Questões de Concursos SEEC RN

Resolva questões de SEEC RN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1030512 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Administração, SEEC RN, FGV, 2025

O plano de negócios é uma ferramenta estratégica que guia o empreendedor na estruturação de seu empreendimento, abrangendo desde a definição dos objetivos até a descrição detalhada das etapas necessárias para alcançá-los.

Sabendo disso, analise as assertivas a seguir.

I. Resumo Executivo: Apresenta uma visão geral do negócio, incluindo missão, visão e público-alvo.
II. Plano operacional: Inclui projeções de receita, custos, investimentos e análise de viabilidade econômica.
III. Análise de Mercado: Define a hierarquia, funções e responsabilidades dos membros da equipe.

Correspondem a elementos do plano de negócios, com suas respectivas definições o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q981422 | História, Era Vargas, Professor Área História, SEEC RN, FGV, 2025

Avalie as afirmativas a seguir sobre as medidas estabelecidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), assinada por Getúlio Vargas, e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) Estabeleceu a obrigatoriedade da carteira de trabalho apenas para os trabalhadores homens exercerem qualquer ocupação, enquanto as mulheres continuaram a trabalhar de maneira informal.

( ) Estabeleceu o salário mínimo para os trabalhadores urbanos, mas excluiu os empregados domésticos desse direito trabalhista.

( ) Estabeleceu a distinção entre os trabalhos de natureza manual e intelectual, privilegiando a condição laboral do trabalhador intelectual.


As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1024256 | Inglês, Advérbios e Conjunções Adverbs And Conjunctions, Professor de Língua Inglesa, SEEC RN, FGV, 2025

Texto associado.

READ TEXT IV AND ANSWER THE QUESTION THAT FOLLOWS IT:

TEXT IV



What is the global situation in relation to literacy?



Great progress has been made in literacy with most recent data (UNESCO Institute for Statistics) showing that more than 86 per cent of the world’s population know how to read and write compared to 68 per cent in 1979. Despite this, worldwide at least 754 million adults still cannot read and write, two thirds of them women, and 250 million children are failing to acquire basic literacy skills. Before the COVID-19 pandemic, which caused the worst disruption to education in a century, 617 million children and teenagers had not reached minimum reading levels.


Acquiring literacy is not a one-off act. Beyond its conventional concept as a set of reading, writing and counting skills, literacy is now understood as a means of identification, understanding, interpretation, creation, and communication in an increasingly digital, text-mediated, information-rich and fast-changing world.


Literacy is a continuum of learning and proficiency in reading, writing and using numbers throughout life and is part of a larger set of skills, which include digital skills, media literacy, education for sustainable development and global citizenship as well as jobspecific skills. Literacy skills themselves are expanding and evolving as people engage more and more with information and learning through digital technology.

Literacy is a continuum of learning and proficiency in reading, writing and using numbers throughout life and is part of a larger set of skills, which include digital skills, media literacy, education for sustainable development and global citizenship as well as jobspecific skills. Literacy skills themselves are expanding and evolving as people engage more and more with information and learning through digital technology.

Adapted from https://www.unesco.org/en/literacy/need-know

“As well as” in “as well as job-specific skills” (3rd paragraph) indicates
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1030436 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de Filosofia, SEEC RN, FGV, 2025

Com relação à lógica proposicional, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A disjunção “P ou Q” é verdadeira se e somente se ambas as proposições P e Q forem verdadeiras.
( ) A negação da proposição “Se hoje é segunda-feira, então João irá trabalhar” é logicamente equivalente a “Hoje é segunda-feira e João não irá trabalhar”.
( ) A proposição “Se Maria estuda, então ela passa no teste” é falsa apenas se Maria estuda e não passa no teste.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1024252 | Inglês, Verbos Verbs, Professor de Língua Inglesa, SEEC RN, FGV, 2025

Texto associado.

READ TEXT III AND ANSWER THE QUESTION THAT FOLLOWS IT:

Plastic Dreams


by Sarah Thompson

Plastic dreams, oh plastic dreams, a vision turned nightmare,


Once a symbol of progress, now a burden we must bear.


Our landfills overflow with your synthetic remains,


A haunting testament to our unsustainable chains.


Plastic dreams, oh plastic dreams, a promise unfulfilled,


Your convenience a facade, your consequences concealed.


Let us wake from this slumber, this toxic desire,


To create a world where nature's essence can inspire.


In our hands lies the power, to choose a different fate,


To abandon plastic dreams and embrace a sustainable state.


For only through conscious choices, can we break this vicious spell,


And ensure a future where our planet and poetry can dwell.



From: https://poemverse.org/poems-about-plasticwaste/#2_the_sea_s_lament_by_michael_anderson

To “abandon” can be replaced by
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1034334 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Professor de Sociologia, SEEC RN, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

Embora os rolos – no qual os filmes residem enquanto potência fílmica – sejam palpáveis, o filme em si não é. Não pode ser tocado, tampouco visto sem que seja projetado. À medida que o projetor roda, dando às gravações velocidade suficiente para gerar a ilusão do movimento, cabe aos espectadores, sem tempo para fixar o olhar e o entendimento em um ou outro aspecto determinado da sequência de imagens que lhe é mostrada, juntar algumas impressões do que acaba de ser visto para formatar um ponto de vista ou uma interpretação. Tanto o que faz “eleger” alguns dentre os incontáveis sinais possíveis como os mais significativos de um filme quanto o modo como os interpreta não pode ser desvinculado de seus desejos e conhecimentos prévios. Em outras palavras, o processo não é desvinculado das particularidades daquele que o vê, de sua memória e de seu saber.

Adaptado de: NASCIMENTO, Nayara. Amor em telas – amor e tecnologia digital em filmes dos anos 2010. Tese de doutorado em Sociologia da Universidade de São Paulo, 2022, p. 21.

Com base na leitura do trecho, assinale a afirmativa que descreve corretamente a compreensão sociológica da autora sobre o ato de consumir produções audiovisuais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1030513 | Conhecimentos Gerais, Meio Ambiente, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Administração, SEEC RN, FGV, 2025

As discussões sobre o aquecimento global e os possíveis impactos para as futuras gerações têm reforçado a relevância do conceito de sustentabilidade. Contudo, esse conceito transcende a esfera ecológica, englobando múltiplas dimensões em sua aplicação e abordagem.

Com base nisso, analise as assertivas a seguir.

I. Dimensão Social: Envolve a promoção da equidade, do acesso universal a direitos básicos e do respeito à diversidade humana.
II. Dimensão Econômica: Envolve a criação e aplicação de tecnologias inovadoras que minimizem impactos ambientais, promovam eficiência energética e melhorem a qualidade de vida.
III. Dimensão Política: Trata da valorização, preservação e transmissão de tradições, saberes e costumes, assegurando que diferentes culturas sejam respeitadas e preservadas.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1030406 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Professor de Ciências Biológicas, SEEC RN, FGV, 2025

No início do século XX, de forma independente, o inglês Godfrey Harold Hardy (1877-1947) e o alemão Wilhelm Weinberg (1862- 1937) demonstraram o chamado princípio de Hardy-Weinberg, segundo o qual
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1034293 | Educação Física, Consciência Corporal, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

Mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida têm impulsionado o aumento global de doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares e diabetes mellitus. Essas condições compartilham fatores de risco modificáveis, como inatividade física e obesidade. Nesse contexto, indicadores antropométricos, como o índice de conicidade, são fundamentais para identificar precocemente a obesidade abdominal, permitindo intervenções que promovam a saúde e a qualidade de vida, entre estas o exercício.
Para o cálculo do índice de conicidade são necessárias as seguintes medidas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1030518 | Algoritmos e Estrutura de Dados, Estrutura de Dados, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Informática, SEEC RN, FGV, 2025

Em uma aula para o ensino médio, o professor Lucas solicitou que os alunos organizassem uma lista de tarefas em uma ordem específica, utilizando fichas de papel. Ele explicou que o processo simula a organização de dados em uma estrutura chamada “fila”, onde a primeira tarefa a entrar é a primeira a ser realizada. Os alunos discutiram outras formas de organizar as tarefas e notaram que algumas são mais eficientes dependendo do contexto.

Com base no conceito de filas em estruturas de dados, a principal característica desse tipo de organização é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.