Questões de Concursos SEEC RN

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1Q1030517 | Noções de Informática, Hardware, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Informática, SEEC RN, FGV, 2025

Em um curso de formação para professores, a formadora explicou que, em um computador, a Unidade Central de Processamento (CPU) é composta por três partes principais: a unidade de controle, a unidade lógica e aritmética (ULA) e os registradores. Para facilitar a compreensão, ela comparou o funcionamento da CPU ao de uma sala de aula: a unidade de controle seria o professor, a ULA seria os alunos resolvendo problemas matemáticos, e os registradores específicos dos cadernos onde as informações são rapidamente anotadas.

Com base nessa analogia, a principal função dos registradores dentro de uma CPU é
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2Q1030512 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Administração, SEEC RN, FGV, 2025

O plano de negócios é uma ferramenta estratégica que guia o empreendedor na estruturação de seu empreendimento, abrangendo desde a definição dos objetivos até a descrição detalhada das etapas necessárias para alcançá-los.

Sabendo disso, analise as assertivas a seguir.

I. Resumo Executivo: Apresenta uma visão geral do negócio, incluindo missão, visão e público-alvo.
II. Plano operacional: Inclui projeções de receita, custos, investimentos e análise de viabilidade econômica.
III. Análise de Mercado: Define a hierarquia, funções e responsabilidades dos membros da equipe.

Correspondem a elementos do plano de negócios, com suas respectivas definições o que se afirma em
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3Q1024256 | Inglês, Advérbios e Conjunções Adverbs And Conjunctions, Professor de Língua Inglesa, SEEC RN, FGV, 2025

Texto associado.

READ TEXT IV AND ANSWER THE QUESTION THAT FOLLOWS IT:

TEXT IV



What is the global situation in relation to literacy?



Great progress has been made in literacy with most recent data (UNESCO Institute for Statistics) showing that more than 86 per cent of the world’s population know how to read and write compared to 68 per cent in 1979. Despite this, worldwide at least 754 million adults still cannot read and write, two thirds of them women, and 250 million children are failing to acquire basic literacy skills. Before the COVID-19 pandemic, which caused the worst disruption to education in a century, 617 million children and teenagers had not reached minimum reading levels.


Acquiring literacy is not a one-off act. Beyond its conventional concept as a set of reading, writing and counting skills, literacy is now understood as a means of identification, understanding, interpretation, creation, and communication in an increasingly digital, text-mediated, information-rich and fast-changing world.


Literacy is a continuum of learning and proficiency in reading, writing and using numbers throughout life and is part of a larger set of skills, which include digital skills, media literacy, education for sustainable development and global citizenship as well as jobspecific skills. Literacy skills themselves are expanding and evolving as people engage more and more with information and learning through digital technology.

Literacy is a continuum of learning and proficiency in reading, writing and using numbers throughout life and is part of a larger set of skills, which include digital skills, media literacy, education for sustainable development and global citizenship as well as jobspecific skills. Literacy skills themselves are expanding and evolving as people engage more and more with information and learning through digital technology.

Adapted from https://www.unesco.org/en/literacy/need-know

“As well as” in “as well as job-specific skills” (3rd paragraph) indicates
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4Q1030412 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

Ao longo da história, a Educação Física passou por diversas transformações conceituais que deram origem a distintas propostas pedagógicas. No contexto brasileiro, estudiosos apontam que a Educação Física escolar foi influenciada por diferentes períodos históricos e ideológicos, culminando na identificação de cinco principais tendências.
Dessa forma, relacione as tendências pedagógicas com os seus respectivos conceitos e períodos históricos:
1. Popular. 2. Pedagogicista. 3. Higienista. 4. Esportivista. 5. Militarista.
( ) Até 1930 - bastante influenciada pela medicina e pela eugenia. Valorizava o desenvolvimento físico e moral.
( ) 1930 a 1945 - biologicista, baseava-se na necessidade de preparar futuros jovens para possíveis envios de tropas à guerra.
( ) 1945 a 1964 - buscava efetivar um caráter mais educacional à Educação Física. Aprimorou a relação aluno-professor.
( ) 1964 a 1985 - objetivava descobrir talentos esportivos, desenvolvendo a relação técnico-atleta na escola.
( ) 1985 aos dias atuais - entende a saúde como um conjunto de situações que vão além do biológico, incluindo o social, o cultural e o econômico. Surgem as abordagens pedagógicas.

Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada, de cima para baixo.
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5Q1030436 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de Filosofia, SEEC RN, FGV, 2025

Com relação à lógica proposicional, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A disjunção “P ou Q” é verdadeira se e somente se ambas as proposições P e Q forem verdadeiras.
( ) A negação da proposição “Se hoje é segunda-feira, então João irá trabalhar” é logicamente equivalente a “Hoje é segunda-feira e João não irá trabalhar”.
( ) A proposição “Se Maria estuda, então ela passa no teste” é falsa apenas se Maria estuda e não passa no teste.

As afirmativas são, respectivamente,
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6Q1030488 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Ensino Religioso, SEEC RN, FGV, 2025

A partir da Lei n. 9.475/97, o Ensino Religioso passou a ser considerado um componente curricular responsável por assegurar o conhecimento e o respeito à diversidade religiosa. As Ciências da Religião são a área de conhecimento que passou a respaldar esses conteúdos.

Com base na normativa citada, é correto afirmar que o Ensino Religioso
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7Q981422 | História, Era Vargas, Professor Área História, SEEC RN, FGV, 2025

Avalie as afirmativas a seguir sobre as medidas estabelecidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), assinada por Getúlio Vargas, e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) Estabeleceu a obrigatoriedade da carteira de trabalho apenas para os trabalhadores homens exercerem qualquer ocupação, enquanto as mulheres continuaram a trabalhar de maneira informal.

( ) Estabeleceu o salário mínimo para os trabalhadores urbanos, mas excluiu os empregados domésticos desse direito trabalhista.

( ) Estabeleceu a distinção entre os trabalhos de natureza manual e intelectual, privilegiando a condição laboral do trabalhador intelectual.


As afirmativas são, respectivamente,

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8Q1044440 | Geografia, Industrialização, Professor de Geografia, SEEC RN, FGV, 2025

O espaço industrial não se reduz à fração restrita do território ocupado pelas indústrias, mas se trata da produção de uma rede de fluxos visíveis (mercadorias) e invisíveis (capital, informação, tecnologia) que se materializam nas relações de produção e de gestão. A indústria, por seu uso do território e pela mobilização da força de trabalho, foi considerada, por muito tempo, como a base do desenvolvimento econômico dos lugares.
SPOSITO. E. Glossário de Geografia humana e econômica. São Paulo: UNESP, 2017. p.241

Atualmente, a localização das indústrias varia em função dos seguintes fatores:
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9Q1030406 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Professor de Ciências Biológicas, SEEC RN, FGV, 2025

No início do século XX, de forma independente, o inglês Godfrey Harold Hardy (1877-1947) e o alemão Wilhelm Weinberg (1862- 1937) demonstraram o chamado princípio de Hardy-Weinberg, segundo o qual
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10Q1034294 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cada uma das práticas corporais tematizadas integra uma das seis unidades temáticas que são trabalhadas ao longo do Ensino Fundamental. A unidade temática Esportes engloba tanto as manifestações mais formais dessa prática quanto suas variações. Para a estruturação dessa unidade temática, a BNCC utiliza um modelo de classificação fundamentado na lógica interna dos esportes, considerando critérios como cooperação, interação com o adversário, desempenho motor e objetivos táticos das ações.
Sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) São exemplos de esporte de invasão ou territorial o voleibol de quadra, voleibol de praia e o tênis de campo.
( ) O modelo em questão possibilita a distribuição das modalidades esportivas em categorias, privilegiando as ações motoras intrínsecas, reunindo esportes que apresentam exigências motrizes semelhantes no desenvolvimento de suas práticas.
( ) O esporte de marca se refere ao conjunto de modalidades que se caracterizam por comparar os resultados registrados em segundos, metros ou quilos.

As afirmativas são, respectivamente,
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11Q1030417 | Educação Física, Treinamento Desportivo, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

Visando apoiar um aluno que busca a melhoria do seu desempenho em uma prova de corrida de 200m rasos, um professor de Educação Física prepara algumas orientações sobre exercícios voltados para esse fim.
Dentre as diferentes possibilidades de estruturação do programa de exercícios, em função das características da prova (intensidade e duração do esforço), o professor deve priorizar exercícios que maximizem a
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12Q1034306 | História, História do Brasil, Professor de História, SEEC RN, FGV, 2025

Foi no governo Kubitschek que se consagrou o termo “desenvolvimentismo”, em lugar da expressão “fomento do desenvolvimento”. Já em sua campanha eleitoral Kubitschek lançou o slogan 50 Anos em 5. Logo depois de tomar posse, instituiu o Conselho do Desenvolvimento, diretamente ligado à presidência, primeiro órgão central de planejamento permanente no Brasil. O Conselho elaborou o Plano de Metas, conjunto de 30 objetivos específicos, distribuídos em setores.
Adaptado de: Atlas Histórico do Brasil. Governo Juscelino Kutischek 1956 – 1961, FGV CPDOC.

As opções a seguir descrevem corretamente medidas desenvolvimentistas do governo de Juscelino Kubitschek, à exceção de uma. Assinale-a.
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13Q1030513 | Conhecimentos Gerais, Meio Ambiente, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Administração, SEEC RN, FGV, 2025

As discussões sobre o aquecimento global e os possíveis impactos para as futuras gerações têm reforçado a relevância do conceito de sustentabilidade. Contudo, esse conceito transcende a esfera ecológica, englobando múltiplas dimensões em sua aplicação e abordagem.

Com base nisso, analise as assertivas a seguir.

I. Dimensão Social: Envolve a promoção da equidade, do acesso universal a direitos básicos e do respeito à diversidade humana.
II. Dimensão Econômica: Envolve a criação e aplicação de tecnologias inovadoras que minimizem impactos ambientais, promovam eficiência energética e melhorem a qualidade de vida.
III. Dimensão Política: Trata da valorização, preservação e transmissão de tradições, saberes e costumes, assegurando que diferentes culturas sejam respeitadas e preservadas.

Está correto o que se afirma em
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14Q1030538 | Física, Física Térmica, Professor de Física, SEEC RN, FGV, 2025

Numa fábrica, um operário deixou cair, por engano, uma pedra de gelo de 20 kg a – 10 oC dentro de um calorímetro contendo um composto químico líquido que deve ser mantido a 50oC. Para restabelecer a temperatura do líquido em 50oC, injetou-se no calorímetro vapor d’água a 120oC. Considere o calor latente de fusão do gelo 80 cal/g, o latente de condensação do vapor d’água 540 cal/g, o calor específico da água líquida 1 cal/(go .C) e os calores específicos do gelo e do vapor d’água ambos iguais a 0,5 cal/(g .oC).
A massa do vapor d’água injetado no calorímetro foi
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15Q1030410 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

No início do século XX, a Educação Física ensinada no Brasil seguia modelos ginásticos europeus que, historicamente, influenciaram o contexto das práticas corporais nas escolas brasileiras. Um deles, em evidência nas décadas de 20 e 30, previa séries de exercícios que visavam a um movimento completo, contínuo e interessante para os alunos. A aula de ginástica era dividida em sessão preparatória, sessão propriamente dita e volta à calma, e como formas de trabalho propunha flexionamentos, exercícios mímicos e educativos, exercícios de aplicação, jogos, desportos individuais e coletivos.
Este foi o método conhecido como
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16Q1030442 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Anos Iniciais, SEEC RN, FGV, 2025

É preciso esclarecer que qualquer projeção sempre produz algum tipo de distorção em tamanhos, formas, posições e distâncias. Mas tais distorções seriam menores se em um mesmo atlas fosse utilizado sempre o mesmo tipo de escalas. Mas isso não sucede com os atlas tradicionais, baseados em Mercator, que chegam a utilizar de 20 a 50 escalas diferentes, o que impede a comparação dos mapas entre si. A projeção de Gerhard Mercator, construída com o objetivo de auxiliar a navegação, com os conhecimentos e a tecnologia disponíveis hoje em dia, pode ser considerada uma produção eurocêntrica, pois tanto a Europa quanto a América do Norte aparecem representadas com imagens maiores, desproporcionais com relação a outros continentes e países política e economicamente menos poderosos. Isso também pode ser constatado quando, no cálculo das latitudes, utiliza-se o meridiano de Greenwich, ou Londres, como ponto de referência, o que é compreensível dado o poder britânico naqueles momentos e, especialmente, sua política colonialista.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998, p. 91. Adaptado.

O exemplo cartográfico mencionado pelo trecho acima provoca a reflexão acerca de um modelo educacional que
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17Q1034308 | História, História do Brasil, Professor de História, SEEC RN, FGV, 2025

Assinale a opção que descreve corretamente medidas econômicas significativas do primeiro governo Lula (primeiro e segundo mandatos, de 2003 a 2011).
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18Q1030401 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aborda a arte e a cultura afro-brasileira como parte integral do ensino de Artes e reconhece a importância da valorização das manifestações culturais afro-brasileiras. Uma das habilidades almejadas é:
Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
Com base na habilidade citada, assinale a opção que identifica corretamente a unidade temática e o objeto do conhecimento que lhe correspondem.
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19Q1030425 | Filosofia, A Política, Professor de Filosofia, SEEC RN, FGV, 2025

A ordem social é um direito sagrado que serve de base a todos os outros. Tal direito, no entanto, não se origina da natureza: funda-se, portanto, em convenções. Trata-se, pois, de saber que convenções são essas.
ROUSSEAU, J.-J. Do contrato social. São Paulo: Abril, 1973. (Adaptado.)

Rousseau é um dos autores fundamentais do pensamento político moderno. Segundo o filósofo, a ordem social se origina
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20Q1034284 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

A respeito da história do teatro brasileiro, assinale a opção que descreve corretamente a obra assinalada.
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