No sentido das investigações linguísticas, os estudos das línguas de
sinais apresentam evidências que, com as mesmas restrições, se
aplicam as línguas faladas. No Brasil, a Língua de Sinais começou a
ser investigada nas décadas de 1980 e 1990 e, sua aquisição, nos
anos 1990.
Relacione os estágios de aquisição da Língua de Sinais pelas
crianças surdas às suas respectivas caracterizações.
1. Período pré-linguístico
2. Estágio de um sinal
3. Estágio das primeiras combinações
4. Estágio de múltiplas combinações
( ) As crianças começam a usar o sistema pronominal, mas de
forma indecisa, mesmo sendo evidente o ato de apontar que
representa os pronomes na língua de sinais.
( ) As crianças surdas, por volta dos 3 anos e 6 meses, utilizam a
concordância verbal com referentes presentes, mas com
referentes não presentes podem apresentar inconsistências,
por não identificarem o estabelecimento do ponto espacial de
forma substancial.
( ) As vocalizações são interrompidas nos bebês surdos, assim
como as produções manuais nos bebês ouvintes, pois a língua
que os bebês estão tendo acesso favorece o desenvolvimento
de um dos modos de balbuciar.
( ) Nesse período as crianças surdas usam gestos como as
crianças ouvintes. Essa ação é típica de produção gestual e,
para elas, o uso dos movimentos é comum; a partir deles, as
crianças surdas começam a utilizar sinais da Língua de Sinais.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem
apresentada.
a) 3 – 4 – 2 – 1.
b) 4 – 3 – 1 – 2.
c) 2 – 3 – 4 – 1.
d) 3 – 2 – 4 – 1.
e) 3 – 4 – 1 – 2.