Início Questões de Concursos SEED RR Resolva questões de SEED RR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. SEED RR Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q862041 | História, Período Colonial, Professor de História, SEED RR, IBFC, 2021Sobre o processo de colonização do Brasil, o papel da catequese foi fundamental para o sucesso português. Assinale a alternativa que corresponde a Ordem Religiosa responsável pela conversão dos gentios. ✂️ a) Os franciscanos foram os primeiros responsáveis pela catequização nas terras portuguesas ✂️ b) A Ordem dos jesuítas, também conhecidos como “soldados de cristo” foi responsável pelo processo de catequização dos chamados gentios ✂️ c) Não coube as Ordens religiosas o papel da catequização ✂️ d) Frei Caneca é reconhecido pela igreja como um símbolo do processo de catequização no Brasil Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q862042 | História, Período Colonial, Professor de História, SEED RR, IBFC, 2021A instituição do governo-geral foi importante para o processo administrativo da colônia, era necessário um representante de respeito para ocupar o cargo de Governador-Geral. Sobre o exposto assinale a alternativa correta. ✂️ a) José de Anchieta, devido a sua experiência com os indígenas foi o escolhido ✂️ b) Esse cargo foi dado ao rei e flandres, devido a sua vasta experiência comercial ✂️ c) Tomé de Souza, um fidalgo com experiência na África e na Índia foi nomeado para o cargo ✂️ d) A ausência de um representante a altura fez com que o próprio Dom João III assumisse a posição de Governador Geral Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q862035 | História, Período Colonial, Professor de História, SEED RR, IBFC, 2021“Desde cedo, aprendemos em casa ou na escola que o Brasil foi descoberto por Pedro Álvares Cabral, em abril de 1.500. Esse fato constitui um dos episódios da expansão marítima portuguesa, iniciada em princípios do século XV”. (Fausto, Boris. História Concisa do Brasil – 2. Ed., 6. Reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014. p 09). Assinale a alternativa que apresenta por quais motivos um país tão pequeno como Portugal foi pioneiro na expansão marítima europeia no começo do século XV. ✂️ a) Portugal não se apresentava como um país autônomo devido a sua dependência econômica com a França ✂️ b) À época Portugal já apresentava superioridade no comércio a longa distância em relação a venezianos e genoveses ✂️ c) Envolvimento econômico de Portugal com o mundo islâmico no Mediterrâneo, onde o avanço das trocas pôde ser medido pela crescente utilização da moeda como meio de pagamento ✂️ d) A participação e parceria com ingleses durante todo o ciclo das Grandes Navegações fato que facilitou o domínio britânico na América do Norte Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q862037 | História, Período Colonial, Professor de História, SEED RR, IBFC, 2021“O chamado achamento do Brasil não provocou nem de longe o entusiasmo despertado pela chegada de Vasco da Gama à Índia. O Brasil aparece como uma terra cujas possibilidades de exploração e contornos geográficos eram desconhecidos. Por vários anos pensou-se que era uma grande ilha” (Fausto, Boris. História Concisa do Brasil – 2. Ed., 6. Reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014. p 16). A respeito desse tema assinale a alternativa correta: ✂️ a) As terras brasileiras logo despertaram o interesse dos europeus devido as riquezas auríferas aparentes logo nos primeiros anos de ocupação portuguesa ✂️ b) Entre 1500 a 1535 a principal atividade econômica foi a extração do pau-brasil, obtido essencialmente mediante troca com os índios ✂️ c) Entre 1500 e 1535 a formação das Capitanias Hereditárias foram essenciais para a extração de pau-brasil e as drogas do sertão no Brasil colônia ✂️ d) A cana de açúcar foi o primeiro produto a ser extraído em larga escala das terras coloniais Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q862038 | História, Período Colonial, Professor de História, SEED RR, IBFC, 2021“Foi o Padroado que incentivou e sustentou missionários em terras coloniais, antecipando-se a igreja romana e ocupando um espaço vago” (Hoornaert, Eduardo. A Igreja no Brasil Colônia – 1550 - 1580, São Paulo, Brasiliense, 1982, pp. 35-6). Sobre o Padroado, assinale a alternativa correta ✂️ a) O Padroado significava a autonomia total da Igreja Católica na escolha de seus representantes no Novo Mundo ✂️ b) O Padroado era um sistema social e econômico aplicado pelos clérigos com o intuito de afirmar a autoridade papal ✂️ c) Durante a colonização portuguesa no Brasil, no século XVI, era direito do rei nomear os membros do clero e organizar as comunidades religiosas ✂️ d) O Padroado dificultou o processo de catequização dos indígenas durante o início processo de colonização portuguesa Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q862039 | História, Período Colonial, Professor de História, SEED RR, IBFC, 2021Durante a colonização no Brasil, os índios resistiam aos processos de catequização e escravização, alguns resistiam lutando, mas essa tática devido a superioridade bélica dos europeus e principalmente as epidemias levaram os que optaram por essa forma de resistência a derrota. No entanto, outra forma de resistência foi muito mais efetiva. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A igualdade na luta entre indígenas e europeus foi somente atingida quando os nativos conseguiram dominar a tecnologia bélica europeia, fato que equalizou as batalhas ✂️ b) O isolamento alcançado através de contínuos deslocamentos para regiões cada vez mais distantes permitiu a preservação de uma herança biológica, social e cultural ✂️ c) A catequização permitiu não somente a sobrevivência cultural, mas também material ✂️ d) As missões religiosas foram uma alternativa favorável, pois permitiam a prática religiosa tradicional indígena Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q862044 | História, Período Colonial, Professor de História, SEED RR, IBFC, 2021Sobre as relações políticas entre as sociedades indígenas no norte da colônia portuguesa, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Estabeleciam relações independentes e não coletivas ✂️ b) Estabeleciam relações coletivas de dependência entre as comunidades dominantes e dominadas ✂️ c) Estabeleceram grandes Estados centralizados ✂️ d) Se identificavam apenas pelos troncos linguísticos Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q862043 | História, Período Colonial, Professor de História, SEED RR, IBFC, 2021A organização social indígena dos povos que viviam ao norte da colônia brasileira apresentavam um modelo de organização peculiar. Assinale a alternativa que apresenta essa organização. ✂️ a) Aldeamento ✂️ b) Patriarcado ✂️ c) Cacicado ✂️ d) Teocracia Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q862036 | História, Período Colonial, Professor de História, SEED RR, IBFC, 2021O processo de colonização português no Brasil, em um segundo momento foi caracterizado pela produção rural, após um primeiro momento onde a extração foi o principal meio de exploração. A respeito desse tema assinale a alternativa correta. ✂️ a) A boa qualidade das terras no Nordeste brasileiro para a lavoura altamente lucrativa da cana-de-açúcar evidenciou a característica agrária do processo de exploração das terras coloniais brasileiras ✂️ b) A extração de madeira e animais silvestres superou a produção canavieira no Nordeste brasileiro até o início do processo de industrialização ✂️ c) A utilização em larga escala da mão de obra indígena na produção de cana de açúcar foi fundamental para o sucesso do empreendimento ✂️ d) O insucesso da tentativa da produção açucareira devido ao baixo preço do açúcar no mercado internacional durante o século XVI fez com que essa cultura fosse rapidamente substituída pelo café Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q862040 | História, Período Colonial, Professor de História, SEED RR, IBFC, 2021A migração de populações indígenas para o interior da colônia brasileira gerou uma escassez de sua mão de obra, sobre as consequências desse movimento migratório, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A escassez de mão de obra nativa nas redondezas intensificou e interiorizou as expedições de apresamento de escravos e expôs mais as populações indígenas ao morticínio e epidemias ✂️ b) Esse movimento migratório criou uma nova relação de trabalho indígena baseada na troca de serviços ✂️ c) Obrigou os nativos a retornaram ao litoral devida o a escassez alimentar no interior ✂️ d) Significou uma nova forma de resistência indígena que se aproveitando da vantagem de conhecer o território, resistiu e derrotou as tentativas europeias de expansão territoriais Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q1019166 | Espanhol, Flexão do Nome Flexíon de Las Palabras, Língua Espanhola, SEED RR, IBFC, 2021A respeito de apócopes (perda de uma letra ou sílaba ao fim da palavra) de advérbios e de adjetivos em espanhol, assinale a alternativa incorreta: ✂️ a) Podem ocorrer diante de substantivos femininos no singular, como em “Ha pasado por una gran emoción” ✂️ b) Ocorre apócope diante de substantivo masculino singular e por isso podemos dizer “Gané el tercer premio” ✂️ c) Na frase “Me gustan mucho más las fresas que las manzanas” não poderíamos substituí-lo pela forma muy, neste caso ✂️ d) “Tengas un bueno día” se trata de um exemplo de que não podemos apocopar adjetivos diante de substantivo singular masculino Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q1019179 | Espanhol, Pronomes Pronombres, Língua Espanhola, SEED RR, IBFC, 2021Leia o texto abaixo: Sr. Gonzalez Alberto Nos ponemos en contacto por este medio, para ________ que usted ______ un saldo pendiente con nuestra empresa por el monto de $4.000,00 (Pesos Cuatro Mil c/00/100), correspondiente a la cuota de diciembre del corriente año. (Brasil, 2021, Disponível em https://ejemplosde.co/cartascomerciales/, acesso em 01/08/2021) Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas ✂️ a) le recordar / posee ✂️ b) recordarle / posees ✂️ c) recordarle / posee ✂️ d) te recordar / posee Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q1019174 | Espanhol, Verbos Verbos, Língua Espanhola, SEED RR, IBFC, 2021Assinale a alternativa cujos verbos no presente do indicativo estejam conjugados corretamente: ✂️ a) Él no tienes tiempo para hablar ahora ✂️ b) Vosotros tenéis más de un coche ✂️ c) Ella oiga buena música ✂️ d) Yo oyo perros ladrando Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q1019170 | Espanhol, Vocabulário Vocabulario, Língua Espanhola, SEED RR, IBFC, 2021Os “falsos amigos” ou falsos cognatos são palavras com a escrita ou pronúncia muito parecidas ou iguais em dois idiomas, mas, que possuem significados diferentes. Sobre falsos cognatos analise as afirmativas abaixo: I. Na frase “Patrícia es mi nombre y Paty es mi apodo” entendemos que o sobrenome dela é Paty. II. Na frase “Marta está embarazada” entendemos que Marta está grávida. III. Na frase “Teresa necesita escobar su casa”, entendemos que Teresa precisa varrer a casa. IV. Na frase “Ella ha visto un oso”, entendemos que ela viu um urso, não um osso. Assinale a alternativa correta: ✂️ a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas ✂️ b) As afirmativas II, III e IV estão corretas ✂️ c) As afirmativas I, III e IV estão corretas ✂️ d) Somente a afirmativa II está correta Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q1019163 | Espanhol, Verbos Verbos, Língua Espanhola, SEED RR, IBFC, 2021Se usa el subjuntivo en español para expresar deseos, duda y probabilidad. Teniendo en cuenta los usos del modo subjuntivo, analice las siguientes afirmaciones: I. Se puede utilizar el presente de subjuntivo o pretérito imperfecto de subjuntivo para expresar una posible realización de un deseo. El presente de subjuntivo expresa una mayor probabilidad de realización de la acción que el imperfecto de subjuntivo. II. En portugués la frase Quero que você me ajude corresponde en español a Quiero que me ayudes para expresar un deseo. III. “Ojalá llegues bien” expresa un deseo realizable en el pasado. IV. “Quizás llueva mañana” expresa un deseo, no una probabilidad. Marque la alternativa correcta: ✂️ a) Solo las afirmaciones II y IV son correctas ✂️ b) Solo las afirmaciones I, II y IV son correctas ✂️ c) Las afirmaciones I, II, III y IV son correctas ✂️ d) Solo las afirmaciones I y II son correctas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q1019164 | Espanhol, Verbos Verbos, Língua Espanhola, SEED RR, IBFC, 2021Leia o texto abaixo: La gimnasta brasileña Rebeca Andrade ________ en los Juegos Olímpicos de Tokio 2020 y, por lo que _________ en la fase clasificatoria, puede vencer a la estrella mundial Simone Biles, de la que se quedó a 332 milésimas en el concurso completo, un reflejo de la tenacidad de esta atleta que ______ vencer los obstáculos que casi la _________ de su pasión. (Brasil, 2021, Disponível em https://www.swissinfo.ch/spa/tokio-2020- gimnasia--perfil-_rebeca-andrade--la-brasile%C3%B1a-que-a-ritmo-defunk-puede-ganar-a-simone-biles/46816032 Acesso em 29/07/2021) Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas: ✂️ a) brilla – mostró – supo – alejan ✂️ b) brillaba – mostraba – sabe – alejan ✂️ c) ha brillado – mostrará – supe – alejaría ✂️ d) brilla – mostró – supiste – alejan Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q1019167 | Espanhol, Verbos Verbos, Língua Espanhola, SEED RR, IBFC, 2021Leia o texto a seguir: Aquí os contaré las claves para hacer una buena paella, los ingredientes, los pasos, los tiempos y algunos trucos para que cuando __________ este plato tan emblemático de nuestra gastronomía os __________ de cine sea cual sea la modalidad de arroz en paella que _________ elegido. Estos trucos son igualmente válidos para todas las recetas de arroz cocinado en paella, ya sea una paella valenciana homologada o un arroz con cosas, que también os quedará riquísimo y memorable. (Brasil, 2021, Disponível em: https://www.directoalpaladar.com/recetas-dearroces/paella-esto-es-todo-lo-que-necesitas-saber-para-que-tefeliciten . Acesso em 30/07/2021) Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas: ✂️ a) hagáis / quede / hayáis ✂️ b) haz / quedas / haga ✂️ c) hagáis / quedarais / hayáis ✂️ d) haces / quede / hagas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q1019169 | Espanhol, Verbos Verbos, Língua Espanhola, SEED RR, IBFC, 2021Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) Na frase “Voy a estudiar antes de que mis padres me llamen para cenar.”, o uso do modo subjuntivo no tempo presente indica que há uma possibilidade real para que a ação expressa pelo verbo llamar aconteça. ( ) A frase “Si me hubieras me invitado a la fiesta, habría ido por cierto”, expressa que o falante não realizou a ação de ir à festa. ( ) A frase “Voy a clases de español los viernes” expressa uma ação habitual. ( ) A frase “Cuando tenga más tiempo, visitaré a mis abuelos” expressa a ideia de que o falante não tem tempo para visitar os avós neste momento. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo: ✂️ a) V - F - F - F ✂️ b) V - V - V - V ✂️ c) V - V - F - F ✂️ d) V - F - F - V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q1019168 | Espanhol, Acentuação El Acento Y La Tilde, Língua Espanhola, SEED RR, IBFC, 2021Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam acentuadas corretamente: ✂️ a) Relój – árbol – sartén – días ✂️ b) Él – élla – lámpara – Mexico ✂️ c) Dónde – él – México – sartén ✂️ d) Miércoles – arbol – sarten – lámpara Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q1019175 | Espanhol, Pronomes Pronombres, Língua Espanhola, SEED RR, IBFC, 2021Em relação ao uso de pronomes em espanhol, analise as afirmativas abaixo: I. Os pronomes relativos são usados para se referirem a algo que já foi mencionado antes. Dessa forma, na frase El libro que te regalé es muy bueno, o pronome relativo que se refere a libro. II. Na frase ¿Qué hiciste? não há pronome relativo. III. Na frase Él se está duchando, se é um pronome reflexivo. IV. Na frase Dile la verdad, le é um pronome de complemento indireto e se refere a uma pessoa. Assinale a alternativa correta: ✂️ a) Apenas a afirmativa I está correta ✂️ b) Apenas a afirmativa II está correta ✂️ c) Todas as afirmativas estão corretas ✂️ d) As afirmativas I, II e IV estão corretas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q862041 | História, Período Colonial, Professor de História, SEED RR, IBFC, 2021Sobre o processo de colonização do Brasil, o papel da catequese foi fundamental para o sucesso português. Assinale a alternativa que corresponde a Ordem Religiosa responsável pela conversão dos gentios. ✂️ a) Os franciscanos foram os primeiros responsáveis pela catequização nas terras portuguesas ✂️ b) A Ordem dos jesuítas, também conhecidos como “soldados de cristo” foi responsável pelo processo de catequização dos chamados gentios ✂️ c) Não coube as Ordens religiosas o papel da catequização ✂️ d) Frei Caneca é reconhecido pela igreja como um símbolo do processo de catequização no Brasil Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q862042 | História, Período Colonial, Professor de História, SEED RR, IBFC, 2021A instituição do governo-geral foi importante para o processo administrativo da colônia, era necessário um representante de respeito para ocupar o cargo de Governador-Geral. Sobre o exposto assinale a alternativa correta. ✂️ a) José de Anchieta, devido a sua experiência com os indígenas foi o escolhido ✂️ b) Esse cargo foi dado ao rei e flandres, devido a sua vasta experiência comercial ✂️ c) Tomé de Souza, um fidalgo com experiência na África e na Índia foi nomeado para o cargo ✂️ d) A ausência de um representante a altura fez com que o próprio Dom João III assumisse a posição de Governador Geral Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q862035 | História, Período Colonial, Professor de História, SEED RR, IBFC, 2021“Desde cedo, aprendemos em casa ou na escola que o Brasil foi descoberto por Pedro Álvares Cabral, em abril de 1.500. Esse fato constitui um dos episódios da expansão marítima portuguesa, iniciada em princípios do século XV”. (Fausto, Boris. História Concisa do Brasil – 2. Ed., 6. Reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014. p 09). Assinale a alternativa que apresenta por quais motivos um país tão pequeno como Portugal foi pioneiro na expansão marítima europeia no começo do século XV. ✂️ a) Portugal não se apresentava como um país autônomo devido a sua dependência econômica com a França ✂️ b) À época Portugal já apresentava superioridade no comércio a longa distância em relação a venezianos e genoveses ✂️ c) Envolvimento econômico de Portugal com o mundo islâmico no Mediterrâneo, onde o avanço das trocas pôde ser medido pela crescente utilização da moeda como meio de pagamento ✂️ d) A participação e parceria com ingleses durante todo o ciclo das Grandes Navegações fato que facilitou o domínio britânico na América do Norte Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q862037 | História, Período Colonial, Professor de História, SEED RR, IBFC, 2021“O chamado achamento do Brasil não provocou nem de longe o entusiasmo despertado pela chegada de Vasco da Gama à Índia. O Brasil aparece como uma terra cujas possibilidades de exploração e contornos geográficos eram desconhecidos. Por vários anos pensou-se que era uma grande ilha” (Fausto, Boris. História Concisa do Brasil – 2. Ed., 6. Reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014. p 16). A respeito desse tema assinale a alternativa correta: ✂️ a) As terras brasileiras logo despertaram o interesse dos europeus devido as riquezas auríferas aparentes logo nos primeiros anos de ocupação portuguesa ✂️ b) Entre 1500 a 1535 a principal atividade econômica foi a extração do pau-brasil, obtido essencialmente mediante troca com os índios ✂️ c) Entre 1500 e 1535 a formação das Capitanias Hereditárias foram essenciais para a extração de pau-brasil e as drogas do sertão no Brasil colônia ✂️ d) A cana de açúcar foi o primeiro produto a ser extraído em larga escala das terras coloniais Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q862038 | História, Período Colonial, Professor de História, SEED RR, IBFC, 2021“Foi o Padroado que incentivou e sustentou missionários em terras coloniais, antecipando-se a igreja romana e ocupando um espaço vago” (Hoornaert, Eduardo. A Igreja no Brasil Colônia – 1550 - 1580, São Paulo, Brasiliense, 1982, pp. 35-6). Sobre o Padroado, assinale a alternativa correta ✂️ a) O Padroado significava a autonomia total da Igreja Católica na escolha de seus representantes no Novo Mundo ✂️ b) O Padroado era um sistema social e econômico aplicado pelos clérigos com o intuito de afirmar a autoridade papal ✂️ c) Durante a colonização portuguesa no Brasil, no século XVI, era direito do rei nomear os membros do clero e organizar as comunidades religiosas ✂️ d) O Padroado dificultou o processo de catequização dos indígenas durante o início processo de colonização portuguesa Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q862039 | História, Período Colonial, Professor de História, SEED RR, IBFC, 2021Durante a colonização no Brasil, os índios resistiam aos processos de catequização e escravização, alguns resistiam lutando, mas essa tática devido a superioridade bélica dos europeus e principalmente as epidemias levaram os que optaram por essa forma de resistência a derrota. No entanto, outra forma de resistência foi muito mais efetiva. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A igualdade na luta entre indígenas e europeus foi somente atingida quando os nativos conseguiram dominar a tecnologia bélica europeia, fato que equalizou as batalhas ✂️ b) O isolamento alcançado através de contínuos deslocamentos para regiões cada vez mais distantes permitiu a preservação de uma herança biológica, social e cultural ✂️ c) A catequização permitiu não somente a sobrevivência cultural, mas também material ✂️ d) As missões religiosas foram uma alternativa favorável, pois permitiam a prática religiosa tradicional indígena Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q862044 | História, Período Colonial, Professor de História, SEED RR, IBFC, 2021Sobre as relações políticas entre as sociedades indígenas no norte da colônia portuguesa, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Estabeleciam relações independentes e não coletivas ✂️ b) Estabeleciam relações coletivas de dependência entre as comunidades dominantes e dominadas ✂️ c) Estabeleceram grandes Estados centralizados ✂️ d) Se identificavam apenas pelos troncos linguísticos Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q862043 | História, Período Colonial, Professor de História, SEED RR, IBFC, 2021A organização social indígena dos povos que viviam ao norte da colônia brasileira apresentavam um modelo de organização peculiar. Assinale a alternativa que apresenta essa organização. ✂️ a) Aldeamento ✂️ b) Patriarcado ✂️ c) Cacicado ✂️ d) Teocracia Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q862036 | História, Período Colonial, Professor de História, SEED RR, IBFC, 2021O processo de colonização português no Brasil, em um segundo momento foi caracterizado pela produção rural, após um primeiro momento onde a extração foi o principal meio de exploração. A respeito desse tema assinale a alternativa correta. ✂️ a) A boa qualidade das terras no Nordeste brasileiro para a lavoura altamente lucrativa da cana-de-açúcar evidenciou a característica agrária do processo de exploração das terras coloniais brasileiras ✂️ b) A extração de madeira e animais silvestres superou a produção canavieira no Nordeste brasileiro até o início do processo de industrialização ✂️ c) A utilização em larga escala da mão de obra indígena na produção de cana de açúcar foi fundamental para o sucesso do empreendimento ✂️ d) O insucesso da tentativa da produção açucareira devido ao baixo preço do açúcar no mercado internacional durante o século XVI fez com que essa cultura fosse rapidamente substituída pelo café Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q862040 | História, Período Colonial, Professor de História, SEED RR, IBFC, 2021A migração de populações indígenas para o interior da colônia brasileira gerou uma escassez de sua mão de obra, sobre as consequências desse movimento migratório, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A escassez de mão de obra nativa nas redondezas intensificou e interiorizou as expedições de apresamento de escravos e expôs mais as populações indígenas ao morticínio e epidemias ✂️ b) Esse movimento migratório criou uma nova relação de trabalho indígena baseada na troca de serviços ✂️ c) Obrigou os nativos a retornaram ao litoral devida o a escassez alimentar no interior ✂️ d) Significou uma nova forma de resistência indígena que se aproveitando da vantagem de conhecer o território, resistiu e derrotou as tentativas europeias de expansão territoriais Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q1019166 | Espanhol, Flexão do Nome Flexíon de Las Palabras, Língua Espanhola, SEED RR, IBFC, 2021A respeito de apócopes (perda de uma letra ou sílaba ao fim da palavra) de advérbios e de adjetivos em espanhol, assinale a alternativa incorreta: ✂️ a) Podem ocorrer diante de substantivos femininos no singular, como em “Ha pasado por una gran emoción” ✂️ b) Ocorre apócope diante de substantivo masculino singular e por isso podemos dizer “Gané el tercer premio” ✂️ c) Na frase “Me gustan mucho más las fresas que las manzanas” não poderíamos substituí-lo pela forma muy, neste caso ✂️ d) “Tengas un bueno día” se trata de um exemplo de que não podemos apocopar adjetivos diante de substantivo singular masculino Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q1019179 | Espanhol, Pronomes Pronombres, Língua Espanhola, SEED RR, IBFC, 2021Leia o texto abaixo: Sr. Gonzalez Alberto Nos ponemos en contacto por este medio, para ________ que usted ______ un saldo pendiente con nuestra empresa por el monto de $4.000,00 (Pesos Cuatro Mil c/00/100), correspondiente a la cuota de diciembre del corriente año. (Brasil, 2021, Disponível em https://ejemplosde.co/cartascomerciales/, acesso em 01/08/2021) Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas ✂️ a) le recordar / posee ✂️ b) recordarle / posees ✂️ c) recordarle / posee ✂️ d) te recordar / posee Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q1019174 | Espanhol, Verbos Verbos, Língua Espanhola, SEED RR, IBFC, 2021Assinale a alternativa cujos verbos no presente do indicativo estejam conjugados corretamente: ✂️ a) Él no tienes tiempo para hablar ahora ✂️ b) Vosotros tenéis más de un coche ✂️ c) Ella oiga buena música ✂️ d) Yo oyo perros ladrando Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q1019170 | Espanhol, Vocabulário Vocabulario, Língua Espanhola, SEED RR, IBFC, 2021Os “falsos amigos” ou falsos cognatos são palavras com a escrita ou pronúncia muito parecidas ou iguais em dois idiomas, mas, que possuem significados diferentes. Sobre falsos cognatos analise as afirmativas abaixo: I. Na frase “Patrícia es mi nombre y Paty es mi apodo” entendemos que o sobrenome dela é Paty. II. Na frase “Marta está embarazada” entendemos que Marta está grávida. III. Na frase “Teresa necesita escobar su casa”, entendemos que Teresa precisa varrer a casa. IV. Na frase “Ella ha visto un oso”, entendemos que ela viu um urso, não um osso. Assinale a alternativa correta: ✂️ a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas ✂️ b) As afirmativas II, III e IV estão corretas ✂️ c) As afirmativas I, III e IV estão corretas ✂️ d) Somente a afirmativa II está correta Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q1019163 | Espanhol, Verbos Verbos, Língua Espanhola, SEED RR, IBFC, 2021Se usa el subjuntivo en español para expresar deseos, duda y probabilidad. Teniendo en cuenta los usos del modo subjuntivo, analice las siguientes afirmaciones: I. Se puede utilizar el presente de subjuntivo o pretérito imperfecto de subjuntivo para expresar una posible realización de un deseo. El presente de subjuntivo expresa una mayor probabilidad de realización de la acción que el imperfecto de subjuntivo. II. En portugués la frase Quero que você me ajude corresponde en español a Quiero que me ayudes para expresar un deseo. III. “Ojalá llegues bien” expresa un deseo realizable en el pasado. IV. “Quizás llueva mañana” expresa un deseo, no una probabilidad. Marque la alternativa correcta: ✂️ a) Solo las afirmaciones II y IV son correctas ✂️ b) Solo las afirmaciones I, II y IV son correctas ✂️ c) Las afirmaciones I, II, III y IV son correctas ✂️ d) Solo las afirmaciones I y II son correctas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q1019164 | Espanhol, Verbos Verbos, Língua Espanhola, SEED RR, IBFC, 2021Leia o texto abaixo: La gimnasta brasileña Rebeca Andrade ________ en los Juegos Olímpicos de Tokio 2020 y, por lo que _________ en la fase clasificatoria, puede vencer a la estrella mundial Simone Biles, de la que se quedó a 332 milésimas en el concurso completo, un reflejo de la tenacidad de esta atleta que ______ vencer los obstáculos que casi la _________ de su pasión. (Brasil, 2021, Disponível em https://www.swissinfo.ch/spa/tokio-2020- gimnasia--perfil-_rebeca-andrade--la-brasile%C3%B1a-que-a-ritmo-defunk-puede-ganar-a-simone-biles/46816032 Acesso em 29/07/2021) Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas: ✂️ a) brilla – mostró – supo – alejan ✂️ b) brillaba – mostraba – sabe – alejan ✂️ c) ha brillado – mostrará – supe – alejaría ✂️ d) brilla – mostró – supiste – alejan Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q1019167 | Espanhol, Verbos Verbos, Língua Espanhola, SEED RR, IBFC, 2021Leia o texto a seguir: Aquí os contaré las claves para hacer una buena paella, los ingredientes, los pasos, los tiempos y algunos trucos para que cuando __________ este plato tan emblemático de nuestra gastronomía os __________ de cine sea cual sea la modalidad de arroz en paella que _________ elegido. Estos trucos son igualmente válidos para todas las recetas de arroz cocinado en paella, ya sea una paella valenciana homologada o un arroz con cosas, que también os quedará riquísimo y memorable. (Brasil, 2021, Disponível em: https://www.directoalpaladar.com/recetas-dearroces/paella-esto-es-todo-lo-que-necesitas-saber-para-que-tefeliciten . Acesso em 30/07/2021) Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas: ✂️ a) hagáis / quede / hayáis ✂️ b) haz / quedas / haga ✂️ c) hagáis / quedarais / hayáis ✂️ d) haces / quede / hagas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q1019169 | Espanhol, Verbos Verbos, Língua Espanhola, SEED RR, IBFC, 2021Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) Na frase “Voy a estudiar antes de que mis padres me llamen para cenar.”, o uso do modo subjuntivo no tempo presente indica que há uma possibilidade real para que a ação expressa pelo verbo llamar aconteça. ( ) A frase “Si me hubieras me invitado a la fiesta, habría ido por cierto”, expressa que o falante não realizou a ação de ir à festa. ( ) A frase “Voy a clases de español los viernes” expressa uma ação habitual. ( ) A frase “Cuando tenga más tiempo, visitaré a mis abuelos” expressa a ideia de que o falante não tem tempo para visitar os avós neste momento. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo: ✂️ a) V - F - F - F ✂️ b) V - V - V - V ✂️ c) V - V - F - F ✂️ d) V - F - F - V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q1019168 | Espanhol, Acentuação El Acento Y La Tilde, Língua Espanhola, SEED RR, IBFC, 2021Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam acentuadas corretamente: ✂️ a) Relój – árbol – sartén – días ✂️ b) Él – élla – lámpara – Mexico ✂️ c) Dónde – él – México – sartén ✂️ d) Miércoles – arbol – sarten – lámpara Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q1019175 | Espanhol, Pronomes Pronombres, Língua Espanhola, SEED RR, IBFC, 2021Em relação ao uso de pronomes em espanhol, analise as afirmativas abaixo: I. Os pronomes relativos são usados para se referirem a algo que já foi mencionado antes. Dessa forma, na frase El libro que te regalé es muy bueno, o pronome relativo que se refere a libro. II. Na frase ¿Qué hiciste? não há pronome relativo. III. Na frase Él se está duchando, se é um pronome reflexivo. IV. Na frase Dile la verdad, le é um pronome de complemento indireto e se refere a uma pessoa. Assinale a alternativa correta: ✂️ a) Apenas a afirmativa I está correta ✂️ b) Apenas a afirmativa II está correta ✂️ c) Todas as afirmativas estão corretas ✂️ d) As afirmativas I, II e IV estão corretas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro