâmica de nutrientes e gases essenciais para os ecossistemas. Segundo estudos recentes do IPCC Climate Change Report, 2023, as mudanças climáticas impactam ciclos biogeoquímicos e têm por consequências ambientais: I. Aumento da acidificação dos oceanos, afetando corais e organismos marinhos calcificadores; II. Intensificação da eutrofização em corpos d'água devido ao aumento do escoamento agrícola; III. Maior liberação de metano pelo derretimento do permafrost em regiões árticas; IV. Redução da capacidade de fixação de nutrientes em solos devido ao aumento de queimadas em florestas tropicais. A correta associação entre cada consequência ambiental citada e o respectivo ciclo biogeoquímico impactado está em: ✂️ a) Carbono, Enxofre, Água e Nitrogênio, respectivamente. ✂️ b) Enxofre, Água, Carbono e Fósforo, respectivamente. ✂️ c) Água, Nitrogênio, Água e Enxofre, respectivamente. ✂️ d) Carbono, Fósforo, Carbono e Nitrogênio, respectivamente. ✂️ e) Enxofre, Carbono, Nitrogênio e Água, respectivamente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro 8Q1009432 | Matemática, Estatística, Habilitação Matemática, SEDUCMT, FGV, 2025Uma pesquisa foi realizada com 200 estudantes de uma universidade para analisar seus hábitos de estudo e o uso de redes sociais. Os dados obtidos foram os seguintes: • 125 estudantes usam redes sociais diariamente; • 80 estudantes estudam mais de 3 horas por dia; • 50 estudantes usam redes sociais diariamente e estudam mais de 3 horas por dia. Com base nessas informações, qual é a probabilidade de um estudante estudar mais de 3 horas por dia, dado que ele usa redes sociais diariamente? ✂️ a) 33,33% ✂️ b) 40% ✂️ c) 60% ✂️ d) 66,66% ✂️ e) 75% Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro 9Q1009426 | Inglês, Habilitação Inglês, SEDUCMT, FGV, 2025Read the quote. “If the teacher is indeed wise, he does not bid you into the house of his wisdom but rather leads you to the threshold of your own mind.” Kahlil Gibran – The Prophet (in HARMER, Jeremy. How to teach English. Pearson Education Limited 2007. Gibran’s quote is an instance of use of conditionals in a sentence. Complete the blank spaces to make the sentence an improbable past condition. “If the teacher ____________ indeed wise, he __________you into the house of his wisdom, but rather ____________you to the threshold of your own mind.” ✂️ a) would be – would bid – would lead. ✂️ b) be -would not bid – would lead. ✂️ c) was – would not bid – would not lead. ✂️ d) were – would have bid –led. ✂️ e) were -would not bid – lead. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro 10Q1009429 | Inglês, Interpretação de texto Reading comprehension, Habilitação Inglês, SEDUCMT, FGV, 2025Texto associado. Leia o texto a seguir para responder à próxima questão.AI has made it easier than ever to find information: Ask ChatGPT almost anything, and the system swiftly delivers an answer. But the large language models that power popular tools like OpenAI’s ChatGPT or Anthropic’s Claude were not designed to be accurate or factual. They regularly “hallucinate” and offer up falsehoods as if they were hard facts. Yet people are relying more and more on AI to answer their questions. Half of all people in the U.S. between the ages of 14 and 22 now use AI to get information, according to a 2024 Harvard study. https://theconversation.com/heres-how-researchers-are-helping-ais-gettheir-facts-straight-245463 The word “Yet”, in the beginning of the second paragraph, is polysemic and its meaning depends on the context. In the sentences below, the one in which the word carries the same meaning as the one used in the text is ✂️ a) We don’t yet know what their plans are. ✂️ b) She has yet to spend a Christmas with her closest relatives. ✂️ c) As yet, there has not been any disruption to planned work activities. ✂️ d) They’d decided for yet another place to spend their holidays. ✂️ e) They disagree with the date and yet were not brave enough to say it. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDFPróximo →
1Q1009498 | Física, Habilitação Física, SEDUCMT, FGV, 2025Um móvel descreve um movimento numa trajetória retilínea. A primeira metade da trajetória é percorrida com velocidade de 6 m/s, enquanto a segunda metade com velocidade 4 m/s. Qual a velocidade média, em m/s, total desse movimento? ✂️ a) 4,4. ✂️ b) 4,8. ✂️ c) 5,0. ✂️ d) 5,4. ✂️ e) 5,8. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro
2Q1009413 | Biologia, Vírus e bactérias, Habilitação Biologia, SEDUCMT, FGV, 2025A introdução de organismos geneticamente modificados (OGMs) tem sido um marco na biotecnologia agrícola, trazendo benefícios como o aumento da produtividade e a resistência a pragas. Um exemplo relevante é o milho Bt (Bacillus thuringiensis), que possui genes da bactéria B. thuringiensis, conferindo resistência a determinados insetos. Um estudo publicado na Frontiers in Plant Science (2023) analisou o impacto do milho Bt em plantações dos Estados Unidos e da América Latina, demonstrando redução significativa no uso de pesticidas e aumento da produtividade em até 25%. Contudo, preocupações sobre o impacto ambiental e o surgimento de pragas resistentes têm sido levantadas. Em 2022, um surto de lagartas Spodoptera frugiperda resistentes ao milho Bt foi registrado no Brasil, destacando os desafios da resistência genética. Uma medida biotecnológica viável para mitigar a resistência de pragas aos OGMs seria: ✂️ a) a utilização exclusiva de monoculturas transgênicas para eliminar pragas mais rapidamente. ✂️ b) o desenvolvimento de cultivares transgênicos combinando diferentes genes de resistência em uma única planta. ✂️ c) a aplicação contínua de pesticidas sintéticos em lavouras de OGMs para evitar a adaptação das pragas. ✂️ d) a modificação genética de predadores naturais das pragas para aumentar sua eficiência de predação. ✂️ e) a eliminação de refúgios (áreas com plantas não transgênicas) para evitar que as pragas se alimentem de plantas sem resistência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro
3Q1009500 | Física, MCU, Habilitação Física, SEDUCMT, FGV, 2025O Movimento Circular Uniforme (MCU) corresponde ao movimento de uma partícula cuja trajetória é circular e o módulo de sua velocidade é constante. Considere uma partícula em MCU, e para o movimento dessa partícula, avalie as afirmações em Verdadeiras (V) ou Falsas (F). ( ) O vetor velocidade é constante. ( ) A aceleração é nula. ( ) O vetor velocidade é tangente à trajetória. As afirmativas são, respectivamente, ✂️ a) V – V – V. ✂️ b) V – V – F. ✂️ c) V – F – V. ✂️ d) F – V – F. ✂️ e) F – F – V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro
4Q1009351 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Habilitação Artes, SEDUCMT, FGV, 2025Em uma aula de música do 4º ano, cujo objetivo é apresentar uma música em coro, a professora pediu que os estudantes se reunissem em grupos para ensaiar a música que apresentarão no evento do Dia da Família e, depois, realizar o ensaio com toda a turma. Ao monitorar o trabalho dos grupos, a professora percebe que vários têm dificuldade de começar e terminar a música de forma sincronizada. Quais das seguintes ações o professor pode implementar para lidar com a dificuldade apresentada pelo estudante? ✂️ a) Identificar com os estudantes o andamento da música que estão executando, usando palmas. ✂️ b) Realizar exercícios de vocalização e entonação necessários para que os estudantes interpretem a música. ✂️ c) Motivar os estudantes a criarem soluções para começar e terminar a música ao mesmo tempo. ✂️ d) Orientar um exercício de relaxamento para os estudantes aplicarem na execução da música. ✂️ e) Tocar a música gravada no equipamento de som para que os estudantes possam identificar seu início e fim. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro
5Q1009375 | Geografia, Coordenadas Geográficas, Habilitação Geografia, SEDUCMT, FGV, 2025Leia o texto. “Os meridianos são ____________ completos da esfera terrestre. Logo, são todos ____________ e convergem para os polos Norte e Sul. Com eles se obtêm as medidas de ____________ a partir do meridiano 0º. No entanto, para se chegar a um sistema de ____________ que dê um ponto exato na superfície terrestre foi preciso combiná-la a outra medida que informe em que ponto do meridiano se está. Essa medida é a ____________, os chamados paralelos.” PADOVESI FONSECA, Fernanda; OLIVA, Jaime. Como Eu Ensino Cartografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Adaptado) Em sequência, as palavras que completam corretamente essas lacunas são: ✂️ a) ângulos retos, diferentes, distância, rastreamento, diretriz. ✂️ b) ângulos retos, diferentes, distância, varredura, latitude. ✂️ c) semicírculos, diferentes, longitude, rastreamento, diretriz. ✂️ d) semicírculos, iguais, longitude, localização, latitude. ✂️ e) semicírculos, iguais, distância, varredura, latitude. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro
6Q1009381 | História, Habilitação História, SEDUCMT, FGV, 2025“O Estado sou eu”, teria enunciado Luís XIV, no século XVII. Síntese do absolutismo monárquico, a frase poderia ser exposta à análise de estudantes até o limite de seu efeito retórico. Esse exercício deve levar à pesquisa sobre o funcionamento do poder monárquico e suas bases objetivas de sustentação. Ou seja, à caracterização da estratégia de equilíbrios de interesses de setores sociais distintos durante o antigo Regime na Europa. Dividida a sala em dois grupos, cada um deles deve reunir informações sobre os interesses em jogo para depois compor painel sobre o funcionamento do Estado absolutista. Assim, seriam caracterizados os objetivos contraditórios ✂️ a) dos trabalhadores urbanos em assegurar monopólio sobre suas especialidades de ofício e os dos mercadores que pretendiam reduzir custos de produção para baratear as mercadorias. ✂️ b) dos mosqueteiros interessados na manutenção de guerras entre reinos concorrentes e os da igreja católica que almejava a pacificação entre povos para a difusão da fé. ✂️ c) do clero que sustentava a ideia de direito divino dos reis em troca de posições de poder e os dos cortesãos que passaram a ser acolhidos no palácio de Versalhes com ostentação. ✂️ d) da nobreza em manter privilégios como posse de terras, pensões e luxo e os da burguesia emergente em fazer circular mercadorias, diminuir custos de produção e de tributos. ✂️ e) das classes médias que haviam conquistado relevo pelas estatísticas populacionais e os das camadas intelectualizadas que viam no exercício do absolutismo um meio para o despotismo esclarecido. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro
7Q1009407 | Biologia, Habilitação Biologia, SEDUCMT, FGV, 2025O aquecimento global está alterando significativamente o equilíbrio dos ciclos biogeoquímicos do planeta. A elevação das temperaturas médias globais, as mudanças nos padrões de precipitação e o derretimento das geleiras impactam diretamente a dinâmica de nutrientes e gases essenciais para os ecossistemas. Segundo estudos recentes do IPCC Climate Change Report, 2023, as mudanças climáticas impactam ciclos biogeoquímicos e têm por consequências ambientais: I. Aumento da acidificação dos oceanos, afetando corais e organismos marinhos calcificadores; II. Intensificação da eutrofização em corpos d'água devido ao aumento do escoamento agrícola; III. Maior liberação de metano pelo derretimento do permafrost em regiões árticas; IV. Redução da capacidade de fixação de nutrientes em solos devido ao aumento de queimadas em florestas tropicais. A correta associação entre cada consequência ambiental citada e o respectivo ciclo biogeoquímico impactado está em: ✂️ a) Carbono, Enxofre, Água e Nitrogênio, respectivamente. ✂️ b) Enxofre, Água, Carbono e Fósforo, respectivamente. ✂️ c) Água, Nitrogênio, Água e Enxofre, respectivamente. ✂️ d) Carbono, Fósforo, Carbono e Nitrogênio, respectivamente. ✂️ e) Enxofre, Carbono, Nitrogênio e Água, respectivamente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro
8Q1009432 | Matemática, Estatística, Habilitação Matemática, SEDUCMT, FGV, 2025Uma pesquisa foi realizada com 200 estudantes de uma universidade para analisar seus hábitos de estudo e o uso de redes sociais. Os dados obtidos foram os seguintes: • 125 estudantes usam redes sociais diariamente; • 80 estudantes estudam mais de 3 horas por dia; • 50 estudantes usam redes sociais diariamente e estudam mais de 3 horas por dia. Com base nessas informações, qual é a probabilidade de um estudante estudar mais de 3 horas por dia, dado que ele usa redes sociais diariamente? ✂️ a) 33,33% ✂️ b) 40% ✂️ c) 60% ✂️ d) 66,66% ✂️ e) 75% Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro
9Q1009426 | Inglês, Habilitação Inglês, SEDUCMT, FGV, 2025Read the quote. “If the teacher is indeed wise, he does not bid you into the house of his wisdom but rather leads you to the threshold of your own mind.” Kahlil Gibran – The Prophet (in HARMER, Jeremy. How to teach English. Pearson Education Limited 2007. Gibran’s quote is an instance of use of conditionals in a sentence. Complete the blank spaces to make the sentence an improbable past condition. “If the teacher ____________ indeed wise, he __________you into the house of his wisdom, but rather ____________you to the threshold of your own mind.” ✂️ a) would be – would bid – would lead. ✂️ b) be -would not bid – would lead. ✂️ c) was – would not bid – would not lead. ✂️ d) were – would have bid –led. ✂️ e) were -would not bid – lead. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro
10Q1009429 | Inglês, Interpretação de texto Reading comprehension, Habilitação Inglês, SEDUCMT, FGV, 2025Texto associado. Leia o texto a seguir para responder à próxima questão.AI has made it easier than ever to find information: Ask ChatGPT almost anything, and the system swiftly delivers an answer. But the large language models that power popular tools like OpenAI’s ChatGPT or Anthropic’s Claude were not designed to be accurate or factual. They regularly “hallucinate” and offer up falsehoods as if they were hard facts. Yet people are relying more and more on AI to answer their questions. Half of all people in the U.S. between the ages of 14 and 22 now use AI to get information, according to a 2024 Harvard study. https://theconversation.com/heres-how-researchers-are-helping-ais-gettheir-facts-straight-245463 The word “Yet”, in the beginning of the second paragraph, is polysemic and its meaning depends on the context. In the sentences below, the one in which the word carries the same meaning as the one used in the text is ✂️ a) We don’t yet know what their plans are. ✂️ b) She has yet to spend a Christmas with her closest relatives. ✂️ c) As yet, there has not been any disruption to planned work activities. ✂️ d) They’d decided for yet another place to spend their holidays. ✂️ e) They disagree with the date and yet were not brave enough to say it. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Materiais 🏳️ Reportar erro