Questões de Concurso SEDUCSP Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. SEDUCSP Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q1014784 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025Assinale uma alternativa que apresenta a configuração do sinal referente a “Saída”. a) Mão esquerda em B horizontal, palma para a direita; mão direita em B horizontal, palma para dentro. Mova a mão direita para a esquerda, passando-a por baixo da esquerda, e então aponte os dedos direitos para trás. b) Mãos horizontais abertas, palma para dentro, lado a lado e próximo. Movê-las para cima. c) Mãos em B, palmas para frente, tocando-se na altura da face. Separe-os para os lados opostos. d) Mãos em 4, palmas para frente, lado a lado. Afastá-las para os lados opostos, movendo-se avançando para cima e para baixo. e) Mão esquerda horizontal aberta, palma para baixo, mão direita em B horizontal, palma para dentro, em frente ao ombro direito. Mover a mão direita em um arco para baixo e para a esquerda, passando-a por baixo da segunda. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 2 Q1014800 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025Em relação à educação do aluno surdo, Kezio (2016) afirma que o Método Oral enfatizou a) as aulas da língua portuguesa escrita e sinalizada com o objetivo de comparar os códigos gestual e escrito para a apreensão das duas línguas pelo aluno surdo em fase de oralização. b) a escrita de forma mecânica, na qual havia o condicionamento à repetição sucessiva de textos, formando alunos com baixa compreensão na leitura e na escrita devido ao vocabulário reduzido. c) o contato com textos produzidos com vocabulário restrito e em combinação com a oralização realizada pelo professor e pelo aluno surdo em processo de alfabetização em língua portuguesa. d) a leitura e a escrita de forma contextualizada e com respeito ao direito da pessoa surda de utilizar o meio natural para comunicação em sua comunidade linguísticas. e) a produção de textos que tenham como base a oralidade, dificultando a compreensão global pelos alunos surdos, acarretando em avanços na aprendizagem ao longo de toda a vida escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 3 Q1014785 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Damázio (2007) destaca questões importantes sobre o atendimento educacional especializado (AEE) que envolve o ensino de Libras. Para a autora, o AEE com o uso de Libras a) dificulta o acesso à comunicação expressiva em sala de aula comum, devido ao fato de a língua ficar restrita à sala de recursos. b) ensina e enriquece os conteúdos curriculares, promovendo a aprendizagem dos alunos com surdez na sala comum. c) promove a construção da identidade e da cultura surda para as crianças que necessitam comunicar-se com sua comunidade linguística. d) amplia a possibilidade de comunicação total entre surdos e ouvintes matriculados na mesma escola e série. e) estabelece momentos do uso da língua de sinais como motivador das interações sociais com os pares surdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 4 Q1014786 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Com base em Damázio (2007), assinale a alternativa que expressa o que é essencial e indispensável para o respeito à estrutura da Libras e da língua portuguesa. a) A escola comum inclusiva. b) A formação do professor em Libras. c) Os espaços com materiais em Libras. d) O ambiente educacional bilíngue. e) A Escola Especializada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 5 Q1014787 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Góes e Campos (em Lacerda e Santos, 2014) afirmam que a Libras não é a tradução da língua portuguesa, ou seja, não se trata de português sinalizado. Isso significa dizer que a) a língua de sinais é universal, portanto não pode ser traduzida em uma língua em especial. b) os estudos linguísticos consideram a Libras como uma representação da língua oral. c) a organização gramatical da Libras segue o modelo estrutural da língua portuguesa. d) a Libras é uma outra língua, com gramática e características próprias. e) a Libras é considerada língua de instrução, portanto não pode ser traduzida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 6 Q1014788 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Conforme afirmam Quadros e Karnopp (2004), os articuladores primários das línguas de sinais são a) as mãos, que se movimentam no espaço em frente ao corpo e articulam sinais em determinadas posições. b) os movimentos corporais, que se articulam com as expressões faciais e os movimentos das mãos no espaço. c) as expressões faciais, que indicam o contexto e a intencionalidade do sinal produzido durante a comunicação. d) as configurações manuais associadas às expressões das mãos, que se complementam para produzir uma informação. e) as configurações de mãos, movimentos corporais e expressões faciais em contexto de comunicação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 7 Q1014789 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Leia a descrição a seguir:Mão direita horizontal aberta, palma para baixo, dedos para frente, na altura da cintura.(Capovilla e Raphael, 2005)Assinale a alternativa que apresenta a palavra correspondente ao sinal em Libras descrito. a) SOPA b) CRIANÇA c) VERDE d) SAPO e) VIDA Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 8 Q1014790 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Leia a descrição a seguir: Mão direita horizontal aberta, palma para cima, dedos separados e curvados. Movê-los em direção ao corpo, duas vezes. (Capovilla e Raphael, 2005) Assinale a alternativa que apresenta o verbo correspondente ao sinal em Libras descrito. a) PEDIR b) RECUSAR c) QUERER d) GOSTAR e) AMAR Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 9 Q1014791 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Em relação ao uso de adjetivos, segundo Felipe (2007), 53. Observe a imagem a seguir: “em português, quando uma pessoa se refere a um objeto como sendo arredondado, quadrado, listrado, está também descrevendo. Mas, na Libras, esse processo é mais ‘transparente’, porque o formato ou a textura são traçados no espaço ou no corpo do emissor, em uma tri dimensionalidade permitida pela modalidade da língua”. Na Libras, em relação à colocação dos adjetivos na frase, eles geralmente vêm a) antes do adjunto adverbial. b) após o substantivo que qualifica. c) antes do verbo principal. d) após a locução adjetiva. e) entre o substantivo e o verbo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 10 Q1014793 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Kotaki e Lacerda (em Lacerda e Santos, 2014) destacam que o intérprete de língua de sinais é uma figura importante para que os estudantes surdos, usuários da Libras, tenham acesso aos conteúdos escolares e também tenham a oportunidade de inserção e interação social na escola. Além disso, de acordo com as autoras, o intérprete exerce a função de a) tradutor em atividades extraescolares, promovendo a interação com pessoas com surdocegueira. b) viabilizar a comunicação entre surdos e ouvintes, atuando entre os sentidos das duas línguas. c) promover a inclusão escolar, adaptando o acesso ao currículo previsto do projeto pedagógico. d) organizar os tempos e espaços escolares, possibilitando o ensino da língua de sinais às famílias. e) coordenar projetos inclusivos, organizando espaços bilíngues em escolas comuns inclusivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDFPróximo →
1 Q1014784 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025Assinale uma alternativa que apresenta a configuração do sinal referente a “Saída”. a) Mão esquerda em B horizontal, palma para a direita; mão direita em B horizontal, palma para dentro. Mova a mão direita para a esquerda, passando-a por baixo da esquerda, e então aponte os dedos direitos para trás. b) Mãos horizontais abertas, palma para dentro, lado a lado e próximo. Movê-las para cima. c) Mãos em B, palmas para frente, tocando-se na altura da face. Separe-os para os lados opostos. d) Mãos em 4, palmas para frente, lado a lado. Afastá-las para os lados opostos, movendo-se avançando para cima e para baixo. e) Mão esquerda horizontal aberta, palma para baixo, mão direita em B horizontal, palma para dentro, em frente ao ombro direito. Mover a mão direita em um arco para baixo e para a esquerda, passando-a por baixo da segunda. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
2 Q1014800 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025Em relação à educação do aluno surdo, Kezio (2016) afirma que o Método Oral enfatizou a) as aulas da língua portuguesa escrita e sinalizada com o objetivo de comparar os códigos gestual e escrito para a apreensão das duas línguas pelo aluno surdo em fase de oralização. b) a escrita de forma mecânica, na qual havia o condicionamento à repetição sucessiva de textos, formando alunos com baixa compreensão na leitura e na escrita devido ao vocabulário reduzido. c) o contato com textos produzidos com vocabulário restrito e em combinação com a oralização realizada pelo professor e pelo aluno surdo em processo de alfabetização em língua portuguesa. d) a leitura e a escrita de forma contextualizada e com respeito ao direito da pessoa surda de utilizar o meio natural para comunicação em sua comunidade linguísticas. e) a produção de textos que tenham como base a oralidade, dificultando a compreensão global pelos alunos surdos, acarretando em avanços na aprendizagem ao longo de toda a vida escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
3 Q1014785 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Damázio (2007) destaca questões importantes sobre o atendimento educacional especializado (AEE) que envolve o ensino de Libras. Para a autora, o AEE com o uso de Libras a) dificulta o acesso à comunicação expressiva em sala de aula comum, devido ao fato de a língua ficar restrita à sala de recursos. b) ensina e enriquece os conteúdos curriculares, promovendo a aprendizagem dos alunos com surdez na sala comum. c) promove a construção da identidade e da cultura surda para as crianças que necessitam comunicar-se com sua comunidade linguística. d) amplia a possibilidade de comunicação total entre surdos e ouvintes matriculados na mesma escola e série. e) estabelece momentos do uso da língua de sinais como motivador das interações sociais com os pares surdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
4 Q1014786 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Com base em Damázio (2007), assinale a alternativa que expressa o que é essencial e indispensável para o respeito à estrutura da Libras e da língua portuguesa. a) A escola comum inclusiva. b) A formação do professor em Libras. c) Os espaços com materiais em Libras. d) O ambiente educacional bilíngue. e) A Escola Especializada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
5 Q1014787 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Góes e Campos (em Lacerda e Santos, 2014) afirmam que a Libras não é a tradução da língua portuguesa, ou seja, não se trata de português sinalizado. Isso significa dizer que a) a língua de sinais é universal, portanto não pode ser traduzida em uma língua em especial. b) os estudos linguísticos consideram a Libras como uma representação da língua oral. c) a organização gramatical da Libras segue o modelo estrutural da língua portuguesa. d) a Libras é uma outra língua, com gramática e características próprias. e) a Libras é considerada língua de instrução, portanto não pode ser traduzida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
6 Q1014788 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Conforme afirmam Quadros e Karnopp (2004), os articuladores primários das línguas de sinais são a) as mãos, que se movimentam no espaço em frente ao corpo e articulam sinais em determinadas posições. b) os movimentos corporais, que se articulam com as expressões faciais e os movimentos das mãos no espaço. c) as expressões faciais, que indicam o contexto e a intencionalidade do sinal produzido durante a comunicação. d) as configurações manuais associadas às expressões das mãos, que se complementam para produzir uma informação. e) as configurações de mãos, movimentos corporais e expressões faciais em contexto de comunicação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
7 Q1014789 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Leia a descrição a seguir:Mão direita horizontal aberta, palma para baixo, dedos para frente, na altura da cintura.(Capovilla e Raphael, 2005)Assinale a alternativa que apresenta a palavra correspondente ao sinal em Libras descrito. a) SOPA b) CRIANÇA c) VERDE d) SAPO e) VIDA Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
8 Q1014790 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Leia a descrição a seguir: Mão direita horizontal aberta, palma para cima, dedos separados e curvados. Movê-los em direção ao corpo, duas vezes. (Capovilla e Raphael, 2005) Assinale a alternativa que apresenta o verbo correspondente ao sinal em Libras descrito. a) PEDIR b) RECUSAR c) QUERER d) GOSTAR e) AMAR Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
9 Q1014791 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Em relação ao uso de adjetivos, segundo Felipe (2007), 53. Observe a imagem a seguir: “em português, quando uma pessoa se refere a um objeto como sendo arredondado, quadrado, listrado, está também descrevendo. Mas, na Libras, esse processo é mais ‘transparente’, porque o formato ou a textura são traçados no espaço ou no corpo do emissor, em uma tri dimensionalidade permitida pela modalidade da língua”. Na Libras, em relação à colocação dos adjetivos na frase, eles geralmente vêm a) antes do adjunto adverbial. b) após o substantivo que qualifica. c) antes do verbo principal. d) após a locução adjetiva. e) entre o substantivo e o verbo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
10 Q1014793 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025Kotaki e Lacerda (em Lacerda e Santos, 2014) destacam que o intérprete de língua de sinais é uma figura importante para que os estudantes surdos, usuários da Libras, tenham acesso aos conteúdos escolares e também tenham a oportunidade de inserção e interação social na escola. Além disso, de acordo com as autoras, o intérprete exerce a função de a) tradutor em atividades extraescolares, promovendo a interação com pessoas com surdocegueira. b) viabilizar a comunicação entre surdos e ouvintes, atuando entre os sentidos das duas línguas. c) promover a inclusão escolar, adaptando o acesso ao currículo previsto do projeto pedagógico. d) organizar os tempos e espaços escolares, possibilitando o ensino da língua de sinais às famílias. e) coordenar projetos inclusivos, organizando espaços bilíngues em escolas comuns inclusivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro