Questões de Concursos SEE AL

Resolva questões de SEE AL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q332289 | Matemática, Geometria, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Para confeccionar os brigadeiros e os doces de coco para a festa de seu filho, Maria preparou uma lata de brigadeiro — cilíndrica, com medidas internas iguais a 12 cm de diâmetro e 10 cm de altura — e uma lata de docinho de coco — cilíndrica, com medidas internas iguais a 8 cm de diâmetro e 10 cm de altura. Considerando que os brigadeiros e os docinhos de coco tenham sido enrolados sob a forma de uma pequena esfera de 1 cm de raio, julgue os itens a seguir. Maria preparou ingredientes suficientes para enrolar mais de 250 brigadeiros.
  1. ✂️
  2. ✂️

2Q373249 | Português, Redação Oficial, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com base no MRPR, julgue os itens seguintes, acerca da redação de correspondências oficiais. Apresentada no padrão ofício, a exposição de motivos é a principal modalidade de comunicação oficial dirigida pelo presidente da República aos ministros de Estado, sobretudo para a proposição de alguma medida administrativa que reclame a atenção dos ministros.
  1. ✂️
  2. ✂️

3Q328963 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Ao iniciar o quarto bimestre, um professor solicitou a uma turma de segundo ano do ensino médio, com quarenta alunos, um trabalho de pesquisa sobre as manifestações sociais ocorridas no mês de junho, que deveria ser realizado em grupos de até quatro alunos. Ao longo do bimestre, em três momentos distintos, o professor forneceu orientações sobre a realização da atividade. Na data marcada para a entrega da tarefa, apenas um dos grupos apresentou o trabalho.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, bem como a relação professor-aluno e a importância do diálogo na relação pedagógica, julgue os itens a seguir.

O professor que busca orientar os alunos para a realização de uma pesquisa de um tema relacionado ao cotidiano e busca interagir com eles está em conformidade com a tendência crítico social dos conteúdos.
  1. ✂️
  2. ✂️

4Q386819 | Biologia, Evolução, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere às adaptações evolutivas, julgue os próximos itens. O ovo amniótico surgiu, primeiramente, nos anfíbios, sendo uma adaptação que favoreceu a conquista do ambiente terrestre.
  1. ✂️
  2. ✂️

5Q323331 | Pedagogia, Secretário Escolar, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere à concepção, à importância, às dimensões e aos níveis do planejamento participativo, julgue os itens a seguir. Os processos e técnicas tradicionais ou quantitativos podem ser utilizados no planejamento participativo.
  1. ✂️
  2. ✂️

6Q335108 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Sabendo que os números racionais são, precisamente, as dízimas periódicas, julgue os itens seguintes acerca de números e dízimas periódicas e não periódicas. O número 0,1010010001... é um número racional.
  1. ✂️
  2. ✂️

7Q384773 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Durante a gravidez, o diagnóstico do cariótipo fetal pode ser realizado a partir de estudo citogenético laboratorial de alguns materiais, como amostras de placenta, líquido amniótico e sangue. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes. As hemácias fetais podem ser utilizadas para obtenção do cariótipo do feto.
  1. ✂️
  2. ✂️

8Q324101 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que concerne às tendências pedagógicas na prática escolar, julgue os itens subsecutivos. A tendência liberal renovadora não diretiva, cuja principal representante é Maria Montessori, possui método que se baseia na facilitação da aprendizagem.
  1. ✂️
  2. ✂️

9Q483078 | Geografia, Globalização, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere à globalização, julgue os itens subsecutivos. Na atualidade, a rápida circulação da informação é um fator atuante no comércio mundial, bem como às transformações culturais e sociais.
  1. ✂️
  2. ✂️

10Q557318 | Informática, Windows, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com relação à organização, segurança e gerenciamento de informações, e aos procedimentos associados à Internet e intranet, julgue os itens subsecutivos. No Windows, um meio de organização dos arquivos é salvá-los em subpastas criadas por categorias, como, por exemplo, as subpastas Aprovados e Reprovados na pasta Turma A.
  1. ✂️
  2. ✂️

11Q794631 | Filosofia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais para a disciplina de filosofia, julgue os seguintes itens. O ensino de filosofia deve deter-se exclusivamente na leitura de textos filosóficos, que trazem todos os elementos necessários à discussão filosófica.
  1. ✂️
  2. ✂️

12Q472327 | Educação Física, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

A respeito do planejamento do currículo desenvolvimentista de educação física do ensino fundamental, julgue os itens subsecutivos. De acordo com o currículo desenvolvimentista, o professor de educação física tem liberdade para improvisar em situações normais de ensino.
  1. ✂️
  2. ✂️

13Q383753 | Biologia, Fisiologia Vegetal, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com relação à fotossíntese, julgue os itens subsecutivos. O cloroplasto, organela responsável pela fotossíntese, possui DNA e RNA próprios, que atuam na síntese de algumas proteínas estruturais e enzimáticas.
  1. ✂️
  2. ✂️

14Q794634 | Filosofia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Um dos mais importantes acontecimentos da filosofia contemporânea foi a chamada virada linguística (linguistic turn), que definiu como eixo fundamental da discussão filosófica questões ligadas à linguagem, considerada uma das mais importantes ferramentas do trabalho dos filósofos. A propósito das discussões sobre a filosofia da linguagem contemporânea, julgue os próximos itens. As relações entre poder e saber independem da linguagem. O conhecimento utiliza a linguagem como seu veículo de expressão, mas esta não se contamina pelas dinâmicas do poder e de suas relações com o saber.
  1. ✂️
  2. ✂️

15Q325386 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com relação à didática e à sua prática histórico-social, julgue os itens a seguir. A principal responsabilidade da mediação didática é assegurar condições favoráveis para a concretização do processo de aprendizagem por meio da transformação das relações do aprendiz com o saber.
  1. ✂️
  2. ✂️

16Q320779 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere à avaliação escolar e às suas implicações pedagógicas, julgue os próximos itens. A diferença fundamental entre a avaliação somativa e a formativa não está nos propósitos de cada uma delas, mas sim no momento da realização: a primeira ocorre ao final; e a segunda, ao longo do processo.
  1. ✂️
  2. ✂️

17Q386315 | Biologia, Fisiologia Vegetal, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Com relação à fotossíntese, julgue os itens subsecutivos. Organismos autotróficos são aqueles que dependem da energia luminosa para a produção de moléculas orgânicas alimentícias.
  1. ✂️
  2. ✂️

18Q483596 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Acerca da intervenção humana no meio ambiente, julgue os itens subsequentes. A dimensão espacial da intervenção humana provoca mudanças ambientais nas escalas local, regional e planetária.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q472334 | Educação Física, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

A competência é definida de acordo com o conjunto de propriedades de caráter técnico, ético e político. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. Competências são capacidades que envolvem o ser humano na expressão articulada dos domínios do seu comportamento em ações cotidianas, influindo de forma significativa na obtenção de resultados com qualidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

20Q794895 | Filosofia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Segundo Thomas Kuhn, revoluções científicas são aqueles episódios de desenvolvimento não cumulativo, nos quais um paradigma mais antigo é total ou parcialmente substituído por um novo, incompatível com o anterior, conforme defende na obra A Estrutura das Revoluções Científicas. No que diz respeito à filosofia da ciência de Thomas Kuhn, julgue os itens que se seguem. Um dos fatores definidores de uma nova teoria, após uma revolução científica, é a crença de uma comunidade científica na ontologia associada a um novo paradigma.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.