Questões de Concursos SEE GO

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1Q473090 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGO

A pedagogia crítico-emancipatória proposta por Kunz (1994. p. 68) privilegia três atributos máximos da capacidade humana, quais sejam:
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2Q808715 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Artes Visuais, SEE GO, UFGO

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei nº 9394/96, Título V, Capítulo I, Artigo 21, a educação escolar compõe-se de:
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3Q352037 | Artes, Professor de Artes Visuais, SEE GO, UFGO

No ensino de artes visuais, o processo de avaliação mediadora tem por intenção
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4Q352304 | Artes, Professor de Dança, SEE GO, UFGO

A partir do século XIX, especialmente na Europa, aconteceram grandes mudanças que colaboraram para o surgimento da dança moderna. Dentre as modificações cita-se o rompimento com vários códigos presentes no balé clássico até então. A dança moderna tem como características:
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5Q351838 | Artes, Professor de Artes Visuais, SEE GO, UFGO

No ensino pós-moderno de artes visuais, a autoavaliação é uma importante ferramenta no processo de avaliação, pois propicia ao aluno
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6Q351893 | Artes, Professor de Artes Visuais, SEE GO, UFGO

Na década de 80, chegaram ao Brasil metodologias norteamericanas de leitura de imagens, que utilizavam as habilidades de descrever, analisar, interpretar e produzir como as bases do ensino de artes. Por mais de duas décadas, os professores brasileiros de artes encontraram dificuldades de apropriação dessas propostas, porque
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7Q352156 | Artes, Professor de Dança, SEE GO, UFGO

De acordo com Regina Miranda (1979), no sistema Esforço/ Forma criado por Rudolf Laban, para análise do movimento humano, existem princípios básicos que foram divididos em quatro categorias. São eles:
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8Q352166 | Artes, Professor de Dança, SEE GO, UFGO

Segundo Sandra Meyer Nunes (2002), os referenciais da dança contemporânea, apresentam alguns pressupostos importantes, como a ideia de multiplicidade e diferentes linguagens estéticas, ou seja, a diversidade corporal está imbricada no ensinar, fazer e criar danças. Esses pressupostos podem ser observados também na concepção coreográfica, tendo em vista a nova postura do criador-intérprete, que tem como papel
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9Q352192 | Artes, Professor de Artes Visuais, SEE GO, UFGO

Segundo Ostrower (1983, p.235), “o vermelho, o verde, ou qualquer outra cor, pode vir a ter significados múltiplos e até bem diversos, uma vez que a expressividade da cor dependerá das funções que desempenhe”. Segundo esse entendimento, a cor desempenha uma função conceitual e informativa de caráter
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10Q351941 | Artes, Professor de Dança, SEE GO, UFGO

No Brasil, a dança contemporânea desenvolveu-se com alta qualidade crítico-reflexiva, estética e propositiva. Alguns nomes são referências predominantes na história e na constituição da dança contemporânea brasileira. São eles:
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11Q472531 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGO

O desejo de possuir um corpo forte e saudável e em um menor tempo possível vem se tornando um sonho da grande maioria da população independente de raça, sexo e classe social. Esse modelo de corpo ocidentalizado, no qual predomina a aparência, o padrão estético corporal e a força de produção denomina-se
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12Q473069 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGO

Nas abordagens críticas da Educação Física, está presente a ideia de que os conteúdos e a própria ação pedagógica provêm de uma construção histórica socialmente determinada. Fundamentando-se nessa concepção, a Educação Física deve formar sujeitos
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13Q351732 | Artes, Professor de Artes Visuais, SEE GO, UFGO

Uma das tarefas mais complexas dos professores de artes no contexto da educação formal é a avaliação. Arte-educadores, na atualidade, investem na avaliação formativa, porque
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14Q351990 | Artes, Professor de Artes Visuais, SEE GO, UFGO

As recentes metodologias para o ensino de artes investem na proposição de projetos com narrativas individuais e/ou coletivas. Pode-se justificar esse investimento pelo fato de as narrativas
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15Q382472 | Biologia, Botânica, Professor de Biologia, SEE GO, UFGO

Os organismos vivos de uma comunidade não são capazes de viver isoladamente. Cada um interage com outros organismos e o ambiente físico. Há três principais tipos de interações: mutualismos, competição e interação plantaherbívoros (planta-patógenos). Sabe-se que,
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16Q473355 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGO

Segundo o Coletivo de Autores (1992) num programa de jogos para diversas séries é importante que os conteúdos destes sejam selecionados, considerando
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17Q794893 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEE GO, UFGO

Em suas Meditações, Descartes afirma que seu objetivo nesta obra é o de “estabelecer algo de firme e constante nas ciências”. A fim de cumprir tal objetivo, o filósofo vai procurar principalmente refutar
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18Q472333 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGO

Segundo Carmem Soares, em sua obra “Educação Física: raízes europeias e Brasil”(1994, p. 63), a Educação Física no final do século XIX esteve vinculada à saúde biológica, assumindo o papel de protagonista em um projeto maior da sociedade. Esse projeto ficou conhecido como
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19Q474893 | Espanhol, Gramática, Professor de Espanhol, SEE GO, UFGO

Con relación al tradicionalmente llamado pretérito imperfecto de subjuntivo, Emilio Alarcos Llorach, en su Gramática de la lengua española (ALARCOS, 1995, p. 160), informa que, "salvo en alguna zona conservadora", tal tiempo "es mero arcaísmo de la lengua escrita". Por consiguiente, en el uso oral contemporáneo del castellano, para la construcción El alcalde le dijo al policía: Multe a los sujetos que condujeren embriagados, en vez de "condujeren" se diría
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20Q795156 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEE GO, UFGO

Na obra Para a genealogia da moral, Friedrich Nietzsche sustenta que o indivíduo soberano é o fruto maduro do processo civilizatório, da moralidade do costume. Esse autor define o indivíduo soberano como aquele
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