Questões de Concursos SEEC RN

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1Q1024256 | Inglês, Advérbios e Conjunções Adverbs And Conjunctions, Professor de Língua Inglesa, SEEC RN, FGV, 2025

Texto associado.

READ TEXT IV AND ANSWER THE QUESTION THAT FOLLOWS IT:

TEXT IV



What is the global situation in relation to literacy?



Great progress has been made in literacy with most recent data (UNESCO Institute for Statistics) showing that more than 86 per cent of the world’s population know how to read and write compared to 68 per cent in 1979. Despite this, worldwide at least 754 million adults still cannot read and write, two thirds of them women, and 250 million children are failing to acquire basic literacy skills. Before the COVID-19 pandemic, which caused the worst disruption to education in a century, 617 million children and teenagers had not reached minimum reading levels.


Acquiring literacy is not a one-off act. Beyond its conventional concept as a set of reading, writing and counting skills, literacy is now understood as a means of identification, understanding, interpretation, creation, and communication in an increasingly digital, text-mediated, information-rich and fast-changing world.


Literacy is a continuum of learning and proficiency in reading, writing and using numbers throughout life and is part of a larger set of skills, which include digital skills, media literacy, education for sustainable development and global citizenship as well as jobspecific skills. Literacy skills themselves are expanding and evolving as people engage more and more with information and learning through digital technology.

Literacy is a continuum of learning and proficiency in reading, writing and using numbers throughout life and is part of a larger set of skills, which include digital skills, media literacy, education for sustainable development and global citizenship as well as jobspecific skills. Literacy skills themselves are expanding and evolving as people engage more and more with information and learning through digital technology.

Adapted from https://www.unesco.org/en/literacy/need-know

“As well as” in “as well as job-specific skills” (3rd paragraph) indicates
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2Q1030400 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

As opções identificam corretamente as competências específicas de Arte para o Ensino Fundamental indicadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), à exceção de uma. Assinale-a
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3Q1030401 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aborda a arte e a cultura afro-brasileira como parte integral do ensino de Artes e reconhece a importância da valorização das manifestações culturais afro-brasileiras. Uma das habilidades almejadas é:
Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
Com base na habilidade citada, assinale a opção que identifica corretamente a unidade temática e o objeto do conhecimento que lhe correspondem.
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4Q1030402 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

Assinale a opção que caracteriza corretamente uma das dimensões do conhecimento previstas para o ensino da Arte segundo o Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar.
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5Q1030403 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

No Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar, o componente Arte está inserido na área de Linguagens pois:
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6Q1030404 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Professor de Ciências Biológicas, SEEC RN, FGV, 2025

Na evolução dos representantes do reino Plantae, o ciclo de vida que persistiu foi o que apresenta alternância de gerações.
Nas pteridófitas, o
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7Q1030405 | Biologia, Moléculas, Professor de Ciências Biológicas, SEEC RN, FGV, 2025

Ao atingir as ramificações finais do axônio, o impulso nervoso provoca o esvaziamento (exocitose) de várias vesículas sinápticas, com a liberação de neurotransmissores (também chamados mensageiros químicos, mediadores químicos ou neuro-hormônios), substâncias químicas que se difundem pela sinapse e se ligam a proteínas da membrana (receptores) de outro neurônio. (Fonte: LINHARES, S. et al. Biologia hoje. Volume 2. São Paulo: Ática, 2016.)

Entre as substâncias a seguir, são exemplos de neurotransmissores
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8Q1030406 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Professor de Ciências Biológicas, SEEC RN, FGV, 2025

No início do século XX, de forma independente, o inglês Godfrey Harold Hardy (1877-1947) e o alemão Wilhelm Weinberg (1862- 1937) demonstraram o chamado princípio de Hardy-Weinberg, segundo o qual
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9Q1030407 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Professor de Ciências Biológicas, SEEC RN, FGV, 2025

O Rio Grande do Norte registrou um crescimento alarmante de 98,3% nos casos de infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) entre 2013 e 2023. (Fonte: Por dentro do RN, 01/12/2024. Adaptado)

O HIV é classificado como um retrovírus, pois apresenta
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10Q1030408 | Pedagogia, Legislação da Educação, Intérprete Tradutor de Libras, SEEC RN, FGV, 2025

“A União apoiará técnica e financeiramente os sistemas de ensino no provimento da educação bilíngue e intercultural às comunidades surdas, com desenvolvimento de programas integrados de ensino e pesquisa.” (Art.79-C da Lei nº 14.191 de 03/08/2021)
Avalie as afirmativas em Verdadeiras (V) ou Falsas (F) referentes a alguns objetivos dos programas incluídos no Plano Nacional de Educação.
( ) Manter programas de formação de pessoal especializado para educação bilíngue escolar dos surdos, surdocegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas.
( ) Elaborar e publicar sistematicamente material didático bilíngue, especifico e diferenciado.
( ) Fortalecer as práticas socioculturais da comunidade ouvinte e a Língua de Sinais de outros países.

As afirmativas são, respectivamente,
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11Q1030409 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Libras, SEEC RN, FGV, 2025

Na formação de profissionais para o atendimento de pessoas surdas, conforme o Decreto nº 5.626/2005 e a Lei nº 10.436/2002, a Libras deve ser incluída como disciplina curricular e obrigatória em alguns cursos, que fazem parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).
Os cursos em que a Libras deve ser incluída como disciplina obrigatória são:
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12Q1030410 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

No início do século XX, a Educação Física ensinada no Brasil seguia modelos ginásticos europeus que, historicamente, influenciaram o contexto das práticas corporais nas escolas brasileiras. Um deles, em evidência nas décadas de 20 e 30, previa séries de exercícios que visavam a um movimento completo, contínuo e interessante para os alunos. A aula de ginástica era dividida em sessão preparatória, sessão propriamente dita e volta à calma, e como formas de trabalho propunha flexionamentos, exercícios mímicos e educativos, exercícios de aplicação, jogos, desportos individuais e coletivos.
Este foi o método conhecido como
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13Q1030411 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

O entendimento da evolução da Educação Física passa pela reflexão sobre o seu processo de constituição como componente curricular na história da escola moderna. Segundo Darido (2003), a Educação Física escolar brasileira teve seu início oficial em 1851, com a posterior promulgação de uma regulamentação na qual a ginástica fora considerada uma disciplina obrigatória na escola pública primária.
A legislação a que se refere o texto diz respeito à reforma
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14Q1030412 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

Ao longo da história, a Educação Física passou por diversas transformações conceituais que deram origem a distintas propostas pedagógicas. No contexto brasileiro, estudiosos apontam que a Educação Física escolar foi influenciada por diferentes períodos históricos e ideológicos, culminando na identificação de cinco principais tendências.
Dessa forma, relacione as tendências pedagógicas com os seus respectivos conceitos e períodos históricos:
1. Popular. 2. Pedagogicista. 3. Higienista. 4. Esportivista. 5. Militarista.
( ) Até 1930 - bastante influenciada pela medicina e pela eugenia. Valorizava o desenvolvimento físico e moral.
( ) 1930 a 1945 - biologicista, baseava-se na necessidade de preparar futuros jovens para possíveis envios de tropas à guerra.
( ) 1945 a 1964 - buscava efetivar um caráter mais educacional à Educação Física. Aprimorou a relação aluno-professor.
( ) 1964 a 1985 - objetivava descobrir talentos esportivos, desenvolvendo a relação técnico-atleta na escola.
( ) 1985 aos dias atuais - entende a saúde como um conjunto de situações que vão além do biológico, incluindo o social, o cultural e o econômico. Surgem as abordagens pedagógicas.

Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada, de cima para baixo.
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15Q1030413 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

A Psicomotricidade busca promover a formação integral do aluno, favorecendo o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, afetivos e psicomotores, ao longo das diversas fases da vida. No que se refere ao desenvolvimento psicomotor, diferentes autores destacam que a Psicomotricidade contribui para o desenvolvimento humano de forma complexa e integrada, considerando múltiplos fatores, que podem ser explorados durante as aulas de Educação Física, por meio de atividades corporais.
Dentre os fatores psicomotores, podem ser citados
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16Q1030414 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

Grande parte de crianças e adolescentes com mais de 10 anos não atende às recomendações de diretrizes sobre atividades físicas. Este grupo precisa envolver-se em atividades físicas variadas e adequadas à idade, visando ao desenvolvimento da aptidão cardiorrespiratória e muscular, além do fortalecimento ósseo (ACSM, 2018). Assim, ao longo da vida escolar, deverão ser desenvolvidos hábitos saudáveis vinculados à prática de atividades físicas.
Sobre as recomendações para a realização de exercícios por essa população, é correto afirmar que
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17Q1030415 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

Evidências na literatura científica indicam diferentes benefícios da prática regular de atividades físicas, assim como da realização de exercícios, para a saúde e a qualidade de vida das pessoas.
A respeito dessa relação, é correto afirmar que
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18Q1030416 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

Diferentes estudos e posicionamentos oficiais de órgãos ligados à promoção da saúde relatam que a prática de exercícios de força traz benefícios significativos para a saúde e a qualidade de vida, indo muito além do desenvolvimento muscular e da estética.
Nesse sentido, é correto afirmar que a prática regular dos exercícios de força
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19Q1030417 | Educação Física, Treinamento Desportivo, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

Visando apoiar um aluno que busca a melhoria do seu desempenho em uma prova de corrida de 200m rasos, um professor de Educação Física prepara algumas orientações sobre exercícios voltados para esse fim.
Dentre as diferentes possibilidades de estruturação do programa de exercícios, em função das características da prova (intensidade e duração do esforço), o professor deve priorizar exercícios que maximizem a
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20Q1030418 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

Um dos fatores a ser monitorado durante a realização de exercícios voltados para a melhoria do condicionamento físico e desempenho é a intensidade do esforço dispendido. Alguns indicadores são sugeridos na literatura para auxiliar nesse controle, sendo a frequência cardíaca um deles.
Sobre o uso da frequência cardíaca durante o exercício, analise as afirmativas a seguir, e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Quando a frequência cardíaca máxima de uma pessoa é estimada por meio fórmulas preditivas baseadas na idade, o uso da frequência cardíaca como parâmetro para prescrição da intensidade relativa de exercícios pode gerar erros significativos.
( ) A frequência cardíaca de esforço de uma pessoa é influenciada por vários fatores não relacionados ao exercício, como estresse (estado emocional), desidratação, determinados medicamentos e temperatura e humidade ambiente.
( ) A frequência cardíaca é um indicador bastante preciso da intensidade de esforço de uma pessoa durante a realização de exercícios de força.

As afirmativas são, respectivamente,
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