Questões de Concursos SEE AC

Resolva questões de SEE AC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q45812 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB

Luckesi (2007) define avaliação como um julgamento qualitativo sobre o processo de ensino-aprendizagem. Esse julgamento deve existir para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q10117 | Matemática, Professor, SEE AC, FUNCAB

No ensino de geometria, nas séries iniciais, tem sua importância social o reconhecimento do universo tridimensional. Pensando nisso, uma professora levou para uma de suas aulas os objetos abaixo:

I. Uma caixa de sapato (paralelepípedo).

II. Uma lata de leite em pó (cilindro).

III. Uma bola de futebol (esfera).

Os sólidos acima são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q10116 | Matemática, Professor, SEE AC, FUNCAB

“O Material Dourado” é um dos materiais criado por Maria Montessori. Este material baseia-se nas regras do Sistema de Numeração, inclusive para o trabalho com múltiplos, sendo confeccionado em madeira e é composto por: cubos, placas, barras e cubinhos. O cubo é formado por dez placas, a placa por dez barras e a barra por dez cubinhos.

Este material é de grande importância para o ensino de sistema de numeração decimal e facilita a aprendizagem dos algoritmos da adição, da subtração, da multiplicação e da divisão. No Ano de 2006, a população do município de Xapuri era de 13.893 habitantes. Para representar essa população, em uma aula prática com “Material Dourado”, uma professora precisou de X cubos, Y placas, Z barras e K cubinhos.

Depois da aula, a professora resolveu a seguinte operação X . K +Y. Z e o valor encontrado foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q45814 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB

Quanto à avaliação formativa, pode-se dizer:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q45813 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB

Sobre avalição escolar são feitas as seguintes afirmações:

I. A avaliação é uma tarefa complexa que se resume à realização de provas e atribuição de notas.
II. Uma avaliação pode ser realizada antes do processo de ensino, durante ou após este mesmo processo e, normalmente, recebe um nome específico, dependendo da fase em que ela acontece. 
III. Avaliar é medir no aluno sua capacidade de repetição do conteúdo transmitido pelo professor. 
IV. A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente.

Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q10120 | Pedagogia, Professor, SEE AC, FUNCAB

De acordo com Moreira (1999, p.153), David Ausubel, no que se refere à teoria da aprendizagem significativa, “recomenda o uso de organizadores prévios que sirvam de âncora para a nova aprendizagem e levem a o desenvolvimento de conceitos que facilitem a aprendizagem subsequente.” Para Ausubel, a principal função do organizador prévio é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q45819 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB

As avaliações somativas são quantificadoras. Suas principais características são, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q45803 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB

São funções do planejamento escolar, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q45802 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB

O Contrato didático pode ser definido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q10119 | Matemática, Professor, SEE AC, FUNCAB

BRIGADEIRO DE PANELA

Ingredientes:
200g de manteiga;
Uma lata de leite condensado;
140g de chocolate em pó.

Modo de fazer:
Misture tudo numa panela e leve ao fogo até engrossar, mexendo bem. Coloque em um prato, espere esfriar e coma com colher.

A receita acima foi utilizada por uma professora para resolver problemas envolvendo as quatro operações básicas – adição, subtração, multiplicação e divisão. Ela distribuiu cópias dessa receita para os alunos como objetivo de preparar o doce com eles em sala.
Na despensa da escola, ela encontrou apenas 6 latas de leite condensado, 2 pacotes de 500g de manteiga e uma embalagemde 500g de chocolate em pó.O maior número inteiro de receitas, iguais à proposta acima, que a professora conseguiu fazer, somente com esses ingredientes da despensa, foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q45811 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB

“Aavaliação escolar tende a ser organizada de forma a identificar o conhecimento nos moldes da compreensão de como este conhecimento acontece. Independentemente de como esta avaliação é organizada, ele terá basicamente três etapas.” (MALHEIROS, Bruno T.Didática Geral . Rio de Janeiro: LTC, 2012, p. 182). 

São elas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q10125 | Pedagogia, Professor, SEE AC, FUNCAB

Sobre o projeto político-pedagógico, leia as afirmativas abaixo, marcando V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A elaboração do projeto pedagógico deve ser pautada em estratégias que deem voz a todos os atores da comunidade escolar.

( ) O projeto político-pedagógico deve ser revisto anualmente, não sendo necessário e aconselhável mudá-lo ao longo do ano.

( ) É preciso que todos conheçam bem a realidade da comunidade em que se inserem para, em seguida, estabelecer o plano de intenções – um pano de fundo para o desenvolvimento da proposta.

( ) A gestão administrativa estabelece o que e como se ensina, as formas de avaliação da aprendizagem, a organização do tempo e o uso do espaço na escola, entre outros pontos.

( ) É importante garantir que o projeto tenha objetivos pontuais e estabeleça metas permanentes para médio e longo prazos

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q45809 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB

“Organizar os conteúdos é estruturar a sequência lógica em que eles serão apresentados ao aluno.” . (MALHEIROS, Bruno T.Didática Geral . Rio de Janeiro: LTC, 2012, p. 97) 

Dessa forma, os conteúdos devem ser organizados, considerando-se três critérios. São eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q10099 | Biologia, Professor, SEE AC, FUNCAB

Os hábitos de higiene corporal como escovar os dentes depois das refeições, lavar as mãos depois de irmos ao banheiro e antes das refeições colaboram com a primeira barreira de defesa do organismo humano. Conhecemos como primeira barreira de defesa do organismo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q45799 | Espanhol, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB

Texto associado.
Texto 2: 
Tras leer el texto, contesta a las cuestiones.
 
Rousseff y el gobernador de San Pablo se reunieron por la crisis hídrica
AN PABLO – La presidenta de Brasil, Dilma Rousseff, se reunió ayer con el gobernador de San Pablo, Geraldo Alckmin, quién solicitó al Ejecutivo alrededor de 1,37 billones de dólares (3,5 billones de reales) en obras que puedan dar solución a la crisis hídrica que afecta a todo el Estado y está provocando falta de agua en gran parte de la población.

Después del encuentro realizado durante la tarde en el Palacio del Planalto, sede del Ejecutivo, Alckmin dijo que necesita 3,5 billones de reales para concretar las ocho obras urgentes que, dijo, servirán para poder enfrentar la crisis de abastecimiento de agua en la región a partir del año próximo, consignó el sitio Agencia PT de noticias y la agencia EFE. Alckmin entregó a la mandataria el plan que contempla ocho obras de infraestructura para minimizar la falta de suministro de agua provocado por la sequía que sufre gran parte del sudeste de Brasil. 

Disponible en: < http://www.Imcordoba.com.ar/nota/185397_rousseff-y-el-gobernador-de-san-pablo-se-reunieron-por-la-crisis-hidrica >
Escribiendo un manifiesto por un mundo mejor, un alumno compone algunas frases. La que presenta una forma verbal equivocada en Subjuntivo es:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q10101 | Biologia, Professor, SEE AC, FUNCAB

Quando compramos alimentos enlatados, devemos sempre verificar se a lata está estufada. O estufamento dos enlatados pode indicar contaminação do produto pela bactéria Clostridium botullinum, causadora do botulismo. Ela libera uma toxina que afeta o sistema responsável pelo controle e integração de todos os sistemas que formam o corpo humano, assim como a relação deste como ambiente externo. O sistema descrito acima e que é afetado pela toxina liberada pela bactéria do botulismo é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q10113 | História e Geografia de Estados e Municípios, Professor, SEE AC, FUNCAB

“A história dos povos indígenas no Acre a partir da chegada dos não índios é marcada por um tempo desfavorável. Os não índios, visando a exploração capitalista das riquezas dessas terras forçaram os indígenas a colaborar no processo de extração da goma elástica durante o período áureo da borracha. Os contatos se deram muitas vezes de forma conflituosa, caracterizando as conhecidas “correrias”.(SILVA, Maria Rodrigues da. Uma história de conflitos. In: Povos do Acre: história indígena da Amazônia Ocidental.Rio Branco, FEM, 2002, p. 52)

O fragmento acima caracteriza o conflito entre o colonizador e os diferentes grupos étnicos pré- existentes no território do Acre. A violência não física foi um dos instrumentos utilizados no processo de colonização, sendo melhor exemplificado pela(o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q10110 | História e Geografia de Estados e Municípios, Professor, SEE AC, FUNCAB

“Quando, a partir de 1860, começaram a acontecer as primeiras viagens de exploração se constatou, não só a presença indígena, mas a grande riqueza natural dos rios acreanos, despertando a cobiça dos exploradores. Já em 1870 tinha início uma verdadeira corrida do ouro que fez com que em poucos anos os rios acreanos fossem tomados de assalto. Milhares de homens vindos de todas as partes do Brasil e do mundo passaram a subir os rios estabelecendo imensos seringais em suas margens. Era a febre provocada pelo ouro negro, a borracha extraída da seringueira que depois de defumada era exportada para abastecer as indústrias europeias e norte-americanas, cada vez mais ávidas por esse produto.” (NEVES, Marcos Vinícius. História Nativa do Acre. In: Povos do Acre: História indígena da Amazônia Ocidental. Governo do Estado do Acre, Rio Branco, 2002, p. 13)
O fragmento acima sobre o processo de colonização da Amazônia Ocidental e, mais precisamente na região do Acre, deixa claro que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q10102 | Biologia, Professor, SEE AC, FUNCAB

Para desenvolvermos nossas atividades diárias, precisamos utilizar uma série de materiais encontrados na natureza. Esses materiais são chamados de recursos naturais e são encontrados na fauna e flora, no solo e nas águas do nosso planeta.No entanto, esse uso deve ser controlado, pois os recursos não existem na natureza de forma ilimitada, sendo que alguns não são renováveis.
Dos recursos naturais citados abaixo, assinale aquele que NÃO é renovável.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q10122 | Pedagogia, Professor, SEE AC, FUNCAB

Sobre o papel dos subsunçores na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.