Questões de Concursos SEDUCMT

Resolva questões de SEDUCMT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1009408 | Biologia, Habilitação Biologia, SEDUCMT, FGV, 2025

Durante um projeto de compostagem comunitária em uma escola de Mato Grosso do Sul, os estudantes observaram que os restos orgânicos depositados em pilhas diferentes apresentavam taxas distintas de decomposição. Enquanto uma das pilhas se decompunha rapidamente, liberando calor e com coloração escura, a outra permanecia praticamente inalterada após semanas. O professor de Ciências explicou que diversos fatores ambientais e biológicos influenciam o processo de decomposição da matéria orgânica, destacando o papel de micro-organismos, umidade, temperatura e a presença de oxigênio.

Com base nessas informações, assinale a alternativa que explica corretamente a diferença nas taxas de decomposição observadas pelos estudantes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1009409 | Biologia, Habilitação Biologia, SEDUCMT, FGV, 2025

Após um grande incêndio que devastou uma área de Cerrado em Mato Grosso do Sul, estudantes de Biologia participaram de um projeto de monitoramento ambiental para observar a regeneração do ecossistema. Eles notaram que, algumas semanas após o fogo, as primeiras espécies a surgirem foram gramíneas e pequenas herbáceas. Com o passar dos meses, arbustos começaram a aparecer, seguidos por mudas de árvores típicas do Cerrado. Durante uma discussão em sala de aula, o professor explicou que esse processo é conhecido como sucessão ecológica secundária, caracterizado pela sequência de mudanças estruturais e biológicas em um ecossistema após uma perturbação. Ele também destacou a importância dos mecanismos de resiliência do Cerrado, um bioma adaptado a incêndios periódicos.

Com base nesse cenário, é correto afirmar, a respeito das características do processo de sucessão ecológica observada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1009410 | Biologia, Habilitação Biologia, SEDUCMT, FGV, 2025

Um dos temas que trazem desafios ao ensino de Biologia e mais especificamente sobre a evolução é a adaptação biológica. Frequentemente o termo adaptação é usado para se referir à adaptação fisiológica, à plasticidade comportamental, mas confundido como se estivesse se referindo à adaptação evolutiva. É o que ocorre, por exemplo, em textos que tratam da versatilidade das pessoas que se adaptam, ao longo de sua vida, a diferentes situações.

No contexto evolutivo, é correto afirmar que, no processo de adaptação, a entidade que se adapta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1009411 | Biologia, Habilitação Biologia, SEDUCMT, FGV, 2025

Pesquisas recentes realizadas pela Universidade de Harvard e publicadas na Nature Ecology & Evolution, em 2023, investigaram a evolução de populações de trutas arco-íris (Oncorhynchus mykiss) em rios da Califórnia, que enfrentam secas intensas devido às mudanças climáticas. Os pesquisadores observaram que, em regiões com menor disponibilidade de água, as populações de trutas desenvolveram maior resistência a períodos de estiagem, enquanto em áreas com fluxos constantes de água, essa característica não foi observada. Além disso, foi constatada uma redução no tamanho médio dos indivíduos em regiões de seca severa.

A mudança na resistência à estiagem e no tamanho dos indivíduos observados pelos pesquisadores é um fenômeno que pode ser corretamente explicado da seguinte forma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1009412 | Biologia, Mutações e alterações cromossômicas, Habilitação Biologia, SEDUCMT, FGV, 2025

Em 2022, um estudo publicado na Nature Biotechnology demonstrou um avanço significativo no uso da técnica CRISPRCas9 para o tratamento da anemia falciforme. Os pesquisadores conseguiram editar o gene que codifica a hemoglobina nas células-tronco dos pacientes, corrigindo a mutação que leva à formação da hemoglobina defeituosa (HbS). Os pacientes tratados apresentaram aumento na produção de hemoglobina normal (HbA) e melhora clínica dos sintomas.

O princípio básico de funcionamento da técnica CRISPR-Cas9 e sua aplicação em terapia genética estão mais bem descritos em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1009413 | Biologia, Vírus e bactérias, Habilitação Biologia, SEDUCMT, FGV, 2025

A introdução de organismos geneticamente modificados (OGMs) tem sido um marco na biotecnologia agrícola, trazendo benefícios como o aumento da produtividade e a resistência a pragas. Um exemplo relevante é o milho Bt (Bacillus thuringiensis), que possui genes da bactéria B. thuringiensis, conferindo resistência a determinados insetos. Um estudo publicado na Frontiers in Plant Science (2023) analisou o impacto do milho Bt em plantações dos Estados Unidos e da América Latina, demonstrando redução significativa no uso de pesticidas e aumento da produtividade em até 25%. Contudo, preocupações sobre o impacto ambiental e o surgimento de pragas resistentes têm sido levantadas. Em 2022, um surto de lagartas Spodoptera frugiperda resistentes ao milho Bt foi registrado no Brasil, destacando os desafios da resistência genética.

Uma medida biotecnológica viável para mitigar a resistência de pragas aos OGMs seria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1009414 | Biologia, Habilitação Biologia, SEDUCMT, FGV, 2025

Em 2022, um estudo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) analisou fósseis de Tiktaalik roseae, um vertebrado pré-histórico que representa um estágio intermediário entre peixes e anfíbios. A pesquisa revelou detalhes sobre as adaptações morfológicas que possibilitaram a transição para a vida terrestre, fornecendo mais evidências sobre a evolução gradual das espécies.

Considerando a perspectiva histórica sobre o fixismo e sobre o transformismo das espécies, e sobre o fóssil descrito no excerto, pode-se afirmar corretamente que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1009415 | Biologia, Habilitação Biologia, SEDUCMT, FGV, 2025

A classificação biológica dos seres vivos passou por profundas transformações ao longo dos anos. Inicialmente, Lineu propôs um sistema baseado em dois grandes reinos: Animalia e Plantae. Posteriormente, avanços científicos levaram à expansão desse modelo para cinco reinos (Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia), considerando características celulares e modos de nutrição. No entanto, com o advento da biologia molecular e das análises genéticas, Carl Woese, em 1977, propôs uma reorganização ainda mais abrangente, dividindo os seres vivos em três domínios: Bacteria, Archaea e Eukarya. Um estudo publicado na Nature Microbiology em 2022 revelou novas evidências genéticas de micro-organismos arqueanos em ambientes extremos, reforçando diferenças fundamentais entre Archaea e Bacteria em aspectos como composição da membrana celular e mecanismos de replicação do DNA. Essas descobertas sustentam a separação em domínios, destacando as divergências evolutivas profundas entre esses grupos.

Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa que representa corretamente a relação entre domínios e reinos na classificação biológica atual.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1009416 | Biologia, Habilitação Biologia, SEDUCMT, FGV, 2025

Eventos recentes de crise hídrica no Brasil, como a seca prolongada no Nordeste (2012-2017), a crise hídrica no Sudeste (2014-2015) e a seca severa no Pantanal (2019-2021), afetaram diretamente a saúde das plantas e sua capacidade de realizar processos fisiológicos essenciais. Nestas condições, são observadas alterações significativas nos tecidos vegetais, tais como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1009417 | Inglês, Habilitação Inglês, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à próxima questão.

Because the culture of any community has many facets and manifestations, it would be practically impossible to deal with all of them in the classroom and prepare students for the many situations that they might encounter in the course of their functioning in ESL/EFL environments. However, many important aspects of teaching the second culture can be brought forth and addressed via classroom instruction, and some of these are discussed here. The most important long-term benefits of teaching culture may be to provide learners with the awareness and the tools that will allow them to achieve their academic, professional, social, and personal goals and become successful in their daily functioning in L2 environments.


CELCE-MURCIA, M. et alii. Teaching English as a Second or Foreign Language. 4th ed. USA, Cengage Learning (2013). Adaptado.
In the part of the text “the awareness and the tools that will allow them to achieve their academic, professional, social, and personal goals” the bolded portion is
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1009418 | Inglês, Habilitação Inglês, SEDUCMT, FGV, 2025

A father earns the gratitude of his children by nurturing them to be preeminent in the Assembly of the Learned.

Thirukural, verse 67, circa 100 A.D. in: KUMARAVADIVELU, B. 2003.

Regular verbs ending in voiced sounds are pronounced with the sound /d/ in the simple past and past perfect, and so are most adjectives with the same form. However, the word “Learned”, present in the quotation above, has a distinctive pronunciation feature when functioning as an adjective or a noun: /ˈlɜːnɪd/. Among the words below, choose the one that follows the same characteristic of pronunciation when used in such functions.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1009419 | Inglês, Habilitação Inglês, SEDUCMT, FGV, 2025

A student who does not know the meaning of the acronym A.D. would correctly ask for clarification from the teacher using the question
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1009420 | Inglês, Formação de Palavras com Prefixos, Habilitação Inglês, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à próxima questão.

Speakers use a finite set of rules to produce and understand an infinite set of possible sentences. These rules comprise the grammar of a language, which is learned when you acquire the language and includes the sound system, the structure of words, how words may be combined into phrases and sentences, the ways in which sounds and meanings are related, and the words or lexicon. The sounds and meanings of these words are related in an arbitrary fashion. And so are the gestures used by deaf signers. Language, then, is a system that relates sounds (or hand and body gestures) with meanings; when you know a language you know this system.


FROMKIN, V., Rodman, R., Hyams, N. An Introduction to Language. 10th edition Wadsworth Cengage. Learning. 2013. Adaptado
Os verbos regulares a seguir foram retirados do texto e estão no tempo presente. Marque a alternativa em que os dois verbos têm seu sufixo -ed do passado e particípio passado pronunciado com /d/.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1009421 | Inglês, Habilitação Inglês, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à próxima questão.

Speakers use a finite set of rules to produce and understand an infinite set of possible sentences. These rules comprise the grammar of a language, which is learned when you acquire the language and includes the sound system, the structure of words, how words may be combined into phrases and sentences, the ways in which sounds and meanings are related, and the words or lexicon. The sounds and meanings of these words are related in an arbitrary fashion. And so are the gestures used by deaf signers. Language, then, is a system that relates sounds (or hand and body gestures) with meanings; when you know a language you know this system.


FROMKIN, V., Rodman, R., Hyams, N. An Introduction to Language. 10th edition Wadsworth Cengage. Learning. 2013. Adaptado
In the fraction of the text “Speakers use a finite set of rules to produce and understand an infinite set of possible sentences.”, the words in bold carry opposite meaning because of the prefix “in”. The word which results in opposite meaning because of the same prefix is
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1009422 | Linguística, Habilitação Inglês, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à próxima questão.

Speakers use a finite set of rules to produce and understand an infinite set of possible sentences. These rules comprise the grammar of a language, which is learned when you acquire the language and includes the sound system, the structure of words, how words may be combined into phrases and sentences, the ways in which sounds and meanings are related, and the words or lexicon. The sounds and meanings of these words are related in an arbitrary fashion. And so are the gestures used by deaf signers. Language, then, is a system that relates sounds (or hand and body gestures) with meanings; when you know a language you know this system.


FROMKIN, V., Rodman, R., Hyams, N. An Introduction to Language. 10th edition Wadsworth Cengage. Learning. 2013. Adaptado
A área da linguística que estuda os afixos é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1009423 | Inglês, Habilitação Inglês, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à próxima questão.


Is other a verb?


Like many English words, other possesses great flexibility in meaning and function. Over the past few centuries, it has served as an adjective, an adverb, a noun, and a pronoun. In recent decades, other has increased its part-of-speech portfolio to include verb use, having acquired the meaning "to treat or consider (a person or a group of people) as alien to oneself or one's group.” Some people find it disconcerting when a word takes on a new part of speech, a process known as functional shift. The phenomenon is quite common, however -- our language contains many thousands of words which are reported to have been formed in this fashion.


https://www.merriam-webster.com/dictionary/other.
In the sentence taken from the text “Over the past few centuries, it has served as an adjective, an adverb, a noun, and a pronoun”, the pronoun in bold letters refers to the word “other”. Sometimes, though, “it” does not have a referent and serves a grammatical function only, thus being named, for example, “dummy it”. Mark the alternative in which “it” has a referent.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1009424 | Inglês, Habilitação Inglês, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à próxima questão.


Is other a verb?


Like many English words, other possesses great flexibility in meaning and function. Over the past few centuries, it has served as an adjective, an adverb, a noun, and a pronoun. In recent decades, other has increased its part-of-speech portfolio to include verb use, having acquired the meaning "to treat or consider (a person or a group of people) as alien to oneself or one's group.” Some people find it disconcerting when a word takes on a new part of speech, a process known as functional shift. The phenomenon is quite common, however -- our language contains many thousands of words which are reported to have been formed in this fashion.


https://www.merriam-webster.com/dictionary/other.
The stretch of text “many thousands of words which are reported to have been formed in this fashion” is an example of impersonal passive voice – which shows, for instance, what an unspecified group of people say or believe. One instance of this type of passive is
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1009425 | Inglês, Pronomes Pronouns, Habilitação Inglês, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à próxima questão.


Is other a verb?


Like many English words, other possesses great flexibility in meaning and function. Over the past few centuries, it has served as an adjective, an adverb, a noun, and a pronoun. In recent decades, other has increased its part-of-speech portfolio to include verb use, having acquired the meaning "to treat or consider (a person or a group of people) as alien to oneself or one's group.” Some people find it disconcerting when a word takes on a new part of speech, a process known as functional shift. The phenomenon is quite common, however -- our language contains many thousands of words which are reported to have been formed in this fashion.


https://www.merriam-webster.com/dictionary/other.
Forms of other can be used as either adjectives or pronouns – besides the more recent verb form. They include others, the other, the others, another. Indicate the correct use of one of these forms:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1009426 | Inglês, Habilitação Inglês, SEDUCMT, FGV, 2025

Read the quote.

“If the teacher is indeed wise, he does not bid you into the house of his wisdom but rather leads you to the threshold of your own mind.”

Kahlil Gibran – The Prophet (in HARMER, Jeremy. How to teach English. Pearson Education Limited 2007.

Gibran’s quote is an instance of use of conditionals in a sentence. Complete the blank spaces to make the sentence an improbable past condition.

“If the teacher ____________ indeed wise, he __________you into the house of his wisdom, but rather ____________you to the threshold of your own mind.”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1009427 | Inglês, Habilitação Inglês, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à próxima questão.

AI has made it easier than ever to find information: Ask ChatGPT almost anything, and the system swiftly delivers an answer. But the large language models that power popular tools like OpenAI’s ChatGPT or Anthropic’s Claude were not designed to be accurate or factual. They regularly “hallucinate” and offer up falsehoods as if they were hard facts.

Yet people are relying more and more on AI to answer their questions. Half of all people in the U.S. between the ages of 14 and 22 now use AI to get information, according to a 2024 Harvard study.


https://theconversation.com/heres-how-researchers-are-helping-ais-gettheir-facts-straight-245463
A palavra “information” é um substantivo incontável em inglês e não recebe plural. Das palavras a seguir, a que acompanha a mesma regra é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.